Este artigo foi coescrito por Sabrina Grover, LMSW
. Sabrina Grover é Assistente Social formada em Prática Clínica Avançada pela New York University. Sabrina tem experiência de trabalho em centros de reabilitação contra drogas e em escolas, onde adquiriu conhecimento baseado em evidências para atender crianças, adolescentes, adultos e famílias. Sabrina é especialista nas Terapias Dialética, Narrativa e Cognitivo Comportamental. Em especial, é especialista no tratamento de clientes com problemas envolvendo luto, traumas complexos, dificuldades interpessoais, conflitos familiares, ansiedade e depressão. Busca oferecer um ambiente de apoio a quem deseja se superar e trabalha com um ambiente inclusivo e sem juízos de valor.
Há 7 referências
neste artigo. Você pode encontrá-las ao final da página.
Este artigo foi visualizado 1 659 vezes.
Está sempre cansado depois de falar com o seu colega de quarto? Colegas de quarto, de apartamento ou de república podem ser difíceis de lidar. Alguns são arrogantes, manipuladores, dramáticos ou sem consideração, o que não são bons traços de personalidade em ninguém. A boa notícia é que definindo limites e expectativas, você pode cortar o comportamento tóxico do seu colega pela raiz. Veja este artigo para aprender a lidar com seu colega de quarto e torne seu apartamento ou república um ambiente tranquilo de novo.
Passos
-
Ter um acordo por escrito evitará vários conflitos. Se você e seu colega de quarto estiverem discutindo sobre a divisão das tarefas domésticas, sentem-se e cheguem a um acordo juntos. Conversem sobre a limpeza, visitas e um horário razoável para não fazer mais barulho, para que vocês possam dormir. [1] X Fonte de pesquisa
- Ouça o que seu colega tem a dizer sobre o acordo também. Entre na conversa de coração aberto e procure ouvir sem julgar.
- Assim que escreverem as regras do acordo, coloque-as em uma área comum para que os dois possam vê-las sempre que quiserem. Lembre-se, no entanto, que seria difícil fazer do documento uma batalha jurídica.
Publicidade
-
Não aceite manipulações e se imponha. Quando se tem um colega de quarto tóxico, ele pode tentar manipular você para que faça as tarefas dele ou deixe o mau comportamento dele passar em branco. Deixe claro que você não aturará nada do tipo ao estabelecer seus limites de forma clara. [2] X Fonte de pesquisa
- “A partir de agora, eu não vou mais ajudar você com as suas tarefas. Tenho muita coisa da faculdade para fazer e tenho as minhas tarefas também.”
- “Eu gostaria que você não ficasse falando mal de mim para os seus amigos. Não gostei nada de ficar sabendo sobre as coisas que você falou. Se tiver algum problema comigo, fale comigo.”
-
Ir empurrando com a barriga só deixará as coisas cada vez piores. Mesmo que pareça mais fácil deixar para lá, a longo prazo, será melhor para você resolver os conflitos diretamente com seu colega de quarto. Se ele não estiver cumprindo o que prometeu, vá conversar com ele sobre o que está acontecendo. [3] X Fonte de pesquisa
- “Podemos conversar por um instante? Tem uma louça suja na pia que já está lá há uns dias. Só queria saber se você vai poder lavá-la hoje.”
- “Podemos definir um horário para parar de fazer barulho à noite? Estou com dificuldade de pegar no sono, principalmente quando você traz muita gente para cá.”
Publicidade
-
Seu colega de quarto pode ficar mais disposto a mudar se você tiver uma solução para dar. Quando for falar sobre um problema com ele, não fale como se a culpa fosse toda dele e quisesse atacá-lo. Prefira pensar em uma solução antes da conversa e deixe-o falar o que acha. Gente tóxica costuma ser mais receptiva quando acha que você só está conversando, e não atacando. [4] X Fonte de pesquisa
- “Acho que seria uma boa ideia se a gente avisasse um ao outro antes da dar uma festa. Assim, teremos como nos preparar para não ter problemas.”
- “E se a gente fizesse uma tabela de tarefas? Com certeza me ajudaria a ficar a par das de tudo que tenho que fazer.”
-
A empatia pode tornar a convivência de vocês um pouco mais fácil. Mesmo que o comportamento tóxico do seu colega de quarto seja irritante, ele provavelmente não está fazendo nada de propósito. Às vezes, pessoas tóxicas não sabem se expressar. [5] X Fonte de pesquisa
- Se ele sempre age de forma passivo-agressiva, pode não saber como falar das coisas que o estão incomodando de outra forma.
- Se ele sempre faz fofoca, pode se sentir inseguro consigo mesmo ou ter inveja de outras pessoas.
- Entenda também que os problemas do seu colega são dele, e não seus. Quanto mais energia você dedicar para o seu próprio bem-estar, melhor.
Publicidade
-
Chamar a atenção dele pode fazê-lo parar antes mesmo de começar. Muita gente continua agindo de forma tóxica porque ninguém os expõe. Se o seu colega de quarto fizer ou disser algo que lhe incomoda, diga com calma e firmeza que ele não deve fazer isso. Tenha a conversa a sós para que ele não se sinta atacado e não volte atrás mesmo se ele der desculpas ou tentar começar uma briga. [6] X Fonte de pesquisa
- Se ele fizer drama por algo pequeno: “Não acha que está exagerando? Você fez praticamente a mesma coisa semana passada e eu não gritei com você por causa disso.”
- Se ele tiver um comportamento passivo-agressivo: “Você está incomodado com alguma coisa? Dá para ver que você está chateado, porque não está falando comigo. Por que a gente não conversa sobre isso?”
- Se ele fala de você pelas costas: “Se tiver um problema comigo, adoraria que a gente pudesse resolvê-lo juntos. Ouvir outras pessoas falando dos nossos problemas não é nada legal.”
-
O reforço positivo ajudará seu colega de quarto a continuar com o bom comportamento. Se você notar que ele está tentando ser uma pessoa mais fácil de conviver, agradeça para que ele saiba que você notou. Não precisa exagerar (ou parecerá sarcasmo). Um simples “Obrigado” já o estimulará a continuar. [7] X Fonte de pesquisa
- “Valeu por lavar a louça. A cozinha está um brinco!”
- “Valeu por usar fones para ouvir música ontem à noite. Eu dormi muito bem.”
Publicidade
-
Deixe claro para o seu colega de quarto que você não quer falar mal dos outros. Pode ser muito cansativo chegar em casa depois de um longo dia e ter que ouvi-lo tagarelar fofocas e fazer comentários maldosos. Não reaja para ele perceber que você não está interessado em ouvir reclamações o tempo todo. [8] X Fonte de pesquisa
- Se ele não entender a deixa, diga algo como “Desculpa te interromper, mas estou com a agenda cheia amanhã e preciso ir dormir”.
- Se ele faz fofoca sobre você, procure se cercar de bons amigos. Eles podem ajudar você a esclarecer rumores e provar que seu colega de quarto não está falando a verdade.
-
Infelizmente, fofoca só piora as coisas. Mesmo que você tenha vontade de desabafar sobre ele para os seus amigos ou nas redes sociais, evite. Geralmente, ele ficará sabendo, o que acabará com qualquer chance de vocês terem um bom relacionamento. [9] X Fonte de pesquisa
- Além disso, você não quer virar o sujo falando do mal-lavado, não é? Se você pede para ele não falar de você para os outros, faça o mesmo por ele.
Publicidade
-
Encontre um lugar para relaxar se sua casa não está com um clima tão bom. Ter problemas com seu colega de quarto pode causar muito estresse e, por isso, ficar em casa não será mais tão confortável. Saia com seus amigos ou vá até uma biblioteca se precisar de um pouco de paz e silêncio. [10] X Fonte de pesquisa
- Se você namora, passe algumas noites por semana na casa do seu parceiro, se ele concordar.
- Talvez seja a hora de procurar outro lugar para morar. Conviver com uma pessoa tóxica é cansativo e você merece se sentir tranquilo na sua própria casa.
-
Os fones de ouvido o ajudarão a se afastar dos hábitos irritantes do seu colega de quarto. Se ele não para de ouvir música alta ou de fazer barulho na cozinha, um fone assim pode ser sua melhor opção. Compre um de boa qualidade parar usar quando precisar de um tempo sozinho em silêncio. [11] X Fonte de pesquisa
- Se estiver com dificuldade de dormir, compre tampões de ouvido também.
Publicidade
Avisos
- Se o seu colega de quarto começar a praticar abusos físicos ou psicológicos com você, comece a procurar outros lugares para morar. Se sentir que está correndo perigo, alerte a polícia imediatamente.
WikiHows Relacionados
Referências
- ↑ https://www.umass.edu/living/sites/default/files/documents/roommate_brochure_2011.pdf
- ↑ https://mhanational.org/how-deal-roommate-problems
- ↑ https://rde.stanford.edu/studenthousing/living-roommate
- ↑ https://mhanational.org/how-deal-roommate-problems
- ↑ https://www.umass.edu/living/sites/default/files/documents/roommate_brochure_2011.pdf
- ↑ https://au.reachout.com/articles/dealing-with-a-toxic-friendship
- ↑ https://rde.stanford.edu/studenthousing/living-roommate
- ↑ https://au.reachout.com/articles/dealing-with-a-toxic-friendship
- ↑ https://mhanational.org/how-deal-roommate-problems
Sobre este guia wikiHow
Este artigo foi útil?
Artigos Relacionados
Inscreva-se na Newsletter Gratuita do wikiHow!
Receba tutoriais úteis em seu email semanalmente!
Inscreva-me!