Baixe em PDF Baixe em PDF

A cola de dentadura normalmente é vendida na forma de pastas, pó ou tirinhas usadas para manter a dentadura fixada na sua boca. É importante saber remover a cola e limpar as gengivas após cada uso para manter sua boca sempre saudável.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Soltando a cola

Baixe em PDF
  1. O adesivo dental se solta naturalmente com a presença de água umidade. Por conta disso, normalmente há uma substância na composição para evitar que a saliva solte a cola e acabe desprendendo a dentadura. Isso funciona normalmente mas, com o tempo, o adesivo perde a capacidade de lidar com a saliva, soltando naturalmente das suas gengivas. Se tiver paciência, você conseguirá remover as dentaduras com facilidade, sem deixar resíduos na gengiva, apenas na dentadura (o que pode ser resolvido depois). [1]
  2. Se o adesivo não se solta naturalmente com o passar do dia, enxágue a boca com água morna. Obviamente, antes de fazer o bochecho com a água, veja se ela não está muito quente, ou você vai se queimar.
    • Faça um bochecho com a água morna por pelo menos 30 segundos. Se conseguir fazer por um minuto, melhor, pois o tempo extra vai soltar o adesivo das gengivas.
    • Cuspa a água ao terminar. Não a engula.
    • Repita o procedimento algumas vezes, até remover os resíduos de cola.
  3. Você também pode fazer um bochecho com um antisséptico em vez da água, soltando o adesivo e dando um hálito fresco ao mesmo tempo.
    • Outra opção é preparar uma solução salina com água e sal para fazer o bochecho. Dissolva bem meia colher de sal em um copo d'água e faça um bochecho.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Removendo a dentadura e limpando a gengiva

Baixe em PDF
  1. Comece pegando os dentes entre os seus dedos e balançando-os de um lado para o outro. A dentadura inferior costuma sair facilmente, sem muita força. [2]
    • A parte de cima costuma ser um pouco mais difícil. Use os dedões para pressionar os dentes da frente para cima e para fora, no sentido do seu nariz.
    • Outra opção é puxá-la colocando os indicadores nas laterais da dentadura. Se conseguir deixar que o ar passe entre as dentaduras e a gengiva, elas vão sair com mais facilidade. A sucção é mais forte no fundo da boca, onde a dentadura encontra o palato mole, portanto, comece puxando por trás.
    • Se sempre tem dificuldade para tirar a dentadura, procure o seu dentista. Ele poderá ajudá-lo com a remoção e também o ensinará algumas técnicas boas para conseguir fazer o processo em casa, sem ajuda.
  2. Se sobrar adesivo nas gengivas, use uma toalhinha esterilizada e aquecida para limpá-lo. Faça movimentos circulares e suaves para remover os resíduos. [3]
  3. Outra opção para remover os resíduos de cola da gengiva é esfregá-la com uma escova de dentes. Passe um pouco de pasta e escove bem as gengivas, tomando cuidado para não usar força, ou você pode se machucar.
    • Além de remover a cola, você estará cuidando bem da saúde das suas gengivas.
    • A escovação diária das gengivas é recomendada para a manutenção da saúde oral.
  4. Depois de tirar as dentaduras, massageie as superfícies das gengivas com os dedos, sem fazer muita força. Enxágue a boca e, se necessário, repita a massagem, até remover todos os resíduos do adesivo.
    • A massagem também aumenta a circulação sanguínea nas gengivas, mantendo-as saudáveis.
    • Tome cuidado para não se machucar com as unhas. Se tem unhas compridas, é melhor usar a toalhinha ou a escovinha.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Aplicando a cola

Baixe em PDF
  1. A recomendação é aplicar de três a quatro bolinhas do produto, do tamanho de uma borracha de lapiseira, nas dentaduras antes de colocá-las na boca. Não use mais do que isso, ou vai ser difícil remover a dentadura depois. Você saberá se usou demais caso o adesivo comece a escorrer por sua boca.
  2. Outra opção é usar um adesivo em formato de pó. Basta aplicar um pouco nas dentaduras antes de colocá-las na boca, dando uma chacoalhada para espalhar o produto. Use uma quantidade similar à que usaria ao polvilhar açúcar na cobertura de um bolo.
  3. Não há benefício algum ao se usar além da quantidade recomendada do produto: isso não vai melhorar a fixação, portanto, siga as instruções do fabricante ou do seu dentista. Também não use a cola mais de uma vez por dia e nem a use para fixar uma dentadura mal encaixada. Se acredita que sua dentadura não está no formato correto para sua boca, procure o seu dentista. Quando não se tem mais dentes, o osso do maxilar começa a se dissolver com o tempo, o que muda o encaixe da dentadura.
    Publicidade

Avisos

  • Não faça muita pressão com os dedos ou com a escova, ou você pode acabar irritando e machucando a gengiva.
  • Nunca tente remover o adesivo com um objeto pontiagudo, pois isso pode machucar sua gengiva.
  • Evite o uso de colas que contenham zinco por longos períodos, pois o uso prolongado delas pode causar problemas sérios de saúde.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 44 022 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade