Baixe em PDF Baixe em PDF

Você quer tentar encontrar mensagens satânicas nas suas músicas pop favoritas? Extrair um sample de trás para frente para uma composição própria? Saber reproduzir músicas ao contrário é bastante útil. Felizmente, com um computador, a tarefa é fácil: dá para baixar programas ou até recorrer a ferramentas no próprio navegador para conseguir o que quer em minutos. Por outro lado, se estiver usando mídias físicas (como CDs, discos de vinil etc.), o processo pode ser um pouco mais difícil — mas não impossível.

Método 1
Método 1 de 2:

Usando o computador

Baixe em PDF

Audacity

  1. Acredite ou não, existem vários programas gratuitos na internet que ajudam na manipulação de arquivos de áudio. Quase todos eles têm alguma função de "inversão". Basta fazer uma pesquisa com os termos "edição de áudio" ou algo do tipo para chegar a bons resultados. Se quiser, acesse também sites especializados. [1]
    • Neste método, vamos usar o exemplo do Audacity , que é gratuito e fácil de usar e tem versões para Windows, Mac e Linux. [2] Baixe-o aqui . Outros programas de edição de áudio funcionam de forma parecida.
  2. Na primeira vez que abrir o programa, você vai ser levado a uma janela com vários recursos de ajuda. Clique em "OK" para continuar.
  3. Use as opções dessa barra de menu (que fica no topo da janela) para importar o arquivo de áudio.
    • Você também pode usar o atalho Ctrl+Shift+I.
  4. Você vai ter acesso a uma janela, na qual vai poder procurar em meio aos arquivos do computador. Escolha o correto e clique em "Abrir". Em seguida, as ondas da música vão aparecer na janela do Audacity.
    • O Audacity aceita vários formatos de arquivos, como .wav, .mp3, .ogg e AIFF. Se o arquivo não estiver em nenhum desses, converta-o .
  5. Depois de carregar a faixa no Audacity, você pode clicar, selecionar e arrastar as partes das ondas que quer usar. Para fins de orientação: o lado esquerdo da onda é o início da música, enquanto o direito é o fim.
    • Para fazer uma seleção mais precisa, aumente o zoom da onda. Para isso, use o botão do meio do mouse ou clique com o botão esquerdo na barrinha de tamanho, à esquerda da onda em si (que fica entre 1.0 e -1.0).
    • Se quiser inverter toda a música, clique em Editar > Selecionar > Tudo ou pressione Ctrl+A.
  6. O Audacity vai converter e inverter a onda da música automaticamente. Isso só vai acontecer com a parte destacada — se quiser inverter todo o arquivo, selecione toda a onda.
  7. Clique no botão "Reproduzir", no topo a janela (representado por um triângulo verde), para ouvir a parte invertida do arquivo.
    • Se você selecionar alguma parte da música, o Audacity só reproduz esse trecho; se não, ele reproduz todo o arquivo.
    Publicidade

Solução virtual

  1. com . Você não quer baixar e instalar nenhum programa no computador? Use este método virtual simples — basta ter uma boa conexão de internet e um arquivo de áudio no formato MP3. Acesse mp3-reverser.com (em inglês). [3]
    • O mp3-reverser.com é rápido e fácil de usar, mas também há outros programas virtuais capazes de inverter as músicas. Para encontrá-los, basta fazer uma pesquisa simples, com termos como "inverter música" ou "inverter mp3".
    • O MP3 é o codec de áudio mais comum de se encontrar: a maioria das músicas baixadas da internet vem nesse formato. Se não for o caso, use um conversor virtual, como online-convert.com (em inglês). [4]
  2. A opção fica no canto superior esquerdo da página. Assim, você vai ter acesso a uma janela, na qual vai poder escolher o arquivo que quer inverter. Quando terminar, clique em "Open".
  3. para começar a operação automaticamente. Fique de olho na barra de progresso, no topo da tela, para saber quanto tempo falta.
    • Atenção: dependendo do tamanho do arquivo e da velocidade da sua conexão de internet, o processo pode demorar bastante.
  4. Quando terminar de baixar o áudio invertido, você vai poder reproduzi-lo no programa de mídia que usa (Windows Media Player, iTunes etc.).
    • Se a conversão não funcionar, você vai receber uma mensagem de erro. Geralmente, o processo não dá certo quando o arquivo não está em formato MP3.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Tocando músicas de trás para frente em mídias físicas

Baixe em PDF
  1. Hoje, o computado facilita muito a manipulação e a reprodução de músicas ao contrário (como explicado nos passos acima). Mesmo que a música que quer processar esteja em alguma mídia física (ou seja, algo palpável, como um CD, uma fita cassete, um disco de vinil etc.), você ainda pode conseguir o que quer — só vai ter um pouco mais de trabalho. Por exemplo: quando se usa um CD, a maioria dos PCs modernos dá ao usuário a opção de extrair o áudio e criar cada faixa no disco rígido. Depois disso, você pode usar um dos métodos acima.
    • Existem várias formas de extrair o áudio de um CD — sendo que tudo fica mais fácil com programas como o iTunes, capaz de realizar tudo de forma automática. Além disso, se você inserir um disco de áudio na máquina, vai receber as opções de importação automaticamente. Nesse caso, basta clicar em uma delas para começar.
  2. Se usar essa forma mais tradicional de mídia, você vai ter que fazer algumas alterações. Não se preocupe: nenhuma delas é permanente e, desde que tenha cuidado, não vai danificar o equipamento. Siga estes passos:
    • Corte um copo de isopor ao meio ou pegue um rolo de fita adesiva. Ponha o objeto no meio do toca-discos.
    • Prenda um canudo de refrigerante no apoio do meio para estendê-lo.
    • Tire o headshell (a proteção) do braço e a proteção da agulha. Depois, recoloque ambas, mas do outro lado do prato.
    • Coloque o disco para tocar e deixe a agulha subir até tocar as suas ranhuras. Se necessário, ajuste o contrapeso do equipamento.
    • Este vídeo (em inglês) traz um bom guia visual para esse processo.
  3. Para ouvir as músicas do disco ao contrário com essa técnica, configure o aparelho a 0 RPM; depois, pegue a sua extremidade com cuidado e gire-a em sentido anti-horário com os alto-falantes ligados. Isso deve bastar.
    • Este método é simples, mas é muito difícil conseguir a mesma qualidade de áudio — afinal, não é fácil manter a velocidade de reprodução constante usando só as mãos.
  4. Caso tenha uma K7, você vai ter que desmontá-la, virar o rolo interno do avesso, e remontá-la. Com este método, é preciso ter muita atenção aos detalhes para não estragar a mídia. Se tiver medo, treine algumas vezes com fitas vazias antes de fazer o processo para valer. Siga estes passos: [5]
    • Rebobine toda a fita. Ela deve ficar toda à sua esquerda .
    • Desmonte a estrutura de plástico da fita. Para isso, você provavelmente vai precisar de uma chave de fenda especializada. Observe o caminho que o rolo faz pelos suportes, pois vai ter que refazê-lo.
    • Com cuidado, tire a fita do suporte, sem virá-la .
    • Vire a fita até deixá-la totalmente à direita. Não vire o suporte em si, ou pode estragar o acessório ou acabar ouvindo o lado B quando fizer a remontagem.
    • Remonte a fita com cuidado, passando o rolo pelos suportes com precisão. Tenha muito cuidado; se errar, pode estragar a mídia definitivamente.
    • Remonte a fita cassete e rebobine-a até ela ficar toda à esquerda. Se tiver medo de estragá-la, faça tudo à mão. Quando terminar, reproduza-a normalmente.
    Publicidade

Dicas

  • Se ainda não tiver um programa de edição de áudio no computador, você pode baixar uma das inúmeras opções disponíveis na internet, tanto gratuitas quanto pagas. Para encontrá-las, basta abrir seu motor de busca de preferência e digitar algo como "programa edição música gratuito" e pressionar "Enter". A lista de resultados vai ser bem ampla.
  • A opção "Inverter" costuma ficar na guia "Efeitos", no topo do programa de edição, mas também pode estar em uma segunda aba no menu suspenso de efeitos. Por exemplo: nos programas ProTools, ela fica em "Efeitos" > "Suíte de áudio", que, por sua vez, leva a um menu secundário.
  • Inverter palavras específicas de uma música é bom para criar uma versão "limpa" (ou seja, sem xingamentos e palavrões) da canção sem afetar a sua qualidade.
  • Embora a opção "Importar Áudio" costume ficar na aba "Arquivo/Ficheiro" do programa de edição, ela pode variar de acordo com o software específico.
  • Alguns programas de edição mostram prévias da música final antes da conversão em si. Depois do processo, as únicas formas de desfazer a inversão são: seguir os passos 5-7 deste artigo; "reinverter" o arquivo ou o trecho específico; usar a opção "Editar" > "Desfazer Comando"; ou apagar tudo e começar do zero.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 41 762 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade