Baixe em PDF Baixe em PDF

Você acha que está irritando as outras pessoas e procura uma solução para o problema? Saiba que já é meio caminho andado. O que você precisa fazer agora é só ficar mais consciente das próprias ações e mudar a forma como interage com os outros. Preste atenção no modo como fala pessoalmente, em mensagens de texto e na internet e ajuste o comportamento indesejado. É muito importante respeitar os limites e não invadir o espaço das pessoas.

Método 1
Método 1 de 4:

Comunicando-se pessoalmente de uma maneira positiva

Baixe em PDF
  1. As pessoas ficam de saco cheio quando alguém passa o tempo todo falando a respeito de si mesmo. Você tem uma notícia incrível ou algo muito legal para compartilhar? Conte-os, mas também dê espaço para os outros na conversa. [1]
    • Não comece a falar das suas histórias quando surgir um período de silêncio durante a conversa. É melhor perguntar algo para as outras pessoas e ouvir as respostas.
    • Por exemplo, diga algo como: “Você mencionou que gostava de K-pop. Qual é a sua banda preferida?”
    • Pergunte a um amigo: “Como foi o fim de semana? Eu estou doido para saber como foi o encontro com a Luana!”
  2. Ficar cortando a fala das pessoas é uma das maneiras mais fáceis de irritá-las, porque mostra que você não tem nenhum interesse no que elas estão dizendo ou que considera a sua própria fala mais importante. Deixe os outros terminarem as frases antes de abrir a boca.
    • É uma boa ideia aguardar uns segundinhos para ter a certeza de você pode começar a falar sem atrapalhar.
    • A situação pode ficar bem mais séria se você não deixar o professor, chefe ou outra autoridade falar.
  3. Não tem nada de errado compartilhar algo negativo de vez em quando, principalmente quando se está com os amigos mais próximos, mas as pessoas podem começar a evitá-lo se você só abrir a boca para reclamar ou ser pessimista. Além disso, ficar fazendo comentários negativos no trabalho só serve para criar um ambiente tóxico. Tente mudar a sua perspectiva e ser mais positivo! [2]
    • Por exemplo, prefira dizer: “Que legal! Estão servindo hoje uma torta de limão. É muito gostosa e até ajuda a esquecer aquele cafezinho aguado!” a “Lá vem aquele cafezinho ruim de novo”.
  4. Dar muitos detalhes da sua vida pessoal pode deixar os outros desconfortáveis, principalmente se forem colegas de trabalho ou apenas conhecidos. Às vezes você acaba criando uma situação ruim até mesmo com os amigos. Não fale muito sobre a sua vida amorosa ou saúde para alguém que você mal conheça. [3]
    • Por exemplo, caso um colega de trabalho pergunte sobre como foi o fim de semana, não faça um monólogo descrevendo uma crise de hemorroida. Diga simplesmente: “Foi bem legal. Com esse tempo ensolarado dá para aproveitar bastante.”
    • Não fique esmiuçando as cenas violentas do filme de terror que você assistiu ontem enquanto o seu melhor amigo tenta almoçar.
  5. É normal alterar a voz enquanto você conta uma história ou sussurra, mas não fique falando alto ou murmurando o tempo inteiro. Siga o volume de voz dos outros. Você costuma falar muito baixo? Aprenda a projetar melhor a sua voz.
  6. Talvez seja divertido na primeira vez, mas fazer isso constantemente, reproduzindo sons desagradáveis ou sempre as mesmas frases, é muito irritante. Alguém pediu para parar? Simplesmente pare porque você pode acabar perdendo um amigo se continuar. [4]
    • Não imite as outras pessoas nem repita o que elas disseram sem um motivo.
    • Fale uma vez apenas, a menos que peçam para você dizer de novo.
  7. Mesmo que você diga algo relevante e importante, o modo de falar pode indicar frustração, irritação ou pena. Talvez você nem perceba, mas as emoções mudam o tom da voz.
    • Você percebeu uma reação estranha nas outras pessoas? Verifique o tom da sua voz e tente falar de um modo respeitoso e positivo.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Enviando mensagens de texto sem irritar as pessoas

Baixe em PDF
  1. Ficar mandando um monte de mensagens em seguida, principalmente quando você nem recebeu a primeira resposta, irrita muito as pessoas. Espere um tempo! Talvez não pareça nada de mais inundar o celular do amigo com uma montanha de textos, mas e se ele não podia responder porque estava no enterro de um parente?
    • Mandar um número muito grande de mensagens para um crush pode acabar com a relação antes de ela começar. Você enviou dois textos e ele nem olhou? Quem sabe não seja um recado de que ele não esteja afim de você.
  2. Não é uma boa ideia adicionar os parentes e os amigos a um grupo para ficar mandando mensagens inúteis. Outros membros do grupo podem começar a interagir também e todo mundo acabar com notificações intermináveis e sem sentido.
    • Você tem que compartilhar algo bem curtinho e que não precise de resposta? Talvez não tenha problema mandar uma mensagem em um grupo de vez em quando.
  3. Mandar mensagens gigantes ou cheias de detalhes irrita as pessoas e desestimula a leitura. Você tem algo muito importante para falar? Ligue ou marque um encontro. As mensagens têm que ser breves, educadas e diretas. [5]
    • Essas mensagens enormes têm um efeito ainda pior quando são enviadas para um crush ou alguém que você acabou de conhecer.
  4. Ninguém gosta de receber sexta à noite algo como: “O que vai rolar neste fim de semana?”, “Você está disponível hoje à noite?” ou “Qual filme você recomenda que eu veja hoje?”. Dá muito na cara usar esses textos e fica impessoal demais. [6]
    • Observe que, quanto mais você envia esse tipo de mensagem, menos respostas aparecem.
  5. Se você ligou para um amigo e ele não pôde atender, simplesmente deixe um recado na caixa postal. Não mande coisas como: “Verifique a sua caixa postal” ou “Oi! Eu estou tentando entrar em contato com você.” Se ele não atendeu a ligação, provavelmente não responderá o texto, então aguarde. [7]
    • É normal ficar com muita vontade de falar com alguém às vezes, mas não exagere.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Evitando ter um comportamento inadequado nas redes sociais

Baixe em PDF
  1. É uma péssima ideia marcar alguém em algo que não tenha nada a ver com ele. Quando colocar uma foto com outras pessoas, mande uma mensagem perguntando se pode as marcar, principalmente se você não for muito próximo delas. [8]
    • Por exemplo, se você publicar uma foto da turma da quinta série no Facebook, não fique caçando cada uma das pessoas para marcá-las. Talvez elas não gostem, mesmo que vocês ainda mantenham o contato.
    • Marcar todos os amigos em um meme bobo é uma ótima forma de irritá-los.
  2. Não use uma sequência enorme de emojis, não faça observações que não levam a nada e não deixe mensagens misteriosas. Antes de publicar qualquer coisa, releia o que você escreveu e pergunte a si mesmo se realmente precisa postar o comentário.
    • Por exemplo, não comente todo post com um monte de emojis de coração. Talvez pareça bonitinho no começo, mas fica chato em pouco tempo.
  3. Não inclua termos que não tenham nada a ver com a publicação. Você não precisar usar todas as hashtags do mundo. Elas são uma ferramenta que serve para facilitar a busca de informações relevantes. Escolha as mais apropriadas e não ponha mais nada.
    • Por exemplo, o Instagram permite colocar até 40 hashtags em um post, mas usar essa quantidade é uma péssima ideia.
  4. Na maioria das vezes, você não precisa falar a sua opinião quando vê uma publicação ou um comentário que o desagrada, principalmente quando não tem nada a ver com você. Lembre-se de que os seus comentários são públicos! Guerras no Twitter e discussões intermináveis no Facebook são insuportáveis. [9]
    • Por exemplo, se um amigo postar um clipe no Facebook, não comente: “Essa música é uma porcaria”. Quando alguém disser uma bobagem, não fale nada e não se envolva.
    • Não corrija a gramática e a ortografia das outras pessoas.
  5. É normal escrever uma vez sobre algo que o deixou empolgado, mas se vangloriar o tempo todo é muito chato. Quem está trabalhando e não pode se divertir não tem interesse em ver no Instagram uma sequência interminável de fotos das suas férias incríveis. [10]
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Respeitando os limites das outras pessoas

Baixe em PDF
  1. Respeite os limites. As pessoas toleram algumas atitudes, mas não outras. Não é difícil perceber o que você pode e o que não pode fazer. Os limites variam muito de cultura para cultura e de indivíduo para indivíduo. Quando você fizer o que não deve, peça desculpas, mas se esforce de verdade para melhorar. [11]
    • Por exemplo, não mexa e não pegue as coisas das outras pessoas sem pedir, não apareça em um evento sem ter sido convidado etc.
  2. Algumas pessoas não ligam, mas outras detestam essa atitude. Pergunte antes de pôr a mão ou dar um abraço em alguém que não seja tão próximo. [12]
    • Diga algo como: “Posso dar um abraço antes de a gente ir embora?” Se receber um “não”, não tem problema e não pense que tenha a ver com você.
    • Não fique cutucando e nem mesmo pegue no braço de alguém que já mostrou não gostar de contato físico. É claro que você não precisa ficar se preocupando com esse tipo de coisa quando estiver com um amigo, mas tome cuidado com os seus gestos se estiver com uma pessoa mais distante.
  3. Às vezes as pessoas precisam de um tempo sozinhas. Alguém pediu para ficar longe por uns dias? Respeite as necessidades dele e não fique ligando nem mandando mensagem. Simplesmente dê um espaço para ele respirar. [13]
    • Saiba que esse tipo de pedido não tem a ver com você, mas é apenas algo que a pessoa precisa fazer para se sentir melhor.
    • Caso vocês sejam mais próximos, é possível que já estejam acostumados a usar uma frase específica para falar disso, como: “Eu acho que preciso me desligar um pouco”.
  4. Seja educado e mantenha a higiene pessoal em dia sempre que puder. Ser educado é muito importante para não irritar os outros, mesmo porque as grosserias incomodam bastante. Melhore as suas maneiras, diga sempre “por favor” e “obrigado” e seja gentil com os outros. Como você gostaria de ser tratado? Pense nisso e trate as pessoas da mesma forma. [14]
    • Aja de modo apropriado em público: não solte gases, não fale sobre coisas nojentas e cubra o nariz e a boca quando espirrar ou tossir.
    • Manter uma boa higiene é também uma forma de mostrar respeito pelos outros. Quando você aparece todo bagunçado, não escova os dentes e não toma banho por alguns dias, você passa a ideia de que não se importa com o que as pessoas pensam de você. [15]
  5. Preste atenção se você está atrapalhando alguém ficando no meio do caminho. Observe o lugar onde está e saia da frente se estiver bloqueando a passagem das outras pessoas.
    • Por exemplo, não fique parado nem batendo papo na frente de uma porta. Veja o que os seus filhos estão fazendo para que eles não encham o saco dos outros.
  6. Você tem o hábito de se meter em conversas para as quais não foi convidado? É uma das maneiras mais fáceis de irritar os outros. Não escute a conversa alheia e não fique espiando o livro que alguém está lendo. As pessoas avisam quando querem compartilhar algo. [16]
    Publicidade

Dicas

  • Você não sabe se está sendo chato? Pergunte a alguém mais chegado e que possa dar uma resposta sincera e construtiva. Prepare-se para receber uma crítica e aceite-a.
  • Controle o tom da sua voz. Não grite e não fale mais alto para cobrir a voz das outras pessoas.
  • Diga aos amigos e às pessoas que você ama que eles podem dar um toque sobre os seus deslizes. Pergunte sempre se a pessoa precisa de espaço ou espera uma atitude específica de você.
Publicidade

Avisos

  • Algumas pessoas que têm TDAH ou autismo podem parecer irritantes, mas é só um efeito desses problemas. Em alguns casos dá para melhorar os sintomas, mas nem sempre é possível. Não as critique e não faça piada sobre elas!
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 142 723 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade