Baixe em PDF Baixe em PDF

Quando você falta na aula, as lições começam a se acumular rapidamente. Todas essas tarefas e prazos podem parecer demais para a cabeça, mas não entre em pânico. Converse com seus professores e colegas sobre o que você perdeu. Depois, faça um plano para lidar com as lições, dando prioridade para as mais urgentes. Faça pausas, dê recompensas para si mesmo e mantenha-se positivo para melhorar sua produtividade. Pegar a matéria atrasada não é fácil, mas, com de organização e estratégia, você conseguirá lidar com os desafios que virão.

Método 1
Método 1 de 3:

Conversando com seus professores e colegas

Baixe em PDF
  1. Não tem como saber quando vamos ficar doente ou ter alguma emergência na família, mas, se a falta for planejada, avise aos professores e quem mais precisar com antecedência. Assim, eles podem passar as lições perdidas para você o mais rápido possível. [1]
    • Diga, por exemplo: “Professor, eu terei que faltar à aula amanhã porque tenho uma reunião de família. Por favor, me passe o que preciso fazer para ficar em dia com a matéria.”
    • Talvez você tenha que mostrar um bilhete dos seus pais ou de um médico. Pergunte na secretaria para saber.
  2. Fique até depois da aula para conversar a sós com seu professor ou vá à sala dele quando tiver tempo livre. Explique a situação, diga que está fazendo o melhor que pode para ficar em dia com a matéria e pergunte o que você perdeu. Se você faltou vários dias, é melhor mandar um e-mail para o seu professor em vez de esperar para conversar pessoalmente.
    • Diga “Eu tive que faltar ontem porque fiquei gripado. Estou fazendo o melhor que eu posso para ficar em dia com a matéria. Eu perdi alguma coisa importante?”.
  3. Às vezes, a gente esquece de fazer uma lição, fica sem tempo ou fica cansado demais para fazer tudo. Nesses casos, é importante ser sincero com seu professor sobre a situação. Explique porque você ficou para trás e diga que está pronto para dar o seu melhor para ficar em dia com tudo.
    • Você pode dizer: “Eu estava muito ocupado com os treinos de futebol ultimamente e acabei não fazendo algumas lições. Quero fazer tudo que puder para me recuperar. O que você recomenda que eu faça?”
  4. Preste atenção em qualquer regra que o seu professor tenha sobre lições não entregues. Por exemplo, ele pode pedir que os trabalhos sejam enviados por e-mail se não puder ir à aula entregar uma cópia física. [2]
  5. Eles podem deixar você por dentro da matéria e das lições que perdeu, além de poderem emprestar o caderno para você copiar as anotações que eles fizeram. [3]
    • Mesmo que conversar com os outros alunos ajude, não deixe de falar com seu professor. O ideal é fazer os dois.
  6. Se você já estava com dificuldade na aula, perder matéria piora as coisas. Se estiver perdido ou sobrecarregado, procure seu professor, seus colegas ou uma aula de reforço para ter ajuda. [4]
    • Talvez você possa encontrar o professor antes ou depois da aula para tirar dúvidas.
    • É importante se lembrar que o professor provavelmente não terá tempo de explicar a aula inteira de novo. Reveja suas anotações e materiais antes para ficar o mais preparado possível. Fazer uma lista de perguntas também ajuda.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Fazendo um planejamento

Baixe em PDF
  1. Faça uma tabela ou lista com todas as lições que precisam ser feitas. Coloque as datas de entrega para ajudar na hora de saber o que priorizar. Você pode fazer uma lista em uma lousa, em um pedaço de papel ou no computador. Só escolha um lugar que seja fácil de consultar sempre que precisar. [5]
    • Separe trabalhos grandes em tarefas menores coloque-as abaixo dos respectivos trabalhos grandes na sua lista.
    • Não esqueça de marcar os itens quando os terminar. Você vai sentir uma grande satisfação!
  2. Assim que fizer sua lista, arrume os itens por ordem de prioridade. Você deve fazer as lições que tem data de entrega mais próxima primeiro. Se for o caso, dê prioridade às matérias regulares em detrimento das eletivas. [6]
    • Desenhe uma estrela ao lado dos itens mais importantes ou passe marca-texto neles.
    • Você pode usar cores para definir as prioridades, sublinhar as lições que têm data de entrega mais próxima de vermelho, as que vêm na sequência de amarelo e as menos urgentes de verde.
    • Se estiver com dificuldade de definir qual é a maior prioridade, pergunte-se: “Se eu só tivesse tempo de fazer uma lição, qual seria?”
  3. Depois de fazer a lista e determinar quais são os itens mais importantes, chegou a hora de definir uma programação para fazer as lições. Faça o seu melhor para estimar quanto tempo você precisará para fazer determinado trabalho e organize-se para fazer trabalhos diferentes em dias diferentes, dependendo das suas prioridades. Os que têm data de entrega mais próxima devem ser programados antes dos outros.
    • Se precisar de mais organização, pode programar-se por horário do dia (manhã, tarde e noite) ou por hora.
    • Coloque sua programação em uma agenda ou calendário on-line e consulte-a regularmente.
  4. É fácil focar no que você perdeu e esquecer as lições de agora. Não faça isso! Se não souber o que deve ter prioridade, converse com seu professor.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Sendo produtivo

Baixe em PDF
  1. Pensar positivo aumenta a produtividade e pensamentos negativos levam à procrastinação. Tente ser otimista sobre as lições e sua capacidade de fazê-las. Falar consigo mesmo de um jeito positivo ajuda bastante. Diga a si mesmo que você consegue! [7]
    • Diga para você mesmo “Vou tirar isso de letra. Já consegui pegar a matéria atrasada antes, então consigo fazer de novo”.
    • Fazer algo divertido antes de mergulhar nos estudos ajuda. Saia para tomar um sorvete com os amigos ou leve seu cachorro para passear.
  2. Talvez você tenha intervalos de tempo livre de vez em quando durante o dia. Se você usar esse tempo para ficar em dia com as lições, as coisas vão andar mais rápido. Por exemplo, faça lição no ônibus ou enquanto espera a perua vir buscar você.
  3. Sim, seria ótimo se você pudesse ficar sentado por 12 horas seguidas e fazer toda a lição acumulada, mas fazer pausas aumenta a produtividade. Experimente fazer um intervalo de 20 minutos a cada hora, mais ou menos. [8]
    • Faça algo que não tenha nada a ver com as lições nestes intervalos. Veja memes, faça uma caminhada, faça um lanche ou converse com um amigo. [9]
  4. Quando vemos que estamos progredindo, ganhamos mais garra para continuar. Comece o mais cedo possível e monitore suas atividades. Quando fizer algum progresso, reconheça e se parabenize. [10]
  5. Quando terminar uma tarefa da sua lista, dê uma recompensa para você. As recompensas manterão você motivado e deixarão seus pensamentos mais positivos. [11]
    • Escolha recompensas apropriadas. Não dê uma grande recompensa depois de fazer uma tarefa pequena e não se dê algo insignificante depois de terminar um trabalho grande.
    • Escolha recompensas específicas, significativas e imediatas. Por exemplo, você pode se dar de presente um almoço no seu restaurante preferido.
  6. Estudar junto com um amigo que é focado e determinado ajuda a melhorar sua produtividade. Convide um amigo que vai bem na escola para estudar com você e motivem um ao outro. [12]
    • Conversar e rir com os amigos é ótimo, mas faça tudo que puder para não se distrair. Fiquem se lembrando que precisam manter o foco.
  7. Mesmo que você tenha vontade de abandonar seus costumes de sono e alimentação para fazer tudo mais rápido, não faça isso! Você precisa estar bem alimentado e descansado para que suas funções cognitivas funcionem como devem. Ignorar as necessidades do seu corpo só vai atrasar você.
    • Os adolescentes precisam de cerca de oito a 10 horas de sono por noite. Para dormir melhor, procure se deitar mais ou menos no mesmo horário todos os dias. Ficar acordado até tarde nos finais de semana prejudica a qualidade do seu sono. [13]
    • Adote uma dieta balanceada cheia de frutas e vegetais, grãos integrais e proteínas magras, como frango. Sempre tome café da manhã e beba bastante água durante o dia para manter-se hidratado. [14]
  8. Você só deve perder aula por motivos importantes ou inevitáveis, como doenças ou eventos familiares especiais. Ausências ocasionais acontecem, mas perder aula não deve se tornar um hábito. Não cabule aula porque não está com vontade de ir ou porque prefere ficar com seus amigos. [15]
    • Faça o melhor que puder para manter o equilíbrio entre vida social, os estudos e outras atividades, como natação ou dança.
    Publicidade

Dicas

  • Seja sincero com o professor se achar que o prazo está curto demais. Ele pode dar mais tempo se você explicar a sua situação.
  • Quando temos muita coisa para fazer, é normal se sentir paralisado, mas lembre-se que é sempre melhor fazer alguma coisa do que não fazer nada.
  • Se tinha como evitar essa situação, pense em formas de ficar em dia com as lições no futuro.
  • Tente ficar em dia com a matéria rápido para não se atrasar ainda mais. Por exemplo, se um amigo seu mora perto, peça para ele trazer as lições que você perdeu para começar a fazê-las logo. Vocês também podem fazer as lições juntos, se o professor permitir.
Publicidade

Avisos

  • Às vezes, dá vontade de cabular aula, principalmente na faculdade, mas isso faz você perder horas de matéria e ganhar um bom estresse no futuro.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 2 211 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade