Baixe em PDF
Baixe em PDF
As cebolas estão presentes em muitos pratos diferentes, mas algumas pessoas se intimidam só de pensar em cortar uma — e não apenas pela ameaça das lágrimas. Ainda assim, com algumas técnicas básicas, é bem fácil picar uma cebola sem grandes problemas. Siga as dicas abaixo e deixe de lado o pó de cebola e o cortadorzinho manual. Vamos picar!
Passos
-
Use uma faca afiada. Pode parecer contraproducente, mas uma faca afiada é mais segura do que uma cega. As lâminas cegas acabam "apertando" os alimentos em vez de cortá-los. Elas deslizam e escorregam, principalmente no caso da cebola. Ainda assim, são afiadas o suficiente para cortar você.
-
Siga o método mais fácil e seguro. Muitos chefs e cozinheiros experientes picam as cebolas com cortes horizontais paralelos à tábua de corte — debaixo das mãos e seguindo na direção do punho. Isso funciona muito bem, mas pode acabar causando ferimentos nas mãos de pessoas inexperientes. Caso se sinta um pouco inseguro, é melhor seguir as técnicas abaixo. [1] X Fonte de pesquisa
-
Deixe a cebola trabalhar a seu favor. As cebolas são formadas por camadas que cercam um núcleo. As duas pontas são responsáveis por manter todas as camadas juntas, portanto, ao cortar o legume do jeito certo, ele se desmanchará e fará boa parte do trabalho pesado.
-
Remova a casca solta e seca da cebola.
-
Corte a haste (a ponta) da cebola. Corte o suficiente para que o legume possa ficar de pé sobre a tábua de corte.
-
Corte a cebola ao meio. Apoie-a sobre a tábua de corte com firmeza. Em seguida, deslize a faca contra a cebola, cortando-a até a ponta da raiz.
-
Remova as camadas soltas e desbotadas. A partir de agora, você deve trabalhar com uma metade da cebola de cada vez.
-
Corte as fatias a partir da ponta da raiz, atravessando a ponta cortada da haste. Coloque o lado plano da cebola contra a tábua de corte, com a raiz virada para longe de você. Segure a cebola com a mão livre e perfure-a com a ponta da faca, perto da ponta da raiz. Em seguida, empurre o restante da faca, atravessando a cebola. Deixe um pedaço da raiz intacto para manter a cebola junta no lugar. Em seguida, faça cortes paralelos, com a grossura desejada.Publicidade
-
Gire a cebola em 90° na tábua de corte e faça uma série de cortes perpendiculares àqueles feitos na direção da raiz. Descarte a ponta da raiz e use os dedos para separar os pedaços cortados.
-
Para cortar a cebola em cubos, faça os cortes do mesmo modo, mas calcule bem a distância entre eles.
-
Se deseja pedacinhos ainda menores, siga a mesma técnica, mas reduza a distância dos cortes. Caso tenha dificuldade para fazer cortes pequenos, pique os pedaços mais uma vez passando a faca sobre eles.
- Junte todos os pedacinhos de cebola na tábua e prenda a ponta da faca com uma mão. Em seguida, levante o cabo da faca e bata-a contra as cebolas algumas vezes. Junte tudo novamente e repita quantas vezes forem necessárias. [2] X Fonte de pesquisa
Publicidade
-
Entenda o problema. As cebolas contêm substâncias químicas que, quando liberadas no ar, irritam as glândulas lacrimais nos nossos olhos. [3] X Fonte Confiável Library of Congress Ir à fonte
-
Experimente outros métodos. Todo cozinheiro tem um truque próprio para combater as lágrimas, partindo do científico ao popular. Algumas sugestões:
- Coloque a cebola no congelador alguns minutos antes de cortá-la.
- Corte a cebola perto de uma vela acesa ou do fogão aceso.
- Mergulhe a faca em um óleo antes de começar a cortar.
- Ventile bem o ambiente ligando um ventilador.
- Masque um chiclete ou coloque água, pão ou uma colher na boca.
-
Use óculos de natação ou de proteção. É importante que a sua visão não seja prejudicada, ou você pode se cortar. Por mais que o óculos não seja lá muito estiloso, você pelo menos não vai chorar.
-
Pronto!Publicidade
Dicas
- Se quer cortar a cebola em fatias em vez de cubinhos, siga os Passos do Método 1 e corte a ponta da raiz. Em seguida, use os dedos para separar as fatias.
Publicidade
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 18 045 vezes.
Publicidade