Baixe em PDF Baixe em PDF

Seja para uma peça da escola ou simplesmente por admirar o comportamento felino, há muitas formas de imitar os gatos (sim, cada um é diferente, mas existem semelhanças). Além de fofinhos e carinhosos, os bichanos também podem ser mimados e reservados.

Método 1
Método 1 de 3:

Fazendo atividades felinas

Baixe em PDF
  1. Os felinos são conhecidos por dormir em qualquer lugar e hora. Portanto, durma o máximo possível de noite (sem despertador) e tire sonequinhas de 15 a 20 minutos no decorrer do dia. Caso não consiga dormir durante a tarde, use a manhã toda para descansar.
    • Encontre um lugar ao sol bom para cochilos.
    • Enrole-se (em formato fetal ou de bola) sobre algo confortável ou mesmo sobre roupas quentinhas. Não se esqueça de proteger a barriga, que é sensível.
  2. Quando acordar após uma sonequinha ou sonão, alongue-se calmamente, esticando cada músculo por um bom tempo. A Saudação ao Sol é uma ótima rotina de alongamento e tem poses que lembram aquelas feitas pelos bichanos. [1] Boceje para esticar os músculos do rosto também.
  3. Os felinos cuidam da própria higiene se lambendo (ou lambendo a pata e dando patadas nas regiões sujas), removendo assim restos de comida, odores e pelos mortos. Tome banho uma ou mais vezes por dia para eliminar imundices e óleos que estejam sobrando; durante o dia, olhe-se no espelho frequentemente e se limpe após as refeições. [2]
    • Alguns bichanos têm as garras arrancadas, outros não. Você pode deixar as unhas crescerem e cortá-las em formato pontiagudo para ficar ainda mais felino.
    • Escove o cabelo para que nenhum fio caia e nenhum nó se forme. [3]
  4. Observe os pássaros, suba em árvores e explore a natureza ao redor. Permaneça ativo por motivos de saúde e também para criar a mentalidade de aventura. Quando estiver muito cansado, tire um cochilo ao sol. [4]
    • Os bichanos gostam de se divertir e vadiar em conjunto, portanto brinque e descanse com outros animais da mesma espécie.
    • Caçar é uma atividade que o deixará com a mentalidade certa: qualquer gato doméstico perseguirá brinquedos como ratos eletrônicos. [5]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Comunicando-se como um gato

Baixe em PDF
  1. É possível demonstrar o próprio humor sem usar palavras, exatamente como um felino: se estiver cansado ou entediado, saia do cômodo, por exemplo; outra ação que pode ser copiada é sentar perto de alguém que gosta e fechar os olhos ao sorrir para mostrar que está contente ou feliz.
    • Você não tem orelhas de gato e nem uma cauda, mas o rosto também serve para demonstrar certas emoções.
    • Ande impacientemente de um lado para o outro enquanto a janta não fica pronta, e saia de perto quando alguém tentar tocá-lo ou abraçá-lo.
  2. Fale de forma mais leve e alegre quando estiver contente e adicione um rosnado quando estiver bravo. Não há necessidade de miar, pois é possível imitar outros sons felinos: esses animais chilreiam ao ver coisas que gostam, então você pode soltar um chiado agudo ao ver uma pessoa querida. [6]
    • Para mostrar descontentamento, silve como os felinos fazem quando ameaçados ou irritados.
    • Caso queira falar como um gato, imite os miados e sons da melhor forma possível.
  3. Esses bichos usam feromônios não captados por humanos para atrair parceiros e pedir que outros se afastem. Escolha um perfume ou colônia cheiroso e sempre o use. [7]
    • Caso queira repelir alguém, cozinhe algo com alhos e cebolas, lide com materiais fedidos e não tome banho.
  4. As pessoas pensam que se trata de uma encarada quando, na verdade, esses animais piscam devagarinho para mostrar que gostam de alguém. Faça o mesmo: feche os olhos lentamente enquanto olha para alguém para indicar que sente afeição por aquela pessoa. O mesmo vale quando conhecer um bichano e quiser comunicar que é um amigo. [8]
    • Alguns não entenderão a lógica e pensarão que você está encarando; tenha cuidado.
    • Para parecer menos intimidante, considere piscar repetida e rapidamente, como se estivesse fazendo charminho para mostrar os cílios.
  5. Caso precise deixar claro que não gosta de algo, evite silvar e sair na unha; dê uma batidinha no braço da pessoa para alertá-la sobre a briga física que está prestes a ocorrer. Os bichanos fazem isso com outros da mesma espécie, cães e humanos, tudo como forma de aviso ou como começo da peleia. [9]
    • O aviso não precisa ser forte, apenas rápido e nítido o suficiente para ser notado.
    • Caso haja mesmo uma briga, um gato usaria unhas e dentes contra os oponentes. Só se lembre de ter cuidado e ponderar as consequências de usar esses métodos para valer.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Comportando-se perto de outras pessoas

Baixe em PDF
  1. A audição e olfato felino são muito sensíveis, permitindo que estejam sempre cientes do que se passa nas redondezas. Esteja você fazendo nada, no meio de uma conversa ou trabalhando em um projeto, preste atenção aos eventos próximos para se manter seguro e vigilante. [10]
    • Reagir de maneira irregular (saltando ao ser assustado) é outra ação que pode ser imitada.
    • Caso escute ou cheire algo estranho, investigue, pois os bichanos são curiosos.
  2. Os felinos são reservados à primeira vista. Mas não se torne amigos assim, facilmente. Você é um cão ou um gato? Faça-os batalharem pela sua confiança e amizade! Assim, terá amigos valiosos para a vida toda.
  3. Seja exigente quanto ao tempo gasto com as pessoas, pois os bichanos não gostam de serem banhados em atenção e carinho. Simplesmente saia quando precisar ficar sozinho; quando estiver pronto para voltar a ser sociável, retome a conversa. [11]
    • Exija um espaço pessoal e não deixe ninguém incomodá-lo se precisar ficar sozinho. Avise que está cansado da atenção com rosnados e silvos.
    • Ser falante deixará claro que quer socializar, assim como se abster da conversa demonstrará que já chega.
  4. Sendo próximo ou íntimo de alguém, demonstre afeição (principalmente de forma física). Os gatos gostam de amassar pãozinho e dar cabeçadas para demarcar o território; portanto, faça massagem nas costas dos amigos e dê cabeçadas no parceiro. [12]
    • Só faça tais coisas com pessoas próximas ou será taxado de esquisitão.
  5. Não precisa capturar ratos e parasitas para deixar na porta como os bichanos fazem para mostrar afeição. Em vez de um animal morto, dê presentinhos ou enfeites para dizer que se importa. [13]
    • Os felinos deixam ratos mortos para os donos como doação de alimentos, então você pode dar comida aos amigos: cozinhe refeições inteiras ou compartilhe um almoço.
  6. Derrube itens de balcões e mesas, sente no colo de alguém tentando trabalhar e investigue espaços como despensas e atrás das portas. Os peludinhos são adoráveis, mas podem ser inconvenientes; divirta-se, por exemplo, ficando na frente da televisão enquanto alguém tenta assistir.
    • Não seja irritante demais: se alguém pedir para parar, pare.
    Publicidade

Dicas

  • Observe os gatos para aprender mais sobre os movimentos e comportamentos deles. Se não tem um, vá na casa de um amigo que tenha.
  • Assista filmes como “Mulher-Gato” ou o musical “Cats” para ver como os humanos imitam a agilidade, movimentos e linguagem corporal felina.
  • Caso caiba em espaços pequenos, esconda-se neles; quando se entediar, saiba como se nada tivesse acontecido. Procure tais espaços em casa e tente achar uma caixa de papelão gigante para adentrar.
  • Mova-se silenciosamente e pisque devagar para demonstrar que está feliz; se conseguir, ronrone também.
  • Quando estiver cansado, ache um canto confortável e fique enrolado em posição fetal.
  • Os felinos são muito flexíveis: faça ioga ou pilates para ser também.
  • Caso consiga se agachar e deixar as patas esticadas no solo (como os felinos fazem ao preparar um bote em pássaros, ratos ou peixes), faça-o.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 61 245 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade