Baixe em PDF Baixe em PDF

Uma tipoia seve para imobilizar e proteger um braço lesionado. Embora a maioria das pessoas a use quando fratura o membro , ela também é útil em outros casos: contusões, distensões e deslocamentos ou em suspeitas de lesões de caráter emergencial. Não importa a situação, a tipoia pode ser essencial no processo de recuperação — já que, além de dar suporte ao braço, indica às outras pessoas que devem ter cuidado. Por fim, você pode aprender a fazer um acessório improvisado para primeiros socorros; assim, a vítima (você mesmo ou outro alguém) ficaria mais confortável e estável até poder buscar ajuda profissional. Leia este artigo para descobrir o que fazer.

Método 1
Método 1 de 3:

Usando um pedaço de tecido para fazer a tipoia

Baixe em PDF
  1. Com este método, você vai usar o material para imitar a funcionalidade de uma tipoia de verdade. As dimensões exatas do tecido dependem da sua altura e do seu tamanho. Para pessoas de proporções médias, basta usar algo com 1 metro de cada lado. Se possível, escolha algo que não tenha elasticidade — ou o seu braço pode acabar flexionado e instável, o que piora o ferimento.
    • Você pode cortar uma fronha ou um lençol velho (que possa sacrificar) com uma tesoura ou faca afiada para conseguir o tecido. Se quiser, pode até rasgar o material à mão.
    • Se necessário, peque mais pelo excesso que pela falta de tecido. Caso o acessório fique maior, você vai poder ajustar o nó atrás do pescoço enquanto o usa; além disso, é impossível afrouxá-lo para além do tamanho do material em si.
  2. Quando você usar a tipoia, a parte mais "grossa" do material vai dar suporte ao seu braço, enquanto as pontas, mais "finas", vão formar as alças que ficam na nuca.
    • Se ficar desconfortável ao usar a tipoia dobrada, você pode cortar o quadrado em sentido diagonal para criar o mesmo formato.
  3. Quando usar o acessório, o seu braço vai entrar em contato direto com o tecido. Assim, se usar algo que tem em casa para improvisar, você provavelmente não vai poder desinfetá-lo. Dessa forma, se estiver com lesões expostas, é muito importante limpar, secar e aplicar um curativo ou uma atadura na região antes de mais nada. Leia as orientações para limpeza de lesões pequenas listadas abaixo e consulte este artigo para obter mais informações. Se a lesão for séria ou se houver uma fratura exposta, não tente fazer a tipoia — vá direto ao pronto-socorro . [1]
    • Primeiro, lave a fratura exposta com água em temperatura morna (não quente nem fria demais) e controle a força do jato, que não deve ser forte. Se não seguir essas dicas, você vai piorar ainda mais a situação.
    • Tire todos os resíduos de sujeira que restarem na lesão com uma pinça limpa.
    • Aplique uma atadura na lesão. Use algo que cubra o local completamente, sem que a parte do adesivo toque o ferimento em si. Se precisar, ponha gazes limpas entre o curativo e a fratura.
    • Não toque a lesão diretamente, a menos que tenha experiência médica.
  4. Tire todos os anéis, pulseiras e/ou braçadeiras que esteja usando: caso o braço inche durante a recuperação, esses artigos (principalmente os mais justos e apertados) podem ficar presos e reduzir a circulação no membro, causando dor e irritação.
  5. Ponha o braço em um ângulo de 90 graus sobre o seu peito (em sentido horizontal em relação ao chão). Use o outro membro para passar o tecido em forma de triângulo por cima do ombro do lado ferido. Deixe o resto do material suspenso, de modo que fique por trás do braço lesionado, com a "ponta" apontando para o seu quadril — do mesmo lado do corpo.
  6. Use o braço lesionado para pegar a ponta do triângulo que está virada para o chão e aproximá-la do corpo, passando por cima do outro ombro, até chegar à nuca. Tenha cuidado, pois o tecido vai estar tocando a lesão e pode grudar no braço. O material deve ter um comprimento que deixe o membro confortável em 90 graus.
    • Estenda os dedos o bastante além da ponta da tipoia para conseguir usá-los em tarefas simples, como escrever, enquanto estiver com o acessório. Se não for o caso, faça os ajustes necessários.
  7. Quando ficar confortável, dê um nó simples nas duas pontas do tecido para prendê-lo. Se precisar ajustar a altura em que o braço fica, afrouxe-o e faça outra amarra mais acima ou abaixo no material. Parabéns! A sua tipoia está pronta.
    • Se esse nó apertar a sua nuca e ficar desconfortável, ponha algum objeto que amorteça o local sob o acessório.
    • Afaste os fios de cabelo da região da nuca para que eles não fiquem presos no nó da tipoia. Se acontecer um acidente do tipo, vai ser difícil mexer o braço e até andar sem sentir dor.
  8. Caso tenha um acessório do tipo à disposição, prenda as duas pontas do tecido que ficam próximas ao cotovelo para criar um apoio para a região. Sem esse apoio, pode ser que o seu braço se solte por trás da tipoia quando você se mexer ou que o material fique se mexendo perto do pulso.
  9. O acessório transfere o peso do braço lesionado à região das costas e do pescoço. Essa carga adicional pode causar dores na área — e, mesmo que você não sinta nada muito sério, com o tempo, provavelmente vai notar que a tipoia deixa o ponto que fica entre as escápulas muito cansado. Fique ereto e atento para evitar esse efeito e siga as seguintes instruções:
    • Quando ficar de pé, deixe as costas eretas, jogue os ombros para trás, mas sem forçá-los, e erga a cabeça.
    • Quando se sentar, deixe as costas eretas, contra o descanso da cadeira (se houver), erga a cabeça para endireitar o pescoço e plante os pés no chão. Não fique corcunda. Se conseguir, apoie o braço na cadeira.
    • Se você sentir dores intensas nas costas ou no pescoço em qualquer momento, vá ao pronto-socorro. Evite usar a tipoia se tiver algum problema sério na região.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Improvisando uma tipoia com uma peça de roupa

Baixe em PDF
  1. Hoje, acessórios comerciais são muito mais confortáveis, ergonômicos e eficientes do que os caseiros. Porém, você pode ter de improvisar algo, caso se machuque e não tenha acesso a um pronto-socorro — se acontecer algo durante uma trilha ou viagem ao campo, por exemplo. Assim, o improviso vai ser melhor que nada.
  2. Use um suéter, um moletom, uma camisa de abotoar ou algo parecido. Com cuidado, amarre as mangas atrás do pescoço e ponha o braço ferido no espaço. Deixe que o material suporte o peso do membro entre o antebraço e o pulso — onde for mais confortável.
    • Tente ajustar o comprimento das mangas da camisa para deixar o seu braço em um ângulo de 90 graus (horizontal em relação ao chão).
    • Se tiver alfinetes à disposição, tente "fechar" o tecido da camisa na região do cotovelo para criar um apoio improvisado (como descrito anteriormente).
  3. Esse acessório é ideal para fazer tipoias improvisadas, já que dá para ajustar o seu tamanho. Prenda a fivela atrás do pescoço e passe o braço pelo espaço formado pelo restante do cinto. Posicione o membro em 90 graus, de modo que o seu peso seja apoiado entre o antebraço e o pulso. Em seguida, amarre ou prenda o cinto na nuca.
    • A fivela do cinto pode deixar a sua nuca desconfortável. Se for o caso, ponha-a em outro lugar, entre o braço e o pescoço em si. Você também pode colocar algo que amorteça a pele na nuca.
  4. Caso você se machuque quando estiver trabalhando ou usando roupas formais, basta usar uma gravata para fazer a tipoia improvisada. Assim como nos métodos acima, dê um nó simples no acessório na região da nuca e passe o braço pelo espaço formado. Em seguida, ajuste a posição e o comprimento da tipoia, deixando o braço em um ângulo de 90 graus.
  5. A fita é muito eficiente para imobilizar o braço, já que é resistente, flexível e de qualidade.
    • Algumas camadas de fita adesiva podem substituir o cinto ou a gravata, apoiando o pulso, o braço e o cotovelo.
    • Passe a fita no braço ferido e no tronco para limitar os movimentos.
    • Não deixe resíduos de fita adesiva na pele; vire-a para não ter acidentes.
  6. Geralmente, é preciso improvisar em situações em que não há acesso a atendimento médico. Se a lesão for séria ou persistente, vá ao pronto-socorro ou consulte um profissional assim que possível. É melhor usar uma tipoia improvisada do que não usar nada — mas não existe qualquer substituto para o acessório comercial (exceto outros tratamentos que só hospitais e prontos-socorros oferecem, claro). É melhor prevenir do que remediar; não arrisque piorar a situação por causa de um descuido.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Tratando um quadro sério

Baixe em PDF
  1. A tipoia caseira é suficiente para ferimentos leves, mas não serve para promover a recuperação do membro em casos mais sérios. Peça para um médico examinar a lesão, fazer raios-X e discutir opções de tratamento com você. Esse tratamento pode envolver o uso de uma tipoia profissional, mas também exigir o uso de gesso ou cirurgias. Se usar um acessório feito em casa para realinhar um osso quebrado ou um membro deslocado, o processo pode não ocorrer de forma correta, e você pode até sentir desconforto em longo prazo — o que talvez precise de ainda mais cuidado médico.
    • Os sintomas mais comuns de fraturas ósseas são: [2]
      • Dor intensa;
      • Sensibilidade;
      • Inchaço;
      • Perda das funções motoras;
      • Diferença na aparência em relação ao braço saudável.
    • Os sintomas mais comuns de deslocamentos ósseos (muito comuns na região dos ombros) são: [3]
      • Dores no braço, no ombro e/ou nas escápulas;
      • Deformação (caroços na região do ombro);
      • Inchaço;
      • Hematomas.
  2. Esse tipo de fratura acontece quando o osso se projeta para além da pele (ou seja, quando fica visível). Elas são muito dolorosas, perigosas e difíceis de tratar. Lembre-se também de que os ferimentos que causam esse tipo de lesão também provocam outros traumas sérios. [4] É essencial buscar atendimento profissional.
    • Não tente realinhar um osso exposto sem a ajuda de um médico. As únicas exceções a essa regra são casos raríssimos: quando o paciente não consegue ir ao pronto-socorro de imediato e quando é melhor realinhar o osso à mão do que não fazer nada, por exemplo.
  3. Isso acontece, por exemplo, quando a lesão afeta a circulação. Lembre-se: sempre que possível, espere até ir ao médico. A exceção a essa regra é se a fratura impedir o sangue de circular no membro. Ele pode não estar recebendo sangue se ficar pálido ou roxo, se ficar dormente ou frio. Nessas situações, é melhor fazer um realinhamento amador do que arriscar uma amputação.
    • Se for o caso, pesquise na internet como fazer o realinhamento.
    Publicidade

Dicas

  • Você pode amarrar uma atadura no braço lesionado para imobilizar a tipoia quando se mexer ou andar.
  • Se quiser, pode também amarrar uma tira de tecido, um lençol, uma calça, uma meia-calça ou algo do tipo sob o pulso e no pescoço.
  • Quando não for possível fazer uma tipoia "em tamanho real", faça algo que só cubra o pulso e o pescoço.
  • Se o seu braço ou ombro não melhorar, mesmo após usar a tipoia, vá ao pronto-socorro.
  • Aplique uma compressa fria ou um saco de ervilhas congeladas no braço para reduzir o inchaço. Não ponha esses produtos diretamente sobre a pele, ou vai piorar a situação. Coloque uma folha de papel toalha entre as superfícies.
Publicidade

Avisos

  • Se achar que seu braço, pulso ou cotovelo está quebrado, vá ao pronto-socorro.
  • A tipoia pode piorar alguns problemas nos ombros, como o "ombro congelado" (capsulite adesiva). Consulte um médico assim que possível caso a dor não passe dentro de um ou dois dias.
  • A tipoia pode piorar os problemas no pescoço em pessoas frágeis e idosos.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Pedaço quadrado de tecido ou lençol/fronha com 1 metro de cada lado
  • Alfinete
  • Material para amortecer a tipoia (opcional)

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 121 310 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade