Baixe em PDF Baixe em PDF

Um dos maiores desafios da vida é gostar de si mesmo, ainda mais se você sempre se estranhou, mas tudo tem uma primeira vez. Será necessário reprogramar seu cérebro e essa é uma tarefa difícil, pois os sentimentos influenciam os pensamentos, que por sua vez interferem nas ações. Por sorte, isso não é impossível. [1] Você terá que mudar seus padrões de pensamento e se condicionar a pensar de maneira mais positiva para se sentir cada vez melhor. Gostar de si mesmo é uma habilidade que requer prática e ela o levará a uma vida mais plena e feliz, o que faz com que todo esse trabalho compense.

Parte 1
Parte 1 de 5:

Acabando com a autocrítica

Baixe em PDF
  1. De acordo com especialistas em terapia cognitiva, o pensamento é a porta para a ação. Desse modo, é possível corrigir alguns comportamentos através de uma mudança nos padrões de pensamento.
    • Por exemplo, alguém que pensa ser um zero à esquerda que nunca faz nada certo abre as portas para a sensação de impotência, que por sua vez torna muito mais difícil mudar essa situação. Esse ciclo vicioso pode chegar a afetar seu comportamento e sua química cerebral, desencadeando uma depressão. Isso é mais comum do que parece e essas pessoas vivem uma profecia auto-realizada de fracasso. Em algum momento o pensamento negativo passou sem ser filtrado, gerando uma postura que o reflete consistentemente.
    • Com isso em mente, o primeiro passo para interromper esse ciclo é ficar de olho no que você pensa. Quando perceber que está pensando mal de si mesmo, faça-se as seguintes perguntas:
      • Isso é algo gentil para se dizer?
      • Essa afirmação faz você se sentir bem?
      • Você diria isso para alguém?
      • Se a resposta é não para todas elas, esse pensamento é negativo e reconhecer isso permitirá que você o transforme em algo positivo para pensar de si mesmo.
  2. Ouça bem o seu crítico interior. Ele vem falando coisas horríveis sobre você há anos, tirando parcelas de sua vida – não o deixe continuar. Fique atento e perceba quando ele começar.
    • Todos os dias separe um tempo para lembrar de todas as vezes em que se depreciou.
  3. Reflita sobre suas habilidades, talentos, coisas que as pessoas gostam em você, elogios que já recebeu, etc.
    • Inclua o que quiser nessa lista. Por exemplo, se acha que é bom com animais, adicione isso. Sabe fazer uma torta de frango maravilhosa? Pode colocar na lista também! Ela servirá para você ver que faz as coisas direito, já teve sucesso em algumas empreitadas e até habilidades desenvolveu.
    • Leia essa lista diariamente e atualize-a sempre que tiver sucesso em algo, para melhorar a imagem que tem de si mesmo. [2]
  4. Assim que escutar aquela voz falar que você é um inútil, pare por um momento e substitua esse pensamento por algo bom. Leia sua lista de atributos se precisar.
    • Diga “Eu tenho muitos amigos e eles me admiram, amam e respeitam. Eu tenho muito a oferecer!”
  5. O mantra é a repetição de uma mensagem de bem, seja em voz alta ou mentalmente. Crie uma frase e repita-a para se sentir bem e confiante.
    • Por exemplo, “Eu sou um membro querido e fundamental dessa família!”
    • Escreva seu mantra e coloque-o em um lugar visível, como no espelho do banheiro. Leia-o e repita-o diariamente.
  6. Haverá dias em que você cederá à auto sabotagem e ainda se culpará por isso. Quando acontecer, perdoe-se e lembre-se de que isso não o torna menos amável. A ideia principal é abrir mão do mantra “Você não presta para nada” por “Você é o máximo e merece tudo de bom!”
    • Todos os dias quando acordar, reserve um tempo para se curtir. Fale com o espelho, diga algumas de suas qualidades em voz alta.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 5:

Desenvolvendo a autoestima

Baixe em PDF
  1. Diga para si mesmo que ama a jornada que é sua vida, por mais empecilhos que ela tenha. Pense que você sempre se virou quando a situação apertou e hoje está aqui para contar a história.
  2. Siga em frente e não pense nas dificuldades da vida, prefira focar em todas as vezes que você superou algo e se tornou uma pessoa melhor por causa disso. [3]
    • Por exemplo, se está frustrado porque foi demitido, pense que você terá tempo para ficar com seus filhos e curti-los.
  3. Registre sempre que conquistar algo, por menor que seja. Reflita sobre todos os sucessos que o trouxeram até aqui e permita que eles o impulsionem para conseguir cada vez mais.
    • Uma boa medida é anotar suas conquistas. Isso permitirá que você as compare com as mais antigas e perceba como chegou longe.
  4. Faça com que as pessoas o respeitem, não permita que ninguém fale mal de você ou ultrapasse seus limites. Defenda-se como faria com um amigo.
    • Não se deprecie, principalmente para os outros. Ver você mesmo se tratando dessa maneira dará liberdade para eles o tratarem assim também.
  5. Perceba os momentos em que precisa de apoio e faça isso por si mesmo. Quando fizer algo certo, reconheça-se. Seja paciente consigo mesmo quando estiver aprendendo algo novo e incentive-se a não desistir.
    • Esse é um bom momento para repetir seu mantra e você pode ajustá-lo a uma nova realidade, se precisar.
  6. Gostar da própria companhia e ficar feliz em solidão é o primeiro passo para se sentir à vontade consigo mesmo. Além disso, quando situações que poderiam deixá-lo sem graça e isolado surgirem, você conseguirá lidar com elas facilmente.
    • Quando estiver sozinho em casa, resista à tentação de pegar o celular e se comunicar com os outros. Preste atenção ao ambiente em que está, tome uma xícara de chá e sinta o momento.
    • Caso esteja na rua, em uma festa ou em um bar, lembre-se de que seu valor não está ligado à quantidade de pessoas interagindo com você e divirta-se com sua própria companhia.
    • Isso também vale se você for solteiro. Seu valor não tem nada a ver com o fato de você ter um namorado ou não; seja uma boa companhia para si mesmo e trate-se como gostaria de ser tratado por um companheiro.
  7. Uma boa maneira de aprender a se gostar e desenvolver a autoestima é aprender algo novo. Essa é uma situação em que você terá que sair da rotina e encarar novos desafios, descobrindo uma nova gama de coisas para dominar. Isso é muito bom para a autoestima. [4]
    • Procure palestras e oficinas gratuitas. Institutos culturais, fundações, coletivos de arte, centros comunitários e afins costumam oferecer cursos e oficinas em diversas áreas, de culinária a artesanato com vidro. Veja os murais do comércio local e procure um calendário de eventos em sua região.
  8. Reserve um tempo semanal para escrever sobre as coisas pelas quais é grato em sua vida. [5]
    • Reflita bem sobre o que está escrevendo. Não é o simples ato de escrever que o tornará grato e sim a reflexão que você deverá fazer sobre esses aspectos de sua vida.
  9. Quando tiver um dia ruim e ficar hesitante com tudo, faça algo legal por si mesmo. Vá à sua doceria favorita e coma um pedaço de bolo de chocolate ou relaxe em um banho quente e longo.
    • Isso o ajudará a esvaziar a cabeça das preocupações e estresses que o estão desequilibrando. Quando estiver mais calmo, poderá voltar à rotina mais relaxado.
    • Mimar-se é fundamental. Isso o lembrará da importância de ter tempo para si mesmo e para sua saúde. Dar um tempo para si mesmo é dar prioridade ao seu bem-estar e não à sua família, namorado, escola, trabalho, etc.
  10. Dar risada traz benefícios em curto e longo prazos e pode promover o autoconhecimento. Imediatamente, dar uma boa risada libera endorfinas e estimula a circulação, reduzindo o estresse. Em logo prazo, ela pode ajudá-lo a lidar com situações difíceis, se conectar com os outros e melhorar o humor em geral. [6]
    • Chame um amigo de longa data para almoçar e gargalhem de histórias divertidas que passaram juntos.
    • Assista uma comédia ou leia um livro engraçado. Separe alguns momentos de seu dia para rir.
  11. Trate seu corpo bem, isso o ajudará a se valorizar e se sentir melhor consigo mesmo.
    • Alimente-se adequadamente. Ter uma deita equilibrada é essencial para se sentir bem por dentro e por fora. Fique longe de alimentos processados e frituras, prefira consumir frutas, legumes, verduras, proteínas e grãos integrais.
    • Durma bem. Para que seu corpo funcione da forma que deve, ele precisa de descanso apropriado. Dormir bem melhora o sistema imunológico, aliviando a depressão e outras doenças. Procure dormir entre sete e oito horas por noite.
    • Beba bastante água. Seu corpo precisa de água para funcionar, pois a desidratação causa dor de cabeça, fadiga e dificuldades de raciocínio. Para mulheres, o ideal é beber 2 l de água por dia, enquanto homens precisam de 3 l. [7]
    • Faça exercícios regularmente. Se exercitar libera endorfinas no cérebro, melhorando o humor e fazendo com que você se sinta melhor. As atividades físicas são importantes para a saúde também. [8]
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 5:

Mudando sua perspectiva sobre si mesmo

Baixe em PDF
  1. O medo paralisa e impede que você tome o controle de sua vida [9] . A maioria das pessoas faz qualquer coisa para não desafiar os próprios pensamentos e é isso que as mantêm presas; evoluir é um processo doloroso. Por mais estagnada que a vida se torne, essas pessoas a preferem assim por estarem acostumadas a isso. É como se a vida fosse um par de sapatos; os mais velhos e batidos não são tão legais, mas são muito confortáveis. Por incrível que pareça, há quem prefira o sofrimento de se botar para baixo a tomar uma atitude, pois isso envolveria fazer mudanças.
    • Um exemplo clássico de medo paralisante são as mulheres que não saem de relacionamentos abusivos. [10] O medo que sentem impede que elas se livrem dessa situação, mesmo que sua vida esteja ameaçada.
  2. Perdoe-se . Seu passado pode ter uma coisa ou duas das quais você não se orgulha (ou até mesmo se envergonhe), o que provavelmente o faz se gostar menos. Perceba que você faz o seu melhor de acordo com as circunstâncias e até atos odiosos podem ser perdoados. Remoer seu passado e se banhar em pensamentos negativos não permitirá que você evolua e seja melhor do que isso.
  3. . Pense em como falaria com um amigo que não gosta de si mesmo; você reforçaria essas ideias ou se esforçaria para fazê-lo ver seus aspectos positivos? Destaque para si mesmo os aspectos que o fazem ser uma pessoa querida. [11]
  4. Aceite-se . Acredite nas coisas boas que os outros falarem de você, essas pessoas realmente gostam de você. Tente se enxergar pelos olhos deles; isso pode calar sua voz crítica e fazê-lo gostar de si mesmo como os outros gostam. [12]
  5. Não tem problema nenhum começar com coisas pequenas. Uma das razões para as pessoas temerem a mudança é achar que absolutamente tudo em suas vidas mudará de uma hora para a outra, como se a realidade estivesse prestes a ser alterada. Aliada a essa ideia está a sensação de que, para ser feliz, é necessário viver batalhando.
    • Tente uma coisa pequena por vez, como sorrir para estranhos na rua, repetir um mantra diariamente ou dormir mais todas as noites. Isso não o sobrecarregará com mudanças drásticas e massivas.
    • Esses pequenos passos já são uma saída da rotina e é a isso que você deve se acostumar. Desafios surgirão sua vida inteira e saber se controlar quando a situação for incontrolável o deixará cada vez mais confiante em suas habilidades para lidar com futuros imprevistos.
  6. Lembre-se de que você está tentando reverter uma vida de negativismo. Embora isso não aconteça de uma hora para a outra, essa é a melhor maneira para começar a gostar de si mesmo. Perdoe tudo que acredita ter feito de ruim ao longo de sua vida, olhe para as qualidades que o tornam uma pessoa amável e dê mais atenção ao que as pessoas valorizam em você para se gostar como elas gostam.
    • Confie em si mesmo. Querendo ou não, você sobreviveu ao seu passado e, como o sobrevivente que é, deve fazer o que for preciso para melhorar sua vida. Se não achar a força e a determinação necessários dentro de si mesmo, apegue-se ao que o motivou nas outras vezes e leve sua vida para o próximo nível.
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 5:

Interagindo com os outros

Baixe em PDF
  1. Dê um sorriso quando olhar para alguém; além de você se sentir melhor, isso causará um impacto bastante positivo nas pessoas ao seu redor. Esse sorriso provavelmente será retribuído em algum momento e com o tempo você se verá como um bom ser humano.
  2. Tenha respeito pelos outros . Respeitar os outros é a única forma de ser respeitado, pelos outros e por si mesmo. [13] Isso inclui ser gentil e não se incomodar pelas diferenças. [14] Eis algumas maneiras de fazer isso:
    • Não insulte ninguém.
    • Escute ativamente quando falarem com você.
    • Não mexa com as pessoas.
    • Seja sensível e empático com os sentimentos dos outros.
    • Não julgue, objetifique ou estereotipe ninguém.
  3. Um aspecto fundamental para ser admirado e querido é tratar todo mundo bem; se você conseguir ser gentil e tiver consideração pelos outros, conseguirá sentir isso por si mesmo. Quando souber que alguém está precisando de ajuda, ofereça-se! [15]
    • Coisas relativamente pequenas, como segurar a porta do elevador para alguém, podem fazer uma boa diferença no dia de todos; por outro lado, uma atitude grande como ajudar um vizinho idoso a limpar o quintal no sábado pode ser ainda mais recompensante.
    • Isso não significa que você tenha que ajudar todo mundo que encontrar. Você tem que se cuidar também, respeite seus limites.
    Publicidade
Parte 5
Parte 5 de 5:

Conseguindo ajuda

Baixe em PDF
  1. Um terapeuta pode ajudá-lo a construir sua autoconfiança e resolver o que o paralisa. A terapia cognitiva comportamental é uma boa abordagem para reformar seus pensamentos e atitudes, [16] pois dará ferramentas para identificar o que o faz não gostar de si mesmo e para tomar decisões melhores.
    • Não tenha medo de encarar seu passado. Tente entender o que o paralisa para se sentir bem consigo mesmo; para o processo ser finalizado, as emoções que causam esse inabilidade em mudar precisam ser confrontadas. Pense nisso como o processo da Fênix, que retorna mais forte das cinzas. Esse retorno trará o crescimento que você precisa para se ver com olhos mais carinhosos e parar de se sabotar.
  2. Cercar-se de pessoas positivas, que gostam de você o ajudará a internalizar as opiniões que elas têm de você.
    • Em outras palavras, passe menos tempo com quem é inoportuno e desrespeitoso, a não ser que seja obrigado, como no trabalho ou na escola. Ainda que precise conviver com alguém assim, aprenda a a se comunicar com essas pessoas assertivamente e sem medo. Enfrente-as e fale que não gosta do comportamento delas em relação a você.
  3. Talvez haja alguém em seu trabalho ou em seu círculo social que possa guiá-lo através do exemplo. Essa pessoa poderá ajudá-lo a superar os obstáculos dessa área de sua vida.
    • Se você escolher um colega de trabalho, ele pode falar sobre como passou pelos desafios do começo e como passou a se sentir confiante no próprio trabalho. Histórias de superação podem inspirá-lo a se dar mais um chance.
    Publicidade

Avisos

  • Lembre-se de que você não passará a se amar de uma hora para a outra, ainda mais se passou a vida inteira se odiando e estranhando. Dê-se um tempo para se acostumar.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 70 532 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade