Baixe em PDF Baixe em PDF

Superar as mentiras de um namorado pode ser bastante difícil. Muitos relacionamentos sofrem com mentiras brancas ou verdades exageradas no início, quando ambos os parceiros estão tentando impressionar um ao outro. Porém, se seu namorado estiver mentindo de forma consistente, você precisará identificar quando ele mente, pensar no que o motiva a mentir e responder às mentiras dele de forma clara e honesta. Caso ele continue mentindo mesmo depois de ser confrontado, você precisará considerar se esse relacionamento sofre com problemas mais graves do que algumas mentirinhas inofensivas. [1]

Parte 1
Parte 1 de 2:

Identificando quando ele conta uma mentira

Baixe em PDF
  1. De acordo com especialistas comportamentais, as pessoas tendem a apresentar alguns sinais de linguagem corporal quando estão mentindo. Observe esses sinais para determinar se seu namorado está contando uma mentira. Por exemplo: [2]
    • Talvez o nariz do seu namorado fique vermelho e ele o coce várias vezes. Isso é conhecido como "Efeito Pinóquio", porque a mentira faz com que as células do corpo liberem histamina, que podem fazer com que o nariz coce ou fique inchado.
    • Ele também poderá apresentar sinais de negação, como cobrir a boca e esfregar ou colocar as mãos nos olhos, no nariz ou nas orelhas. Além disso, talvez ele evite fazer contato visual ou desvie o corpo ou a cabeça para outra direção, enquanto fala com você.
  2. Você poderá notar alterações no tom de voz natural do seu namorado quando ele estiver contando uma mentira. Ele também poderá gaguejar, fazer longas pausas ou usar entonações incomuns. Se ele apresentar mudanças repentinas nos padrões de fala quando estiver discutindo um determinado assunto, pessoa ou situação, talvez esteja mentindo para você. [3]
  3. Observe a linguagem e o vocabulário usados por ele, seu namorado também poderá sofrer do Efeito Pinóquio ao escolher as palavras. Muitas vezes as pessoas mentirosas tendem a usar muito mais palavras do que o normal porque estão tentando encobrir alguma coisa ou desviar a atenção da mentira. [4]
    • De acordo com um estudo realizado pela Harvard Business School, nos Estados Unidos, as pessoas mentirosas tendem a usar mais palavrões porque se concentram tanto na mentira que acabam esquecendo-se de usar uma linguagem apropriada. [5]
    • Seu namorado também poderá falar em terceira pessoa quando estiver mentindo, para distanciar-se da mentira, ou tentar mudar de assunto rapidamente assim que contar uma mentira, evitando chamar atenção para o que acabou de dizer.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Respondendo às mentiras

Baixe em PDF
  1. Caso pegue seu namorado em uma mentira, você não poderá simplesmente exigir que ele passe a falar apenas a verdade, porque não tem controle sobre as vontades dele ou sobre sua capacidade de mentir. No entanto, você poderá controlar se ele conseguirá ou não se safar com a mentira. Confrontá-lo com calma e clareza garantirá que você mantenha controle sobre a conversa. [6]
    • Em vez de dizer: "Eu sei que você está mentindo" ou "Você é um mentiroso", dê uma oportunidade para que ele seja sincero. Diga: "Eu acho que você está preocupado com alguma coisa ou que existe algo que não queira me contar. Acredito que esta seja a hora para colocarmos esse problema na mesa e lidarmos juntos com a situação".
    • Isso mostrará ao seu namorado que você deseja que ambos sejam sinceros e abertos um com o outro, e que não está tentando acusá-lo de mentiroso. Em vez disso, está permitindo que ele faça a coisa certa e diga a verdade.
  2. Embora possam mentir por diversos motivos diferentes, as pessoas costumam mentir para esconder algo de outra pessoa, para magoar alguém ou para parecer melhor do que realmente são. Considerar a razão pela qual seu namorado não está dizendo a verdade poderá ser útil. [7]
    • Se ele estiver mentindo para esconder alguma coisa de você, aborde a mentira como uma forma de revelar alguma verdade que ele esteja escondendo. Se vocês começaram a namorar sério há pouco tempo, talvez ele minta para parecer mais interessante e mais digno de atenção.
    • No entanto, se você suspeita que seu namorado esteja mentindo para magoá-la, considere se essas mentiras indicam a existência de outros problemas no relacionamento que precisem ser abordados.
  3. Caso tenha acabado de pegar seu namorado em uma mentira ou observe sinais de que ele não esteja falando a verdade, pense no assunto sobre o qual vocês estavam conversando e no que pode ter desencadeado a mentira ou a motivação para mentir. Talvez vocês estivessem falando sobre um evento para o qual deveriam ir justos, mas do qual ele desistiu no último minuto, ou sobre uma colega de trabalho dele. [8]
    • Pensar no contexto da mentira também poderá ajudá-la a determinar por que ele sentiu a necessidade de mentir. Dessa forma, quando confrontá-lo, você poderá explicar por que acredita que ele não esteja falando a verdade e ser sincera e aberta em relação ao que estiver sentindo.
  4. Deixe que ele forneça razões para as mentiras, mas tome muito cuidado com as desculpas. Talvez ele tenha se sentido pressionado para mentir a respeito de um determinado comportamento porque sabia que você não o aprovaria ou ficaria chateada caso o descobrisse. Ele também pode ter escondido um vício ou problema pessoal porque não queria que você soubesse o que estava acontecendo. Concentre-se nas formas como vocês podem trabalhar juntos para ajudá-lo a lidar com a questão ou problema e para fazer com que ele não tenha mais a necessidade de mentir.
    • Se seu namorado estiver mentindo por causa de um vício ou problema pessoal, sugira que busque ajuda com os Alcoólicos Anônimos ou com algum grupo de aconselhamento para abuso de substâncias, ou que considere consultar um terapeuta para falar sobre o problema. Dessa forma, ele terá outros meios para trabalhar com os próprios problemas pessoais, sem precisar mentir para você ou para qualquer outra pessoa.
      • "João, eu odeio mentiras, mas entendo o porquê de você ter mentido e quero ajudá-lo a resolver esse problema — estou aqui pra isso."
  5. Após dar uma oportunidade para seu namorado falar a verdade, dê tempo para ele pensar no que dizer. Se ele admitir que mentiu para você e contar por que mentiu, diga que não acha certo ser enganada. Isso mostrará que você está desconfortável e infeliz com o comportamento dele e que espera que o problema não se repita. [9]
    • Se estiver preparada para perdoá-lo e seguir em frente, deixe claro que não tolerará desonestidade no futuro: "Danilo, eu me importo muito com você. Que bom que conseguimos conversar sobre isso e esclarecer tudo. Só que é o seguinte: pro relacionamento dar certo, eu preciso confiar em você."
      • "Carlos, fico chateada com a mentira. Só que eu te amo e quero resolver tudo isso com você. Da próxima vez, vem se abrir comigo. Eu estou aqui pra ajudar."
  6. Após conversar com a pessoa amada a respeito do problema, dê um passo atrás e analise o relacionamento. Se ela mentir regularmente, mesmo que ofereça bons motivos para não falar a verdade, você precisará considerar se esse é um sinal de problemas mais graves no relacionamento. [10]
    • Faça algumas perguntas para si mesma, como: seu namorado mente várias vezes? Você tem dificuldade para confiar nele? Você já o confrontou sobre as mentiras no passado e não viu nenhuma mudança no comportamento dele? Caso responda "sim" para todas essas perguntas, talvez as mentiras do seu namorado sejam parte de um padrão destrutivo do relacionamento, e é importante refletir se vale a pena ser consistentemente enganada pela pessoa amada.
    • Mentiras frequentes e consistentes podem indicar desordens de personalidade, que não mudam com simples conversas. Se for o caso, pense bem se quer seguir nesse relacionamento.
  7. Se você já reclamou de certo comportamento do seu namorado no passado, talvez se sinta parcialmente culpada por que ele passou a encobrir determinado hábito ou comportamento. No entanto, é importante lembrar que você não tem culpa pelas mentiras dele, já que apenas seu namorado pode ser responsável pelo próprio comportamento. Para sermos adultos e mantermos relacionamentos maduros, precisamos estar dispostos a assumir a responsabilidade por nossas próprias ações. A pessoa amada deverá assumir a culpa pelas mentiras que conta e você não deve se sentir responsável pelas escolhas dela.
    • Ninguém é "obrigado" a mentir, as pessoas fazem essa escolha e devem ser responsáveis por ela, portanto tenha isso em mente ao tentar lidar com as mentiras de seu namorado.
  8. Deixar mentiras no passado pode ser bem difícil a depender da gravidade dos fatos e das motivações, mas o tempo e a paciência curam tudo. É difícil construir confiança, quem dirá reconstruir: porém, com transparência e comunicação, isso é algo que se resolve. O relacionamento pode, inclusive, ficar ainda mais forte depois de tudo.
    • Para que você supere as mentiras, seu namorado precisa se arrepender genuinamente do que fez e se esforçar para modificar o próprio comportamento, passando a prezar pela transparência.
      • Dependendo do tipo de mentira, você pode estabelecer algumas regras para reconquistar a confiança. Por exemplo, você talvez precise ter acesso ao celular e às redes sociais do seu namorado por um tempo. Talvez você queira que ele esteja em casa em determinado horário todos os dias.
      • Com o tempo, sua capacidade de confiar no namorado nas pequenas coisas (como no cumprimento de promessas) a ajudará a confiar nele nos momentos realmente importantes.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 182 051 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade