Baixe em PDF
Baixe em PDF
Para preparar um chá com folhas avulsas, você só precisa de água quente, das folhas e de uma peneira ou de um infusor. Porém, cada tipo de chá requer uma técnica de infusão diferente. Para preparar uma xícara deliciosa, siga as recomendações da embalagem referentes à medida, à temperatura da água e ao tempo de infusão. Experimente diferentes quantidades de folhas e tempos de infusão. Por fim, adicione leite ou o adoçante de sua preferência à bebida. Depois, é só curtir o seu chazinho.
Passos
-
Encha uma chaleira ou uma panela com água fria. Não use água destilada nem previamente fervida. Do contrário, o chá pode ficar com um gosto ruim. Encha a chaleira diretamente com água da torneira ou do filtro. [1] X Fonte de pesquisa Você pode optar tanto por uma chaleira elétrica quanto por uma chaleira normal ou uma panela.
- Caso a água da sua região seja muito rica em minerais, use água de garrafa para deixar o chá com um gosto mais agradável.
-
Esquente a água até ela atingir entre 70 °C e 100 °C. Desligue ou tire a chaleira do fogão quando a água começar a evaporar, a borbulhar ou a ferver. Dependendo do tipo de chá, pode ser que você precise de uma água mais ou menos quente para pegar bem o sabor das folhas. Use um termômetro instantâneo para medir a temperatura certa da água.
- Você também pode ferver a água e deixar ela esfriar um pouquinho até atingir a temperatura correta antes de despejá-la sobre as folhas. [2] X Fonte de pesquisa
- No geral, os chás branco e verde podem ser preparados em temperaturas mais baixas, com uma água que acabou de começar a evaporar. O oolong, por sua vez, deve ser infundido em água borbulhando. Já os chás preto e puer são resistentes a água fervente. [3] X Fonte de pesquisa
-
Separe duas ou três gramas de folhas para cada 180 ml de água. As folhas de chá vêm em diversos tamanhos e formatos. Logo, o melhor é medi-las com base no peso em vez do volume. [4] X Fonte de pesquisa Caso prefira medir as folhas pelo volume, comece com uma colher de chá, se elas forem pequenas, ou uma colher de sopa, se forem maiores. Despeje a quantidade desejada dentro de um coador ou de um bule, dependendo de como você estiver planejando fazer a infusão.
- Uma xícara de chá comporta por volta de 180 ml de água. Já uma caneca comum comporta entre 300 ml e 350 ml. Caso prefira usar uma caneca, dobre a quantidade de folhas.
- A quantidade de folhas usadas depende também do seu gosto pessoal. Experimente infusões mais e menos intensas para descobrir quais você prefere. [5] X Fonte de pesquisa
-
Coloque o chá em infusão na água quente por três a cinco minutos. Despeje a água diretamente sobre as folhas e deixe de molho por alguns minutos. Cada chá requer um tempo de infusão diferente. Siga as instruções da embalagem. Caso não tenha certeza de por quanto tempo as folhas devem ficar em infusão, comece por três minutos. Adicione 30 segundos para cada xícara que você preparar após a primeira até chegar ao sabor ideal.
- No geral, os chás verde e oolong devem ficar em infusão por três minutos, o chá branco, por quatro, e os chás preto e puer, por cinco. [6] X Fonte de pesquisa
- Evite deixar as folhas em infusão por mais de cinco minutos. O chá vai acabar ficando amargo. Caso prefira uma bebida mais forte, aumente a quantidade de folhas. Não altere o tempo de infusão.
- Os chás de ervas não costumam conter folhas de verdade. Logo, eles podem ficar em infusão por mais tempo sem que a bebida corra o risco de ficar amarga. [7] X Fonte de pesquisa
-
Tire as folhas da água assim que acabar o período de infusão. A forma de fazer isso vai depender do método de infusão escolhido. Caso tenha optado por um infusor de metal ou silicone ou por um saquinho, basta tirá-lo da água e colocá-lo sobre um pires ou prato para aparar as gotas das folhas molhadas.
- Caso tenha colocado as folhas dentro do bule, ponha uma peneira sobre a xícara para separar as folhas úmidas da bebida na hora de servir.
- Jogue fora as folhas usadas imediatamente ou espere elas secarem para soltá-las mais facilmente da peneira.
Publicidade
-
Coloque as folhas em um infusor do tipo copinho para facilitar a limpeza. Para começar, coloque o copinho dentro do bule ou da xícara. Meça as folhas usando o infusor como referência e despeje a água diretamente sobre ele. Cubra bem as folhas com a água para realizar corretamente a infusão. [8] X Fonte de pesquisa
- Passados três a cinco minutos, tire o infusor e as folhas úmidas de dentro do recipiente.
-
Use um saquinho descartável para folhas menores ou trituradas. Compre um pacotinho de saquinhos descartáveis de chá em uma loja de produtos culinários. Quando sentir vontade de tomar um chazinho feito com folhas finas, que podem passar facilmente pelos buraquinhos do infusor, tire um saquinho da embalagem. Ponha o saco de pé dentro da xícara, com a abertura virada para cima, para que as folhas não saiam boiando.
- Você também pode usar um saquinho para preparar apenas uma xícara de chá sem fazer muita bagunça.
-
Use um infusor do tipo cestinha para folhas maiores. Você pode usar esse infusor para praticamente qualquer tipo de chá. Escolha uma cesta que caiba direitinho dentro da sua xícara ou de seu bule para que ela não fique dançando nem afunde no recipiente. Do contrário, as folhas vão acabar escapando. [9] X Fonte de pesquisa
- Experimente usar uma xícara de viagem com uma cestinha acoplada se estiver na correria. Lembre-se apenas de tirar as folhas da xícara após três a cinco minutos.
- Embora você possa usar uma cestinha menor ou redondinha para fazer uma única xícara, para preparar uma caneca ou um bule de chá, é necessário ter um infusor mais comprido.
-
Evite usar infusores do tipo bolinha para folhas muito grandes ou pequenas. Os infusores do tipo bolinha metálicos e de silicone são superpopulares devido aos designs engraçadinhos. Porém, eles não são muito funcionais. Não os use para preparar chás com folhas grandes, uma vez que eles não oferecem espaço para as folhas se expandirem depois de hidratadas. Evite, também, usá-los para preparar chás com folhas pequenininhas ou trituradas, já que elas podem acabar escapando pelos buraquinhos.
- Caso esteja infundido folhas médias em uma pequena quantidade de água, um infusor do tipo bolinha pode funcionar perfeitamente.
- Os infusores com corrente são difíceis de encher, assim como de abrir e de fechar, principalmente com o metal quente. [10] X Fonte de pesquisa
-
Deixe espaço para as folhas se expandirem. As folhas podem aumentar em até cinco vezes de tamanho depois de úmidas. Portanto, deixe bastante espaço dentro do infusor ou do saquinho. Não exagere na quantidade de folhas. [11] X Fonte de pesquisa
- Um infusor do tipo cestinha oferece bastante espaço para as folhas se expandirem. Já um infusor bolinha vai acabar comprimindo-as. [12] X Fonte de pesquisa
- O espaço extra também vai permitir à água passar por todas as folhas, deixando o chá mais saboroso.
-
Peneire o chá após a infusão, se preferir. Essa técnica é boa para quem não tem um infusor do tamanho adequado para o bule. Em vez de colocá-las no infusor, meça a quantidade necessária e ponha as folhas diretamente dentro do bule. Passado o tempo de infusão, segure uma peneira sobre a sua xícara. Com cuidado, despeje o chá dentro da xícara. A peneira vai aparar as folhas no meio do caminho. [13] X Fonte de pesquisa
- Algumas folhas vão continuar no fundo do bule, deixando o chá mais amargo com o tempo.
Publicidade
Dicas
- Para manter o chá quentinho por mais tempo, preaqueça o bule ou a xícara lavando-os com água fervente. Jogue a água fora antes de adicionar as folhas e a água aquecida. [14] X Fonte de pesquisa Outra opção é cobrir o bule com um paninho para reter o calor.
- Os chás branco e verde são mais delicados e devem ser consumidos imediatamente. Já os chás mais robustos, como o chá preto, podem ser saboreados por mais tempo. [15] X Fonte de pesquisa
- Após servir o chá, adicione leite, mel, limão e açúcar a gosto. Evite apenas misturar o leite e o limão em uma mesma xícara. Do contrário, o leite pode acabar coalhando.
- Da primeira vez que for preparar um certo tipo de chá, use um termômetro para tirar a temperatura da água. Depois que souber o quanto de vapor e de bolhas a água produz na temperatura ideal para o chá, comece a prepará-lo no olhômetro.
Publicidade
Materiais Necessários
- Uma chaleira ou uma panela.
- Água fria.
- Um bule.
- Uma xícara.
- Um infusor.
- Folhas de chá.
- Uma balança de cozinha ou uma colher de medição.
Referências
- ↑ https://www.thekitchn.com/how-to-brew-black-tea-cooking-lessons-from-the-kitchn-201670
- ↑ https://www.thekitchn.com/how-to-brew-loose-leaf-green-t-139441
- ↑ https://www.ohhowcivilized.com/tea-brewing-guide-beginners/
- ↑ https://www.thekitchn.com/how-to-brew-black-tea-cooking-lessons-from-the-kitchn-201670
- ↑ http://mentalfloss.com/article/536417/how-long-steep-your-tea-according-science
- ↑ https://www.ohhowcivilized.com/tea-brewing-guide-beginners/
- ↑ http://mentalfloss.com/article/536417/how-long-steep-your-tea-according-science
- ↑ https://www.thekitchn.com/how-to-brew-black-tea-cooking-lessons-from-the-kitchn-201670
- ↑ https://thewirecutter.com/reviews/best-tea-steeper/
- ↑ https://www.myrecipes.com/extracrispy/tea-balls-suck
- ↑ https://thewirecutter.com/reviews/best-tea-steeper/
- ↑ https://www.ohhowcivilized.com/tea-brewing-guide-beginners/
- ↑ https://www.thekitchn.com/how-to-brew-black-tea-cooking-lessons-from-the-kitchn-201670
- ↑ https://www.thekitchn.com/how-to-brew-black-tea-cooking-lessons-from-the-kitchn-201670
- ↑ https://www.thekitchn.com/how-to-brew-loose-leaf-green-t-139441
Publicidade