PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Uma restauração dental é um implante usado para preencher a cavidade do dente após o dentista remover uma porção de dente cariado. Quando você vai ao dentista para um check-up de rotina, seu dentista pode sugerir uma restauração se houver uma cavidade em seu dente. Você também pode procurar um dentista se encontrar um dente cariado em sua boca. Seu dentista irá seguir alguns passos básicos para fazer uma restauração; porém, vá para o passo 1 para minimizar o dano se você não conseguir ir ao dentista imediatamente.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Procedimento Caseiro e Temporário

PDF download Baixe em PDF
  1. A dor é uma consequência das cáries dentárias, e isto ocorre devido a profundidade da cavidade. Para aliviar a dor, o paciente pode tomar analgésicos sem prescrição médica, porém deve ser tomado o necessário, não em excesso.
  2. As bordas das cavidades dentárias nem sempre são macias; elas podem ser ásperas e afiadas. As bordas afiadas podem causar trauma no tecido. Há uma solução temporária e simples para esse problema:
    • Deslize suavemente sua língua sobre seus dentes, para poder verificar as áreas que estão afiadas.
    • Pegue uma pequena quantidade de cera dentária e coloque em todos os lugares que estão afiados.
    • Passe sua língua na área e cheque se tem algo afiado; se ainda tem, coloque mais cera dentária. Repita esses passos se necessário. A aplicação de cera dentária é uma solução temporária; a cera irá diminuir conforme o uso. Entretanto, é uma maneira simples de prevenir trauma no tecido enquanto você espera por uma consulta com um dentista.
  3. Há casos em que o paciente não consegue visitar seu dentista para uma restauração permanente. Enquanto isso, o paciente se sentiria incomodado e desconfortável pela cavidade. Para aliviar esses incômodos, o paciente pode usar algum material de restauração temporária, que está disponível em quase todas as farmácias. Eles vêm com simples instruções:
    • Limpe o dente. Remova qualquer resíduo de alimento.
    • Seque o dente usando um cotonete.
    • O kit pode vir com um aplicador; usando-o, perfure um pouco de material de restauração e ponha na cavidade do dente.
    • Suavemente morda para garantir que a restauração tenha a altura correta.
    • Limpe o excesso de material ao redor do dente.
    • Deixe que a restauração temporária se fixe. Não coma, beba ou morda algo sobre a área durante 30 minutos após a aplicação, para deixar que a restauração se fixe totalmente.
  4. Os três passos acima são uma solução temporária e como resolver temporariamente sua cavidade dentária, enquanto espera por uma restauração permanente de seu dentista. Uma visita e consulta a um dentista é necessário até mesmo quando você não sentir dor ou as bordas afiadas, ou quanto tiver o dente restaurado temporariamente. Seu dentista substituirá estas restaurações temporárias e de curto prazo por uma restauração permanente e durável. Uma consulta dentária pode prevenir também sérias lesões ou qualquer outro problema que possa ocorrer.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Procedimento Dentário Profissional

PDF download Baixe em PDF

Quando você chegar ao dentista, ele irá seguir um processo simples para garantir que a restauração permanente é eficaz. Este procedimento irá incluir os passos a seguir:

  1. O dentista irá chegar os dentes que estão com cáries.. Se há mais de um dente com cárie do mesmo lado, ele pode tratá-los em uma única sessão, com a sua permissão. Você será informado do número de cavidades e o estágio da cárie. Dependendo da extensão da cárie, o dentista irá escolher um material específico de restauração que será melhor para sua saúde bucal.
    • Se a quantidade de cáries é incerta, o dentista pode fazer um raio x ou usar uma tinta que detecta cáries, para entender melhor a extensão da cárie. A tecnologia laser também pode ser usada nesses casos, pois a luz reflete de maneira diferente sobre o esmalte dos dentes, para verificar quais estão saudáveis ou não. Todos esses métodos não causam danos nem dor.
  2. Um gel anestésico será aplicado no local em que será aplicava a injeção anestésica. O gel reduz o desconforto causado pela injeção. A injeção deixará o dente e sua área dormente , assim você não sentirá desconforto enquanto estiver sendo feita a restauração em seu dente.
  3. Enquanto a anestesia começar a agir no seu dente, o restante da boca é coberta com um dique de borracha. Um dique de borracha é uma superfície de borracha que é fixada a uma estrutura de metal e colocada na boca. Um pequeno buraco é feito na superfície, que é esticada até o dente que será restaurado. A ideia é prevenir que qualquer material da restauração ou lasca de dente entre na sua garganta ou boca, e ajuda o dentista a focar no dente que precisa ser restaurado.
  4. Usando uma peça de mão de alta velocidade e brocas de diamante , o dentista irá remover qualquer reconstrução dentária anterior. Ele irá remover qualquer cárie e parte do dente que esteja instável. A cavidade dental deve ser limpa e somente deve ser deixada a parte sadia.
  5. Quando o dente estiver sido limpo e somente deixada a parte sadia, o dentista irá colocar implantes de retenção adicionais, conforme necessário. Estes implantes de retenção adicionais ajudarão que a restauração dental funcione de maneira mecanicamente correta. Alguns implantes de retenção podem ser implantados são:
    • Paredes convergentes. A convergência atua como uma escavação que previne o desalojamento vertical da restauração do dente.
    • Caixas. Geralmente são colocados nos lados próximos dos dentes. Isso previne desalojamento da restauração dental nos lados.
    • Sulcos. Eles ajudam para assegurar o eixo de inserção para colocar e remover a restauração dental; deste modo, evita-se que se mova do lugar facilmente. É geralmente localizado ao longo dos lados do dente preparado.
    • Pinos. São preparações dentárias simples feitas na base do dente. Ajudam na retenção da restauração dental.
    • Slots. São implantes dentários largos e finos usados quando as paredes não são suficientes para conter a reconstrução dental.
    • Antes de restaurar o dente, o dentista deve certificar-se de que a preparação do dente fique lisa, sem estar com bordas ásperas e afiadas. Além do mais, irá verificar se não há estruturas dentárias instáveis.
    • Restaurar o dente. Após fazer a preparação do dente e a seleção de material, você estará pronto para restaurar permanentemente seu dente com o material escolhido. Lembre-se que cada material tem suas instruções de como usar corretamente.
  6. Este é um dos tipos de materiais para restauração dental mais antigos, e é ainda o preferido, devido a suas propriedades físicas superiores. Há regras específicas a se seguir com relação a forma da cavidade, que o dentista deve levar em consideração quando fizer a restauração com amálgama. Para que a restauração se encaixe perfeitamente no dente, o dentista deve cortá-lo de forma especial, como de uma caixa, o que implica a remoção de qualquer material dentário além das cáries.
  7. Este é um material da cor do dente que vem ganhando popularidade devido a sua vantagem estética. Este material é aplicado camada por camada, e cada camada é fixada é exposta a uma luz fotopolimerizadora. Para uma restauração composta, o dentista não precisa criar uma forma específica para a cavidade.
    • Após a completa remoção da cárie, a cavidade é limpada e a resina composta é aplicada. Os compostos são o tipo ideal de material para os dentes mais frentes, enquanto para os dentes de trás são recomendados materiais mais resistentes.
    • Restaurações de ouro ou porcelana. O ouro e a porcelana são materiais com extrema durabilidade. O ouro é muito caro, o que deve ser a única desvantagem da restauração com ouro. Após dar forma no material para colocar na cavidade, o dentista tem que tirar um molde do seu dente e mandar para um laboratório. A implantação de preenchimento inferior de ouro ou porcelana (uma restauração indireta que não excede metade das dimensões do seu dente) ou exterior (uma restauração indireta que cobre mais extensão que a inferior e as extremidades) é preparada para seu dente e enviada de volta. Ela é fixada na sua cavidade dentária com o auxilio de um cimento dental.
    • Ionômeros de vidro. Estas restaurações estão disponíveis em diferentes tipos e consistências; podem ser finas ou grossas, dependendo do uso. Se for usada como uma restauração dental, é recomendável que tenha uma consistência mais grossa para certificar-se da durabilidade da restauração.
  8. Antes de dar alta ao paciente, o dentista irá verificar a mordida e a anatomia. Deve-se ter certeza que a mordida está correta e a anatomia restaurada. Isto ajuda a trazer de volta a função normal do dente.
    • Para verificar a mordida deve-se:
      • O paciente morder um papel sensitivo à pressão da articulação, um pedaço de papel colorido usado para verificar as áreas que apresentam mordida elevada.
      • Pergunta-se ao paciente se ele sente algum desconforto. Devido aos dentes terem muitos nervos, o paciente pode facilmente ter a sensação de qualquer mudança de altura.
    • Para verificar a anatomia deve-se:
      • Colocar um instrumento manual em volta do dente para verificar qualquer excesso. Se houver algum, precisará ser corrigido e ajustado.
      • O dentista fará uma checagem visual das inclinações dentais (sulcos e outras características físicas). O dente deve ter uma aparência normal. Estas características funcionam como um desaguadouro natural para a comida durante a mastigação, certificando-se de que a mandíbula faça um movimento natural ao mastigar.
  9. Seu dentista irá pedir que você evite comer qualquer coisa por aproximadamente uma hora ou mais. Se estiver com sede, pode beber água após 30 minutos. Bebidas com colorante podem manchar sua restauração, se ela for de cor natural, então espere mais de uma hora até que a restauração se fixe. A estrutura da restauração pode ser comprometida se estragada antes da fixação. Para ter certeza da manutenção da restauração:
    • Escove seus dentes regularmente, usando pasta de dente com flúor.
    • Controle a ingestão de açúcar.
    • Tome cuidado ao comer alimentos duros.
    • Mantenha uma boa saúde oral.
    Publicidade

Dicas

  • Um dente cariado, quando não tratado, pode ocasionar problemas como dor de dente, dificuldades de mastigação, problemas na gengiva ou sérios abcessos. A bactéria presente na porção de dente cariado pode alcançar camadas mais profundas do dente, causando danos irreparáveis.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 79 292 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade