PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Existe um problema de saúde chamado Vertigem Posicional Paroxística Benigna (VPPB), ou “doença dos cristais do labirinto”, que causa tontura, possíveis enjoos e vômitos. [1] Isso acontece quando as otocônias (pequenos cristais localizados dentro do labirinto) saem de seu lugar no utrículo e chegam ao canal semicircular posterior, mais conhecido por ouvido interno. [2] Quando um episódio de VPPB acontece, é necessário adotar uma medida chamada Manobra de Epley para reposicionar os cristais soltos e aliviar os sintomas. Vá a uma consulta para que o especialista mostre como se faz isso pela primeira vez e decida se você pode fazê-la sozinho em casa. Ele também pode recomendar fisioterapia em vez de tentá-la no consultório.

Método 1
Método 1 de 3:

Fazendo a manobra com um médico

PDF download Baixe em PDF
  1. [3] Vá ao médico caso tenha sido diagnosticado com VPPB, pois somente ele pode fazer a manobra para reposicionar os cristais do ouvido interno pela primeira vez. Por sorte, a partir da segunda você poderá fazê-la em casa e ele ensinará a prática mais segura.
  2. O método dois deste artigo visa ensinar como a manobra Epley deve ser feita, mas a primeira vez é crucial para você entender como deve se sentir durante todo o processo. O problema de tentar isso em casa é deslocar ainda mais os cristais, piorando a vertigem.
    • Caso já saiba como ele funciona quando feito corretamente, vá direto para o método dois e relembre como prosseguir.
  3. O médico pedirá para você sentar na maca com a cabeça virada para a frente e a segurará com uma mão de cada lado; a seguir, ele rapidamente a girará para a direita, em um ângulo de 45 ° e fará você deitar com a cabeça nessa posição, que deve ser mantida por 30 segundos. [4]
    • Sua cabeça pode ficar para fora da maca ou sobre um travesseiro, caso haja um. A intenção é que ela fique abaixo do resto do corpo quando você deitar.
  4. Depois que os 30 segundos passarem, ele fará o mesmo movimento de antes, mas para o outro lado, formando um ângulo de 90 °; sua cabeça será girada totalmente para a esquerda. [5]
    • Repare na sensação de vertigem. Depois de mais 30 segundos nessa posição, a tontura provavelmente terá passado.
  5. Assim que sua cabeça estiver totalmente virada para a esquerda, o médico pedirá para você rolar e deitar sobre seu lado esquerdo, apontando seu nariz para o chão; essa posição seria a mesma se você estivesse deitado sobre o lado direito e virasse o nariz para o travesseiro. Mantenha essa posição por 30 segundos. [6]
    • Verifique o lado da rotação e para onde o nariz está apontado. Observe que, se o problema for no lado direito, seu corpo e sua cabeça serão girados para a esquerda e vice-versa.
  6. [7] Depois dos 30 segundos, o médico o ajudará a sentar. Você provavelmente não sentirá mais a vertigem, mas existem casos em que é necessário repetir a manobra até que os cristais retornem ao lugar.
    • Caso a VPPB seja no lado esquerdo, o procedimento será o mesmo, mas para o lado direito.
  7. Espere um tempo até se recuperar [8] . Depois que o médico acabar, talvez você precise usar um colar cervical pelo resto do dia. O médico o instruirá sobre como dormir e se movimentar, para evitar que as tonturas ocorram novamente; isso será ensinado na parte três deste artigo.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Fazendo a manobra de Epley em casa

PDF download Baixe em PDF
  1. A manobra de Epley só deve ser feita por conta própria se o médico diagnosticar a VPPB; vertigens causadas por qualquer outro problema devem ser tratadas no consultório. O processo é similar ao feito pelo médico, com algumas mudanças sutis.
    • Não faça a manobra em casa se tiver sofrido qualquer tipo de trauma no pescoço, histórico de ataque cardíaco ou se o alcance de movimento de seu pescoço é limitado.
  2. Quando se deitar, ele ficará sob suas costas, para que sua cabeça fique pendurada para trás, abaixo do resto do corpo. Sente-se na cama e vire a cabeça para a direita.
    • Prefira ter alguém com você durante o processo. Você terá que ficar em cada posição por 30 segundos e é muito útil ter alguém para contar o tempo durante o processo.
  3. Deite-se rápida e cuidadosamente quando sua cabeça estiver em um ângulo de 45 °, com os ombros no travesseiro e a cabeça mais para baixo. Mantenha a cabeça virada para a direita e fique assim por 30 segundos. [9]
  4. [10] Ainda deitado, gire a cabeça rapidamente para o outro lado. Não erga a cabeça quando fizer isso, sob o risco de ter que recomeçar. Como antes, fique assim por 30 segundos.
  5. Ainda olhando para a esquerda, vire o corpo e deite-se sobre o lado esquerdo, virando a cabeça junto. Seu nariz deverá ficar em contato com o colchão e sua cabeça, mais virada do que seu corpo. [11]
  6. Aguarde os 30 segundos necessários deitado sobre o lado esquerdo, com o nariz tocando o colchão. Quando acabar, sente-se e veja se a tontura passou. Você pode repetir a manobra três ou quatro vezes por dia, até que a vertigem desapareça. Lembre-se de que deve fazê-la do lado oposto se a sua VPPB for do lado esquerdo. [12]
  7. [13] Caso essa seja a primeira vez que você tenta sozinho, o melhor é fazê-la antes de se deitar para dormir; se algo der errado e você acabar mais tonto do que começou, dormir resolverá o problema (o que não pode ser feito durante o dia).
    • Assim que já estiver acostumado a fazer a manobra de Epley, poderá escolher qualquer momento do dia para praticá-la.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Recuperando-se depois da manobra

PDF download Baixe em PDF
  1. [14] Espere antes de se levantar e sair andando, para que os cristais não saiam do lugar novamente. Aguarde e deixe-os se assentarem, para não sentir vertigem assim que sair do consultório (ou quando acabar de fazê-la em casa).
    • Os cristais precisam de aproximadamente 10 minutos para permanecerem no lugar certo e você seguir com seu dia.
  2. Depois de praticar a manobra, seja em casa ou no consultório médico, é aconselhável usar um colar cervical. Ele ajudará a manter sua cabeça equilibrada e um controle melhor dos movimentos, para que os cristais não saiam do lugar novamente. [15]
  3. [16] Quando chegar a hora de dormir, tire o colar cervical e arrume os travesseiros para deitar com a cabeça em um ângulo de 45 °. [17]
  4. O pescoço deve ficar totalmente reto, sempre olhando para frente. Evite ir ao dentista, cabeleireiro ou outro profissional que possa puxar sua cabeça para trás. Além disso, não faça exercícios que exijam agilidade do pescoço e não coloque a cabeça para trás a ponto de encarar o teto. [18]
    • Ao tomar banho, posicione-se logo abaixo do chuveiro, para não inclinar a cabeça para trás.
    • Para quem precisa se barbear, é preferível inclinar todo o corpo para a frente a mover a cabeça.
    • Passe ao menos uma semana depois da manobra de Epley evitando todas as posições que possam desencadear a VPPB. [19]
  5. [20] Depois de uma semana tomando cuidado para não desencadear a VPPB, faça um movimento que a causaria como teste; se não ficar tonto, isso significa que deu certo. A vertigem pode voltar no futuro, mas a manobra de Epley resolve os sintomas em 90% dos casos.
    Publicidade

Dicas

  • A primeira vez deve ser feita obrigatoriamente com um médico. [21]
  • Durante o procedimento, deixe a cabeça sempre abaixo do resto do corpo.
Publicidade

Avisos

  • Se sentir dor de cabeça, alterações na visão, fraqueza ou formigamento, pare o processo imediatamente.
  • Faça as coisas devagar e com calma. Não force seu pescoço a se mover tão rápido.
Publicidade

Referências

  1. http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/vertigo/basics/treatment/con-20028216
  2. http://www.merckmanuals.com/home/ear,-nose,-and-throat-disorders/inner-ear-disorders/benign-paroxysmal-positional-vertigo-(benign-positional-vertigo)
  3. http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/vertigo/basics/treatment/con-20028216
  4. Von Brevern M, Seelig T, Radtke A, Tiel-Wilck K, Neuhauser H, Lempert T. Short-term efficacy of Epley’s manoeuvre: a double-blind randomized trial. J Neurol Neurosurg Psychiatry. 2006; 77:980.
  5. http://www.merckmanuals.com/home/ear,-nose,-and-throat-disorders/inner-ear-disorders/benign-paroxysmal-positional-vertigo-(benign-positional-vertigo)
  6. Seo T, Miyamoto A, Saka N, Shimano K, Sakagami M. Immediate efficacy of the canalith repositioning procedure for the treatment of benign paroxysmal positional vertigo. Otol Neurotol 2007; 28: 917.
  7. https://www.activator.com/wp-content/uploads/Home%20Epley%20Handouts.pdf
  8. https://www.activator.com/wp-content/uploads/Home%20Epley%20Handouts.pdf
  9. Von Brevern M, Seelig T, Radtke A, Tiel-Wilck K, Neuhauser H, Lempert T. Short-term efficacy of Epley’s manoeuvre: a double-blind randomized trial. J Neurol Neurosurg Psychiatry. 2006; 77:980.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 253 699 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade