PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

O abuso financeiro pode ser alguém pedido dinheiro, presentes, cartão de crédito ou querendo controlar suas contas ou propriedade. É difícil saber como responder aos parentes que pedem ajuda financeira. Ajudar a família parece ser a coisa certa a fazer, e ninguém quer ser aquela pessoa que não ajuda a própria família. Ainda assim, se os pedidos o deixarem desconfortável, converse com seu parente sobre isso. Estabeleça limites claros e faça um compromisso que você possa sustentar, não importa o resultado. Ofereça ajuda em formas que não envolvam dinheiro para mostrar o sem apoio sem misturar as coisas.

Parte 1
Parte 1 de 4:

Conversando com o parente

PDF download Baixe em PDF
  1. Se um membro da família pedir dinheiro, não pegue seu talão de cheque imediatamente. Tire um tempo para avaliar algumas coisas antes de concordar ou discordar em ajudar. Por exemplo, você tem condições de ajudá-lo? Ele já pediu ajuda antes e o pagou de volta sem problemas? A situação poderia ser resolvida se ele simplesmente tivesse os recursos certos (como estabelecer um orçamento, etc.)? O que acontecerá se ele não puder pagá-lo de volta? [1]
    • Às vezes, dizer não a um pedido pode ser difícil, mas pode salvar seu relacionamento de ressentimentos e problemas no futuro, pois o dinheiro pode criar tensões na família.
    • Dizer não às vezes é a melhor forma de ajudar alguém. A ajuda frequente pode acabar reforçando um estilo de vida destrutivo. Se a pessoa tem um histórico de não pagar de volta os empréstimos ou de se aproveitar dos outros financeiramente, é melhor dizer não.
  2. Esse pode ser um assunto um tanto sensível, portanto, tenha cuidado. Só faça perguntas que o informem sobre como você pode ajudá-lo. Não se intrometa nos problemas pessoais dos outros se eles forem irrelevantes à assistência que você pode oferecer. Mostre seu apoio e diga que você quer ajudar, mesmo se não for da forma que o membro da sua família está pedindo. [2]
    • Coloque-se no lugar dele e pense em como seria se você estivesse nessa situação. O que seria mais útil para ele?
    • Diga: “Eu sei que está pedindo isso, mas eu queria ter mais informações. Com o que que gastará esse dinheiro? Você precisará de mais no futuro?”.
  3. Se o seu parente prometer que o pagará de volta, mas tende a não pagar, discuta uma forma de torná-lo responsável. Deixe claro que você está emprestando dinheiro, não dando de graça. Faça um plano de pagamento ou encontre outra forma de responsabilizá-lo. Determine datas específicas para receber o pagamento de volta e assine um documento para deixar claro para vocês dois o que se espera desse acordo.
    • Diga: “Eu quero ajudá-lo. Não posso dar dinheiro, mas posso emprestar. Vamos estabelecer um plano para você me pagar de volta”.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 4:

Respondendo ao parente

PDF download Baixe em PDF
  1. Um parente que pensa que pode depender de você financeiramente pode vir com mais e mais pedidos de ajuda, mesmo se o pedido inicial tenha sido necessário. Estabeleça certos limites se tem receio de que ele está se aproveitando de você ou colocando-o em uma situação desagradável. Seja bem claro em relação à quantidade que está disposto a dar ou a emprestar. Se não se sente confortável em ser um banco ambulante, avise o membro da sua família que está disposto a ajudá-lo uma vez, mas depois disso, ele terá que encontrar outra opção. [3]
    • Diga: “Estou disposto a ajudá-lo; no entanto, não quero que isso aconteça com frequência. Se você precisar de dinheiro no futuro, terá que encontrar em outro lugar”.
  2. O dinheiro é seu, e você é quem decide como gastá-lo. Ainda que o seu parente esteja em uma situação ruim, você tem o direito de dizer não, mesmo se ele pressioná-lo. Não é necessário justificar, apenas diga “não”. Ainda é possível ajudá-lo sem” envolver dinheiro. [4]
    • Diga: “Sei que está procurando uma ajuda financeira, mas não poderei ajudá-lo dessa vez”.
    • Tenha cuidado ao dizer: “Essa é a última vez”. Várias vezes podem ser a "última vez", portanto, seja firme e diga não.
  3. Se disser não e ele pressioná-lo, saiba como responder. Ele pode tentar fazer chantagem emocional ou tirar algo de você (como o acesso aos seus netos). Diga que entende o que ele quer e que ele não precisa pressioná-lo a tomar uma decisão, o que pode acabar causando ressentimentos. Peça para o seu parente não o pressione ou faça chantagem daqui para frente. [5]
    • Você pode dizer: “Eu sei o que quer, e não há necessidade de me pressionar ou de fazer chantagem emocional para me fazer ceder”.
  4. Se você for idoso e alguém estiver tirando vantagem de você, peça ajuda da sua comunidade. Infelizmente, o abuso financeiro aos idosos normalmente vem das pessoas mais próximas, que usam o relacionamento para ter acesso aos seus bens. Filhos e netos podem tirar vantagens de idosos para obter dinheiro. Se suspeitar que alguém esteja fazendo isso com você, peça ajuda da comunidade e encontre apoio local para avaliar a situação.
    • Os membros da família estão entre as pessoas que mais abusam financeiramente da população idosa, mas não são os únicos. Cuidadores (de um asilo, por exemplo), vizinhos ou profissionais (advogados, bancários, consultores financeiros) também podem cometer abuso financeiro.
    • Entre em contato com o serviço de assistência aos idosos da sua área se você suspeitar de abuso financeiro.
    • Se você ou o idoso morarem em um asilo, entre em contato com a diretoria para investigar a situação.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 4:

Criando oportunidades para o parente

PDF download Baixe em PDF
  1. Se estiver emprestando dinheiro e nunca recebe de volta, encontre uma maneira de realizar uma troca. Por exemplo, da próxima vez que ele pedir dinheiro, diga: “Você pode me ajudar a limpar a casa em troca?”. Dessa forma, o dinheiro será conquistado e não apenas dado. [6]
    • Você é quem decide a quantia que está disposto a pagar pela ajuda da pessoa. Se ela encontrar motivos para não ajudá-lo, sinal de que não está disposta a trabalhar pelo dinheiro e que quer depender de você.
  2. Há um ditado que diz: “Dê um peixe a um homem faminto, e você o alimentará por um dia. Ensine-o pescar, e você o alimentará a vida toda”. Ensine algumas técnicas às pessoas que dependem de você frequentemente. Afinal, o que acontecerá com eles se algo acontecer com você? Talvez você ganhe dinheiro porque fez uma aula de administração financeira, tem um emprego estável ou trabalha com um profissional para administrar seu dinheiro. Ofereça ajuda ao seu parente para obter competências semelhantes.
    • Trabalhem juntos para criar um orçamento ou recomende a contratação de um analista financeiro.
  3. Se você tiver condições financeiras, faça um investimento. Ajude-o a receber educação ou a abrir uma empresa. Isso pode ser uma quantia maior do que a que ele pediu, mas considere o investimento como uma forma de proporcionar a ele mais segurança para ganhar dinheiro no futuro. [7]
    • Por exemplo, se ele estiver tendo dificuldades em ganhar dinheiro ensinando yoga, ofereça ajuda para abrir um estúdio de yoga para ele.
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 4:

Ajudando de formas não financeiras

PDF download Baixe em PDF
  1. Em vez de usar a carteira como solução, permita que haja outras formas de ajuda. Por exemplo, se o seu parente estiver desempregado, informe-o sobre agências de empregos temporários que oferecem empregos de acordo com as habilidades do candidato. Outra opção é ajudá-lo a vender coisas na Internet ou procurar empregos no jornal ou on-line. Seu dinheiro não precisa ser a única solução.
    • Você pode dizer: “Vamos olhar as listas na Internet para encontrar um emprego para você”.
    • Outra opção é dizer: “Eu sei que está tendo dificuldade em encontrar um emprego. Quais são os seus interesses e como pode usá-los para encontrar um algo mais estável?”.
  2. Encontre formas de ajudá-lo na carreira ou no emprego. Por exemplo, ofereça para cuidar dos filhos dele para que ele possa ir a entrevistas de emprego ou reuniões no trabalho. Se ele pedir dinheiro para comprar comida, convide-o para almoçar ou jantar na sua casa. Encontre maneiras que não envolvam dinheiro. Assim, você poderá mostrar que se importa e que quer ajudar, mas de formas não financeiras. [8]
    • Diga: “No momento, não posso ajudá-lo financeiramente, mas adoraria oferecer assistência de outras formas. Se precisar de ajuda para ir às entrevistas, posso cuidar dos seus filhos ou oferecer uma carona”.
  3. Dar dinheiro ao membro da sua família pode reforçar a dependência se ele tiver algum problema com álcool, drogas, jogos ou algum outro vício. Se você suspeitar do envolvimento em algum vício, ofereça ajuda de outras formas. Deixe claro que você quer ajudá-lo a superar a dependência e pedir ajuda profissional. Ajude-o a se recuperar nos altos e baixos do problema. [9]
    • Se ele pedir dinheiro, diga que está disposto a fazer isso para ajudar na recuperação dele. Por exemplo, diga que o ajudará a procurar um tratamento ou a visitar um terapeuta. Não dê o dinheiro para o tratamento diretamente a ele. Ofereça ajuda para pagar uma desintoxicação ou reabilitação, enviando pagamentos diretamente para a instituição.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 36 656 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade