Baixe em PDF Baixe em PDF

A habilidade de prender a respiração por um longo período de tempo é buscada por várias pessoas. Talvez você queira passar mais tempo debaixo da água enquanto mergulha ou surfa, ou quem sabe esteja apenas procurando por um impressionante truque para exibir em festas. Independentemente do motivo, é surpreendentemente fácil aumentar a quantidade de tempo que você pode passar sem respirar, desde que uses as técnicas de treinamento corretas e sigas as precauções de segurança adequadas. Leia abaixo para descobrir como.

Método 1
Método 1 de 3:

Treinando Técnicas para Prender a Respiração

Baixe em PDF
  1. Antes de prender a respiração, inale e exale lentamente do fundo de seu diafragma. Ao fazer isso, você eliminará o ar de baixa qualidade dos seus pulmões. [1] Passe cinco segundos respirando; segure a respiração por um segundo antes de expirar por dez. Continue a respirar profundamente por dois minutos, e certifique-se de, ao exalar, eliminar todo fragmento de ar de seu corpo.
    • Enquanto exalar, erga a língua e pressione-a contra os dentes. Isso forma uma válvula que lhe ajuda a controlar a liberação de ar. Sua respiração deve emitir um chiado ao ser liberada. [2]
    • A respiração profunda permite que seu corpo tome oxigênio excessivo, que será armazenado nas células do sangue. Isso lhe ajuda a segurar a respiração, pois seu corpo poderá usar o oxigênio armazenado para continuar funcionando, mesmo com a falta de ar.
  2. Ao prender a respiração, a pressão que você sente no pulmão não é causada pela necessidade de respirar – ela é causada pelo acúmulo de CO2 que luta para ser liberado. O acúmulo de CO2 se torna gradativamente mais doloroso com o tempo. Para minimizar esse acúmulo, é necessário eliminar qualquer CO2 pré-existente de seus pulmões antes de prender a respiração. Para fazer isso:
    • Exale com força, jogando para fora a maior quantidade de ar possível. Encha as bochechas enquanto faz isso, e imagine-se tentando soprar um barquinho de papel num riacho. [2]
    • Ao exalar completamente, inale rapidamente e repita. Tente manter seu corpo imóvel enquanto faz isso, para evitar gastar qualquer oxigênio armazenado pelo passo anterior.
  3. Esse é um teste prático que permitirá que seu corpo se ajuste à sensação de ficar sem ar. Use um cronômetro para contar os 90 segundos, mas não tente prender a respiração por mais tempo.
    • Ao inalar, não respire ao ponto de se sentir quase explodindo; isso cria tensão em seu corpo e faz com que você gaste mais energia. Em vez disso, preencha 8-85% de sua capacidade respiratória para continuar a ter espaço para relaxar.
    • Assim que os 90 segundos acabarem, exale rapidamente para eliminar o ar usado pelos pulmões. Em seguida, respire três vezes, inalando e exalando completamente. Isso é conhecido como semieliminação.
  4. Em seguida, prenda a respiração por dois minutos e trinta segundos. Assim que o teste prático de 90 segundos acabar, repita os exercícios de respiração e eliminação de ar. Faça cada exercício por um minuto e trinta segundos.
    • Assim que acabar, respire fundo e prenda a respiração por dois minutos e trinta segundos marcados no cronômetro. Não tente prender a respiração por mais tempo que isso.
    • Assim que o tempo acabar, exale para liberar o ar usado e dê três respiradas de semieliminação. Depois, treine a respiração profunda por dois minutos e use um minuto e meio para eliminar o ar. Agora, você está pronto para prender a respiração pelo maior tempo possível.
  5. Nesse ponto, você pode decidir jogar água gelada no rosto antes de tentar prender a respiração. Observou-se que colocar o rosto de uma pessoa em contato com a água gelada ativa a bradicardia, ou a desaceleração do ritmo cardíaco, que é a primeira fase do reflexo mamaliano de mergulho. Entretanto, esse passo é puramente opcional.
    • Você não precisa colocar toda a sua cabeça debaixo da água. Apenas atire um pouco de água gelada em seu rosto antes de prender a respiração, ou use um pano molhado e frio.
    • Não use um pacote de gelo. O mesmo estudo sugere que o choque provocado por algo muito gelado ativa outros reflexos. Certifique-se de que a água esteja numa temperatura de, aproximadamente, 21°C. O resto do corpo deve permanecer numa posição relaxada.
  6. Assuma uma posição sentada confortável e respire fundo, enchendo seus pulmões até atingir 80-85% da capacidade total deles. Prenda a respiração pelo maior tempo possível, ficando completamente parado para evitar o desperdício desnecessário de energia e de oxigênio. Normalmente, é melhor pedir para que alguém cronometre seu progresso – ao não olhar constantemente o relógio, o tempo passará mais rapidamente e você acabará sentindo que conseguirá prender a respiração por um período maior. [2]
    • Prender a respiração por longos períodos de tempo pode ser doloroso, sendo que normalmente é necessário encontrar um meio de se distrair caso você deseje atingir seu objetivo. Uma técnica popular de distração é dizer mentalmente todas as letras do alfabeto, pensando num amigo, celebridade ou figura histórica cujo nome comece com cada uma das letras. David Blaine, o famoso mágico que estabeleceu o recorde mundial de respiração debaixo d’água (17 minutos e 4.4 segundos) é um defensor dessa técnica. [2]
    • Não prenda ar em suas bochechas. Esse método é feito para criar uma reserva de ar, que exige a “liberação” de oxigênio dos pulmões, transferindo-o para as bochechas. Isso é conhecido como “respiração circular” e pode ser de difícil domínio, normalmente fazendo com que o atleta perca ambas as reservas de ar. Portanto, é melhor evitar esse método por enquanto.
  7. É vital relaxar completamente e liberar qualquer tensão de seu corpo enquanto prende a respiração. Feche os olhos e foque na liberação da tensão contida em cada parte do corpo, começando com os pés e elevando lentamente a onda de relaxamento até alcançar o pescoço e a cabeça. Ao fazer isso, é possível diminuir seu ritmo cardíaco significativamente e melhorar sua habilidade de prender a respiração. [3]
    • Concentre-se em algo que seja relaxante para você. Quando você não puder se concentrar mais, distraia-se fazendo algo com as mãos – conte até 99 com os dedos, por exemplo.
    • Tente não se mover durante o processo. Ao se mover, você desperdiça oxigênio e isso diminuirá sua capacidade de prender a respiração. Fique parado.
  8. Primeiro, exale cerca de 20% do ar. Em seguida, inale novamente para que o oxigênio chegue às áreas mais críticas rapidamente. Em seguida, exale e inale completamente.
  9. Não é recomendado fazer isso por um tempo maior que esse, pois isso poderia danificar seus pulmões e seu corpo. Experimente uma sessão pela manhã e outra durante a noite. Continue praticando e, antes de perceber, você conseguirá prender a respiração por vários minutos.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Otimizando Sua Capacidade Respiratória

Baixe em PDF
  1. Ainda que não haja maneira de aumentar o tamanho dos pulmões, é possível aumentar a quantidade de ar que eles suportam. Também é possível melhorar a capacidade de absorção de oxigênio deles. Em particular, uma rotina rigorosa de exercícios pode ajudá-lo a fortalecer os pulmões e a maximizar a capacidade de armazenamento de ar.
    • Faça muitos exercícios de resistência. Incorporar exercícios intensos de resistência em sua rotina semanal pode ser bastante útil para seus pulmões. Correr, pular corda, fazer aeróbica e nadar são ótimas formas de exercícios cardiovasculares que fazem o sangue correr e os pulmões trabalharem duro para fornecer ao corpo o oxigênio necessário para seu funcionamento normal. Tente fazer exercícios intensos com explosões em 30 minutos, levando seu corpo ao limite, para alcançar os melhores resultados.
    • Exercite-se na água. O exercício na água (natação, aeróbica aquática, treino de força debaixo da água) também é uma forma de aumentar a resistência. A água fornece um elemento de resistência que exige que o corpo trabalhe duro para completar cada tarefa. Como resultado, os pulmões precisam trabalhar mais firmemente para fornecer oxigênio ao corpo, fazendo com que a capacidade respiratória dos mesmos aumentem significativamente com o tempo.
    • Exercite-se em lugares altos. Em alturas maiores, há menos oxigênio no ar, o que significa que seus pulmões têm de trabalhar mais pesado para fornecer oxigênio ao corpo. Essa é uma excelente forma de fortalecer os pulmões, mas você precisa tomar cuidado para não trabalhar muito duro – o que poderia lhe fazer sofrer de enjoo de altitude.
  2. Perca peso. Qualquer bagagem extra reduz a eficiência do oxigênio utilizado pelo seu corpo, pois há um maior índice de massa muscular requer seu oxigênio. [4] Como resultado, muitos prendedores de respiração competitivos tentarão perder qualquer peso adicional semanas antes da competição.
    • Essa perda de peso deve ser atingida através de maneiras saudáveis – por exercícios e dietas equilibradas. O enfraquecimento do corpo causado pela dieta-relâmpago afetará negativamente suas habilidades.
    • O mágico David Blaine perdeu mais de 15 quilos antes de tentar bater o recorde mundial de tempo passado sem respirar debaixo d’água. Ele fez isso para que seu volume pulmonar estivesse melhor preparado para seu volume corporal. [2]
  3. Pare de fumar . O fato de o cigarro afetar negativamente sua força pulmonar e sua capacidade respiratória é amplamente conhecido. Largar o cigarro aumentará consideravelmente sua habilidade pulmonar de liberar dióxido de carbono e de absorver oxigênio, mesmo dentro de algumas semanas. Portanto, se você estiver tentando fortalecer os pulmões e aumentar a capacidade dos mesmos, parar de fumar é, indubitavelmente, a primeira coisa a ser feita.
    • Você também deve evitar a fumaça de segunda-mão sempre que possível, pois inalar a fumaça do cigarro de outra pessoa pode afetar negativamente seus pulmões.
  4. Esses instrumentos exigem muita capacidade respiratória, sendo ótimos para melhorar a força pulmonar e sua habilidade de controle respiratório. Além disso, tocar um instrumento é algo fantástico, que pode fornecer imensa satisfação pessoal.
    • A flauta, o clarinete, o oboé e o saxofone são ótimas opções em se tratando de instrumentos de sopro. O trompete, o trombone e a tuba são excelentes opções entre os instrumentos de latão.
    • Caso você tenha uma boa voz, cantar é outra maneira musical de aumentar a potência pulmonar. Cantar exige imenso controle respiratório, sendo uma atividade complementar excelente para prendedores de respiração profissionais.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Tomando as Medidas de Segurança Necessárias

Baixe em PDF
  1. É altamente aconselhável praticar com um parceiro. O motivo principal é: o parceiro pode garantir sua segurança caso você desmaie (o que é bastante comum durante sessões de treinamento para o teste de limites), impedindo-lhe de se machucar e tomando conta de seu corpo enquanto seus sentidos vão voltando. Além disso, um parceiro pode ajudá-lo a cronometrar suas sessões de treinamento, notificando-lhe a cada intervalo de 30 segundos.
  2. Para melhor praticar essa técnica, sente-se em boa postura num lugar confortável, como sofá ou poltrona. Isso permitirá que você desperdice níveis mínimos de energia enquanto prende a respiração. Não é recomendável se deitar durante o processo, pois você pode acabar se engasgando com a língua caso desmaie.
  3. Ainda que o propósito de prender a respiração por mais tempo normalmente esteja ligado ao fundo da água, você jamais deve praticar sozinho com o corpo submerso. Como mencionado anteriormente, é bastante comum pessoas desmaiarem ou perderem a consciência enquanto prendem a respiração por períodos prolongados de tempo. Se isso acontecer debaixo da água, você pode se afogar.
    • Até mesmo praticar com um parceiro pode ser perigoso, pois um olho pouco treinado pode não conseguir captar a diferença entre alguém prendendo a respiração e alguém que desmaiou.
    • Se você decidir praticar com um parceiro, certifique-se de decidir com ele um sinal manual que pode ser dado em intervalos regulares para comunicar seu estado. [5]
    Publicidade

Dicas

  • Respire profundamente antes de ficar sem ar por um longo período de tempo.
  • Tente não pensar em prender a respiração. Se você pensar em coisas agradáveis, ficará menos preocupado com seu desejo de respirar.
  • Não faça movimentos desnecessários. Isso usará seu oxigênio e lhe impedirá de prender a respiração.
Publicidade

Avisos

  • Enquanto estiver submerso, jamais prenda a respiração enquanto subir caso esteja utilizando um aparelho de ar pressurizado (Como um SCUBA). A expansão do ar pressurizado durante a subida poderia rasgar seus pulmões.
  • Jamais hiperventile! A hiperventilação possui muitos efeitos indesejáveis, o mais perigoso sendo aquele que faz seu corpo pensar que possui mais oxigênio que o normal, fazendo-lhe desmaiar sem qualquer aviso. Você morrerá caso isso aconteça enquanto você estiver submerso e sem um parceiro.
  • Se você sentir dor no peito, exale e respire normalmente. (A não ser que você esteja debaixo da água. Estando debaixo da água, exale e comece a subir de acordo com as instruções de seu profissional).
Publicidade

Materiais Necessários

  • Cronômetro
  • Caneta
  • Papel para anotar seus recordes
  • Camarada (especialmente debaixo da água, ou submerso)
  • Corpo de água adequado caso você pretenda prender a respiração enquanto submerso

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 208 954 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade