Baixe em PDF
Baixe em PDF
O aumento dos peitos masculinos pode ser uma questão constrangedora. Isso pode ser causado pelo estilo de vida e por desequilíbrio hormonal presente no corpo, um problema médico denominado ginecomastia. [1] X Fonte Confiável Mayo Clinic Ir à fonte Você pode realizar algumas medidas práticas para lidar com essa questão, caso tenha peitos aumentados devido ao ganho de peso ou à ginecomastia.
Passos
-
Adote uma dieta com pouca gordura. Os peitos consistem principalmente de lipídios, ou células de gordura. Eliminar as calorias vazias e os alimentos gordurosos pode ajudar a diminuir a gordura presente no corpo, inclusive na região peitoral. [2] X Fonte de pesquisa
- Prefira fontes saudáveis de proteína, como carnes magras, tofu e feijões. Você também deve manter um equilíbrio saudável dos outros quatro grandes grupos alimentícios em sua dieta, incluindo frutas, vegetais e legumes, grãos e laticínios. Evite opções gordurosas e prefira alternativas com baixos níveis de açúcar e gordura.
- Habitue-se a ler os rótulos alimentícios e evite alimentos contendo ingredientes processados ou artificiais. Alimentos frescos são sempre a melhor opção, especialmente quando combinados com grão saudáveis, como quinoa, cuscuz e arroz integral.
-
Faça planos de refeição semanais. Para manter-se em dia com a saúde, você pode criar planos de refeição com receitas saudáveis para toda a semana. Escolha um dia conveniente para fazer as compras, tenha a lista em mãos e tente encontrar seus ingredientes para fazê-las sem dificuldades ao longo da semana. Você também deve considerar os restos, que podem ser levados como almoço no trabalho ou usados como lanches saudáveis para todo o dia.
- Você talvez queira determinar a ingestão calórica diária e planejar as suas refeições com base nessa quantidade. Contar calorias pode ajudá-lo a controlar o que você come e garantir que há energia suficiente para fazer exercícios e viver mais um dia.
-
Diminua o seu consumo alcoólico. Comprovou-se que álcool e outras substâncias, como maconha, anfetaminas e metadona, são capazes de causar ginecomastia. Tente limitar o seu consumo de álcool e substâncias sem controle para evitar que os peitos cresçam ao longo do tempo. [3] X Fonte Confiável Mayo Clinic Ir à fonte
-
Não use produtos à base de ervas que contenham estrogênio. Produtos feitos com óleos vegetais, como árvore de chá ou lavanda, estão associados ao desenvolvimento da ginecomastia. Isso pode ocorrer por conta da atividade leve de produtos à base de ervas. [4] X Fonte Confiável Mayo Clinic Ir à fonte [5] X Fonte de pesquisa
- Estrogênio pode ser encontrado em soja, certos grãos integrais (como linhaça, centeio e painço) e algumas leguminosas (ervilhas, feijões e lentilhas).
- Não use xampus, sabonetes ou loções contendo esses óleos vegetais. Evite também aplicá-los em sua forma pura na parte superior do corpo.
- Veja este artigo para saber mais sobre como diminuir o estrogênio em homens.
-
Foque em laticínios e carnes orgânicos. Muitos animais recebem hormônios para incentivar o crescimento ou a produção de leite. Há pesquisas que apontam que consumir carnes ou laticínios que tenham recebido hormônios pode afetar nosso próprio sistema hormonal [6] X Fonte Confiável PubMed Central Ir à fonte . Comer laticínios e carnes orgânicos, de animais que não tenham recebido hormônios, pode ajudar você a prevenir ou reduzir os sintomas de ginecomastia.
-
Evite medicamentos que possam provocar a ginecomastia. Comprovou-se que alguns medicamentos podem causar esse problema ou, ainda, agravá-lo. Você deve evitar os seguintes remédios — ou consultar um médico caso os esteja usando: [7] X Fonte Confiável Mayo Clinic Ir à fonte
- Medicamentos ansiolíticos, como diazepam (Valium), bem como antidepressivos tricíclicos. Se você está usando ansiolíticos ou antidepressivos, converse com o seu médico sobre a redução de sua dose. Nunca pare o uso de medicamentos sem aconselhamento médico.
- Remédios que tratam problemas de próstata, como antiandrógenos (flutamida, finasterida e espironolactona).
- Medicamentos para o tratamento da AIDS. Homens soropositivo podem desenvolver ginecomastia como resultado do tratamento contra HIV e AIDS.
- Esteroides e anabolizantes anabólicos.
- Alguns antibióticos.
- Medicamentos para o tratamento de úlceras, como a cimetidina (Tagamet).
- Alguns remédios cardíacos, como digoxina (Lanoxin) e bloqueadores dos canais de cálcio.
- Quimioterapia como parte do tratamento do câncer.
-
Se você não tem ginecomastia, faça exercícios para diminuir os peitos. Caso tenha peitos aumentados devido ao ganho de peso ou à puberdade, você pode fazer exercícios que fortaleçam e contraiam essa região. O problema também pode ser minimizado com a manutenção de uma dieta saudável. No entanto, se você suspeita ter ginecomastia, consulte um médico para obter o diagnóstico adequado. Você talvez queira considerar opções cirúrgicas para remover a gordura presente na área. [8] X Fonte Confiável Mayo Clinic Ir à fonte
- Antes de tentar qualquer método para reduzir peitos masculinos, converse com seu médico para descobrir a causa por trás deles. Seu médico pode ajudar você a decidir se dieta e exercícios são o melhor caminho para seu caso.
- Com frequência, a ginecomastia é causada por desequilíbrios hormonais que fazem com que o corpo produza menos testosterona e mais estrogênio. Isso pode resultar no aumento dos peitos. Você pode passar por esse problema na puberdade e na fase adulta, sendo que homens costumam desenvolver ginecomastia entre as idades de 50 e 80 anos. Homens com ginecomastia podem apresentar peitos sensíveis, macios e aparentemente inchados.
-
Faça supinos retos. Você pode fazer repetições desse tipo de supino com halteres em casa ou na academia. Eles ajudarão a malhar os músculos peitorais, contraindo-os e diminuindo a aparência flácida da região. [9] X Fonte de pesquisa [10] X Fonte de pesquisa
- Deite-se de costas em um banco inclinado e segure um halter com cada mão.
- Você pode usar halteres de 5 a 7,5 kg caso não tenha o hábito de usar pesos livres. De outro modo, use halteres pesados, mas que não sejam impossíveis de levantar.
- Inspire e dobre os cotovelos até deixar os braços paralelos ao peito. A seguir, expire empurrando-os para cima até esticar os braços. É importante que os cotovelos estejam levemente flexionados, para não travar os braços.
- Mantenha essa posição por dois segundos e inspire enquanto volta à posição inicial, com os braços paralelos ao peito.
- Repita esse Passo em três séries de 10 repetições, três a quatro vezes por semana. Você pode integrar supinos em uma rotina de treino para todo o corpo que será feita várias vezes por semana. Lembre-se de que é mais eficaz fazer um treino completo para fortalecer os músculos do que concentrar-se em apenas um grupo muscular, como no caso do peitoral.
-
Faça flexões. Flexões representam um exercício simples, mas eficaz na redução de peitos masculinos, já que trabalham justamente os músculos dessa região. Você pode começar com flexões normais, caso não tenha o hábito de praticá-las, e partir para variações mais difíceis, como as declinadas. [11] X Fonte de pesquisa [12] X Fonte de pesquisa
- Para fazer flexões normais, coloque as mãos em uma esteira a uma distância um pouco mais larga do que os ombros. A seguir, estique as pernas para trás à largura dos quadris. Lembre-se de apoiar-se sobre as bolas dos pés, com as pernas retas e esticadas. Alinhe a região lombar, mantendo os quadris em linha reta com os ombros.
- Inspire na posição inicial e expire à medida que você dobra os braços e desce rumo ao chão. Desça apenas o suficiente para que o queixo quase toque o solo e, a seguir, inspire empurrando-se para cima. Repita esse movimento em três séries de 10 repetições, três a quatro vezes por semana.
- Para fazer uma variação desse exercício, como no caso das flexões declinadas, coloque os pés em um banco ou um deles em uma escada. Então, apoie os braços no chão a uma largura maior que a dos ombros, mantendo o corpo em posição inclinada. Faça três séries de 10 repetições, três a quatro vezes por semana.
-
Faça supinos normais. O supino é um exercício mais avançado que você pode fazer na academia ou em casa. Ele é excelente para fortalecer os músculos peitorais e desenvolver a força dos braços. [13] X Fonte de pesquisa [14] X Fonte de pesquisa
- Comece determinando o posicionamento das mãos em uma barra de supino. Deite-se no banco e tire a barra do suporte, sem peso. Desça-a lentamente até o peito e observe onde estão os antebraços, que devem ficar tão verticais quanto possível durante a descida. A empunhadura deve estar firme e confortável na barra durante a elevação e a descida.
- Você talvez queira começar com pouco peso na barra e evoluir pouco a pouco. Lembre-se de manter os pés firmemente plantados no chão e os joelhos dobrados em um ângulo de 80 graus.
- Expire ao tirar a barra do suporte e contraia os músculos abdominais. Inspire durante a descida da barra até o esterno, levando-a a pairar logo acima do centro do peito. Deixe-a tocar levemente a região peitoral e evite que ela quique ou bata na superfície. A seguir, expire durante a elevação da barra até a posição original.
- Comece com quatro a oito repetições e aumente essa quantidade ao longo do tempo. Você pode integrar supinos em uma rotina de treino para todo o corpo a fim de fortalecer os músculos peitorais.
-
Use uma máquina de remo. A máquina de remo é uma forma divertida de desenvolver a força cardiovascular e malhar os músculos peitorais. Ao longo do tempo, o movimento de remar da máquina pode firmar bastante os músculos peitorais. [15] X Fonte de pesquisa [16] X Fonte de pesquisa
- Você pode encontrar máquinas de remo na academia local ou comprar uma para usar em casa, pela internet. Tente investir pelo menos 30 minutos na máquina de remo e mantenha um ritmo constante durante o exercício. Você deve treinar de forma intensa o suficiente para suar, o que indicará que realmente está malhando os músculos peitorais.
-
Comprometa-se a um programa de treinamento de intervalo. Geralmente, é mais eficaz malhar todo o corpo em vez de manter o foco em apenas uma área ou grupo muscular. Você pode criar um programa de treino concentrado nos músculos peitorais e, ainda, na saúde geral do corpo. O treinamento de intervalo consiste em realizar diversos exercícios curtos e intensos seguidos por outros, mais leves e demorados. Esse tipo de treinamento é excelente para se perder peso e queimar gordura. [17] X Fonte de pesquisa [18] X Fonte de pesquisa
- Você pode criar um programa de treinamento de intervalo com exercícios rápidos e intensos, como flexões declinadas e barras, seguidos por cardiovasculares, na máquina de remo, e supinos.
- Tente também incluir exercícios para as pernas e o núcleo corporal no programa de treinamento, a fim de deixá-lo bem equilibrado. Busque o aconselhamento de um treinador em uma academia local ou procure por programas de treinamento existentes na internet que incluam exercícios para a parte superior do corpo.
-
Converse com um médico a respeito das opções cirúrgicas. Se você fez exercícios e mudanças nutricionais sem resultado ou, ainda, se tem um problema médico que está causando a ginecomastia, é possível considerar a cirurgia de redução peitoral. Marque uma consulta com um cirurgião plástico e converse a respeito da cirurgia para correção ginecomástica para ter certeza de que ela é adequada para o seu caso. [19] X Fonte Confiável National Health Service (UK) Ir à fonte [20] X Fonte Confiável PubMed Central Ir à fonte
- Você pode pedir ao seu clínico geral que faça a recomendação para um cirurgião plástico especialista na cirurgia ginecomástica masculina. Pode ser uma boa ideia consultar vários profissionais para descobrir qual deles é o mais adequado ao seu caso.
- Apesar da cirurgia ser um método eficaz para se diminuir os peitos, você também deverá manter um peso saudável, equilibrar os níveis hormonais e evitar algumas substâncias para diminuir os riscos de reincidência.
-
Converse sobre o procedimento com o médico. Antes de comprometer-se com a cirurgia, assente-se lado a lado com o médico e peça a ele que explique o procedimento do início ao fim. [21] X Fonte Confiável National Health Service (UK) Ir à fonte
- Você será colocado sob anestesia geral durante o procedimento, que durará aproximadamente 90 minutos. O tecido adiposo será removido através de uma incisão ao redor do mamilo. O cirurgião pode também fazer cortes no peito para remover o excesso de tecido e, a seguir, reposicionar os mamilos.
- Você terá que repousar durante a noite no hospital, dando a si mesmo alguns dias de descanso. Também é preciso evitar atividades intensas por até seis semanas depois da operação. Você precisará usar uma faixa elástica depois da operação para auxiliar no processo de cura e recuperação.
-
Conheça os riscos associados com o procedimento. Apesar de normalmente ser muito eficaz, a cirurgia pode deixar cicatrizes vermelhas e granuladas na área. Elas podem estar visíveis durante vários meses e desaparecer gradualmente com o tempo. [22] X Fonte Confiável National Health Service (UK) Ir à fonte
- Você também corre o risco de perder a sensibilidade nos mamilos ou de tê-los em alturas desiguais como resultado da cirurgia.
Avisos
- Se você apresenta peitos sensíveis e dolorosos ou observa alguma secreção saindo de qualquer um dos mamilos (ou de ambos), consulte um médico imediatamente. [23] X Fonte Confiável Mayo Clinic Ir à fonte
- O aumento peitoral em homens pode se desenvolver devido a problemas de saúde como hipotireoidismo, tumores, falha renal e falha hepática. Consulte um médico se você estiver preocupado com qualquer um desses males. [24] X Fonte Confiável Mayo Clinic Ir à fonte
Referências
- ↑ http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/gynecomastia/basics/definition/con-20028710
- ↑ http://www.weightlossresources.co.uk/weight_loss/surgery/man-boobs.htm
- ↑ http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/gynecomastia/basics/causes/con-20028710
- ↑ http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/gynecomastia/basics/causes/con-20028710
- ↑ http://www.myhealthtips.in/2015/09/how-to-reduce-male-breast-size.html
- ↑ https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19496976
- ↑ http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/gynecomastia/basics/causes/con-20028710
- ↑ http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/gynecomastia/basics/definition/con-20028710
- ↑ http://gynoguide.com/
- ↑ http://www.myhealthtips.in/2015/09/how-to-reduce-male-breast-size.html
- ↑ http://gynoguide.com/
- ↑ http://www.myhealthtips.in/2015/09/how-to-reduce-male-breast-size.html
- ↑ http://www.myhealthtips.in/2015/09/how-to-reduce-male-breast-size.html
- ↑ http://www.bodybuilding.com/fun/betteru9.htm
- ↑ http://gynoguide.com/
- ↑ http://www.myhealthtips.in/2015/09/how-to-reduce-male-breast-size.html
- ↑ http://gynoguide.com/
- ↑ http://www.myhealthtips.in/2015/09/how-to-reduce-male-breast-size.html
- ↑ http://www.nhs.uk/Conditions/Breast-reduction/Pages/Malebreastreduction.aspx
- ↑ http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2770912/
- ↑ http://www.nhs.uk/Conditions/Breast-reduction/Pages/Malebreastreduction.aspx
- ↑ http://www.nhs.uk/Conditions/Breast-reduction/Pages/Malebreastreduction.aspx
- ↑ http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/gynecomastia/basics/symptoms/con-20028710
- ↑ http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/gynecomastia/basics/symptoms/con-20028710
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 369 887 vezes.