PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Na maioria das vezes, as pessoas conseguem separar as amizades dos relacionamentos amorosos, mas não é incomum que algumas acabem desenvolvendo sentimentos românticos por amigos próximos. Se esse for o seu caso, ou se você está com medo de que isso aconteça, tome medidas para não se apaixonar.

Parte 1
Parte 1 de 4:

Aproveitando a companhia do seu amigo

PDF download Baixe em PDF
  1. O medo de se apaixonar pode encobrir certos pensamentos e sentimentos em relação à amizade. Caso se sinta atraído por um amigo, vale a pena lembrar como vocês se tornaram amigos e porque a relação com essa pessoa é importante em sua vida. Depois, pense em todas as coisas das quais você precisaria abrir mão se quisesse correr atrás dessa atração. [1]
    • Os sentimentos românticos podem complicar ou até mesmo destruir uma amizade por completo.
    • Como um bom amigo, você deveria conseguir falar sobre a vida amorosa da outra pessoa sem sentir ciúme ou desejo. Se não puder, talvez seja preciso se afastar por um tempo. [2]
  2. Embora talvez você esteja realmente apaixonado, é muito mais provável que isso seja apenas um desejo ou atração temporária, o que é uma coisa boa. A atração tende a desaparecer rapidamente quando não nos deixamos levar por ela. [3]
    • Analise se você tem um histórico de paixões impossíveis. Dessa forma, você vai adquirir uma boa noção dos seus padrões amorosos, o que vai ajudá-lo a romper com certos hábitos prejudiciais. [4]
    • A mudança exige iniciativa: você precisará alterar deliberadamente a forma como pensa em seu amigo se quiser deixar de encará-lo como um possível parceiro.
    • Policie-se sempre que tiver pensamentos românticos ou sexuais com a pessoa. Use um elástico em volta do pulso e estale-o contra a pele quando quiser parar de pensar no que não deve , assim que essas fantasias vierem à mente. [5]
    • Pensar no seu amigo como um irmão ou parente próximo poderá ajudá-lo a diminuir a atração, acabando com o interesse romântico ao longo do tempo.
  3. Defina limites adequados. A falta de limites pessoais pode transformar o interesse por alguém em um sentimento bem mais intenso, e até mesmo desconfortável. Lembre-se de que a amizade é valiosa e poderá ser arruinada com um eventual envolvimento amoroso ou sexual. [6]
    • Continuem sendo amigos, mas nunca ajam como namorados. Por exemplo: não andem de mãos dadas, nem troquem muitos beijos ou abraços.
    • Limite suas interações e não saia tanto com ele. Tente sair com a pessoa apenas uma vez por semana.
  4. Vocês dois precisarão andar com um grupo de amigos se as interações a dois não forem uma boa ideia. Tal propiciará um ambiente mais social e acabará com um pouco da tentação e da tensão romântica, que podem ser um problema quando você e seu amigo ficam a sós. [7]
    • Invente desculpas se ele quiser passar algum tempo a sós com você, ou sempre tente encontrá-lo em locais públicos. Por exemplo: tomem um café no parque, em vez de tomarem café na casa dele.
    • É você quem deve decidir se vai contar o que sente para seus outros amigos, mas evite fazê-lo se houver até mesmo uma pequena chance de que essas pessoas tirem sarro da situação ou não consigam guardar segredo.
  5. Seu amigo poderia sentir-se desconfortável, confuso e até mesmo frustrado se soubesse o que está acontecendo. Mesmo que você sinta que pode falar sobre qualquer coisa com ele, uma conversa sobre seus sentimentos poderia mudar a dinâmica da amizade para sempre.
    • Observe se os sentimentos começam a dissipar conforme você define limites e passa menos tempo ao lado da pessoa. Talvez o interesse romântico desapareça por conta própria e vocês dois nunca precisem conversar sobre o assunto.
    • Guarde os sentimentos para si mesmo se seu amigo (ou você) já estiver comprometido ou se ele já tiver dito que não tem nenhum interesse romântico por você. Esforce-se para seguir em frente e se interessar por outras pessoas.
    • Por outro lado, talvez uma conversa honesta sobre a questão se torne necessária. Se os sentimentos não desaparecerem depois de um certo tempo, ou se seu amigo disser que se sente magoado e confuso porque você se afastou nos últimos tempos, contar o que vem acontecendo pode ser uma boa ideia.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 4:

Superando os sentimentos

PDF download Baixe em PDF
  1. As distrações vão ajudá-lo a superar um amor platônico. Elas podem incluir atividades que você já goste de fazer, mas também podem levá-lo a tentar coisas novas e a conhecer outras pessoas.
    • Faça planos com os amigos ou familiares, pelo menos algumas vezes por semana. Interaja bastante com seus entes queridos para distrair a mente desses sentimentos não correspondidos.
    • Você poderá manter-se ocupado mesmo quando as pessoas queridas não estiverem disponíveis. Dê longas caminhadas ou passeios de bicicleta, explore a cidade, adote um novo hobby ou matricule-se em um curso para aprender algo novo.
  2. As emoções vivenciadas quando tentamos superar sentimentos platônicos são bem parecidas com aquelas que vivenciamos quando atravessamos uma separação. Talvez você sinta tristeza, raiva e diversas outras emoções que poderão minar sua motivação, mas seguir com a rotina normal da vida e dos seus cuidados pessoais é extremamente importante em momentos assim.
    • Pratique muitas atividades físicas, queimando um pouco da frustração e aproveitando a sensação de bem-estar provocada pela liberação de endorfinas no organismo.
    • Exercite-se diariamente, por pelo menos 30 minutos. A maioria dos especialistas recomenda um total de 150 minutos de atividade aeróbia moderada por semana, ou 75 minutos de atividade aeróbia intensa. [8]
    • Faça coisas que lhe deem prazer, como ir às compras ou sair com os amigos — você se sentirá mais feliz e tirará a mente desse amor platônico.
    • Mantenha uma alimentação nutritiva, cuide da higiene e ande sempre bem-arrumado. Algumas pessoas negligenciam as rotinas de cuidados diários quando atravessam uma desilusão amorosa, mas esse comportamento dificulta ainda mais a recuperação.
  3. Fale sobre seus sentimentos . Provavelmente, você está enfrentando muitas emoções difíceis se precisou distanciar-se desse amigo, mas guardar tais sentimentos para si mesmo só vai provocar mais sofrimento. Portanto, converse com amigos de confiança ou com um terapeuta qualificado.
    • Caso decida falar com os amigos, só converse com aqueles em quem realmente possa confiar. A última coisa que você quer agora é alguém zombando dos seus sentimentos ou revelando seu segredo para sua paixão.
    • Se optar por um terapeuta, peça uma recomendação ao seu clínico geral.
    • O terapeuta oferece a vantagem adicional de ajudá-lo com outras coisas, e não apenas com esse problema imediato. Você poderá descobrir certos padrões comportamentais e aprender a enfrentar os problemas da vida com mais eficácia.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 4:

Conversando com seu amigo

PDF download Baixe em PDF
  1. para falar com a pessoa. Talvez você tenha medo de dizer como se sente — a ideia da rejeição pode ser assustadora, e uma conversa assim pode colocar a amizade em risco. Portanto, junte coragem com antecedência se quiser abordar o assunto com seu amigo. A coragem tem a ver com sua capacidade de enfrentar os próprios medos e fazer algo que a deixe desconfortável. Lembre-se de que a mudança e o crescimento exigem que você se obrigue a fazer algo difícil, e ensaie tudo o que deseja dizer para conseguir sentir-se mais confortável expressando o que sente.
    • Faça coisas que aumentem sua autoconfiança , como afirmações positivas em voz alta, uma atividade que você saiba que faz bem ou o simples ato de pensar em todas as suas realizações.
    • Lembre-se de que, caso a outra pessoa não esteja interessada, isso não significa que algo esteja errado com você. Os sentimentos não podem ser forçados e, às vezes, eles simplesmente não estão lá. Na maioria dos casos, isso tem mais a ver com a outra pessoa do que com você.
  2. Pergunte se seu amigo pode encontrá-lo em um horário em que ambos tenham bastante tempo livre para conversar. Pense em um lugar onde vocês se sintam confortáveis e possam falar a sós. Falar na frente de outras pessoas ou transformar a conversa em um espetáculo vai colocar ainda mais pressão nos ombros do seu amigo, ou poderá deixá-lo em pânico.
  3. Você precisará dizer como se sente se fez tudo para evitar essa paixão, mas acabou se apaixonando de qualquer forma. Caso já tenha ponderado os riscos da conversa e chegado à conclusão de que valem a pena, siga em frente. A repressão dos sentimentos não é saudável e, quando ela provoca muito sofrimento ou problemas na amizade, a melhor opção é falar a verdade. Ninguém precisa fazer uma enorme declaração de amor, no entanto — apenas seja honesto, claro e não exagere (a outra pessoa poderá ficar chocada quando descobrir seus verdadeiros sentimentos, portanto, seja comedido). [9]
    • Diga algo como: "Meus sentimentos por você mudaram, e agora acho que gosto de você mais do que como um amigo. Como você se sente em relação a isso?".
  4. Ouça . Quando terminar de dizer o que sente, é hora de ouvir o que a outra pessoa tem a dizer. Deixe o medo da rejeição de lado e não fique pensando no que vai dizer quando seu amigo acabar de falar, apenas ouça com atenção. Olhe nos olhos dele, faça as perguntas necessárias e tente repetir o que estiver ouvindo para mostrar que compreendeu. [10]
    • Respeite os sentimentos dele, independentemente de qualquer coisa. Ele poderá sentir surpresa, confusão, raiva, ou qualquer outra emoção. Não tente contra-argumentar ou convencê-lo a mudar de ideia se seu amigo não estiver interessado em um namoro. Se a pessoa disser que está confusa e precisa de um tempo para pensar, diga que você dará tempo e espaço, e que estará disposto a falar mais sobre o assunto quando ela estiver pronta.
  5. Você precisará de tempo para pensar nos próprios sentimentos e descobrir o que essa amizade significa em sua vida, e esse amigo também poderá precisar de um tempo para refletir sobre a situação, ou apenas para permitir que a tensão se dissipe um pouco entre vocês. [11]
    • Durante esse período, limite o tempo que vocês passam juntos, incluindo as horas passadas falando ao telefone, trocando mensagens de texto ou batendo papo on-line.
    • Tente tirar a pessoa da cabeça, sempre que possível. Faça isso distraindo-se com seus hobbies ou trabalho, ou passando mais tempo com algum outro amigo.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Joshua Pompey

    Especialista em Relacionamento
    Joshua Pompey é Especialista em Relacionamento com mais de 10 anos de experiência em relações construídas no ambiente online. Joshua possui um negócio de assessoria em relacionamentos desde 2009, apresentando taxas de sucesso de quase 100%. Seu trabalho já foi destaque na CNBC, Good Morning America, Wired e Refinery29. Já foi considerado o maior especialista em namoro online do mundo.
    Joshua Pompey
    Especialista em Relacionamento

    O nosso especialista concorda: se estiver se apaixonando por um amigo e estiver claro que ele não se sente da mesma forma, será necessário romper a amizade até que esses sentimentos desapareçam. Tire um tempo para processar o fato de que esse relacionamento não vai acontecer.

    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 4:

Evitando seu amigo

PDF download Baixe em PDF
  1. Você não precisa evitar seu amigo completamente, mas definitivamente deve fugir de quaisquer ambientes românticos. As situações que incentivem o fortalecimento desses sentimentos ou aumentem sua vontade de tentar alguma coisa só vão deixá-lo mais frustrado, ou acabarão afetando negativamente a amizade. [12]
    • Resista à tentação de sair com ele em esquemas parecidos com um encontro, como uma ida a dois ao cinema ou um jantar à luz de velas.
    • Além disso, se você já tem idade para beber, é bom evitar o consumo de bebida alcoólicas na companhia dessa pessoa. Nossas inibições costumam diminuir com o álcool e, consequentemente, podemos tomar decisões da qual nos arrependeremos mais tarde. [13]
  2. Caso vocês dois precisem de uma certa distância, defina um prazo com antecedência. Provavelmente, vocês vão querer retomar a amizade normal em algum ponto, mas isso pode levar mais tempo para algumas pessoas do que para outras. A definição de um prazo poderá ajudá-lo a monitorar quaisquer mudanças (ou a ausência delas) nos seus sentimentos e a determinar um momento seguro para voltar a passar algum tempo a sós com seu amigo.
    • O prazo necessário é completamente subjetivo. Enquanto algumas pessoas podem precisar de poucas semanas, outras poderão precisar de meses ou até mesmo anos.
  3. Embora seja uma reação extrema, essa é a melhor opção para algumas pessoas. Caso os sentimentos não pareçam diminuir, e você esteja preocupado e com medo de que isso afete a amizade, cogite uma mudança para consertar as coisas. [14]
    • Você não precisa ir muito longe, até mesmo uma mudança para o outro lado da cidade ou para uma cidade próxima poderá ser o suficiente para dificultar os encontros com seu amigo.
    • Lembre-se de que essa é uma iniciativa drástica, portanto, não tome tal decisão por causa de uma paixonite temporária.
    Publicidade

Dicas

  • Lembre-se de que você encontrará uma pessoa nova que o fará muito feliz. O relacionamento com um parceiro que corresponda aos seus sentimentos vai deixá-lo muito mais feliz do que uma paixão impossível jamais o deixaria.
  • Nunca fique com raiva de si mesmo. Não há nada de errado em se apaixonar por amigos, na verdade, isso é bastante comum. A única coisa com a qual você precisa se preocupar é a forma como vai reagir a esses sentimentos.
Publicidade

Avisos

  • Não fique com outra pessoa para tentar esquecer essa paixão, já que, basicamente, você estaria usando alguém. Só fique com pessoas de quem realmente esteja a fim, do contrário, você poderá acabar magoando alguém.
  • Cuidado para não acabar com raiva do seu amigo. Lembre-se de que ele não tem culpa dos seus sentimentos. Ele ainda é seu amigo e merece respeito e gentileza, independentemente de qualquer coisa.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 40 921 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade