Baixe em PDF Baixe em PDF

Fazer cosplay é um processo trabalhoso, não importa se você vai comprar ou criar sua própria fantasia. É muito importante dedicar um bom tempo pesquisando, seja para montar a vestimenta, seja para conseguir incorporar bem o personagem durante os eventos e os ensaios fotográficos. Além da roupa em si, é preciso pensar em detalhes como cabelo e maquiagem. Apesar de todo o trabalho, a vida de cosplayer é divertida e recompensadora. Vamos começar?

Parte 1
Parte 1 de 4:

Planejando o cosplay

Baixe em PDF
  1. De preferência, pense em alguém com quem você se identifica, mas saiba que não é necessário fazer cosplay apenas de personagens da mesma raça, tipo físico ou gênero que você! Qualquer pessoa pode fazer cosplay de qualquer personagem, seja ele de um filme, um programa de TV, um anime ou um desenho ocidental. [1]
    • Se essa é sua primeira experiência como cosplay, é bom escolher um personagem com design simples.
  2. O processo de cosplay normalmente começa com algumas pesquisas sobre a versão específica do personagem que você deseja representar, afinal, muitos personagens usam várias roupas: o Homem de Ferro, por exemplo, atualiza as armaduras entre os filmes que aparece, com modificações pequenas ou significativas. O Batman também sempre faz algumas atualizações no uniforme entre os filmes, por menores que elas sejam. [2]
    • Se vai se basear em uma fan art que encontrou, como para fazer um cosplay de "Batman Pirata" ou "Homem-Aranha do Século XV", talvez você não encontre muitas imagens de referência. Em casos assim, pegue a melhor imagem possível da fan art.
  3. Não é preciso gastar muito dinheiro para se criar um bom cosplay. Se não quiser gastar, mas deseja criar uma roupa com aparência profissional, prepare-se para dedicar bastante tempo ao projeto. Algumas fantasias precisam de mais do que costura, com moldes de resina e esculturas em espuma.
    • Quanto mais tempo você tiver antes do evento, mais elaborada poderá ser a fantasia. Se o evento está próximo, talvez seja melhor fazer algo mais simples.
  4. Por mais que você possa se fantasiar como uma versão fiel ao personagem, também é possível criar uma versão alternativa, como uma princesa da Disney com vestimentas fiéis à época na qual a história se passa ou uma versão steampunk de um personagem. Se desejar, também é possível misturar personagens!
    • Para se inspirar, veja muitos cosplayers e fan arts.
    • Se vai se basear em uma fan art, mande uma mensagem para o artista original e peça permissão. É pouco provável que ele vá negar ou até mesmo ficar sabendo do cosplay, mas o correto é prestar o devido respeito a ele.
  5. Mesmo que vá comprar o cosplay, você ainda precisa levar em consideração o tempo necessário que o artista leva para montar a fantasia e enviá-la para você. Se vai fazer tudo por conta própria, separe um tempo para realizar os ajustes necessários. [3]
    • Quanto mais intricada a fantasia, mais tempo será necessário.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 4:

Montando ou comprando a fantasia

Baixe em PDF
  1. Pense em todas as peças da fantasia, incluindo luvas, cintos, sapatos, perucas, maquiagem e peças íntimas. Se vai montar tudo em casa, inclua na lista todos os materiais necessários para cada peça. [4] Um exemplo de lista:
    • Blusa: tecido de algodão branco, linha branca e botões brancos.
    • Saia: sarja verde escura, linha verde, zíper, fecho.
    • Extras: sapato marrom, meia branca comprida e sutiã cor de pele.
  2. Eles podem ser encontrados em lojas de materiais de costura, mas talvez seja necessário modificá-los. Essa é a melhor opção, pois alguns moldes já vêm com indicações de tecidos adequados. Se preferir, entretanto, você pode criar os seus próprios com papelão!
    • Pode ser preciso mudar o formato da bainha ou das mangas do molde.
    • Se o molde tiver o formato certo, mas o comprimento errado, modifique-o.
    • Não tenha medo de mudar o formato do colarinho para adequá-lo à fantasia!
  3. Se a fantasia requer um item comum e acessível, não há motivo para se matar fazendo ele só por fazer. [5] Por exemplo, se vai se fantasiar de Kagome de Inuyasha , é muito mais barato, simples e rápido comprar meias de cano alto do que costurá-las você mesmo.
  4. Uma hora ou outra você encontrará uma peça perfeita para o cosplay, mas na cor errada. Em outros casos, você encontrará uma peça com a cor perfeita, mas com o comprimento errado. Em vez de costurar tudo do zero, compre a peça "quase perfeita" e modifique-a. [6] Por exemplo:
    • Se uma peça tem o formato certo, mas a cor errada, pinte-a.
    • Se encontrar uma peça boa, mas com mangas compridas demais, corte-as. Não se esqueça de fazer a bainha, se necessário.
    • Pinte as botas de acordo com a fantasia, ou costure uma capa para elas.
  5. Não há garantia de que a roupa vai servir bem, principalmente se ela vier de uma loja: a qualidade pode ser perfeita ou horrível. O mais importante é pesquisar bastante sobre a pessoa ou empresa que vai fabricar a fantasia, para não comprar gato por lebre ou levar um calote.
  6. Por mais que não sejam absolutamente necessários, eles podem elevar a fantasia a um outro nível, ajudando nas poses para as fotos e tornando o cosplay mais realista como um todo. Assim como todo o resto da fantasia, é possível fazer os próprios acessórios ou comprá-los de outra pessoa.
    • Muitos filmes animados usam designs bastante simples. Se vai se fantasiar como uma princesa da Disney, por exemplo, experimente acrescentar algumas joias e decorações para o cabelo.
    • Leia as regras da convenção com relação ao que é permitido ou não para os cosplayers. Por exemplo, talvez o evento não aceite espadas, mesmo que elas sejam falsas.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 4:

Arrumando o cabelo e a maquiagem

Baixe em PDF
  1. Assim como fez com a fantasia, pense em como o cabelo e a maquiagem do personagem seriam na vida real. É possível usar o seu próprio cabelo, ou você precisará de uma peruca? A maquiagem ajudará nas fotos, mas você quer um visual realista ou cartunesco? Pense bem em qual o resultado desejado para definir o que precisa fazer.
  2. Se você tem um cabelo adequado para o personagem, faltando apenas alguns retoques, vá fundo! Você pode alisá-lo, cacheá-lo ou até mesmo tingi-lo, desde que esteja a fim. Obviamente, só faça isso se gostar do estilo, pois a cor ficará nos fios por pelo menos alguns meses. [7]
  3. Para melhores resultados, compre uma peruca de qualidade em uma loja confiável; evite os modelos mais baratos encontrados em lojas de fantasias para carnaval. Se quer um cosplay bem realista, compre uma peruca com renda. [8]
    • Use uma touca com o mesmo tom da sua pele por baixo da peruca.
    • Use grampos de cabelo para manter a peruca no lugar.
    • Prenda bem o cabelo debaixo da peruca, para que ele não fique "escapando".
  4. Não importa qual opção escolheu, é preciso arrumar bem o penteado de acordo com o personagem. É pouco provável que você encontre uma peruca que não precise ser modificada, portanto, corte ou faça os ajustes necessários.
    • Use um laquê ou uma pomada para fixar o penteado.
    • Se vai pentear uma peruca, compre uma cabeça de manequim para facilitar o processo.
    • Não use um modelador de cachos ou uma chapinha na peruca. Opte pelos métodos de cachear ou alisar com água quente para não danificar os fios.
  5. A maquiagem é muito importante, pois ajuda na uniformização da pele, deixando-a mais fotogênica. Se a ideia é criar um visual natural básico, limite-se à base, à sombra de olho e ao delineador. Se vai se fantasiar como uma personagem feminina, lembre-se também do rímel e dos cílios postiços. Se quiser ir além, use batom e blush. [9]
    • Deixe o seu rosto mais feminino ou masculino usando técnicas de contorno.
    • Até mesmo os personagens masculinos podem se sair bem com um batom neutro.
    • Experimente cores diferentes de sombras que combinem com o personagem representando.
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 4:

Representando o papel

Baixe em PDF
  1. Coloque a peruca, maquie-se, coloque as lentes de contato, etc.; monte o personagem completamente! Se alguma coisa parecer estranha, ainda há tempo de arrumar. É muito importante que a fantasia seja confortável e durável. [10]
    • Se estiver com dificuldade com as lentes de contato, deixe-as de lado por um tempo. Nunca use lentes durante todo o evento, ou você corre o risco de desenvolver uma infecção.
  2. Não é necessário agir como ele, mas é bom pensar em pelo menos algumas poses características. As pessoas adoram tirar fotos com cosplayers em eventos e convenções, portanto, prepare-se! [11]
  3. Tudo bem entrar no personagem de alguma série ou desenho animado, mas saiba que nem todo mundo vai querer participar da brincadeira. Se alguém não parecer confortável com alguma atitude sua, peça desculpas e pare de incomodar.
  4. O mundo do cosplay tem a diversão como principal objetivo. Em vez de ficar se comparando com os outros, orgulhe-se do que fez e faça novos amigos. Se você é tímido, frequente alguns painéis nos eventos para se misturar e exibir sua fantasia. [12]
    • Se gosta de competição, experimente entrar em um concurso ou algo do tipo nas convenções.
  5. Se alguém o deixar desconfortável, procure a segurança. Caso esteja sofrendo assédio e não encontre um segurança, grite pedindo ajuda. Por mais que tais situações não sejam comuns em convenções, elas ainda são uma realidade. [13]
    • Seja esperto. Não vá para lugares vazios ou solitários com desconhecidos.
    • Esteja sempre com uma pessoa de confiança, principalmente durante a noite.
    Publicidade

Dicas

  • Cuide da higiene. Tome um banho antes de vestir a fantasia para ir até uma convenção e lembre-se de passar desodorante.
  • Descanse! Não adianta nada virar noites e mais noites fazendo a fantasia e ficar cansado demais para aproveitar os eventos.
  • Lembre-se de comer, beber água e dormir o suficiente, principalmente em convenções que duram mais de um dia.
  • Escolha apenas acessórios leves, pois carregá-los o dia inteiro vai ser cansativo. [14]
  • Se não encontrar o tecido desejado, experimente comprar uma roupa com ele e recortá-lo.
  • Experimente roupas inspiradas em um personagem caso não queira se fantasiar. Os fãs de verdade vão reconhecê-lo.
  • Não é preciso fazer cosplay apenas de personagens do mesmo gênero que você!
  • Se vai dormir em uma convenção, leve um kit de reparos para a fantasia. Prevenir nunca é demais. [15]
  • Se a fantasia quebrar durante um evento, veja se há um local para consertá-la.
Publicidade

Avisos

  • Fantasiar-se não é o mesmo que dar consentimento para abuso. Respeite os outros e denuncie o assédio!
  • Você tem o direito de não querer tirar fotos com uma pessoa. Seja educado e negue o pedido.
  • Não deixe para fazer a fantasia no último minuto.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 93 453 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade