Baixe em PDF
Baixe em PDF
Embora pareça uma comida gourmet, a lula é fácil de encontrar, barata e incrivelmente fácil de preparar e cozinhar. Se as suas lembranças forem de pedaços borrachudos e compridos, difíceis de engolir, saiba que há diversas maneiras de cozinhar lula que são bem mais gostosas do que uma lula à dorê cozida demais.
Passos
-
Saiba que a lula inteira é mais barata e gostosa do que a pré-cortada. Várias partes do molusco são cortadas quando ele é pré-preparado. Pode parecer nojento no começo, mas preparar uma lula inteira não exige mais do que uma faca afiada. [1] X Fonte de pesquisa
-
Segure a parte entre os olhos e o corpo e retire a cabeça do manto. Essa provavelmente é a parte mais nojenta de todo o processo, e você a fará primeiro. Segure a lula com firmeza pelo corpo, ou manto. Aperte gentilmente a área acima dos olhos e puxe em direção aos tentáculos para ficar com duas partes: a cabeça e os tentáculos de um lado e o manto de outro.
- Esse processo pode fazer sujeira, por isso faça-o sobre a pia, se possível. [2] X Fonte de pesquisa
-
Separe a cabeça dos tentáculos cortando abaixo dos olhos. Jogue fora os olhos e a cabeça, guardando os tentáculos para depois. Se quiser preservar a tinta, que é ótima para se usar em guisados ou massas, ela fica presa sobre a cabeça em um saco prateado com um líquido preto dentro. Corte o saco fora e drene a tinta para uma tigela, de modo a poder usá-la mais tarde. [3] X Fonte de pesquisa
-
Retire o bico dos tentáculos puxando-o para fora a partir do centro. A boca dura da lula fica no meio do conjunto de tentáculos. Tateie procurando por um bico pequeno e parecido com uma semente na base deles. Ele pode ser retirado pressionando na direção dos tentáculos.
- Corte quaisquer tentáculos longos demais para que todos fiquem com mais ou menos o mesmo comprimento, e então deixe-os de lado: eles já estão prontos para serem cozidos e servidos.
-
Remova as barbatanas. Você pode apará-las com uma faca também, mas puxá-las para removê-las enfraquecerá a pele, que precisará ser removida mais tarde. Puxe as barbatanas para trás (elas se parecem com asas saindo do corpo) e segure-as com o polegar e o indicador até que as pegue com firmeza. Em seguida, você poderá puxá-las para fora do corpo da lula.
-
Remova o pedaço de cartilagem dura de dentro do corpo da lula. Você deverá senti-lo facilmente no manto do animal, ao longo do abdômen, e ele deslizará para fora facilmente. A cartilagem pode se quebrar dentro da lula, por isso procure por todos os pedaços duros antes de começar a cozinhar.
-
Use a parte de trás da faca para remover as vísceras que sobrarem no corpo da lula. Começando pela ponta, use a parte de trás da faca para empurrar os miúdos que sobraram para fora do manto. Caso esteja se sentindo corajoso, é só colocar a mão ou uma colher lá dentro e puxar tudo para fora. [4] X Fonte de pesquisa
-
Remova a membrana. Essa é a pele roxa e parecida com um gel que cobre a lula. Corte a ponta do manto e use-a para soltar um pouco de pele, e então puxe-a para retirá-la. Se estiver com dificuldades, raspe passando a lâmina da faca inclinada em relação à pele, quase como se estivesse aparando. Enxágue a lula em água fria quando terminar.
-
Corte o manto no formato desejado. Se quiser lula à dorê, corte-o na horizontal para ficar com anéis. Para a maioria dos outros pratos, corte ao longo de uma borda da lula para abri-la em um pedaço plano e então faça quadrados. [5] X Fonte de pesquisa
- Você também pode fazer sulcos para que a lula cozinhe mais rápido. Faça pequenos cortes até metade da carne com a faca inclinada para que o molusco fique sulcado. [6] X Fonte de pesquisa
Publicidade
-
Seque os anéis de lula batendo de leve neles com papel-toalha. A lula à dorê exige anéis finos. Se começar pelo corpo do molusco, seque-o com batidinhas e então corte o corpo na horizontal usando uma faca afiada e transformando o fruto do mar em anéis de cerca de 1 cm para cozinhá-los.
- 450 g de lula fresca costumam render 225 g de lula à dorê, o que geralmente é o suficiente para uma pessoa.
-
Você pode mergulhar os anéis em um banho de leitelho para deixá-los mais macios e com um sabor mais rico. Assim, o prato ficará maravilhoso, mas você pode pular este passo se não tiver tempo. Para fazer seu próprio leitelho, se não tiver nenhum à mão:
- Misture duas xícaras de leite com o suco de um limão grande. Você também pode adicionar um pouco de molho picante para dar mais sabor.
- Deixe a mistura descansar por quatro a cinco minutos. Você a verá engrossar.
- Deixe os anéis de lula no leitelho por três ou quatro horas antes de prosseguir. Em seguida, remova-os dali e drene o excesso de líquido. [7] X Fonte de pesquisa
-
Combine duas xícaras de farinha, uma colher de chá de sal e uma colher de chá de pimenta em uma tigela média. Você também pode adicionar outros temperos que quiser, como uma colher de chá de páprica, pó de chili ou pimenta-caiena. Bata bem.
-
Cubra os anéis de lula com a mistura de farinha. Passe-os na farinha até cobrir cada um deles totalmente. Talvez seja preciso trabalhar em pequenas quantidades e adicionar mais farinha se esta começar a acabar.
-
Aqueça 1 cm de óleo no fogo médio-alto. Você pode precisar de uma a duas xícaras de óleo vegetal para ter o suficiente, pois ele deverá quase cobrir os anéis durante a fritura. Se tiver um termômetro, aqueça o óleo até 180 ºC. Você também pode usar uma fritadeira nessa temperatura. Caso não tenha um termômetro, espere até o óleo ficar quase fervendo.
-
Cozinhe os anéis de lula aos poucos até que fiquem dourados, em cerca de dois a três minutos. Vire os anéis depois de fritos, removendo-os quando a carne abaixo do empanado não estiver mais brilhante ou translúcida. Não encha demais a frigideira; coloque apenas pedaços suficientes para preencher o fundo dela sem que eles se toquem ou fiquem uns sobre os outros. Adicionar pedaços demais diminuirá bastante a temperatura do óleo, tornando o prato engordurado e desagradável. [8] X Fonte de pesquisa
- Se quiser uma lula à dorê mais crocante e com um interior mais macio, aqueça o óleo até 205 ºC e cozinhe por apenas um minuto ou um minuto e meio.
Publicidade
-
Frite a lula cortada com alguns temperos para fazer uma refeição ou um aperitivo delicioso e rápido. Esse fruto do mar só precisa cozinhar por 30 a 45 segundos, e seu sabor suave e tenro combina com vários temperos. Comece com os tentáculos limpos e o corpo da lula esticado e corte-os em quadrados de 2,5 a 5 cm.
-
Aqueça meia colher de sopa de óleo em uma frigideira no fogo médio-alto. O óleo deve ficar quente para que a lula cozinhe rápido. Deixar no óleo por tempo demais tornará o molusco duro e borrachudo.
-
Cozinhe os aromas no óleo por um a dois minutos. Estes são vegetais e ervas que amolecem no calor e são usados em culinárias ao redor do mundo. Jogue-os no óleo quente e dê a eles alguns minutos para ficarem macios antes de continuar. Algumas boas ideias (listadas de acordo com a lula que está sendo cozida) incluem:
- De um a dois dentes de alho picados.
- 1/4 de xícara de cebolas brancas em cubos.
- 1/3 de xícara de pimenta em cubos. [9] X Fonte de pesquisa
-
Adicione um pouco de lula e cozinhe por 30 segundos. Não encha a frigideira, ou você abaixará a temperatura rápido demais e estragará o processo de cozimento. Coloque pedaços suficientes para que ainda possa movimentá-los e mexa com frequência. Se tiver uma frigideira grande, uma lula inteira deverá ser o bastante.
-
Ponha os temperos e agite por mais 10 a 25 segundos antes de remover. A lula deve cozinhar apenas até ficar branca, não mais translúcida (parcialmente transparente). Em seguida, adicione os temperos e misture bem antes de servir imediatamente. Você pode misturar a lula a uma massa ou só comê-la como está. Tente o seguinte:
- Uma colher de sopa de molho de soja e um punhado de coentro picado.
- Uma pitada de sal, pimenta-do-reino e suco de limão à gosto.
- Sal, pimenta-do-reino e a própria tinta da lula.
Publicidade
Dicas
- Cozinhe a lula rapidamente; ela não precisa de muito tempo para ficar macia, mas ficará dura logo quando for cozida demais.
Publicidade
Avisos
- As lulas são escorregadias, portanto tome cuidado ao cortá-las. Sempre corte para longe do seu corpo, não em direção a ele.
Publicidade
Referências
- ↑ http://www.seriouseats.com/2010/07/how-to-clean-whole-fresh-squid-instructions.html
- ↑ http://www.seriouseats.com/2010/07/how-to-clean-whole-fresh-squid-instructions-slideshow.html#show-98123
- ↑ http://www.bbc.co.uk/food/recipes/squidwithmintchillic_90292
- ↑ http://food52.com/blog/7003-how-to-clean-squid
- ↑ http://wdfw.wa.gov/fishing/shellfish/squid/clean_prepare.html
- ↑ http://www.bbcgoodfood.com/technique/how-prepare-squid
- ↑ http://www.cookingchanneltv.com/recipes/chuck-hughes/fried-calamari.html
- ↑ http://www.chow.com/recipes/27913-fried-calamari
- ↑ http://www.bbcgoodfood.com/technique/how-prepare-squid
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 139 344 vezes.
Publicidade