Baixe em PDF Baixe em PDF

Você viu pelotinhas de excremento ou ouviu guinchos e arranhadas nas paredes? Isso sugere que você tem um hóspede em casa, quiçá vários. Camundongos são pestes invasivas que mastigam objetos domésticos e transmitem doenças potencialmente mortais. Podem ser enfrentados com as armadilhas mecânicas comerciais ou com armadilhas caseiras, que os capturam de maneira mais humana. Para apanhar um camundongo, use um alimento apetitoso, tal qual a manteiga de amendoim, como isca de uma armadilha posicionada contra a parede ou próxima a um balde. Ao terminar, livre-se do camundongo.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Escolhendo a armadilha e colocando a isca

Baixe em PDF
  1. Há vários tipos de armadilhas para ratos, entre eles a ratoeira com cola, a elétrica e a tradicional ratoeira de mola. Apesar de variarem no método de eliminação, o princípio de funcionamento é basicamente o mesmo. Todas elas podem ser adquiridas na maioria da lojas de ferragens ou via internet. Ter várias armadilhas permite capturar um único camundongo com mais eficiência e é uma ótima prevenção, tendo em vista a velocidade com que roedores se reproduzem. [1]
    • Evite o veneno. Depois de comer o veneno, o rato se recolherá a um esconderijo e morrerá lá. Sem contar o risco de o veneno ser ingerido por crianças e animais de estimação.
    • Armadilhas de cola são as mais cruéis. O camundongo morrerá de fome, ou roerá a própria pata e fugirá para morrer em outro lugar.
  2. Esqueça o estereótipo de que ratos comem queijo — embora o queijo possa funcionar, camundongos alimentam-se de grãos, frutas e sementes na natureza. Manteiga de amendoim é um item muito popular e amado por muitos desses roedores. Alimentos ricos em gordura, proteína e açúcar, como bacon e chocolate, também são apetitosos para eles. Quanto mais forte o odor de um alimento e mais suave sua textura, tanto maior a probabilidade de eles serem atraídos. [2]
  3. Cuidado para não usar isca em excesso. A porção deve ter o tamanho de uma ervilha e ser firmemente colocada na armadilha. Muita gente comete o engano de usar mais isca do que o necessário, o que, numa ratoeira de mola, por exemplo, pode permitir ao rato apanhar a comida sem ativar o mecanismo da armadilha. [3]
    • É melhor colocar a isca antes de armar a armadilha. Uma ratoeira de mola, por exemplo, poderia disparar nos seus dedos quando você fosse colocar a isca.
    • Depositar a isca numa fina camada força o camundongo a se esforçar mais para comê-la. A manteiga de amendoim, por exemplo, começa a ressecar quando espalhada numa camada fina.
  4. Eles gostam de ambientes escuros e apertados, como o interior de armários e os vãos sob peças de mobília. Normalmente exploram ambientes andando junto às paredes. É provável que eles voltem aos lugares onde deixaram excrementos e urina.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Hussam Bin Break

    Especialista em Controle de Pragas
    Hussam Bin Break é Gerente de Operações na Diagno Pest Control. Trabalha no ramo de Controle de Pragas há mais de 4 anos na Philadelphia, começando como Técnico e passando a Gerente de Operações.
    Hussam Bin Break
    Especialista em Controle de Pragas

    Coloque armadilhas perto das entradas que os camundongos usam e feche os buracos para impedir que mais animais entrem. Hussam Bin Break da Diagno Pest Control recomenda: "Procure por entradas perto de canos, como debaixo de sua pia, além de outras aberturas escondidas em despensas e balcões. Feche as entradas pelas quais os camundongos poderiam passar. Assim que os animais entrarem em sua casa, sentirão o cheiro de comida e continuarão a voltar."

    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Montando as armadilhas

Baixe em PDF
  1. Volte ao lugar onde você achara evidências do camundongo e coloque a armadilha junto a uma parede, deixando em contato com esta a abertura ou o gatilho do dispositivo. Se se tratar de uma ratoeira de mola, a parte mecânica deve ficar do lado oposto ao da parede. Como se esgueiram roçando as paredes, os camundongos estarão mais sujeitos a serem atraídos pela armadilha se ela for posicionada dessa maneira, e terão uma chance menor de dispará-la prematuramente. [4]
  2. Na mesma parede e com um intervalo de não mais que 60 a 90 cm, monte outra armadilha. Repita isso em ambas as direções, até cobrir toda a área de tráfego intenso de camundongos. Por óbvio, múltiplas armadilhas aumentam suas chances de sucesso, ainda que você esteja lidando com um único camundongo. E mesmo que você julgue se tratar de um único animal, pode haver outros, e eles se reproduzem com grande velocidade.
    • Se houver na sua casa mais de uma área de tráfego intenso de camundongos, cubra todas elas.
  3. Com frequência, observe se as armadilhas foram disparadas, e, na hipótese de um camundongo ter sido capturado, você terá de descartá-las rapidamente; caso contrário, ele começará a se decompor e a liberar um cheiro horrível, atraindo bactérias e outras pestes.
  4. Coloque luvas proteção e talvez um respirador. Jogue fora armadilhas descartáveis diretamente no contentor de lixo, para evitar odores desagradáveis em casa. [5]
    • Você pode reutilizar armadilhas se o seu orçamento está apertado. Protegido com luvas descartáveis, esfregue a armadilha minuciosamente com água e sabão. Jogue as luvas fora antes de preparar a armadilha outra vez.
  5. Lembre-se de lavar as mãos e limpar a casa após se livrar do camundongo. Apanhe os excrementos com um papel-toalha, e lave objetos de tecido que tenham entrado em contato com eles, ou esfregue superfícies com água e sabão para evitar a contaminação por bactérias prejudiciais.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Fazendo uma armadilha não cruel

Baixe em PDF
  1. Guarde os miolos de papelão de rolos de papel-toalha e papel higiênico. Pode-se usar objetos similares a esses, contanto que sejam grandes o bastante para comportar um rato mas frágeis o bastante para não suportar o peso dele.
    • Há lojas que comercializam armadilhas não cruéis para camundongos. Pesquise sobre elas na loja de ferragens local ou na internet.
  2. Deslize os dedos na lateral do tubo, no sentido do comprimento, pressionando-o. Ao terminar, deverá ser possível apoiar o lado chato do tubo numa mesa ou numa bancada. [6]
  3. Uma pequena quantia de manteiga de amendoim, farelos de biscoito ou um pedaço de bacon serão o bastante para atrair o camundongo. A manteiga de amendoim é a isca mais recomendada, pois vai aderir ao tubo.
  4. Escolha uma parte que fique a algumas dezenas de centímetros do chão e sob a qual haja um vão livre. Apoie o tubo pela parte achatada e com a ponta da isca apontando para fora da superfície, e empurre-o até que metade dele para fora da beirada. [7]
    • Havendo alguma dificuldade para que o tubo se equilibre ou fique parado, você pode prendê-lo com um pouco de fita adesiva. A quantidade de fita adesiva não pode ser tal que impeça o tubo de cair quando o roedor adentrá-lo.
    • Se não há em sua casa uma mesa ou bancada com essas características, você pode montar uma rampa até a boca de um balde. Muitos materiais, como papelão ou madeira empilhada, podem ser usados para esse fim, contanto que sejam resistentes o bastante para suportar o peso do camundongo.
  5. Encontre um recipiente vazio de pelo menos 60 cm de altura para conter o rato; caso contrário, ele pode escapar da armadilha.
  6. O recipiente para capturar o camundongo deve ficar diretamente abaixo da ponta desamparada do tubo de papelão. Quando o camundongo se aproximar da isca, o peso dele fará com que o tubo caia da mesa para o balde. [8]
  7. Vistorie-a pelo menos uma vez ao dia e veja se o tubo está no lugar, se a isca não foi comida e se não há nenhum camundongo no balde. Faça também os ajustes necessários, como reposicionar o tubo de papelão. Se houver um roedor no balde, será necessário colocá-lo em outro lugar, ou ele morrerá de fome. Caso mais de um camundongo caia no balde, eles começarão a devorar uns aos outros quando ficarem famintos.
  8. É preciso soltá-lo a uma distância maior do que 1,6 km, para que ele não volte à sua casa, e menor do que 4,8 km, para não deixá-lo exposto a predadores. Coloque-o numa área coberta, como bosques, pilhas de madeira ou terreno pedregoso. Se possível, deixe também um pouco de comida, que servirá de provisão até que ele se estabeleça. [9]
    • Algumas opções de alimentos são aveia crua, amendoins, alpiste e ração seca para animais de estimação.
  9. Elas podem conter bactérias perigosas deixadas por ele. Recolha as fezes dele com papel-toalha e esfregue as superfícies com água e sabão. E não se esqueça de lavar as mãos.
    Publicidade

Dicas

  • Usar luvas ao manusear as armadilhas disfarçará seu cheiro, ajudando a atrair o rato.
  • Passar óleo no fundo do balde tornará mais difícil para o camundongo escapar dele.
  • Se você sabe que está lidando com um grande rato, use um balde grande.
  • Mantenha a casa organizada para evitar infestações futuras. Lembre-se de manter alimentos em recipientes bem fechados e de não deixar comida descoberta fora da geladeira de um dia para o outro.
  • É possível identificar os lugares por onde passou um camundongo observando-se manchas de urina e fezes. Para tornar essas áreas mais visíveis, ilumine-as no escuro com uma lâmpada UV.
  • Camundongos são atraídos por comida de animais de estimação. Para evitar infestações, mantenha a comida dos bichos de estimação num recipiente bem fechado, limpe migalhas de ração e recolha as tigelas quando eles terminarem de comer.
  • Lembre-se de investigar por onde os camundongos entraram em sua casa. Mesmo que você não saiba se já capturou todos eles, feche quaisquer passagens que encontrar.
  • Elimine do quintal ambientes convidativos para camundongos. Isto é, áreas apertadas e sombreadas: fissuras, entradas de ventilação e tubulações abertas.
Publicidade

Avisos

  • Não use veneno, que não mata o camundongo imediatamente, e pode causar uma bagunça e tanto na hipótese de o camundongo morrer num lugar onde ele só possa ser encontrado depois que começar a exalar mau cheiro. Além do mais, o veneno pode ser ingerido por crianças e animais de estimação
  • Lave-se minuciosamente depois de estar na presença do camundongo ou de tê-lo manuseado.
  • Evite armadilhas com cola. Elas são normalmente cruéis e ineficazes, pois, a não ser que o rato morra de fome, ele pode roer a própria pata e fugir para morrer em outro lugar.
Publicidade

Materiais Necessários

Método da armadilha tradicional:

  • Ratoeira da sua preferência
  • Alguma isca, como manteiga de amendoim

Método de captura caseiro e não cruel:

  • Miolo de rolo de papel-toalha
  • Isca
  • Balde ou lata de lixo
  • Bancada ou mesa com um vão livre

Sobre este guia wikiHow

Resumo do Artigo X

Para pegar um camundongo, comece comprando algumas ratoeiras online ou em uma agropecuária. Ratoeiras são eficazes e baratas, além de serem mais humanas do que as armadilhas de cola. Ponha iscas com alimentos ricos em gordura, açúcar e proteína. Apesar de o queijo funcionar como isca, algumas opções melhores são manteiga de amendoim, bacon, chocolate ou ração. A manteiga de amendoim é eficaz por sua consistência pegajosa. Arme as ratoeiras, espalhe-as pelos cantos onde viu sinais da presença de ratos, e verifique diariamente para ver se pegou algum. Para fazer a sua própria armadilha, comece amassando um rolo de papel toalha vazio até ficar chato e não rolar da superfície. Depois, ponha uma isca que não caia, como manteiga de amendoim, na parte de dentro de uma das extremidades do rolo. Assim que puser a isca, equilibre o rolo na beirada de uma mesa ou balcão perto de onde você viu o rato. Ponha um balde fundo ou lata de lixo diretamente abaixo do rolo. Espere o rato entrar no rolo para pegar a isca, o que fará com que ele caia no balde. Verifique o balde diariamente, ou sempre que perceber que o rolo caiu. Assim que pegar um rato no balde, leve-o para bem longe da sua casa antes de libertá-lo. Se quer aprender a usar ratoeiras comuns para pegar um rato, continue lendo!

Esta página foi acessada 123 149 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade