Baixe em PDF Baixe em PDF

A hera é uma das plantas de chão e cobertura mais populares do mundo. Propagá-la é uma ótima opção se você quer criar uma paisagem inofensiva e saudável, já que a planta previne a erosão, requer pouca manutenção e exposição ao sol, pode ser cultivada em terrenos íngremes e também pode ser usada para cobrir paredes e treliças. Ao seguir alguns passos simples, você poderá cultivar hera no seu jardim.

  1. Quase todas as espécies crescem debaixo de sol ou sombra e podem prover uma ótima cobertura e controle da erosão. O tipo mais comum é a hera inglesa (Hedera helix), embora outra espécie popular seja a hera-da-algéria (Hedera canariensis), que dá folhas de aproximadamente 20 cm. Procure plantar as heras na primavera.
  2. Essa planta dá certo em quase qualquer lugar e é especialmente útil para cobrir pontos onde é difícil fazer plantas crescerem. Terrenos íngremes, onde é difícil colocar grama ou outras plantas por conta dos riscos de erosão, são perfeitos para a hera. Essa planta também funciona bem em áreas com muita sombra que, em outros casos, precisariam de adubo. Você também pode plantar a hera em uma parede para que a planta suba ou em uma treliça.
  3. A planta crescerá melhor em um solo úmido.
  4. Para plantar a hera inglesa e outras espécies, os buracos devem ter uma distância de 30 cm cada e 15 cm de profundidade. A profundidade do buraco deve ser suficiente para acomodar a raiz da nova planta.
  5. Coloque a raiz no buraco e cubra o resto do espaço com terra. A hera crescerá melhor em um solo argiloso com uma alta concentração de matéria orgânica. Apare a parte visível da planta em cerca de 15 cm.
  6. Quando elas se estabelecerem no solo, fertilize-as a cada dois meses (durante a primavera e o verão) um um fertilizante comum. Adicionar compostos no solo ao redor pode aumentar o crescimento da planta e melhorar o solo.
  7. Essa planta se multiplica com facilidade, então pode ser que você nem precise forçar a propagação. Se assim preferir, você pode colocar um ramo de hera no solo e ela passará a crescer naquele ponto. Você também pode espalhar a hera cortando as folhas, mas plantar ramos é mais eficaz.
  8. Por se reproduzir rapidamente, a hera é considerada uma espécie invasiva. Se pretende plantar a hera, comprometa-se em mantê-la sob controle. Se a planta se espalhar livremente, pode comprometer o ciclo de nutrientes no ecossistema local.
    Publicidade

Dicas

  • A hera também pode se desenvolver em contêineres. Ela funciona bem como uma planta para interiores, vasos ou uma varanda com muita sombra.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Hera
  • Água
  • Regador
  • Fertilizante
  • Composto (opcional)

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 69 835 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade