Baixe em PDF Baixe em PDF

A paixão pode ser uma sensação muito intensa e difícil de se lidar. Se quiser aprender como não se apaixonar por alguém, saiba que isso requer persistência e perseverança, principalmente quando você sente que não consegue controlar suas emoções. Você pode estar tentando resistir aos sentimentos que tem por alguém ou está querendo um tempo longe do amor no geral. Tente evitar a pessoa por quem está interessado e se feche emocionalmente para que seus sentimentos não tomem conta. Outro método é se focar nos seus interesses para se distanciar da pessoa por quem está com medo de se apaixonar.

Método 1
Método 1 de 3:

Evitando a pessoa pela qual está interessado

Baixe em PDF
  1. Uma forma de se evitar que os sentimentos tomem conta de você é manter a maior distância possível da pessoa. Isso pode incluir ficar longe dela em situações sociais, como reuniões de amigos e colegas de trabalho, ou evitá-la em um espaço compartilhado, como a escola ou o trabalho. Afaste-se para não ficar tentado a interagir com ela e acabar aumentando os sentimentos que não devem existir. [1]
    • Por exemplo, evite ir às mesmas reuniões e festas que ela, principalmente se tiver certeza de que ela estará lá. Se preferir, não veja a pessoa mais para não criar nenhuma proximidade.
    • Evite adicioná-la em redes sociais para não ficar tentado em olhar o perfil dela ou as coisas que ela compartilha. Dessa forma, você não vai poder ver nada do que ela posta no Facebook, Instagram ou Tumblr.
  2. Se acontecer de ter que ficar perto dela, é necessário criar regras para não deixar a emoção tomar conta. Pense em coisas como não tocar, abraçar ou sentar-se perto da pessoa. Fique de pé a uma boa distância e com linguagem corporal fechada, que a faça achar que é uma má ideia puxar conversa. Isso também pode passar a impressão de que você não tem interesse em se relacionar com ela. [2]
    • Por exemplo, você mantém sua linguagem corporal fechada deixando os braços cruzados e evitando contato visual ao falar com ela.
  3. Se a pessoa presentear você para mostrar afeição ou demonstrar carinho de alguma forma, mesmo que não fique claro que é por interesse romântico, não aceite. Não dê corda para esse tipo de comportamento. Se você aceitar, a pessoa pode entender isso como uma abertura para correr atrás de você, o que é o contrário do objetivo.
    • Por exemplo, seja educado e diga “Não, obrigado”. ao recusar o presente. Ou, se ela oferecer ajuda, diga “Não, obrigado, eu posso fazer sozinho.” ou “Não, obrigado, eu vou resolver sozinho”,
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Fechando seu coração

Baixe em PDF
  1. Fechar o seu coração é uma outra forma de evitar que você se apaixone. Tente controlar suas emoções para que você não se sinta nervoso ou sem graça quando ela estiver por perto. Faça uma lista de todos os defeitos dela. Leia várias vezes para sentir uma “decepção” ou imaginar que você não quer estar ao lado de uma pessoa com essas características. Isso pode evitar que você se apaixone. [3]
    • Reflita sobre as qualidades que a pessoa tem que possam irritar ou se tornar um problema caso você estivesse em um relacionamento com ela. Por exemplo, escreva alguma coisa como “ela foca demais na carreira, é tímida e quieta, nunca participa da conversa quando há várias pessoas em volta.”
    DICA DE ESPECIALISTA
    Sarah Schewitz é uma psicóloga com mais de 10 anos de experiência ajudando casais e indivíduos a mudarem a forma como enxergam o amor e o relacionamento. É fundadora da Couples Learn, um site para consultas online.

    Não perca de vista os motivos pelos quais quer manter distância da pessoa. A psicóloga de amor e relacionamento Sarah Schewitz diz: "Se não quiser se apaixonar por alguém, certamente há um motivo por trás disso: lembre-se dele sempre que precisar. Se a pessoa estiver em um relacionamento com outro alguém, por exemplo, lembre-se de que estar envolvida com traição vai contra sua moral e bom-senso. Faça o que puder para se esquecer da pessoa. Você pode se divertir ou fazer outras coisas que tornem sua vida mais plena e feliz."

  2. Você também deve pensar em porquê vocês não combinam. Pegue a lista dos defeitos da pessoa e escreva ou pense no porquê de eles tornarem vocês pessoas incompatíveis. Sinta-se à vontade para escrever exemplos específicos de como vocês podem se desentender. Focar na incompatibilidade ajuda no processo de “fechar o coração” e ver a pessoa como alguém comum, no máximo em um nível de amizade.
    • Por exemplo, escreva alguma coisa como “Nós somos incompatíveis porque ela só se importa com a carreira e eu tenho muita vontade de viajar pelo mundo.” ou “Nós não daríamos certos porque ela quer ficar em um lugar só e eu planejo morar em várias cidades diferentes.”
  3. Se você já é amigo da pessoa, tente focar na amizade em vez de um relacionamento amoroso. Se vocês são bons amigos, lembre-se disso se tiver vontade de chamar ela para sair, já que isso poderia dar errado, o que destruiria a amizade de vocês. Assim sendo, seja racional e conclua que é melhor garantir a amizade do que arriscar um romance. [4]
    • Por exemplo, sente-se e enumere todos os momentos divertidos que você teve com a pessoa. Depois, pense se vale a pena arriscar essa amizade bacana e divertida por um romance hipotético que pode dar errado.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Focando-se em você, no que precisa e nos seus interesses

Baixe em PDF
  1. Evite se apaixonar dedicando seu tempo para si mesmo e seus interesses em vez de ficar sonhando acordado com outra pessoa. Tire os pensamentos românticos da cabeça gastando sua energia nos seus passatempos preferidos. Escolha atividades que tomem todo o seu tempo livre e deixem pouco espaço para devaneios amorosos. [5]
    • Por exemplo, volte a pintar, escrever, tocar um instrumento ou a cantar (se nunca fez essas coisas, comece alguma!). Você também pode começar a praticar esportes ou entrar para algum time.
  2. Mesmo que seja tentador guardar os sentimentos só para si, tente contá-los para seus amigos mais próximos. Diga que está tentando evitar se apaixonar. Fale com algum familiar sobre esses sentimentos confusos. Ao conversar com alguém que realmente ouça, você se sentirá menos sozinho e confuso. [6]
    • Seu amigo ou familiar também pode mostrar outro lado da questão que você não tenha visto ainda. Ele também pode dar conselhos ou sugestões sobre como evitar se apaixonar pela pessoa.
    • Por exemplo, você pode dizer “Eu gosto de alguém, mas não quero me apaixonar por ele. O que eu faço?” ou “Eu acho que estou me apaixonando por uma pessoa, mas acho que não é uma boa ideia. O que acha que eu devo fazer?”.
  3. Se os seus sentimentos estiverem tomando conta de você e se tornarem óbvios, converse com a pessoa em questão. Mesmo que seja uma conversa desconfortável, a sinceridade e a confissão trarão uma sensação de paz de espírito. Isso também deixa uma abertura para a pessoa dizer que também gosta de você, se for o caso. [7]
    • Se decidir falar com a pessoa sobre seus sentimentos, peça para conversarem em particular. Então, poderá dizer alguma coisa como "Eu acho que estou me apaixonando por você. Eu tentei ignorar, mas acho melhor ser sincero sobre isso".
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 528 418 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade