Este artigo foi coescrito por John Keegan
. John Keegan é um coach de namoro e palestrante motivacional em New York City. É proprietário da The Awakened Lifestyle, onde usa sua experiência em namoro, atração e dinâmica social para ajudar pessoas em busca de amor. Realiza workshops de namoro internacionalmente, passando por Los Angeles, Londres, Rio de Janeiro, Praga, dentre outros lugares. Seu trabalho já teve destaque no The New York Times, na Humans of New York e na Men's Health.
Este artigo foi visualizado 12 203 vezes.
Quando você comete um erro que magoa seu parceiro, só pedir desculpas às vezes não é o suficiente. Mostrar sua disposição e habilidade para mudar suas atitudes ajuda a provar para seu namorado que você realmente se arrependeu e que não quer magoá-lo novamente. Leia este artigo para ver algumas dicas boas para expressar o quanto se sente mal pelo que fez e o quanto quer que o relacionamento funcione.
Este artigo foi baseado em uma entrevista feita com o coach de relacionamentos profissional John Keegan, fundador do The Awakened Lifestyle.
Passos
-
É importante sentar e encontrar o real problema que existe no relacionamento. Se você acha que precisa melhorar em um ponto, mas seu namorado está chateado por outro motivo, você não conseguirá mudar as suas atitudes. Tenha uma conversa com seu namorado para esclarecer tudo que o fez ficar magoado. Assim que fizerem isso, faça seu esforço para mudar o necessário.
- Introduza o assunto dizendo algo como “Podemos sentar e conversar sobre o que está acontecendo nas últimas semanas? Só quero ter certeza de que tudo está esclarecido para podermos seguir em diante.”
Publicidade
-
Não dê desculpas, mas mostre o que levou você a fazer o que fez. Por exemplo, se você mentiu para o seu namorado, talvez estava com medo de magoá-lo ou deixá-lo nervoso. Se disse algo que o magoou, talvez tenha reagido mal em um momento de raiva porque estava estressado. Isto não significa que o que você fez foi certo, mas mostra que você compreende o que fez e o motivo de ter sido errado. [1] X Fonte de pesquisa
- Você pode dizer algo como “Ontem, eu gritei com você porque estava estressado por conta do trabalho. Não é certo, mas quero que você saiba porque eu agi dessa forma.”
- No caso de coisas mais sérias, como infidelidade, talvez você tenha que passar mais tempo pensando nos motivos que levaram a fazer isso. Por exemplo, você pode ter traído seu parceiro porque estava sentindo que ele não dava importância a você, por ter autoestima baixa ou porque queria magoá-lo.
-
Valide o que ele está sentindo e tente não ficar na defensiva. É muito fácil agir com raiva quando você ouve seu parceiro falando dos seus erros, mas quando sentar para conversar com seu namorado sobre o que está acontecendo, mantenha a mente aberta. Diga que ele tem todo o direito de sentir o que está sentindo, mesmo se for difícil para você.
- Você pode dizer algo como “Eu entendo porque você está se sentindo assim. Eu provavelmente sentiria o mesmo se estivesse no seu lugar”.
Publicidade
-
Assuma o que você fez, mesmo que seja difícil. Isto fará seu namorado sentir que você realmente está o escutando e não está dizendo apenas o que acha que ele quer ouvir. Quando ele disser como está se sentindo, assuma a sua culpa nisto.
- Você pode dizer algo como “Eu realmente não estava tratando você como prioridade ultimamente e isto não está certo”.
- Ou “A culpa é minha por ter ignorado você por um dia inteiro. Eu não deveria ter feito isto”.
-
Mostre ao seu namorado que você se sente mal pelo que fez. Se você acredita que fez algo digno de um pedido de desculpas, sente-se para conversar com ele e diga o quanto se arrepende do que fez. Este é o primeiro passo para provar que você pode mudar, porque mostra que reconhece que o que fez foi errado. [2] X Fonte de pesquisa
- Diga algo como “Eu sinto muito por não ter dedicado um tempo para você ultimamente. Não é justo e eu sei que isso fez você se sentir muito mal”.
Publicidade
-
Não coloque no seu namorado a responsabilidade de apontar os seus erros. No dia a dia, fique de olho em si mesmo e tente não repetir o erro que cometeu. Se conseguir fazer isto, estará no caminho certo para melhorar como pessoa e seu namorado provavelmente vai notar.
- Por exemplo, se você estiver tentando prestar mais atenção no seu namorado enquanto ele fala, vigie seus hábitos. Se perceber que está mexendo no celular ou mandando mensagens durante a conversa, diga “Desculpa, foi falta de educação. O que você estava dizendo?”
-
Talvez ele não saiba o quanto você se importa. Antes de começar o processo de mudança, diga ao seu namorado o quanto ele significa para você. Fale que você fará o que for preciso para o relacionamento dar certo. Talvez ele precise de tempo ou algo em especial para se convencer disso caso você já tenha dito isso antes, mas é sempre bom relembrar seu parceiro do quanto você o ama.
- Diga, por exemplo, “Eu quero mudar para que o nosso namoro dê certo. Você é muito importante para mim e eu não quero me afastar de você”.
Publicidade
-
Pequenos gestos podem mostrar a ele que você está se esforçando. Se estiver no mercado, compre algo que ele gosta para mostrar que estava pensando nele. Se ele teve um dia ruim, faça um jantar legal para ele comer antes de ir dormir. Não precisa ser nada grandioso. Pequenos gestos podem deixar a relação mais forte e trazer aquele romance do começo de volta. [3] X Fonte de pesquisa
-
Pergunte como ele está regularmente. Uma comunicação aberta é muito importante para ter sucesso no relacionamento, mas é ainda mais importante quando o casal está passando por problemas. Sente-se e converse com seu namorado constantemente para ver como ele está se sentindo e descobrir se, na opinião dele, as coisas estão melhorando.
- Diga algo como “Como você acha que estão as coisas na sua perspectiva?”.
- Ou “O que eu posso melhorar?”.
Publicidade
-
Às vezes, as pessoas precisam de tempo para si mesmas. Se o seu namorado ainda está magoado por conta de algo do passado, ele pode precisar se distanciar por um tempo. Dê espaço a ele e não o pressione a voltar ao normal antes que ele esteja pronto. [4] X Fonte Confiável Mayo Clinic Ir à fonte
- Se vocês moram juntos, um dos dois pode passar uns dias na casa de um familiar ou amigo para esfriar a cabeça antes de vocês conversarem.
-
Você pode praticar autocuidado, fazer terapia ou meditar. Melhorar como pessoa é um processo diferente para cada um e você pode ter que tentar algumas coisas antes de encontrar algo que funcione. No geral, é importante tratar o problema que causou o mal-estar entre você e seu namorado.
- Por exemplo, talvez você seja muito ciumento e isso afeta seu namorado. Faça terapia para tratar o ciúme e entender o que leva você a senti-lo.
- Se você está muito estressado e isso faz você tratar mal o seu namorado, tente fazer atividades que aliviem o estresse, como meditação ou yoga.
Publicidade
-
Um profissional de saúde mental pode ajudar vocês a resolverem a questão. Se você está tentando mudar, mas não sente que o relacionamento está melhorando, marque hora com um psicólogo especializado em terapia para casais. Ele poderá mostrar uma perspectiva neutra sobre o que está acontecendo no relacionamento de vocês. Ele também pode indicar como seguir em frente e trabalhar em si mesmo para melhorar a situação. [5] X Fonte Confiável Mayo Clinic Ir à fonte
- Mesmo se você já faz terapia individual, a terapia para casais ainda pode ajudar bastante.
WikiHows Relacionados
Referências
- ↑ https://au.reachout.com/articles/how-to-say-sorry-and-mean-it
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/the-mysteries-love/201704/5-essential-steps-save-your-relationship
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/the-mysteries-love/201704/5-essential-steps-save-your-relationship
- ↑ https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/adult-health/in-depth/infidelity/art-20048424
- ↑ https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/adult-health/in-depth/infidelity/art-20048424