PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Boas caixas de som são essenciais para qualquer pessoa que ame música. Mas comprar boas caixas de som é apenas o começo. Para ter um som de alta qualidade, invista algum tempo instalando e configurando suas caixas de som. Tanto em home theaters, computadores ou no seu carro, o segredo está na instalação das suas caixas de som.

Método 1
Método 1 de 3:

Instalando Caixas de Som para Home Theater

PDF download Baixe em PDF
  1. O local onde cada caixa de som irá ficar é muito importante para a qualidade do áudio do seu home theater. Escolha o local antes de medir a quantidade de fio que você irá usar. O local de cada caixa de som irá depender de onde as pessoas estarão sentadas para assistir a TV. Se há dois sofás na sua sala, escolha um principal. O som ficará melhor deste ponto. Abaixo estão algumas dicas sobre onde colocar seus vários alto-falantes: [1]
    • Subwoofer - O som do subwoofer é omnidirecional, o que significa que não precisa estar apontado a uma direção específica. Você pode deixar o subwoofer em várias posições diferentes, mas evite deixá-lo próximo a uma parede ou a um canto. Geralmente, o melhor local para posicioná-lo é próximo à base do sistema para ficar mais fácil de conectar.
    • Caixas Frontais - Coloque as caixas frontais ao lado da TV (uma de cada lado). Se possível, coloque cada caixa a 0,9 m de distância na TV. Disponha-as formando um ângulo, de modo que ambas apontem para o centro do sofá principal. Para resultados ainda melhores, coloque-os a mesma altura do chão que o seu ouvido (quando sentado na posição principal).
    • Caixa Central/Soundbar - A caixa central conecta os canais centrais. Coloque a caixa central acima, abaixo ou na frente da TV. Evite colocar atrás da TV, senão você corre o risco de ter um som abafado.
    • Caixas Laterais - Estas caixas devem ser colocadas ao lado do sofá principal, apontada para eles. As caixas devem estar na altura do ouvido do espectador.
    • Caixas Traseiras - Coloque as caixas traseiras atrás do espectador, voltadas para o centro do sofá. Como todas as outras, instale-as a altura do ouvido.
  2. O receptor pode ficar no seu rack, embaixo da TV ou ao lado dela, numa distância adequada para os cabos. Deixe alguns centímetros de distância nas laterais do receptor, para circular ar.
  3. Depois que as caixas e o receptor estiverem instalados, passe os fios para conectá-los. Deixe uma folga de cada lado para conseguir movimentar e ajustar as caixas.
    • Para caixas de som apoiadas no chão, passe os fios pelo rodapé ou embaixo do tapete. Se necessário, utilize canaletas para passá-los pelas paredes.
    • Para caixas de som embutidas no teto, você vai ter que passar os fios por dentro da parede até o local de cada caixa. Ajuda profissional pode ser necessária para encaixá-las e para passar os fios.
  4. Depois de ter puxado os fios, comece a conectá-los. Algumas caixas de som já vêm com plugue, em outras, você precisará fazer uma conexão direta dos fios. Para isso, você precisará de um alicate para descascá-los.
    • Plugue os cabos às entradas de áudio na parte de trás da caixa. Observe a polaridade das entradas (+ ou -). Muitos alto-falantes seguem um código de cor, sendo preto as conexões positivas (+) e branco, as conexões negativas (-). Fios revestidos têm condutores acobreados no lado positivo (+) e condutores prateados no lado negativo (-).
    • Se as suas caixas não tiverem plugues, você precisará ligar um fio a outro. Confira se você está conectando as caixas certas à entrada correta do receptor.
  5. Para que o som da TV saia no seu home theater, você deve conectar a TV ao receptor. A maneira mais fácil é através de um cabo HDMI, apesar de muitas configurações exigirem cabos óticos para isso.
  6. Dependendo da montagem do seu home theater, você pode conectar outros aparelhos (como aparelhos de DVD, Blu-ray ou video-games) à TV ou ao receptor. Confira o manual do seu home theater para instruções mais detalhadas.
  7. Agora que tudo está conectado, é hora de testar! Muitos receptores e TVs têm testes de som e alguns aparelhos mais modernos trazem calibração automática. Experimente com música e filmes e ajuste os níveis de cada canal, até que você chegue a uma configuração adequada.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Instalando Caixas de Som de Computador

PDF download Baixe em PDF
  1. Você pode escolher entre caixas de som com um alto-falante, dois alto-falantes satélites, um subwoofer ou um sistema surround completo. Configurar caixas de som para computadores é bem mais simples que para home theater, mas sistemas full-surround podem ter muitas peças.
  2. A maioria dos computadores tem entradas de áudio no painel de conexões da placa-mãe, localizada na parte de trás do seu CPU. Se você estiver usando um laptop, pode ser que a sua única entrada de áudio seja a entrada do fone de ouvido. Em alguns modelos, há entradas de áudio na parte de trás do laptop. A localização varia de computador para computador, então confira o manual de instruções se você tiver dificuldade de encontrar as entradas.
    • Se você estiver usando um computador mais velho, você pode precisar instalar uma placa de som para conectar as caixas. Isso geralmente é necessário apenas em computadores que têm mais de 10 anos.
  3. Quase todas as entradas de som de computadores seguem um código de cor. Estas cores ajudam você a determinar o que conectar a cada entrada. Grande parte dos cabos das caixas de som segue esse código.
    • Rosa - Microfone
    • Verde - Caixas Frontais ou Fones de Ouvido
    • Preto - Caixas Traseiras
    • Prata - Caixas Laterais
    • Laranja - Caixas Centrais/Subwoofer
  4. Identifique os cabos dos canais direto e esquerdo. Se você estiver instalando um sistema full-surround, coloque as caixas surround ao lado e atrás da sua cadeira, direcionados para a cadeira. Se você estiver instalando duas caixas, coloque-as ao lado do seu monitor, voltados para você.
  5. Cada modelo de caixa de som tem conexões diferentes. Às vezes, é necessário conectar as caixas satélite ao subwoofer e então conectá-lo ao computador. Em outros sistemas, as caixas são conectadas ao computador diretamente.
  6. Combine as cores dos plugues com as entradas do seu computador. Se a entrada for apertada, você pode precisar girar o plugue para conectá-lo devidamente.
  7. Ligue as caixas de som (se necessário) e deixe-as no volume mínimo, usando o botão de volume. Coloque uma música ou vídeo para tocar em seu computador e vá aumentando o volume devagar. Se as caixas estiverem funcionando, procure por um teste de canais na internet. Assim você poderá ver se o local de cada caixa está adequado. [2]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Instalando Caixas de Som do Carro

PDF download Baixe em PDF
  1. As caixas de som consomem energia e alguns sistemas de som não suportam consumo muito alto. Confira no manual de instruções do seu aparelho a quantidade de caixas de som suportadas e a potência das mesmas. [3]
  2. Algumas caixas de som são desenvolvidas para locais específicos, enquanto outros modelos podem exigir cortes no painel ou instalação de suportes. Leve tudo isso em consideração antes de escolher o modelo de caixa de som.
  3. Isso varia de carro para carro. O local onde você vai instalar as caixas de som também podem exigir ferramentas específicas. De maneira geral, você vai precisar de: [4]
    • Diversos tamanhos e modelos de chaves de fenda: chave Phillips, chave de cabeça chata, chave angular, entre outras.
    • Chave em L Torx
    • Parafusadeira e parafusos
    • Chave em L Allen (hexagonal)
    • Alicate para cortar e descascar fios
    • Arame de solda
    • Alicate de crimpagem
    • Ferramenta para remover o painel
    • Fita isolante
  4. Antes de trabalhar em qualquer parte elétrica do carro, é recomendado desconectar a bateria. Localize a bateria e a chave soquete que se encaixe no terminal da bateria. Desconecte o terminal negativo (preto) e coloque o cabo de lado.
    • Se você não souber como fazer isso, procure instruções detalhadas.
  5. Existem muitos modelos diferentes, cada um com instruções específicas. Para saber como proceder com o seu modelo de caixas de som, olhe o manual do produto ou procure no site do fabricante. Prefira sempre as instruções do fabricante.
  6. O processo varia de modelo para modelo. Algumas são só de encaixe, outras vêm parafusadas. As caixas de som frontais, abaixo do para-brisas, geralmente são parafusadas.
  7. Geralmente, as caixas de som são parafusadas no painel. Remova os parafusos antes de retirar a caixa de som. Cuidado para não romper os fios. Algumas caixas de som são coladas. Para removê-las, pode ser necessário forçá-las, num movimento de alavanca.
    • Desconecte os fios da caixa de som, para removê-la do painel. Você irá conectar outra caixa de som nesse feixe de cabos. Se não houver um conector, corte os fios.
  8. Verifique se sua caixa de som cabe na abertura existente. Se não encaixar, use uma furadeira para abrir o espaço necessário para a caixa de som. Meça o espaço necessário antes de cortar.
  9. A maioria dos alto-falantes encaixa nos conectores dos fios. Se no seu carro não houver um conector, será preciso soldar a caixa de som aos fios existentes. Confira a polaridade dos fios. O terminal positivo (na parte de trás da caixa de som) é geralmente maior que o negativo.
    • Evite usar fita isolante para conectar os fios. Com o tempo, os fios podem se soltar.
  10. Antes de montar a caixa de som, ligue a bateria do carro e teste a caixa de som. Preste atenção se o som não está distorcido e se a caixa responde aos comandos de volume. É bom conferir se as conexões estão corretas antes de terminar a montagem.
  11. Depois de verificar se a caixa de som está funcionando corretamente, termine a instalação, encaixando colchetes e parafusos. Você pode usar um adesivo para mantê-la no lugar. Evite que a caixa fique solta, para não fazer muito barulho com o movimento do carro.
    Publicidade

Dicas

  • Antes de fixá-las, você pode encaixar as caixas de som no lugar para testar.
  • Tente deixar a menor distância entre a caixa e a fonte do som. Distâncias maiores exigem fios mais grossos, que consomem mais potência.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 57 892 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade