Este artigo foi coescrito por Sarah Schewitz, PsyD
. Sarah Schewitz é uma psicóloga com mais de 10 anos de experiência ajudando casais e indivíduos a mudarem a forma como enxergam o amor e o relacionamento. É fundadora da Couples Learn, um site para consultas online.
Há 14 referências
neste artigo. Você pode encontrá-las ao final da página.
Este artigo foi visualizado 12 798 vezes.
É normal ficar com diversas dúvidas depois que um homem termina repentinamente um relacionamento. Talvez esteja se perguntando o que ele queria com isso ou o que o motivou a romper com você, então, neste artigo, você saberá as razões mais comuns para um término brusco e o que isso significa. Além disso, será possível entender isso melhor e notar que a culpa não é sua, além de conseguir dar uma sensação de capítulo terminado à situação e resolver possíveis pendências.
Passos
-
Talvez ele tenha ficado desapontado porque estava atrás de uma ilusão. O homem considerava você a namorada ideal e perfeita, mas ao encontrar “defeitos”, a fantasia pode ter ruído. Além disso, pode ser um comportamento padrão do cara em abandonar relações quando a companheira não atende às enormes expectativas dele. [1] X Fonte de pesquisa
- A pessoa pode ter interpretado sua personalidade de modo equivocado. Por exemplo: ela achava que você era uma moça extrovertida, mas depois constatou que, na verdade, era mais introvertida.
- É possível que ela buscava alguém que trouxesse “mudança”. Por exemplo: o rapaz achava que sua ambição iria motivá-lo mais.
Publicidade
-
O indivíduo pode ter ficado receoso por seus interesses ou valores distintos. Com isso, ele pode ter concluído que o potencial de vocês, como casal, não era grande em longo prazo. O estilo de vida de cada um podia ser bem diferente; ele não curtia tanto os seus hobbies e vice-versa. Pode ser algo que o sujeito admitiu a si próprio, de forma que ambos pudessem ficar livres procurar pessoas mais compatíveis. [2] X Fonte de pesquisa
- Mesmo que gostasse de sua companhia, ele considerava difícil imaginar um futuro juntos. Por exemplo: você deixou claro que adora viajar, enquanto ele já tinha expressado que não era uma atividade que apreciava tanto.
- Os objetivos eram diferentes. Ele adorava participar de competições, enquanto você prioriza o voluntariado, de maneira que se tornasse impossível um apoiar ao outro com o passar do tempo.
-
Há homens que são viciados no “barato” que um novo relacionamento traz. Talvez ele estivesse viciado com a fase da “paixão”, quando o convívio é mais quente e ardente. Após um tempinho, aquela sensação boa pode ter desaparecido e, ao se acostumarem um com o outro, ele desanimou. [3] X Fonte Confiável Cleveland Clinic Ir à fonte
- No início de um namoro, a empolgação faz com que hormônios do prazer, como endorfina e dopamina, sejam liberados. Se for “viciado” neles, o cara ficará procurando novos relacionamentos constantemente.
- Se a paixão não estiver presente a todo momento, o homem pode achar que aquele “fogo” da relação sumiu. Nesse caso, ele ainda não aprendeu a aproveitar uma convivência romântica após a “fase da lua de mel”.
Publicidade
-
Se já teve uma má experiência no passado, ele pode estar preocupado com uma nova traição. É possível que o garoto tenha enfrentado muitos desafios com essa parceira e ainda não se recuperou totalmente. Por exemplo: a relação era tóxica ou ele sofria com mentiras, fazendo com que se distanciasse da moça para evitar novas mágoas. [4] X Fonte de pesquisa
- O cara pensava que estava pronto para se envolver com alguém novamente, mas a ansiedade voltou ou ele começou a se sentir “assombrado” pelas memórias do passado.
- Outra possibilidade é que o término tenha acontecido devido aos problemas de confiança do homem.
-
Existe a chance de que o indivíduo tenha terminado para que você não descobrisse mais sobre ele. No começo, enquanto se relacionavam de maneira mais casual, ele parecia ser um sujeito normal e tranquilo, bem diferente de agora? Então, pode ser que o rompimento tenha a ver com a insegurança ou constrangimento sobre alguns detalhes da vida dele que você estava prestes a descobrir, como a má situação financeira ou suas condições precárias de moradia. [5] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo: se você pediu para conhecer a casa dele, mas notou que o garoto parecia incomodando com isso, talvez ele tenha ficado constrangido com algo que você iria descobrir.
- Você falou abordou alguma mentirinha inofensiva que o deixou nervoso. Por exemplo: não era verdade que ele disse que não namorava há anos.
Publicidade
-
Existe a possibilidade de que o homem tenha terminado o relacionamento para evitar confrontos. Discutir esses episódios pode ser complicado para ele, de modo que sempre dará a impressão de que busca adiar conversas importantes pelo medo de criar conflitos. Por outro lado, se já tiver a ideia de que você não aceitará as necessidades dele, o cara sequer admitirá seus verdadeiros sentimentos, o que mostra que ele não aprendeu a abrir o coração. [6] X Fonte de pesquisa
- Caso você seja a primeira pessoa com que ele se relaciona seriamente, pode ser que o indivíduo ainda não saiba bem o que pedir a você.
-
Talvez ele tenha ficado constrangido em perceber que a relação não era uma “via de duas mãos”. Após perceber o desequilíbrio na interação entre vocês — ele não conseguia retribuir o seu apoio emocional ou dedicar-se como você — o sujeito pode ter chegado à conclusão que não conseguiria corresponder aos seus esforços. [7] X Fonte Confiável Cleveland Clinic Ir à fonte
- Quando viu todo o seu esforço, ele pode ter concluído que não estava levando a relação tão a sério quanto você.
- Existe a chance de que ele tenha achado melhor deixá-la “livre” para conhecer outra pessoa, que tivesse a mesma dedicação ao relacionamento que você.
Publicidade
-
Pode ser que o garoto considere a vulnerabilidade desconfortável a ponto de “fugir” do amor. Sempre que você tentou ser mais íntima, ele expressou incômodo? Há pessoas que se sentem fracas ou confusas com a aproximação física ou emocional, levando-as a evitar situações onde precisam se comunicar de forma mais amorosa para se afastarem. [8] X Fonte de pesquisa
- Existe a chance de que o rapaz procurava desenvolver laços apenas através do sexo. No entanto, talvez ele tenha ficado desconfortável e ansioso quando você demonstrou que também desejava intimidade emocional.
- O indivíduo pode ter medo de ser abandonado. Nesse caso, a preocupação é em ficar sozinho e não a ter por perto quando ele precisar de amor ou validação.
-
O homem quer dedicar sua energia ao próprio desenvolvimento. Talvez ele esteja em um estágio da vida em que precisa se concentrar em um importante projeto no trabalho ou a apresentação de um TCC na faculdade, por exemplo. Se o garoto não possui espaço para uma relação, ele vai terminá-la antes que se torne algo maior e consuma ainda mais sua energia. [9] X Fonte Confiável PubMed Central Ir à fonte
- Ele pode julgar que não é o melhor momento para ter uma conexão mais profunda quando a sensação de cansaço ou incapacidade de ficar “antenado” ao relacionamento aparece.
- O sujeito pode dar uma pausa nas relações românticas porque deseja alcançar outros objetivos, como fazer uma faculdade ou pós-graduação.
Publicidade
-
Há a possibilidade que o cara tenha traído você e agora quer parar de mentir. Após concordarem que o relacionamento ficaria fechado, o rapaz não respeitou você e se envolveu com outras pessoas. Com isso, ele quer romper para dar um fim nas enganações ou se aproveitar do término para mostrar que realmente havia algo de errado; ao mesmo tempo, ele fugirá de qualquer briga ou de questionamentos seus. [10] X Fonte de pesquisa
- O fim da união pode ter sido uma forma de poupá-la de mais dor com os constantes episódios de infidelidade.
- Não sair mais com você, evitando um maior apego de um com o outro, possivelmente foi o meio que ele encontrou para diminuir um pouco o estrago da infidelidade.
- Pode ser que ele notou que não conseguiria ser fiel, então procurou não se comprometer a ter algo sério.
-
Talvez ele quisesse um “casinho”, algo temporário. Às vezes, o elemento teve relações casuais com várias pessoas e você era uma delas; romper a relação foi a maneira que ele usou para demonstrar que não queria nada sério e continuar solteiro, já que não considerava que ter um compromisso firme era “certo”. [11] X Fonte de pesquisa
- É bem possível que o cara já planejava romper com você, mais cedo ou mais tarde, no momento em que começaram a sair.
- Acabar com a relação repentinamente pode ter sido a saída ao sentir que você esperava muito dele.
- Caso tenha pedido para definirem qual era a natureza do convívio de vocês, o homem pode ter optado por terminar tudo de uma vez e fugir de um compromisso sério.
Publicidade
-
O sujeito pode ter se sentido pressionado pela dedicação em manter laços emocionais. Talvez ele tenha um estilo de apego evitativo , que é uma forma de se relacionar com outras pessoas; nesse caso, ele se afastou de você ao ouvir um pedido para terem uma relação mais firme, como se falarem todos os dias.O garoto pode alegar que estava se sentindo sufocado e o término repentino foi a maneira de se distanciar de você. [12] X Fonte de pesquisa
- Coisas simples, como mandar uma mensagem à noite, após o trabalho, ou combinarem de saírem juntos, podem ter frustrado essa pessoa, que considerou tais atividades incompatíveis com o seu estilo de vida, causando ressentimento.
- Ao definir limites ou expectativas, o homem temeu que estava sendo “controlado” por você e rompeu a relação para se sentir independente outra vez.
-
Pode ser que o rapaz esteja apegado ao estilo de vida “solteirão”. Ao sentir falta da liberdade que costumava ter, ele julgou que o relacionamento o “prendia”; a vontade de sair com outros, de ter mais tempo sozinho ou autonomia para fazer o que quisesse, sem quaisquer amarras, pode ter reaparecido. Assim, ele decidiu retomar o estilo de vida, terminando a união e nem se incomodou em comunicar isso a você. [13] X Fonte Confiável American Psychological Association Ir à fonte
- Tente relembrar se o cara disse que não queria namorar ou se ter algo mais sério não era o estilo dele.
- Talvez ele tenha falado, também, que precisa de bastante de espaço em uma relação para conseguir se sentir confortável.
- Por fim, puxe na memória se não houve alguma ocasião em que ele admitiu a preferência em não se apegar a ninguém.
Publicidade
WikiHows Relacionados
Referências
- ↑ https://psychcentral.com/lib/how-to-relinquish-unrealistic-expectations
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/communication-success/201507/top-10-reasons-relationships-fail
- ↑ https://health.clevelandclinic.org/how-to-break-up-with-someone/
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/having-sex-wanting-intimacy/201802/when-past-romantic-trauma-damages-your-current-relationship
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/toxic-relationships/201801/how-secrets-and-lies-destroy-relationships
- ↑ https://www.mcgill.ca/counselling/files/counselling/surviving_a_break-up_-_20_strategies_0.pdf
- ↑ https://health.clevelandclinic.org/one-sided-relationships/
- ↑ https://psychcentral.com/blog/how-childhood-trauma-affects-adult-relationships
- ↑ https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6051550/
- ↑ https://www.plannedparenthood.org/learn/teens/relationships/relationships-101/cheating-and-breakups
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/maybe-its-just-me/201509/do-you-feel-placeholder-in-your-relationship
- ↑ https://psychcentral.com/blog/love-matters/2018/07/16-signs-of-an-avoidant-or-unavailable-partner
- ↑ https://www.apa.org/news/podcasts/speaking-of-psychology/single-life