Baixe em PDF Baixe em PDF

Memorizar a Palavra de Deus tem uma série de benefícios. O principal deles é que, sempre que estiver passando por maus bocados, você pode recorrer a algo que o Senhor disse por meio da Bíblia. Além do mais, essa memorização é também um mandamento bíblico e aparece nada menos que dezessete vezes no Livro Sagrado. Comece a seguir as dicas abaixo e veja o que entra na sua cabeça!

  1. Você precisa de um lugar tranquilo e onde ninguém vá interromper o seu estudo, como o seu quarto. Sente-se em uma cadeira confortável, desligue qualquer música que esteja tocando e coloque o celular no silencioso. É hora de se concentrar.
  2. Você pode até orar com frequência, mas só vai saber o quanto Deus opera na sua vida se começar a conversar com Ele no dia a dia. Crie esse diálogo e peça ajuda para entender tudo o que acontece ao seu redor. [1]
  3. [2] Diga a referência do versículo em voz alta (como "João 3:16", por exemplo) duas vezes: uma antes e outra depois de ler. Você vai conseguir memorizar melhor esses detalhes.
  4. [3] Varie na velocidade dessa repetição, mas tente sempre pronunciar cada palavra com clareza.
  5. Por exemplo: se você quiser memorizar João 3:16, "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna", as palavras mais importantes são "Deus", "amou", "Filho", "todo", "crê", "pereça", "vida" e "eterna". Na sequência, tente recitar o trecho completo. [4]
  6. [5] Escreva o versículo que você quer memorizar em um quadro branco pequeno ou grande. Leia-o algumas vezes e, depois, apague duas palavras de cada vez. Continue repetindo o exercício até não restar nada escrito. Se você conseguir recitar o versículo completo, parabéns!
  7. Recite versículos a qualquer momento, seja de cabeça ou em voz alta: na fila do supermercado, na hora de passear com o cachorro etc. Treine até com os seus amigos e familiares (se eles deixarem, claro)!
  8. Distribua essas folhas nos lugares da casa por onde você mais circula, como a parede do seu quarto, o espelho do banheiro etc.
  9. Os principais exemplos são João 14:26, 1 João 2:20, 1 Coríntios 1:5, Provérbios 10:7, 1 Coríntios 2:16, Hebreus 8:10 e Salmos 19.
    Publicidade

Dicas

  • Vários trechos da Bíblia dizem que Deus vai dar o conhecimento necessário (no caso, o poder da memorização) àqueles que acreditarem e seguirem o caminho de Jesus. Os principais exemplos são João 14:26, Isaías 11:2, 1 João 2:20, 1 Coríntios 1:5, 1 Coríntios 2:16, Salvos 119:99-100 e 1 João 2:27. Experimente lê-los e veja se eles geram resultados!
  • Busque brincadeiras de memorização na internet e em livros de estudo bíblico.
  • Cada vez que você ler um versículo de cabeça, repita-o em voz alta cinco vezes.
  • Lembre-se de que o que mais importa para Deus não é a memorização, e sim a obediência à Sua palavra.
  • Estudiosos acreditam que uma pessoa precisa ler um versículo em voz alta cem vezes para memorizar o seu conteúdo de fato.
  • Não tenha pressa para recitar nenhum versículo. Pense sempre na clareza.
  • Transforme os versículos em músicas e cante por aí!
  • Se você tem talento para a música, que tal começar a cantar no coral ou na banda da sua igreja?
  • Crie o hábito de estudar um pouco da Bíblia todos os dias.
  • Isso também vale para aplicativos de celular: tente encontrar algum que tenha a ver com a Bíblia e baixe para o seu smartphone.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Bíblia Sagrada.
  • Canetinhas coloridas (opcional).
  • Folhas de papel (opcional).
  • Quadro branco (opcional).

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 123 691 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade