Baixe em PDF Baixe em PDF

Em alguns lugares do mundo as chuvas de granizo são mais recorrentes do que em outros. O granizo pode danificar tanto o carro quanto a casa e, embora poucos sejam os métodos de prevenção, muitas são as técnicas para reparar o estrago. As avarias não costumam ser muito graves, mas é fundamental fazer os consertos necessários para o problema não piorar.

Método 1
Método 1 de 4:

Usando calor e frio

Baixe em PDF
  1. O calor faz o metal expandir e as partes amassadas dilatarão, voltando à forma original. Por sua simplicidade, essa técnica é bastante difundida entre os apaixonados por carros, mas em locais frios será necessário deixá-lo ao sol por um bom tempo.
    • Quanto mais tempo o carro for exposto à luz do sol, mais chances de dar certo. [1]
  2. Você pode usar um secador nos amassados se não puder deixar o carro ao sol. Segure-o a 10 cm ou 15 cm de distância por dois minutos e tome cuidado para não encostar o bocal no carro. [2]
    • Interrompa este Método imediatamente se a pintura do carro começar a desbotar e passe cera para restaurar a cor.
  3. O choque térmico pode fazer com que as cavidades desamassem. Tenha cautela para manusear o gelo seco, pois ele pode causar ferimentos. Use luvas e passe o gelo nos amassados para dar o choque e restaurar a lataria.
    • Essa técnica funciona, mas as marcas podem não desaparecer por completo, necessitando outros tipos de reparo. [3]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Usando kits ou serviços profissionais

Baixe em PDF
  1. Alguns kits são reutilizáveis e são mais úteis para quem vive em uma região com muitas chuvas de granizo, como o sul do Brasil; se tal é o seu caso, essa pode ser uma ótima solução.
    • Eles podem ser comprados pela internet ou em lojas de mecânica.
  2. A ventosa é uma ferramenta barata que usa a sucção para puxar os amassados de volta à posição original. Por isso ela é uma das mais recomendadas a quem não tem experiência em fazer reparos no próprio carro.
  3. Existem ainda outros tipos de kit que usam sucção e pistolas de cola quente para restaurar a lataria. Em geral, é necessário ter mais paciência e tempo para usá-los, mas os resultados são melhores, pois usam um sistema de apoio e arqueamento que puxa a lataria ao formato original.
  4. Quem tem seguro de automóvel que cobre estragos causados por intempéries, deve entrar em contato com a seguradora. Os reparos da lataria não costumam ser caros e o trabalho será de ótima qualidade.
    • Caso tenha que pagar o conserto de seu próprio bolso, veja se os profissionais da oficina podem usar peças usadas para ficar mais barato. [4]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Reconhecendo danos por granizo na casa

Baixe em PDF
  1. Caso tenha passado os últimos tempos fora e não saiba o que aconteceu, verifique notícias e boletins meteorológicos desse período Esta é a forma mais simples de descobrir se sua casa foi afetada por uma chuva de granizo, pois essas chuvas danificam o telhado do mesmo jeito que o carro.
  2. O granizo causa danos diferentes de acordo com o tipo de telhado. No caso das telhas de asfalto, os estragos são aleatórios e evidentes (embora não definidos) e podem ficar pretos. Observe se o asfalto parece liso, pois as telhas podem perder a aspereza.
  3. Os estragos na madeira são similares aos do cimento, sem definição e aleatórios. Procure telhas partidas e manchadas de laranja ou marrom, buracos com bordas pontiagudas e farpas sem deterioração ao redor delas.
  4. As telhas de barro ou terracota ficam fraturadas com o impacto do granizo. As partes mais críticas são os cantos e as camadas sobrepostas nas bordas.
    • Nessas telhas é fácil detectar os danos, pois são rachaduras e fraturas claras.
  5. Os telhados de metal laminado raramente são perfurados por granizo, seu material é mais resistente. Essas telhas raramente amassam por estarem mais próximas da superfície imediatamente abaixo; o problema é se o dano ocorrer nas soldas que as conectam ou nas bordas, pois podem causar infiltrações e goteiras. [5]
    • Lembre-se de que as telhas de metal são tão danificadas quanto as de asfalto e menos resistentes do que as de metal laminado.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Acionando o seguro residencial

Baixe em PDF
  1. Quando descobrir que o telhado está avariado, o primeiro passo é descobrir a causa. Caso tenha ocorrido uma tempestade recentemente e você encontre danos no telhado, provavelmente a tempestade foi a causa.
    • Verifique o telhado depois de tempestades.
    • Procure outros indícios de uma chuva de granizo.
    • Entre em contato com o proprietário da casa caso more de aluguel.
  2. Tire fotos do exterior da casa do telhado depois que a chuva passar e junte mais sinais de que ela aconteceu, como fotos das pedras de granizo no chão.
  3. Marque a vistoria com a seguradora e faça cotações com empresas e profissionais telhadistas. Cuidado ao contratar os serviços, o profissional deve ser experiente e certificado.
  4. Sua presença é importante para mostrar onde estão os estragos, para que o profissional diga qual será o valor do reparo. Não esqueça de pedir para ele marcar os locais.
    • Preste atenção aos barulhos que o telhadista fizer para reconhecer o que pode ter sido causado pelo granizo, mesmo.
    • Não assine nada ainda.
  5. Entre em contato com a seguradora com todos os documentos dobre o incidente em mãos, inclusive a apólice. Anote todos os dados do chamado e siga as instruções da seguradora. Antes de contratar o telhadista com a melhor cotação, verifique se ela cobre danos causados por granizo.
    Publicidade

Dicas

  • Um automóvel que tem muitos quilômetros rodados não terá uma grande diferença no valor se estiver com alguns amassados superficiais. Quem decide se vale a pena consertar os estragos ou deixar como está é você.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 42 487 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade