Baixe em PDF Baixe em PDF

Não é à toa que a pera é a fruta favorita de muita gente: além de doce, ela é versátil e combina com vários tipos de sobremesas, saladas e por aí vai! Se é o seu caso, a primeira coisa que você precisa fazer é aprender a guardá-la na geladeira, principalmente se quiser preservar a polpa por mais tempo. Leia as dicas deste artigo para descobrir como armazenar e conservar as peras que estão na sua cozinha!

Método 1
Método 1 de 2:

Guardando peras por pouco tempo

Baixe em PDF
  1. Ao contrário do que acontece com a maioria das outras frutas, geralmente as peras são apanhadas quando já estão 100% maduras. [1] A partir de então, elas começam a passar do ponto aos poucos. [2] O melhor indício de que está na hora de comer é a maciez da casca. Não confie somente na cor, que não é um indicador confiável por si só.
    • Você pode fazer um teste: aperte a pera de leve na região do caule. Se a casca estiver dura, é porque ela ainda não está madura de verdade. [3] Por outro lado, compre frutas verdes à vontade se você não pretende comer tudo logo de cara.
    • Se a casca afundar de leve quando você apertar, é porque as peras estão maduras. [4] No entanto, tenha cuidado: áreas macias ou escuras indicam que a fruta passou do ponto e pode até estar estragada.
  2. As peras amadurecem mais rápido quando estão em temperatura ambiente (algo em torno de 21 ºC). Se você quiser acelerar o processo, coloque-as inteiras em uma fruteira ou no balcão da cozinha. [5] Dê uma olhada nas frutas todos os dias, além de usar a técnica de apertar a casca, para descobrir se está na hora de comer. No geral, elas ficam em um bom estado após três ou quatro dias. [6]
  3. As peras não duram muito tempo em temperatura ambiente quando já estão maduras. Nesse caso, guarde as frutas na geladeira para estender a sua vida útil em cinco a 12 dias. [7]
    • A temperatura da geladeira deve estar em torno ou abaixo de 4 ºC. [8]
    • Se você tiver cortado as peras, guarde os pedaços em um saco zip lock ou um pote de plástico antes de colocar na geladeira. Isso limita a exposição ao ar.
  4. Qualquer área macia ou escura na casca e na polpa da pera indica que ela já passou do ponto de consumo. [9] Como pode acontecer de a fruta parecer normal do lado de fora, é melhor você cortá-la antes de experimentar.
    • Se a pera tiver passado do ponto só um pouco, você ainda pode usá-la em várias receitas: vitaminas, geleia, saladas etc.
  5. Guarde as peras em sacos de pão para amadurecê-las mais rápido . Se você pretende comer as peras logo, dá para guardá-las em sacos de pão (aqueles pardos). Elas vão liberar etileno, hormônio natural que acelera o processo de amadurecimento. [10]
    • O processo fica ainda mais rápido se você guardar as peras com outras frutas que liberem etileno, como banana, maçã e abacate. [11]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Congelando peras por mais tempo

Baixe em PDF
  1. Você pode congelar as peras para estender a sua vida útil em vários meses. Para isso, basta cortar as frutas do jeito que quiser: ao meio, em quatro pedaços cada, em fatias finas etc.
    • Antes do corte, descasque e tire o caroço das peras. Se você não tem muita destreza com a faca, use um descascador ou peça ajuda a alguém mais habilidoso.
  2. Prepare uma solução de conserva com 1 L de água e ½ colher de sopa de sal, ¾ colher de chá de ácido ascórbico ou 3 colheres de sopa de suco de limão. [12] Em seguida, mergulhe os pedaços das peras por três a cinco minutos.
    • Esse processo ajuda a conservar as peras por muito mais tempo. [13]
  3. Distribua os pedaços das peras em uma única camada e leve tudo ao congelador por três a cinco horas. Não exagere no tempo, ou elas podem enregelar e perder parte do sabor e da textura. [14]
    • Se você congelar as peras antes de guardar tudo em um saco zip lock ou pote de plástico, os pedaços não vão grudar uns nos outros.
  4. Você pode usar qualquer sacola plástica com zíper ou mesmo vidros de conserva. O importante é colocar pedaços de pera dentro dos recipientes, mas não a ponto de eles ficarem grudados uns nos outros. Depois disso, feche bem o material.
    • Se você estiver usando um saco, tente extrair o máximo do ar para reduzir o risco de possíveis problemas com as peras. [15]
    • Anote a data e o nome das frutas no saco (ou outro recipiente) para não se esquecer do que se trata depois de um tempo.
  5. Coloque os sacos (ou outros recipientes) em uma área plana do congelador para que todos os pedaços de pera congelem no mesmo ritmo. A temperatura do equipamento deve estar igual a ou abaixo de -18 ºC. [16]
    • Depois de congeladas, as peras podem durar de dez a 12 meses. [17]
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 11 238 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade