Baixe em PDF Baixe em PDF

Os peixes frescos precisam ser guardados de uma forma especial para não estragarem e manterem-se na melhor condição possível antes do preparo e do consumo. O ponto chave para preservar o frescor dos peixes é controlar a temperatura. Peixes frescos precisam ficar no gelo desde a pesca até a hora de guardar. Se você é pescador, isso significa controlar a temperatura do peixe logo que ele vem para o barco. Se você comprou o peixe, prepare-se para guardar a carne no gelo bem embalada até a hora de cozinhar ou congelar.

Método 1
Método 1 de 3:

Guardando peixes recém-pescados

Baixe em PDF
  1. Se você é pescador, terá que começar a pensar na preservação do sabor e na temperatura do peixe logo que conseguir pescá-lo. Existem duas opções para conseguir manter o máximo frescor: você pode manter o peixe vivo em um tanque dentro do barco e fazer o resto quando estiver em terra.
    • A segunda opção é matar o peixe imediatamente e o colocar em um recipiente isolado com um pouco de água e bastante gelo. [1]
    • Compre um cooler isolado com um buraco para drenagem. [2]
  2. O peixe precisa ficar o mais frio possível enquanto estiver dentro do cooler. Abra o buraco de drenagem no cooler para que o gelo que já virou água possa sair aos poucos, dando espaço para mais gelo. Não deixe o peixe morto no gelo derretido, porque isso vai estragar o sabor dele. [3]
    • Se puder, use raspas de gelo no cooler. Posicione o peixe no gelo da mesma forma que ele nada, ou seja, com a barriga virada para baixo.
    • Deixe o corpo dos peixes rodeado de gelo.
  3. Limpar o peixe o mais cedo possível vai preservar melhor o sabor dele, mas, se você tirou o dia para pescar, provavelmente não vai conseguir limpar o peixe imediatamente. Você pode deixar essa tarefa para dali a algumas horas (contanto que o peixe seja mantido no gelo), mas precisa remover as cavidades das guelras e estômago deles o mais rápido que puder. [4]
    • As guelras e estômagos têm dejetos e você precisa removê-los rapidamente para não estragar o sabor da carne.
    • Tirar essas partes também dá a você a chance de encher essas cavidades de gelo para deixar o peixe ainda mais frio.
  4. Contanto que ele fique dentro de um cooler com gelo e você vá repondo o gelo, é possível guardá-lo por um dia antes de limpar e ainda manter o sabor e o frescor. Mantenha as áreas do estômago e das guelras cheias de gelo. Mantenha-os de pé, na mesma posição que os peixes nadam. Isso permite que o peixe libere o excesso de líquidos de suas cavidades. Cubra o peixe com mais gelo e feche o cooler. [5]
    • O peixe não estará gosmento quando você o tirar para limpar porque você o manteve no gelo e o deixou escorrer. Isso facilita o manuseio.
    • Você não sentirá um cheiro forte ou desagradável de peixe quando os tirar para limpar, cortar a carne também será mais fácil.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Levando peixes frescos à geladeira

Baixe em PDF
  1. Antes de colocar o peixe na geladeira, dê uma boa enxaguada nele para ter certeza de que não sobrou nenhuma escama ou outros detritos. Use a água mais fria que tiver na torneira. Nunca enxágue peixes frescos com água morna ou quente. Depois de enxaguar, seque-o com folhas de papel toalha ou um pano de prato limpo. [6]
  2. Assim que o peixe estiver todo enrolado, sele bem as pontas para que a carne não fique exposta ao ar. O oxigênio contribui para a degradação da carne, especialmente em peixes gordurosos, como salmão ou cavalinha. [7] O gelo não deve entrar na embalagem.
    • Nunca deixe carnes de peixe tocarem ou ficarem diretamente sobre o gelo. Sempre embale o peixe com alguma coisa primeiro para protegê-lo.
    • Se você trouxe um peixe fresco da feira ou do mercado, mantenha-o na embalagem que ele veio. [8]
  3. [9] O segredo para guardar peixes frescos e manter a carne no gelo e o mais gelada possível até chegar a hora de cozinhar. Depois de embalar a carne, coloque os pacotes de volta em um cooler isolado com gelo. Assim que arrumar os pacotes no gelo, encha alguns sacos plásticos com mais gelo raspado e os feche para ter certeza de que não vai vazar.
    • Coloque 2 a 5 cm de gelo nos sacos plásticos.
    • Ponha esses sacos plásticos sobre os peixes. Feche bem a tampa do cooler.
  4. [10] Ponha um recipiente vazio abaixo do cooler e abra o buraco de drenagem dele para deixar o gelo que derreteu sair do cooler. O recipiente vai coletar essa água. Você terá que esvaziar esse recipiente periodicamente. Certifique-se de que a água que se formou do gelo está fluindo livremente pelo buraco. Mesmo embalados, os peixes não devem ficar na água. [11] Os sacos de gelo precisam ser repostos todo dia.
    • Pedaços grandes de peixe são melhores para guardar na geladeira que os pequenos.
    • Peixes magros (peixe panela, robalo, picão verde, solha, linguado, peixe vermelho, bagre, bacalhau) se manterão melhores na geladeira que os mais gordurosos (truta, salmão, arenque, atum, cavala, carpa, robalo chileno).
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Congelando peixes para usar depois

Baixe em PDF
  1. Antes de fechar, tire todo o ar de dentro dos sacos plásticos ou, pelo menos, o máximo que você puder. O oxigênio pode fazer a carne perder o sabor e estragar mais rápido. Assim que os sacos plásticos estiverem sem ar, feche-os para que o ar não consiga entrar.
    • Por segurança, é melhor colocar papel-alumínio dentro dos sacos plásticos primeiro e depois colocar um papel à prova de umidade e que possa ir ao congelador antes de colocá-los dentro do congelador. [12]
  2. Essa é uma forma alternativa de congelar peixes frescos de um jeito seguro sem ter que colocá-los dentro de sacos plásticos vedados. Ponha o peixe diretamente em um pote para congelar alimentos limpo. Encha o pote de água até que ela cubra o peixe. Leve o pote ao congelador.
    • O bloco de gelo que ficará ao redor do peixe evitará que o oxigênio consiga chegar à carne. [13]
  3. Contanto que você tenha colocado o peixe em sacos plásticos sem ar antes de levar ao congelador, a maioria dos peixes congelados se manterá boa para o consumo por até 12 meses. Para obter o melhor sabor e frescor, consuma o peixe dentro de três meses. Peixes magros duram mais tempo que os mais gordurosos. Lembre-se disso. [14]
    • Quando quiser cozinhar o peixe, descongele a carne colocando-a dentro da geladeira por uma noite.
    • Nunca descongele peixe no micro-ondas ou deixando fora da geladeira em temperatura ambiente.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 7 232 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade