Baixe em PDF Baixe em PDF

Você está com dificuldade para mudar a escala do eixo horizontal (X) no Excel? Bem-vindo ao clube! Caso as opções de alteração dos intervalos não estejam aparecendo — ou não dê para personalizar a escala de jeito nenhum —, talvez seja necessário trocar o modelo por uma versão que tenha suporte ao processo. De todo modo, leia este artigo para entender o passo a passo quando o eixo X incluir datas, texto e valores numéricos!

Método 1
Método 1 de 2:

Escalando dados e texto no eixo X

Baixe em PDF
  1. Na maioria dos gráficos, o eixo X traz categorias/rótulos de texto (incluindo datas). [1] Comece clicando no meio do gráfico para exibir os menus Design do Gráfico e Formatar no topo do Excel.
    • Se você estiver usando o Excel no Mac, clique no menu Exibir e em Layout de Impressão primeiro.
    • Se seu eixo X contiver números que não sejam datas (se você estiver usando um gráfico de dispersão ou barra, por exemplo), pule para o próximo método. Nesse caso, você vai até ter mais opções de escalar!
  2. Ele fica no topo do Excel.
  3. O menu fica no canto superior esquerdo do Excel.
  4. Uma dessas duas opções vai aparecer debaixo do menu suspenso, no canto superior esquerdo.
  5. Selecione Eixo de Texto se os valores do eixo X não forem datas. Caso sejam, selecione Eixo de Data .
  6. Informe a data em que o eixo X tem que começar no campo "Mínimo"; depois, ponha a data final no campo "Máximo".
  7. Na seção "Unidades", você pode controlar o intervalo digitando um número do menu "Maior" e escolher a duração entre Dias , Meses e Anos . O menu "Menor", por sua vez, traz marcas mais finas.
    • Por exemplo: se você quiser mostrar uma marca mais grossa a cada 30 dias e outra, menor, a cada cinco, digite "30" no campo "Maior" e "5" em "Menor". Depois, escolha Dias para ambos.
    • Se você estiver mexendo com datas, pode configurar o eixo Y para se cruzar com o X entre elas, em uma data específica ou na data mínima (a última).
    • Se estiver mexendo com categorias de texto, você pode configurar o eixo Y para se cruzar com o X em um número de categoria em particular, na categoria máxima (a última) ou deixar "Automático" selecionado e fazer os ajustes necessários.
  8. Caso você queira alterar a ordem dos valores do eixo X, marque o campo ao lado de "Datas/categorias em ordem inversa". Ele fica debaixo da seção "Posição no Eixo".
  9. Expanda a seção "Marcas" e personalize:
    • Datas: você pode ajustar a posição das marcas maior e menor — ou optar por deixar uma delas de fora.
    • Texto: insira um valor em "Intervalo entre marcas" para personalizar esses intervalos; depois, use os menus "Maior" e "Menor" para ajustar a posição das marcas maior e menor.
  10. Expanda o menu "Rótulos" para ver opções de rótulos para o eixo X.
    • Datas: você pode personalizar a disposição de datas usando o menu "Posições de Rótulo".
    • Texto: você pode especificar o intervalo entre rótulos clicando em Especificar unidade de intervalo e inserindo um número. Também dá para personalizar a distância entre o rótulo e o eixo, assim como a posição do rótulo.
  11. O gráfico vai ativar automaticamente o formato de número que você usou nos dados. Se algo não estiver certo, use as opções na seção "Número", no rodapé, para escolher outra opção.
    • Você pode ainda usar os ícones no topo do painel "Formatar Eixo" para personalizar outros detalhes do eixo X, como o alinhamento e preenchimento.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Escalando números no eixo X

Baixe em PDF
  1. Caso você queira ajustar a escala de um intervalo de números no eixo X, comece determinando se o gráfico atual é ideal para exibir e comparar valores numéricos.
    • Gráficos de dispersão e gráficos de barra permitem o escalamento de números no eixo X. outros tipos reservam esse eixo para categorias, não valores. [2]
    • Gráficos de dispersão costumam ser ideais, principalmente quando há muitos pontos numéricos no eixo X.
    • Para alterar o tipo de gráfico, clique nele com o botão direito do mouse e selecione Alterar Tipo de Gráfico . Em seguida, escolha X Y (dispersão) ou Barra no painel à esquerda.
      • Esses dois tipos de gráfico têm vários estilos. Você só precisa usar os ícones que ficam no topo da janela para ver todas as opções.
  2. O Excel vai abrir os menus Design do Gráfico e Formatar no topo da janela.
    • No Mac, você tem que clicar no menu Exibir e alterar para Layout de Impressão antes.
  3. Ele fica no topo do Excel.
  4. Uma dessas duas opções vai aparecer debaixo do menu suspenso, no canto superior esquerdo do Excel.
    • Eixo Horizontal (Valor) só aparece com gráficos de dispersão e barra. Se você estiver usando outro tipo, a opção vai se chamar Eixo Horizontal (Categoria) . Nesse caso, não dá para escalar o eixo da categoria como o de valor.
  5. Digite o número em que o eixo X tem que começar no campo "Mínimo"; depois, digite o número final da escala no campo "Máximo". [3]
    • Se você quiser inverter a ordem, role a tela para baixo e marque o campo ao lado de "Valores em ordem inversa".
    • Caso você marque o campo ao lado de "Escala Logarítmica", cada valor do eixo X vai ser multiplicado pelo valor inserido no campo "Base".
  6. Você pode configurar os intervalos entre as marcas inserindo valores nos campos "Maior" e "Menor".
    • Por exemplo: se você quiser uma marca maior a cada 100 vendas e outra menor a cada 50, digite "100" no campo "Maior" e "50" em "Menor".
    • Para alterar a orientação das marcas, use as opções na seção "Marcas" um pouco abaixo.
  7. O gráfico vai ativar automaticamente o formato de número que você usou nos dados. Se algo não estiver certo, use as opções na seção "Número", no rodapé, para escolher outra opção.
    • Você pode ainda usar os ícones no topo do painel "Formatar Eixo" para personalizar outros detalhes do eixo X, como o alinhamento e preenchimento.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 4 628 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade