PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Ter uma boa conversa pelo telefone com a namorada pode ser assustador, principalmente quando não se tem tal hábito. Saber como responder sem se basear nas expressões faciais e corporais, ou pensar em assuntos para falar quando parece que não há muito o que dizer é um desafio, mas não precisa ser um martírio e, com um pouco de informação e boa vontade, talvez você passe até a gostar da experiência.

O que você precisa saber

  • Faça perguntas abertas, como "O que aconteceu de interessante com você hoje?".
  • Converse sobre coisas que ambos gostam, como músicas, amigos em comum ou planos que vocês têm.
  • Escute ativamente para entender como ela se sente. Tenha empatia e responda sem julgar sua namorada para demonstrar que você se importa com os sentimentos dela.
  • Apoie-a conversando sobre a rotina dela. Valide os sentimentos dela sem dar conselhos.
Método 1
Método 1 de 3:

Assuntos para conversar

PDF download Baixe em PDF
  1. Esta é a parte mais importante de qualquer conversa , com sua namorada, avô ou vizinho. As pessoas gostam de falar sobre si mesmas, isso é natural e, uma vez que você abrir a porta do bate-papo, todo mundo vai querer entrar. [1] Tente fazer mais perguntas abertas e evite as perguntas cuja resposta seja “sim” ou “não”. A ideia é indagar coisas que naturalmente levarão a uma conversa, não entrevistá-la.
    • Pergunte como foi o dia dela. Este é um bom (e óbvio) lugar para começar. Entretanto, perguntar simplesmente “Como foi seu dia?” a fará responder “Bom, obrigada” e isso não levará a lugar algum. Em vez disso, tente algo um pouco mais direcionado, como “Você fez alguma coisa de interessante hoje?” ou “Você conseguiu chegar no trabalho antes da tempestade hoje de manhã?”. Mesmo que o resultado não seja um papo fascinante, deixará ambos mais propensos a conversar.
    • Faça perguntas sobre interesses e pessoas em comum. Este é um ótimo jeito de iniciar um assunto do qual ambos possam falar e ainda é uma pergunta. Indague se ela gostou do último episódio de uma série que vocês dois assistam, se ela viu aquela entrevista com aquele escritor que vocês conhecem, ou se ela tem notícias de seu amigo Fulano.
    • Peça ajuda ou conselhos. É importante oferecer um ombro amigo para ela quando precisar, mas se parecer que você nunca precisa de um apoio também, ela pode começar a se sentir como um peso. Ninguém quer namorar com um robô insensível e autossuficiente. Não invente problemas se não houver nenhum, mas se estiver enfrentando uma situação difícil em qualquer âmbito da vida, não tenha medo de parecer vulnerável e peça apoio.
    • Pergunte o que ela queria ser quando crescesse quando tinha sete anos. É uma pergunta inusitada que mostrará que você quer saber mais sobre ela, além de dar a você uma nova perspectiva de quem ela é. [2]
  2. Quando algo particularmente interessante ou engraçado acontecer no seu dia, conte para ela. Pode ser fácil falar só das situações frustrantes e dificuldades, portanto adicione uma colher de sopa cheia de bom humor à conversa.
  3. Discutam ideias do que fazer essa semana. Caso já tenham planos, diga como está ansioso para ir àquele show, ou diga que leu uma matéria sobre a peça que vão assistir. Isso a animará também e ela sentirá que é parte importante de sua vida.
  4. Você não deve monopolizar o papo, mas é desagradável conversar com alguém que não tem nenhuma ambição. Fale sobre seus sonhos e planos.
  5. A fofoca pode fazer parte da conversa, contanto que os assuntos mais sórdidos e pessoais das pessoas sejam poupados. A partir deste ponto, a fofoquinha pode ser um assunto se não tiverem mais nada para falar. Acredite, quase ninguém resiste. [3]
  6. Incentivá-la a falar mais sobre algo que ela acabou de mencionar mostrará que você está interessado. Além disso, se vocês demorarem mais neste tema, você não precisará inventar um tema novo imediatamente.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Escutar com empatia

PDF download Baixe em PDF
  1. Escutar com empatia, também conhecido por “escutar ativamente” ou “escutar com reflexão”, trata de uma maneira de falar e escutar que busque o entendimento mútuo acima de tudo. Esta é provavelmente a habilidade de conversação mais importante que alguém pode ter; além de fazer com que a conversa com sua namorada flua com mais facilidade e naturalidade, também a fará sentir que é ouvida, aumentando a confiança e aproximando vocês. [4]
  2. Em um relacionamento saudável, deve haver espaço para os dois falarem. Assim, haverá momentos em que um precisará de mais atenção do que o outro — um ouvinte empático não terá problemas em deixar que a pessoa domine a conversa com suas necessidades, sem interferência do próprio ego.
  3. Isso não pode ser fingido, portanto não tente. Pode ser fácil se perder tentando pensar em coisas para dizer e aí, perde-se o que a pessoa falou. Isso é o cúmulo da falta de empatia. Deixe ela falar o que precisa e ouça sem interrompê-la.
  4. Coisas simples como dizer “Isso é terrível, eu sei o quanto você amava seu cachorro” fazem toda a diferença. Ela saberá que você está escutando e que se importa ao mesmo tempo em que terá mais espaço para se abrir.
  5. Quando ela acabar de contar uma história sobre a briga que teve com uma amiga, evite dizer “Sua amiga é uma idiota e não gosta de você de verdade”. Essa resposta pode até parecer uma réplica de apoio, mas ela gosta da amiga e seu comentário irrefletido soará mal. Tente dizer algo mais parecido com “Nossa, mas que comentário desrespeitoso para se fazer!”; isso validará o sentimento de sua namorada, sem acusar ninguém e sem oferecer conselhos que ela não pediu.
  6. Use frases como “Como assim? Me explica melhor” ou “Nossa, que interessante/horrível, o que aconteceu depois?” ou “O que você disse para ela? O que aconteceu depois?” para encorajá-la.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Dê apoio

PDF download Baixe em PDF
  1. Fazê-lo mostrará que você realmente presta atenção às conversas que têm e que se importa com a vida dela. Tente perguntar coisas como “Seu chefe tratou você melhor hoje?” ou “Como está sua mãe, melhorou?” e “Já acabou aquele livro que estava curtindo? Como foi o final?” [5]
  2. A maioria dos homens acha que, se estão contando um problema para ele, é porque precisam de uma solução; as mulheres, ao contrário, preferem simpatia e validação em vez de sugestões práticas. Quando sua namorada disser que está lidando com uma situação problemática, seu primeiro instinto pode ser ajudar a resolvê-la, mas evite fazer isso. Há uma grande chance de ela querer desabafar e só. Quando ela quiser soluções, pedirá ajuda. Até lá, lembre-se que ela só quer conversar e se sentir compreendida. [6] [7]
  3. É claro que isso não é apropriado sempre, mas falar de coisas similares pelas quais passou vez por outra pode ajudá-la a sentir que não é a única nessa situação. No entanto, cuidado para não exagerar e acabar dominando a conversa.
  4. Nunca diga coisas como “Você está exagerando”, “Você está fazendo drama” ou “Você está fazendo uma tempestade num copo d'água”. Você pode achar que a resposta emocional dela é desproporcional, mas ela continuará se sentindo assim. Não minimize as emoções dela nem espere racionalidade: pessoas aborrecidas não costumam ser racionais. Você deve ser tratado com respeito, mas não diga que ela está sendo vitimista nem sugira que ela deveria tentar uma abordagem mais prática. Mais tarde vocês pensam nisso: agora você só precisa escutá-la. [8]
    Publicidade

Dicas

  • Ela deve se importar com seus sentimentos também. Lembre-se: a responsabilidade sobre a conversa não é só sua, nem a de oferecer um ombro amigo. Ela deve empregar o mesmo esforço que você; caso contrário, fale sobre isso com ela de uma maneira não acusatória. Use frases com “Eu” e foque em como ela reage. Tente dizer “Às vezes parece que só eu tenho obrigação de fazer a conversa acontecer. Você se sente assim também?” ou “Eu sinto que venho fazendo um tremendo esforço para estar sempre disponível emocionalmente, mas você se importa se eu me abrir desta vez? Eu preciso falar.” Caso ela não esteja disposta a conversar sobre os seus problemas, pode ser hora de começar a pensar se esta é uma relação saudável.
  • Pense em outros meios de comunicação. Algumas pessoas ficam nervosas falando ao telefone. Se este é seu caso, ou o caso dela, sugira delicadamente que usem um programa de bate-papo com vídeo como o Skype, ou SMS, ou qualquer coisa que os deixe à vontade. Deixe claro que você não quer deixar de falar com ela, mas que acha melhor ser em outro formato.
  • Evite as conversas eternas. Quando um de vocês estiver aborrecido ou passando por um problema, podem precisar conversar por mais tempo, mas no geral tente encerrar o papo enquanto ainda está agradável. Não espere até que nenhum dos dois tenha mais nada para falar, para que não caiam na situação do silêncio desconfortável e precisem de uma desculpa para desligar. Lembre-se, vocês precisam ter assunto quando se encontrarem pessoalmente.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 612 878 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade