Baixe em PDF
Baixe em PDF
Uma manta feita a mão é um presente especial para qualquer bebê. E nada melhor que fazê-la de crochê. Você pode fazê-la para dar de presente em um chá-de-bebê ou para seu próprio neném.
Passos
-
Decida um tamanho. Mantas para bebês vêm em diferentes tamanhos. Antes de começar, você deve decidir qual tamanho da que você irá fazer. Veja algumas medidas comuns de mantas para bebês e crianças. O tamanho menor é perfeito para cobrir um recém-nascido; escolha um tamanho maior se quiser usar a manta por mais tempo.
- Manta para recém-nascido – 90 cm x 90 cm;
- Manta para berço – 90 cm x 130 cm;
- Colcha infantil – 100 cm x 150 cm.
-
Escolha sua linha. Há vários tipos de linhas. Se você for iniciante, será mais fácil trabalhar com uma linha simples. As linhas são divididas por peso ou grossura. O peso da linha vai determinar o quão grande seus pontos ficarão, qual a aparência do trabalho acabado e qual o tamanho de agulha você precisará usar. [1] X Fonte de pesquisa Também irá definir quanto tempo você vai demorar até terminar seu trabalho. Você vai ver o peso ou grossura da linha escritos no rótulo, eles vão de 0 - Renda a 6 - Robusta. Aqui estão alguns tamanhos recomendados para uma manta de bebê.
- 1 - Super Fina: boa para trabalhos delicados, mantas com pontos trabalhados.
- 2 - Fina: boa para mantas leves ou mesmo fofinhas.
- 3 - Leve: boa para roupas quentes ou mesmo mantas não muito pesadas.
- 4 - Média: um pouco pesada, mas muito fácil de trabalhar.
-
Escolha sua agulha. Há vários tamanhos de agulhas de crochê. Os tamanhos vêm expressos por números ou em milímetros. No Brasil, não há uma padronização para esses números, portanto é melhor seguir o tamanho expresso em milímetros. Por exemplo, a agulha de 1,75 mm de uma marca é considerada número 0, em outra marca essa mesma medida é número 2. Quanto mais pesada for a linha, maior precisará ser a agulha. Aqui estão algumas sugestões de combinações linha-agulha. [2] X Fonte de pesquisa [3] X Fonte de pesquisa
- Super Fina – 0,6 mm;
- Fina – 1,0 mm;
- Leve – 1,25 mm;
- Média – 1,75 mm.
Publicidade
-
Conheça os pontos. Existem dezenas de pontos e técnicas de crochê, mas a maioria é feita com dois pontos básicos: o ponto baixo (PB) e o ponto alto duplo (PAD).
-
Faça uma corrente de base. Uma corrente de base é, literalmente, a base de qualquer trabalho de crochê. Todos os diagramas de crochê irão dizer quantos pontos você precisa na sua corrente de base. Uma corrente é feita com vários pontos correntes (PC). [4] X Fonte de pesquisa Para fazer uma corrente de base:
- Faça um nó ajustável e lace-o na agulha de crochê. Deixe pelo menos 15 cm de linha sobrando na ponta.
- Segure a agulha com a mão direita e a linha com a esquerda.
- Passe a linha em volta da agulha de trás para frente.
- Puxe a agulha com a linha através da laçada do nó que já estava na agulha.
- Você fez uma corrente e deve ter uma laçada ainda presa na agulha.
- Continue esse processo até ter o número de correntes necessárias.
-
Aprenda o ponto baixo (PB) . O ponto baixo é o ponto mais simples e é bem firme. Para fazer um ponto baixo:
- Comece com uma corrente de base. Para praticar, faça uma base de 17 pontos.
- Mantenha as correntes viradas para frente. A frente da corrente é como uma linha de "Vs" entrelaçados. As costas da corrente parecem uma linha de morros.
- Insira a agulha de frente para trás dentro da segunda corrente, contando da agulha para a ponta.
- Passe a linha sobre a agulha.
- Puxe a agulha e a linha passada sobre a agulha através do ponto corrente. Agora você deve ter duas laçadas na sua agulha.
- Passe a linha sobre a agulha novamente.
- Puxe a agulha, com a linha que passou sobre ela, através das duas laçadas que estão na agulha.
- Agora você tem que ter uma laçada sobrando na sua agulha e tem que ter feito um ponto baixo.
- Teça da direita para a esquerda, continue fazendo pontos baixos até chegar ao fim da corrente. Agora você fez uma carreira de pontos baixos.
-
Aprenda o ponto alto duplo (PAD). O ponto alto duplo é um dos pontos mais versáteis e mais usados no crochê. Com ele você tece pontos fortes, mas mais flexíveis e macios que os tecidos com ponto baixo. Para fazer um ponto alto duplo: [5] X Fonte de pesquisa
- Comece com uma corrente de base. Para praticar faça uma base de 19 pontos.
- Certifique-se de que as correntes estejam viradas para frente. A frente da corrente é como uma linha de "V" entrelaçados. As costas da corrente parecem uma linha de morros.
- Passe a linha sobre a agulha.
- Insira a agulha de frente para trás na quarta corrente, contando da agulha para a ponta.
- Puxe a agulha e a linha que passou por cima da agulha através do ponto corrente. Agora você deve ter três laçadas na agulha.
- Passe novamente a linha sobre a agulha e passe a agulha com a linha por dentro das duas primeiras laçadas. Agora você deve ter duas laçadas na agulha.
- Passe a linha pela agulha novamente e passe a agulha com a linha por dentro das duas laçadas.
- Agora você deve ter uma laçada na agulha e ter feito um ponto alto duplo.
- Teça da direita para a esquerda, continue fazendo os pontos altos até o fim da corrente. Agora você fez uma carreira de pontos altos.
Publicidade
-
Comece sua manta com a base de corrente. Use uma linha média e agulha 1,75 mm, faça uma base de corrente. [6] X Fonte de pesquisa Enquanto estiver fazendo, pare de vez em quando para verificar se sua corrente não está enrolando. Conserte-a se necessário. Deixe sempre a linha de "Vs" voltada para cima.
- Para fazer uma manta de 90 cm x 90 cm, faça 150 pontos corrente.
- Para fazer uma manta de 90 cm x 130 cm, faça 150 pontos corrente.
- Para fazer uma manta de 100 cm x 150 cm, faça 175 pontos corrente.
-
Faça a primeira carreira. Começando com a segunda corrente depois da agulha, faça pontos baixos sobre toda a base. Tente manter a tensão dos seus pontos o mais igual possível em todo o trabalho.
-
Faça uma corrente de subida . Para seguir para a segunda carreira, você vai precisar fazer uma corrente de subida. Uma corrente de subida é como uma ponte vertical entre as carreiras. O tamanho da corrente de subida depende do tipo de ponto que você está usando.
- Quando você chegar ao fim da primeira carreira, faça um ponto corrente. Essa é a sua corrente de subida. A corrente de subida conta como seu primeiro ponto na nova carreira.
-
Faça a segunda carreira. Com a corrente de subida feita você pode começar a segunda carreira.
- Vire seu trabalho. Agora, a parte de trás vai ficar de frente para você e a agulha de crochê vai ficar à direita. O ultimo ponto da primeira carreira agora é o primeiro ponto da segunda carreira.
- Insira a agulha no primeiro ponto da segunda carreira e faça um ponto baixo.
- Continue fazendo os pontos até o fim da carreira.
-
Continue até ter feito o número de carreiras desejado. O número exato de carreira vai depender do quanto seus pontos são apertados, mas aqui vai um guia:
- Para uma manta de 90 cm x 90 cm, faça 70 carreiras.
- Para uma manta de 90 cm x 130 cm, faça 105 carreiras.
- Para uma manta de 100 cm x 150 cm, faça 110 carreiras.
-
Confira seu trabalho. É uma boa ideia parar e conferir seu trabalho de vez em quando. Conte os pontos para ter certeza que continua fazendo o mesmo número de pontos em todas as carreiras. Confira se não houve erros. Meça seu trabalho com uma fita para saber se você está se aproximando do objetivo. Se você perceber um erro, aqui está o que você deve fazer:
- Retire a agulha da laçada e puxe cuidadosamente a ponta da linha. Seu trabalho vai começar a se desfazer.
- Desfaça os pontos até chegar ao local onde cometeu o erro. Desfaça até um ponto antes do erro.
- Insira a agulha na laçada desse ponto e recomece o crochê a partir desse ponto.
-
Termine a manta. Quando sua colcha estiver no comprimento desejado, trabalhe até terminar a última carreira. Depois você poderá acrescentar uma borda, cortar a linha e finalizar a ponta.
- Para fazer uma borda simples, gire seu trabalho de tal forma que o lado direito fique virado para você. Faça uma corrente e insira a agulha no canto do trabalho. Faça 3 pontos baixos no canto. Faça ponto baixo em toda borda do seu trabalho até alcançar o outro canto, faça 3 pontos baixos no canto. Continue esse processo até voltar ao ponto de partida. Se quiser você pode acrescentar outra carreira.
- Para terminar, faça um ponto corrente e puxe uma grande laçada de linha. Tire a agulha e corte a linha deixando uma ponta comprida. Puxe a ponta da linha através da laçada e aperte para fazer um nó.
- Para esconder a ponta da linha, segure seu trabalho pelo avesso. Passe a ponta da linha por uma agulha de tapeceiro. Insira a agulha através de vários pontos (aproximadamente 5 cm). Não passe pela metade final do ultimo ponto, depois passe a agulha de volta pelos mesmos pontos por aproximadamente 2,5 cm. Puxe a linha e corte-a rente ao trabalho.
Publicidade
-
Comece sua manta com a base de corrente. Use linha média e agulha 1,75 mm. Faça uma base de corrente. Enquanto estiver fazendo, pare de vez em quando para verificar se sua corrente não está enrolando. Conserte-a se necessário. Deixe sempre a linha de "Vs" voltada para cima.
- Para fazer uma manta de 90 cm x 90 cm, faça 150 pontos corrente.
- Para fazer uma manta de 90 cm x 130 cm, faça 150 pontos corrente.
- Para fazer uma manta de 100 cm x 150 cm, faça 175 pontos corrente.
-
Faça a primeira carreira. Começando com a quarta corrente depois da agulha, faça pontos altos sobre toda a base. Tente manter a tensão dos seus pontos o mais igual possível em todo o trabalho.
-
Faça uma corrente de subida. Para seguir para a segunda carreira, você vai precisar fazer uma corrente de subida. [7] X Fonte de pesquisa Uma corrente de subida é como uma ponte vertical entre as carreiras, o tamanho da corrente de subida depende do tipo de ponto que você está usando.
- Quando você chegar ao fim da primeira carreira, faça três pontos corrente. Essa é a sua corrente de subida. A corrente de subida conta como seu primeiro ponto na nova carreira.
-
Faça a segunda carreira. Com a corrente de subida feita você pode começar a segunda carreira.
- Vire seu trabalho. Agora, a parte de trás vai ficar de frente para você e a agulha de crochê vai ficar à direita. O ultimo ponto da primeira carreira agora é o primeiro ponto da segunda carreira.
- Pule o primeiro ponto abaixo da sua corrente de subida. Insira a agulha no segundo ponto da primeira carreira e faça um ponto alto duplo.
- Continue fazendo os pontos até o fim da carreira.
-
Continue até ter feito o número de carreiras desejado. O número exato de carreiras vai depender do quanto seus pontos são apertados, mas aqui vai um guia:
- Para uma manta de 90 cm x 90 cm, faça 48 carreiras.
- Para uma manta de 90 cm x 130 cm, faça 72 carreiras.
- Para uma manta de 100 cm x 150 cm, faça 80 carreiras.
-
Confira seu trabalho. É uma boa ideia parar e conferir seu trabalho de vez em quando. Conte os pontos para garantir que continua fazendo o mesmo número de pontos em todas as carreiras. Confira se não houve erros. Meça seu trabalho com uma fita para saber se você está se aproximando do objetivo. Se você perceber um erro, faça o seguinte:
- Retire a agulha da laçada e puxe cuidadosamente a ponta da linha. Seu trabalho vai começar a se desfazer.
- Desfaça os pontos até chegar ao local onde cometeu o erro. Desfaça até um ponto antes do erro.
- Insira a agulha na laçada desse ponto e recomece o crochê a partir desse ponto.
-
Termine a manta. Quando sua colcha estiver no comprimento desejado, trabalhe até terminar a última carreira. Depois você poderá acrescentar uma borda, cortar a linha e finalizar a ponta.
- Para fazer uma borda simples, gire seu trabalho de tal forma que o lado direito fique virado para você. Faça uma corrente e insira a agulha no canto do trabalho. Faça 3 pontos baixos no canto. Faça ponto baixo em toda borda do seu trabalho até alcançar o outro canto. Faça 3 pontos baixos no canto. Continue esse processo até voltar ao ponto de partida. Se quiser, você pode acrescentar outra carreira.
- Para terminar, faça um ponto corrente e puxe uma grande laçada de linha. Tire a agulha e corte a linha deixando uma ponta comprida. Puxe a ponta da linha através da laçada e aperte para fazer um nó.
- Para esconder a ponta da linha, segure seu trabalho pelo avesso. Passe a ponta da linha por uma agulha de tapeceiro. Insira a agulha através de vários pontos (aproximadamente 5 cm). Não passe pela metade final do ultimo ponto, depois passe a agulha de volta pelos mesmos pontos por aproximadamente 2,5 cm. Puxe a linha e corte-a rente ao trabalho.
Publicidade
-
Entendendo o design e a técnica. Um quadrado de crochê da vovó é feito com uma estrutura de ponto alto duplo e ponto corrente. [8] X Fonte de pesquisa Ele é feito em círculos e não em carreiras. As mantas e várias outras peças podem ser feitas com pequenos quadrados de crochê costurados. No entanto, para fazer uma manta é muito mais fácil fazer um grande quadrado de crochê da vovó.
-
Faça o Círculo Central. Um quadrado de crochê da vovó começa com uma linha de pontos corrente fechados em círculo com um ponto baixíssimo.
- Use linha média e uma agulha de 1,75 mm, faça 6 pontos corrente (PC).
- Para fazer um ponto baixíssimo (PBx), insira a agulha na primeira corrente, passe a linha sobre a agulha e puxe a linha através da laçada. Agora você deve ter duas laçadas na agulha.
- Passe a primeira laçada (aquela que você acabou de fazer) através da segunda laçada. Você tem, agora, um círculo.
-
Faça a carreira base. Para fazer a base do quadrado de crochê da vovó, você vai prender seus pontos pegando toda a linha do círculo em vez de passar os pontos por dentro das correntes.
- 3 Pontos Corrente (PC). Esses 3 pontos corrente são como uma corrente de subida e conta como seus primeiros pontos na próxima carreira. Passe a linha em volta da agulha e insira a agulha no centro do circulo. Faça 2 PAD no círculo e 2 PC. Repita mais duas vezes.
- Insira a agulha no terceiro ponto corrente da corrente de subida e junte os pontos com um ponto baixíssimo (PBx) fechando o círculo.
- Olhe para o círculo e você verá que os grupos de 3 PAD fazem as laterais do quadrado e os grupos de 2 PC são os cantos.
-
Faça a segunda volta. A segunda carreira é feita em cima da base e faz o quadrado crescer.
- Faça ponto baixíssimo por cima dos primeiros três pontos até você chegar ao primeiro canto.
- Trabalhe os pontos do canto, 3 PC, 2 PAD, 2PC, 3 PAD.
- Você está agora em uma das laterais do quadrado. Faça 2PC para passar por cima dos pontos da lateral. No próximo canto faça 3 PAD, 2PC, 3 PAD.
- 2 PC de novo e continue o mesmo esquema até voltar ao ponto de começo.
- Junte com um ponto baixíssimo no alto da corrente de subida.
-
Faça a terceira volta. A terceira volta aumenta o quadrado mais um pouco.
- Faça ponto baixíssimo por cima dos primeiros três pontos até você chegar ao primeiro canto.
- Trabalhe os pontos do canto, 3 PC, 2 PAD, 2PC, 3 PAD.
- Passe por cima dos 3 PAD com ponto corrente. Agora você está sobre os 2 PC que você fez na carreira anterior. Faça 3 PAD nesse espaço.
- No próximo canto faça 3 PAD, 2 PC, 3 PAD. No próximo espaço de 2 PC, faça 3 PAD.
- Continue até retornar ao ponto de partida.
- Junte com um ponto baixíssimo no alto da corrente de subida.
-
Continue fazendo as volta. Repita o processo várias vezes até a manta alcançar o tamanho que você quiser.
-
Finalize sua manta. Para finalizar você pode fazer uma borda simples, cortar a linha e arrematar a ponta.
- Para fazer uma borda simples, faça uma corrente e insira a agulha no canto do trabalho. Faça 3 pontos baixos no canto. Faça ponto baixo em toda borda do seu trabalho até alcançar o outro canto, faça 3 pontos baixos no canto. Continue esse processo até voltar ao ponto de partida. Se quiser, você pode acrescentar outra carreira.
- Para terminar, faça uma corrente puxe uma grande laçada de linha. Tire a agulha e corte a linha deixando uma ponta comprida. Puxe a ponta da linha através da laçada e aperte para fazer um nó.
- Para esconder a ponta da linha, segure seu trabalho pelo avesso. Passe a ponta da linha por uma agulha de tapeceiro. Insira a agulha através de vários pontos (aproximadamente 5 cm). Não passe pela metade final do ultimo ponto, depois passe a agulha de volta pelos mesmos pontos por aproximadamente 2,5 cm. Puxe a linha e corte-a rente ao trabalho.
Publicidade
-
Decore sua manta com alguns acessórios. As instruções para fazer uma borda simples estão em cada método acima, mas essa seção traz algumas maneiras um pouco mais interessantes para dar um toque final à sua manta.
-
Acrescente uma franja. A franja é uma das maneiras mais fáceis de decorar uma manta. Aqui estão as instruções para uma franja simples.
- Decida o comprimento da franja, então consiga um pedaço de papelão ou outra coisa (uma capa de CD, um livro) desse tamanho. (Se você quer uma franja de 7 cm, encontre algo com 7 cm de comprimento).
- Enrole sua linha várias vezes em volta do papelão.
- Com uma tesoura corte a linha no meio. Agora você terá vários pedaços de linha com o dobro do tamanho que você quer para a franja.
- Pegue a agulha de crochê e insira em um ponto na borda da sua manta.
- Pegue dois pedaços de linha, segure-os juntos e dobre-os ao meio, de tal forma que fique uma volta no topo.
- Insira a agulha através da volta e puxe essa volta através da borda da manta.
- Retire a agulha e passe as pontas da linha através da laçada formando um nó. Aperte.
- Pule dois pontos e acrescente outra franja. Continue até o fim da lateral da manta, depois faça o mesmo do outro lado.
-
Faça uma borda de duas cores. Uma simples borda de Pontos Baixos fica mais interessante se feita com duas cores. Veja como fazer isso. Siga as instruções acima de como fazer uma borda simples de ponto baixo. No último ponto você irá trocar a cor da linha.
- Para trocar as cores, trabalhe o ultimo ponto baixo com a Cor A até que você tenha duas laçadas sobrando na agulha.
- Pare de trabalhar com a Cor A e pegue a Cor B.
- Passe a linha da Cor B sobre a agulha e puxe a agulha através das duas laçadas que sobraram da Cor A para concluir o ponto.
- Corte a linha da Cor A deixando uma ponta comprida.
- Continue com os pontos baixos em volta da manta, agora com a Cor B, até terminar toda a volta. Dê um ponto baixíssimo sobre o primeiro ponto, corte a linha e arremate escondendo as duas pontas.
-
Adicione uma borda em conchas. A borda em conchas é uma forma clássica de finalizar uma manta. Para fazê-la siga as orientações:
- Faça ponto baixo em toda a volta da manta, nos cantos faça 3 PB.
- Faça um ponto baixíssimo no primeiro ponto.
- Pule um ponto e faça 5 PAD no próximo ponto, depois faça um ponto baixíssimo no próximo ponto. Siga esse esquema até o fim da carreira.
- Quando chegar ao canto, faça 1PC, um ponto baixíssimo no primeiro ponto da outra lateral e continue o esquema de pontos da primeira lateral.
- Continue em toda a volta da manta até que você retorne para o ponto de partida. Faça um ponto baixíssimo sobre seu primeiro ponto, corte a linha e arremate escondendo as pontas.
Publicidade
Avisos
- Franjas podem ser perigosas para bebês e crianças muito pequenas. [9] X Fonte de pesquisa Se for usar uma franja para decorar mantas de bebês, faça-as muito curtas.
Publicidade
Materiais Necessários
- Agulha de crochê;
- Linha;
- Agulha de tapeceiro;
- Fita de medida ou régua.
Referências
- ↑ https://www.craftyarncouncil.com/standards/yarn-weight-system
- ↑ https://www.crochetspot.com/types-of-yarn-and-recommended-crochet-hooks-and-gauges/
- ↑ https://www.craftyarncouncil.com/standards/yarn-weight-system
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=q3K7-zR8Lcw
- ↑ https://www.anniescatalog.com/crochet/content.html?content_id=55
- ↑ https://www.mybluprint.com/project/learn-the-foundation-single-crochet-and-ditch-the-chain
- ↑ https://www.anniescatalog.com/crochet/content.html?content_id=595&type_id=S
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=npIsh-o9AM0
- ↑ https://kidshealth.org/en/parents/safety-entrap.html
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 209 754 vezes.
Publicidade