Baixe em PDF Baixe em PDF

Hibiscos são plantas adoráveis cujas flores são umas das mais reconhecidas que existem. Depois de algumas temporadas de cultivo, no entanto, os seus hibiscos poderão não produzir tantos daqueles botões que chamam tanto a atenção. Em vez de deixar seus hibiscos entrarem em decadência, aprenda as técnicas básicas de poda para estimular o crescimento de novos botões. Com um pouco de poda corretiva, seu jardim se encherá de novos e saudáveis botões de hibiscos.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Entendendo a poda

Baixe em PDF
  1. Os hibiscos têm flores terminais, o que significa que elas aparecem nas pontas dos ramos. Com a poda de um hibisco saudável, estimula-se seu crescimento e é feito com que ele gere mais ramos e, por conseguinte, mais flores. A poda também serve para evitar apodrecimentos futuros em árvores danificadas e doentes e, assim, promover um novo e saudável crescimento.
  2. A poda deve ser feita de acordo com os ciclos naturais de crescimento da planta. Nunca se deve podar um hibisco no final do outono ou no inverno, pois isso irá impedir que ele cresça na primavera. O tempo certo para o corte varia de local para local, mas geralmente as podas grandes ou completas devem ser feitas no começo da primavera, enquanto as menores devem ser feitas até o começo do outono, em março. [1]
  3. Para que a poda não cause danos, você irá precisar de uma faca muito bem afiada e também de um alicate de jardinagem, uma tesoura de duas mãos e um serrote para cortar o que não pode ser cortado com as outras ferramentas. Todos eles deverão estar bem afiados. Você também poderá se interessar em um desinfetante agrícola para limpar as ferramentas antes do uso, pois isso irá prevenir a proliferação de doenças de plantas nesses ramos tão delicados.
    • Suas ferramentas deverão estar muito bem afiadas: ao utilizar facas, alicates, tesouras ou serrotes pouco afiados, as podas farão mais mal do que bem. Se suas ferramentas estiverem velhas demais, tome um tempo para afiá-las ou comprar outras. [2]
  4. Tenha em mente que é no ponto podado que ele irá crescer de novo. É sempre desejável podar os ramos que estejam voltados para fora. Todos os cortes serão feitos a 6 mm da ponta de um nó (o local de uma folha ou ramo pequeno), a um ângulo de 45° para cima. A ponta inferior de cada corte deverá ficar perto do meio da planta, enquanto a ponta superior dele deverá ficar mais perto da parte externa da mesma.
  5. Embora o quanto que deve ser removido varia de acordo com a situação, geralmente nunca se deve cortar mais do que 2/3 de qualquer ramo. Ao se cortar um pedaço muito grande, já não se estará podando o hibisco, mas apenas danificando-o.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Podando seu hibisco

Baixe em PDF
  1. "Aparar" seu hibisco significa cortar apenas as pontas dos ramos, próximo às suas extremidades, para estimular um pouco de crescimento sem sacrificar muito o volume da planta. Esse é o tipo de poda mais brando, sendo o mais seguro para os iniciantes. Essa aparação deve ser feita, geralmente, em plantas jovens ou pequenas, pois elas não precisam de muitas podas no comço de suas vidas para stimular o crescimento. Corte as pontas do ramo no nó mais perto delas ou em um ponto mais alto.
  2. Isso é algo mais do que "aparar" e envolve o corte de porções maiores da planta, mas apenas em certos pontos para manter o tamanho e o formato básicos dela. Uma poda seletiva envolve encontrar os nós que estejam em um terço do ramo que parte da ponta dele e cortar logo acima deles. Faça isso em todos ou na maioria dos ramos para que sejam desenvolvidos novos pontos de crescimento.
  3. Ela envolve cortar todo o hibisco, logo no começo da temporada, para obter as flores mais lindas possíveis. Podas totais deixam um gosto amargo na boca, pois, apesar de fazer o hibisco produzir tantas flores, são feitas com um corte quase total da planta. Corte cada ramo de forma que haja apenas dois ou três nós em cada um deles. Não se esqueça que nunca se deve cortar mais do que 2/3 de cada ramo.
  4. Assim como o nome sugere, ela é feita quando se deve corrigir um problema da planta, geralmente com um corte nas partes danificadas ou doentes do hibisco. Corte o quanto for necessário dos ramos danificados para deixar a madeira verde à mostra. Se, na parte cortada, a madeira estiver rígida e branca, ela estará morta e não haverá brotos nela.
  5. Ela só é feita nas situações mais drásticas, quando o hibisco estiver quase que totalmente morto ou danificado. Ela envolve o corte de todos os ramos para expor os pontos onde a planta esteja viva e crescendo e, com tempo e alguma sorte, pode fazer com que ela volte a crescer novamente. A poda pesada poderá não dar certo se a planta já estiver morta, mas pelo menos servirá para finalmente saber qual o estado de seu hibisco.
    Publicidade

Dicas

  • É uma ótima ideia verificar, durante a poda, se não há besouros atacando o hibisco. Aplique pesticida se for necessário, pois eles atacarão os novos botões que forem aparecendo. Se houver sinais de besouros, aplique pesticida a cada duas semanas na época em que o hibisco estiver crescendo.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 64 825 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade