PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Você é ator ou precisa dar um jeito de fazer algumas lágrimas caírem para vender uma história triste de forma mais convincente? Saber como chorar na hora pode ser uma habilidade bem útil. Com um pouco de prática, é possível aprender a chorar sem demora quando houver necessidade.

Método 1
Método 1 de 3:

Fazendo os olhos lacrimejarem

PDF download Baixe em PDF
  1. Deixar os olhos abertos provoca ressecamento e ardência. Em algum momento, esse ressecamento desencadeia a produção de lágrimas, portanto não pisque até sentir o olho marejado. [1]
    • Se estiver perto de um ventilador, tente encará-lo para que o ar seja soprado nos seus olhos, o que pode fazê-los lacrimejar.
    • Se der, olhe para uma luz forte para acelerar o processo.
  2. Feche os olhos e esfregue as pálpebras com cuidado por cerca de 25 segundos. Em seguida, abra-os e fixe o olhar em um ponto até as lágrimas começarem a rolar. Essa técnica exige prática, mas, depois de pegar o jeito, é tiro e queda. A fricção também ajuda a deixar a pele em volta dos olhos vermelha, mas não faça força para não machucá-los. [2]
    • Tente encostar de leve um dedo em uma das pupilas. O olho fica irritado na hora e pode lacrimejar. Tome cuidado para não se machucar e enfiar o dedo no olho.
  3. Uma dor leve às vezes gera uma lágrima e, se você precisar chorar na hora, dá para usar a técnica ao seu favor. Esse truque é útil principalmente se for feito enquanto pensa em algo triste. [3]
    • Experimente segurar a respiração e morder o lábio, concentrando os sentidos na dor.
    • Você também pode se beliscar em uma parte sensível do corpo, como na coxa ou entre o polegar e o indicador.
  4. Copie os atores da Globo e use cristal japonês embaixo dos olhos. Ele pode provocar um pouco de ardor, mas faz efeito. No entanto, não deixe a substância entrar em contato direto com os olhos. [4]
    • Outra opção é usar colírio para deixar o rosto com uma “trilha” de lágrimas. Pingue algumas gotas bem no cantinho dos olhos para que elas escorram.
  5. Cortar uma cebola é um ótimo método para chorar. Porém, ele é melhor para atores, já que é difícil convencer alguém da autenticidade das suas lágrimas se você pegar uma cebola e começar a cortá-la do nada na frente da pessoa! [5]
    • Se possível, dê uma escapadinha para a cozinha, pegue um pedaço de cebola e aproxime-o do rosto. Quando os olhos se encherem d’água, volte à conversa.
  6. 6
    Tente se fazer bocejar. O bocejo faz os olhos lacrimejarem. Quem sabe você não consegue chorar algumas lágrimas de crocodilo bocejando? Tente esconder os bocejos cobrindo sua boca. Você também pode bocejar sem abrir a boca para disfarçar.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Pensando em coisas tristes

PDF download Baixe em PDF
  1. Se precisar chorar na hora, é possível entrar no clima certo ao pensar em um momento de muita tristeza. Por exemplo, pode ser a perda de um ente querido ou um término de relacionamento muito doloroso. [6]
    • Outros gatilhos emocionais podem incluir a perda de alguém especial, brigas com os seus pais ou perder uma oportunidade para a qual dedicou muitos esforços.
  2. Muitas pessoas têm medo de, no fundo, não serem tão fortes quanto gostam de se imaginar. Imaginar-se pequeno e fraco pode criar uma sensação de vulnerabilidade e levar a lágrimas. [7]
    • Tire proveito desse sentimento e extravase-o em forma de lágrimas.
    • Por exemplo, um exercício comum em aulas de teatro é se imaginar uma criança pequena que não tem ninguém para cuidar. [8]
  3. Às vezes, pensar em uma experiência ruim do passado pode trazer à tona emoções reais difíceis de superar. Se esse for o caso, tente imaginar que algo triste poderia acontecer hipoteticamente em vez de pensar em uma coisa pessoal. [9]
    • Um exemplo é pensar em filhotinhos de cachorro abandonados em uma estrada. Você quer salvar todos, mas só pode levar um. Enquanto segura o cãozinho que pegou, olha para os outros que ficaram na caixa.
  4. Tente imaginar coisas que façam seus olhos encherem de lágrimas de alegria, como quando alguém deu um presente impactante, quando você voltou de uma viagem longa e reencontrou a família ou quando alguém conquistou algo e superou as adversidades. [10]
    • Contanto que você não sorria, ninguém vai saber os motivos reais das suas lágrimas.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Aprimorando a técnica

PDF download Baixe em PDF
  1. Ou seja, feche os olhos e deixe o rosto um pouco franzido. Basta imaginar como você fica ao chorar de verdade. Para garantir, dê uma olhada no espelho e finja estar chorando. Preste atenção nos músculos do rosto e em como eles ficam.
    • Faça um pequeno beicinho.
    • Tente deixar as sobrancelhas levantadas.
    • Franza um pouco o queixo assim como as pessoas fazem antes de cair em prantos. Se você exagerar, pode ficar artificial, portanto seja sutil.
  2. A respiração ajuda a convencer os outros da sua tristeza. Comece a soluçar e fazer sons de choro e respire fundo ao mesmo tempo. Respire sem parar como se você estivesse hiperventilando. De vez em quando, dê uma fungada para parecer mais autêntico. [11]
    • Se ninguém estiver vendo você, corra por alguns minutos para perder o fôlego. Assim, o seu rosto também fica um pouco vermelho, o que acontece quando choramos.
  3. Com os olhos marejados, a cara de choro e a respiração acelerada, adicione mais uns toques finais, como tapar o rosto com as mãos, apoiar a cabeça em uma mesa ou deixar a cabeça pendente para parecer bem triste.
    • Morda os lábios também como se você estivesse tentando controlar o choro.
    • Olhe em outra direção, tentando fingir que não está chorando para ser mais esperto que a esperteza.
  4. Quando choramos, as cordas vocais contraem, o que gera os sons de ganido que fazemos ao tentar falar. Tente gaguejar para falar e respire fundo para criar um efeito de dramaticidade.
    • Nesse caso, é tudo questão de usar a mente para controlar o corpo e, quanto mais você entrar no clima da atuação, mais o corpo consegue produzir o efeito desejado.
  5. Para ser capaz de chorar a qualquer momento, é preciso relaxar, respirar e se concentrar no motivo para as lágrimas. Ao se desligar das distrações, você consegue mergulhar mais nas emoções que está tentando representar. [12]
  6. Às vezes é difícil saber se alguém está rindo ou chorando. Com as mãos no rosto, sacuda os ombros, tente deixar os olhos um pouco vermelhos esfregando-os e não sorria ao descobri-lo.
    • Essa técnica funciona melhor no palco, pois as pessoas não estão tão perto a ponto de ver as lágrimas em detalhe.
    • Não faça nenhum barulho, pois você pode se entregar! Caso você dê risada alto sem querer, tente em seguida fazer um som de choro, como um soluço, mas não force a barra.
    Publicidade

Dicas

  • Mantenha-se hidratado. Se você não tiver água suficiente no organismo, não vai conseguir produzir lágrimas.
  • Segure as lágrimas. Se estiver com dificuldade de começar, às vezes é melhor não chorar e agir como se estivesse tentando segurar as lágrimas. Muitas pessoas se comovem mais com essa atitude, principalmente se você for um "durão". Além disso, é mais credível, pois passa a imagem de vulnerabilidade.
  • Tente chorar junto com o ator na cena de um filme para praticar.
  • Tente piscar bem rapidamente; às vezes isso produz lágrimas.
  • Não faça uma cena muito dramática ou óbvia, pois a pessoa pode suspeitar. Aja como se você não quisesse chorar na frente dela e fique um pouco constrangido. Quem sabe até peça desculpa por chorar!
Publicidade

Avisos

  • Não fique com o rosto em uma posição desconfortável. Em vez disso, relaxe a musculatura.
  • Nunca olhe para o sol para deixar os olhos lacrimejando. Dessa forma, você pode prejudicar a sua visão.
  • Caso esteja com maquiagem nos olhos, é provável que ela fique borrada e seja preciso passar tudo de novo. Porém, o rímel escorrendo com certeza aumenta o efeito dramático.
  • Não irrite muito os olhos. Tome cuidado para não causar danos.
  • Ao usar cristal japonês ou outra substância para produzir lágrimas, não deixe que ela entre em contato com os seus olhos para não danificar a visão!
Publicidade

Vídeo

Sobre este guia wikiHow

Resumo do Artigo X

Para chorar de propósito, olhe para uma luz bem brilhante sem piscar pelo máximo de tempo que puder, até sentir as lágrimas surgindo. Se isso não funcionar, tente se fazer chorar pensando em algo triste, como o término de um relacionamento ou a perda definitiva de alguém que ama muito; se não quiser pensar em algo do passado, invente uma tragédia na sua cabeça. Caso tenha tempo de usar outros recursos, tente cortar uma cebola! O gás liberado por ela faz muita gente chorar. Outra opção é usar cristal japonês, feito de mentol, esfregando-o sob os olhos para que lacrimejem. Para dicas sobre coisas tristes para pensar e se fazer chorar, leia mais!

Esta página foi acessada 464 919 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade