Baixe em PDF Baixe em PDF

A TV da sua sala está com aquele problema bem chatinho de atraso de som? Fica difícil curtir seus programas favoritos quando a imagem e o áudio estão fora de sincronia! Felizmente, existem algumas formas simples de resolver a situação. Comece lendo este artigo e você logo vai se livrar dessa dor de cabeça.

O que você precisa saber

  • Problemas com a conexão de cabos estão entre as principais causas de atrasos de áudio.
  • Em alguns casos, esses problemas podem acontecer em vídeos, canais e aplicativos — ou até dispositivos externos conectados à TV.
  • Se nada mais der certo, ajuste as configurações de sincronização A/V na TV ou no sistema de som para realinhar o áudio e o vídeo.
Método 1
Método 1 de 2:

Solução de problemas básica

Baixe em PDF
  1. A primeira coisa que você pode tentar fazer é desligar a TV e o sistema de som à força. Tire-os da tomada por dois ou três minutos, coloque-os de volta e veja se o problema persiste. [1]
  2. Se você tem uma smart TV, crie o hábito de atualizar o software dela de vez em quando. Comece vendo se ela está conectada à internet. Em seguida, acesse o menu de Configurações e encontre a opção de atualizar o sistema — que fica em um lugar diferente em cada modelo e marca. No geral, dá para encontrar tudo na seção "Geral", "Sobre" ou "Sistema" do menu.
  3. A causa mais comum de problemas de sincronia de áudio é a conexão com dispositivos externos. Dê uma olhada nos cabos da TV e do sistema de som e veja se tudo está nos conformes. Aproveite também para observar as conexões de fontes externas, como aparelhos de videogame.
    • Você pode ainda trocar o cabo óptico ou HDMI que está conectado aos dispositivos e ver se isso resolve o problema.
    • A maioria dos sistemas de som e soundbars usa uma conexão do tipo HDMI ARC. Se é o caso do seu receptor de áudio ou soundbar, veja se o cabo dele está na entrada "HDMI ARC" ou "HDMI eARC".
  4. Se o problema começar a acontecer enquanto você vê TV, troque de canal e veja se isso o resolve. Caso ele surja quando você estiver usando um aplicativo de streaming, troque o app. Pode ser que isso dê um jeito na situação.
    • Se o problema acontecer em um canal de TV específico, ele provavelmente vem do próprio canal. Entre em contato com sua operadora de TV e espere um tempo antes de fazer um novo teste e ver se a situação se normalizou.
    • Se o problema acontecer em um vídeo por streaming específico, provavelmente quer dizer que o áudio e o vídeo não estão mixados. Entre em contato com o criador do conteúdo ou serviço de streaming.
    • Se o problema acontecer em um aplicativo de streaming específico, baixe esse app em outro dispositivo, como um videogame. Caso você já esteja usando um aparelho do tipo, baixe o app na sua smart TV e veja se ele persiste.
    • Se o problema acontecer somente enquanto você vê vídeos por streaming, teste a conexão de internet. Pode ser que ela esteja fraca. Nesse caso, reinicie o modem ou roteador.
  5. Se você estiver com problemas ao usar uma fonte externa, como um aparelho de videogame, vale a pena tentar conectar esse dispositivo diretamente ao receptor do sistema de som ou soundbar. Caso você conecte uma fonte externa à TV e, depois, conecte a TV a um sistema de som externo, pode acontecer de o sinal de áudio demorar mais para viajar — e causar o atraso. Associar a fonte externa diretamente ao sistema pode reduzir a distância e limitar o problema de sincronia.
    • Se a fonte externa não tem uma entrada HDMI extra para áudio, veja se pelo menos tem uma entrada para cabo digital ou óptico. Você pode conectá-la ao sistema de som usando esse cabo alternativo.
  6. Muitos modelos de TV mais recentes têm o Modo Jogo, que burla vários recursos de processamento de imagem e reduz a latência de tempo que acontece durante esse processamento. Acesse as Configurações da sua TV e veja as opções de imagem. Ative o Modo Jogo e veja se isso resolve o problema. Caso ele já esteja ativado, desative-o.
    • O ideal é ativar o Modo Jogo somente quando você estiver jogando videogame, não ao ver filmes e séries.
  7. O cache é a memória armazenada na televisão que aplicativos diferentes usam para salvar dados temporários, assim acelerando a performance. Com o tempo, ele fica cheio e acaba afetando o funcionamento desses apps. Na maioria dos casos, dá para limpar o cache em "Configurações" ou "Aplicativos" e "Armazenamento".
    • Se você tem uma TV da Samsung, o melhor jeito de limpar o cache é reinstalar o aplicativo problemático. Acesse "Aplicativos", selecione o app em questão e pressione-o por alguns segundos para abrir um menu suspenso. Em seguida, selecione Reinstalar . [2]
    • Também vale a pena desinstalar os aplicativos que você não usa.
  8. Esse processo redefine a TV como se ela fosse nova, o que pode resolver problemas técnicos persistentes. Para isso, acesse as Configurações e selecione "Geral", "Sistema" ou "Sobre". Depois, acesse "Configurações Avançadas" (se houver essa opção). A partir daí, é só fazer a redefinição.
    • Isso vai apagar todos os dados da sua TV. Portanto, deixe para fazer a redefinição se nada mais der certo.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Ajustando as configurações de som

Baixe em PDF
  1. Muitas TVs têm a opção de usar o modo Dolby Digital ou Modulação por código de pulsos (ou, como se usa em inglês, Pulse-Code Modulation, "PCM"). PCM é o método convencional para converter áudio analógico em digital. Acesse as Configurações da sua TV e veja as opções de "Som" ou "Áudio". Depois, ajuste o modo de saída como "PCM".
    • Talvez você precise acessar as "Configurações Avançadas" ou algo do tipo.
  2. Muitos aparelhos de videogame e outros dispositivos produzem som no modo Dolby Digital. No entanto, quando esse som chega à TV, ele pode ser remixado em um formato de saída diferente — antes de ser reproduzido pelo sistema de som. O Modo Pass-through evita qualquer alteração no áudio. Acesse as Configurações da TV e veja as opções de "Som" ou "Áudio". Depois, coloque o Modo Pass-through em "Auto" (se o recurso estiver disponível). Veja se isso resolve o problema.
    • Talvez você precise acessar as "Configurações Avançadas" ou algo do tipo.
    • Nem toda TV tem o Modo Pass-through. Além disso, ele pode receber outro nome.
  3. eARC é um padrão recente que permite a produção de áudio de maior qualidade e menos perdas através de um cabo HDMI 2.1. Contudo, devido a essa maior qualidade, ele leva mais tempo para processar — o que causa os problemas de sincronia. Para desativar o Modo eARC, acesse as Configurações da TV e selecione "Som" ou "Áudio". Veja se isso dá um jeito na situação. [3]
    • Talvez você precise acessar as "Configurações Avançadas" ou algo do tipo.
    • Nem toda TV tem o Modo eARC.
  4. Se você tiver problemas de sincronia de áudio com vários aplicativos e dispositivos, talvez valha a pena redefinir as configurações de som. Para isso, acesse "Configurações" na televisão e selecione "Som" ou "Áudio". Acesse "Configurações Avançadas" ou algo do tipo e, por fim, clique na opção de redefinir o som. Veja se isso resolve o problema.
  5. Se nada mais der certo, a maioria das TVs tem opções de ajuste de sincronização entre áudio e vídeo — com as quais é possível corrigir o atraso de som e imagem. Para isso, acesse "Configurações" na TV e selecione "Som" ou "Áudio". Clique em "Configurações Avançadas" ou algo do tipo. Encontre "Sincronização A/V" ou "Atraso de Áudio" e use a barrinha deslizante para reduzir a falta de sincronia. Quanto maior for a sincronização na barra, menor vai ser o atraso. Isso deve resolver (ou pelo menos aliviar) o problema, mas prepare-se para ter que fazer alguns testes até ver resultados. [4]
    • Muitos receptores de áudio e soundbars também têm configurações de A/V. Dá para tentar ajustar essas opções nesses dispositivos.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 27 341 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade