Baixe em PDF Baixe em PDF

Comprar o primeiro sutiã é algo importante para todas as meninas. Talvez você se sinta empolgada, envergonhada ou as duas coisas. Esses sentimentos são comuns, não se preocupe. Há maneiras de saber quando você precisa de um sutiã, mas o importante é lembrar-se de que toda menina é diferente e de que você pode não se desenvolver na mesma velocidade que as suas amigas. Tudo bem, isso não é problema!

Parte 1
Parte 1 de 3:

Verificando se há sinais de desenvolvimento dos seios

Baixe em PDF
  1. Se sim, é hora de comprar o primeiro sutiã. Eles se parecem com carocinhos e surgem embaixo de cada mamilo. Mas, se a menina estiver sentindo vergonha dos seios, pode ser hora de comprar um sutiã, seja qual for o estágio do desenvolvimento físico dela.
    • Você sentirá uma sensibilidade nos seios quando eles começarem a crescer. Isso é normal, não se preocupe. Só quer dizer que você está começando a se desenvolver. [1]
    • Em seguida, os mamilos e a auréola (círculo de pele ao redor deles) ficarão maiores e mais escuros. Depois, os seios vão começar a crescer mais, primeiro talvez com um formato pontudo.
  2. A idade média para a menina começar a usar sutiã é 11 anos. Algumas, porém, já precisam de um aos 8 anos, e outras não precisam usá-lo até os 14 anos. Cada menina é diferente!
    • Às vezes, meninas que ainda não precisam pedem para usar sutiã porque as amigas estão usando. Elas podem começar com um top esportivo. [2]
    • Você também pode começar usando uma regata embaixo das blusas. De qualquer maneira, não fique preocupada se não estiver se desenvolvendo no mesmo ritmo das outras meninas. Cada uma tem seu ritmo.
  3. O desenvolvimento dos seios é apenas uma das várias mudanças que a menina verá no corpo quando começar a entrar na puberdade.
    • Ela pode começar a ter pelos pubianos. Em algumas meninas, os pelos surgem antes dos seios. [3]
    • A puberdade pode fazer com que algumas garotas ganhem peso, principalmente na região da barriga. A barriga em si pode parecer mais arredondada. Esse é um sinal natural de que a menina está começando a amadurecer fisicamente.
    • A menstruação também pode começar, embora seja bem pouco frequente no começo. Todos esses são sinais normais da puberdade.
Parte 2
Parte 2 de 3:

Escolhendo o primeiro sutiã

Baixe em PDF
  1. As meninas podem usar esse tipo de peça quando os mamilos começam a se destacar. Ela é bem mais confortável e se parece com uma regata, portanto não vai ficar tão visível e deixará você com menos vergonha.
    • Procure começar com um sutiã bem confortável. As meninas não precisam de nada elaborado ou rendado. Os tops são geralmente simples e feitos de algodão e elastano, sem bojo. [4]
    • Também são adequados para as aulas de educação física ou se você fizer parte de algum time esportivo. Como foram feitos para ficar mais retos na área dos seios e são bastante confortáveis, podem ser bons primeiros sutiãs até para quem não pratica esportes.
  2. Se você já tiver um pouco mais de seio além dos "carocinhos", é hora de comprar um sutiã de bojo macio. [5]
    • Tire suas medidas ou peça para sua mãe tirá-las a cada quatro semanas, para que você saiba quando deve passar para esse sutiã. Ele não altera em nada o formato dos seios, portanto, além de confortável, é apropriado para meninas.
    • Os sutiãs com aro interno não são uma boa escolha para o primeiro sutiã: eles fornecem mais apoio para meninas com seios bem grandes, e como você ainda está começando a desenvolvê-los, provavelmente não precisa de tanta sustentação. [6]
    • Você pode escolher um sutiã de cor parecida com a da sua pele para que ele não apareça pela camiseta, se quiser. Ou pode comprar peças de cores diferentes para combiná-las com a blusa, de modo que elas não fiquem visíveis (para não ter que usar, por exemplo, um sutiã preto com uma camiseta branca). [7]
  3. As meninas precisam aprender certas coisas que, para as mulheres mais velhas, são claras.
    • Por exemplo, não se usa sutiã para dormir à noite. Alguns sutiãs têm enchimento, outros não, e ele não é necessário quando os seios estão começando a se desenvolver. [8]
    • Você pode usar um saquinho para proteger a peça durante a lavagem na máquina de lavar.
    • Há linhas para primeiro sutiã em algumas lojas de departamento e de lingerie. Essas podem ser boas opções para quem vai começar a usá-los. [9]
Parte 3
Parte 3 de 3:

Aprendendo mais sobre os tamanhos de sutiã

Baixe em PDF
  1. Para muitas meninas, comprar o primeiro sutiã é uma experiência complicada. Você pode ter medo de ser incomodada pelos meninos ou por outras meninas se estiver se desenvolvendo mais rápido -- ou mais devagar. Entenda que esses sentimentos são normais. Quem sabe? Sua mãe pode até falar sobre isso primeiro. [10]
    • Peça a sua mãe ou a outra adulta um livro que explique a puberdade. Explique para essa pessoa o que está acontecendo com seu corpo. Abra seu coração. Alguns meninos zoam as meninas por causa do sutiã. Se isso já tiver acontecido com você, não se preocupe: é comum. Mesmo assim, conte para um adulto. [11]
    • Perceba que as mulheres são lindas, não importa o tamanho dos seios delas. As meninas podem ficar preocupadas se os seios forem pequenos ou serem zoadas se eles forem grandes. As mulheres vêm em todos os formatos e tamanhos. [12]
    • Não se preocupe se ficar com vergonha. Entenda que esse é um sentimento normal na sua idade.
    • Se você for pai ou mãe de uma menina, não discuta esse tópico com outras pessoas, como amigos ou irmãos, na frente dela.
  2. Entenda como o tamanho do sutiã é medido. Você precisa escolher o tamanho certo para que se sinta confortável e tenha apoio suficiente.
    • Ele é dividido em duas partes: tamanho do cós (ou do tórax) e tamanho do busto. O primeiro equivale à medida da circunferência abaixo dos seios. O segundo equivale à medida dos seios em si, tirada na parte mais cheia deles (mais ou menos na metade).
    • A vendedora da loja de lingerie pode tirar suas medidas ou você mesma pode fazer isso, sozinha ou com a ajuda da sua mãe ou de uma irmã mais velha. Use uma fita métrica. Para determinar o tamanho do cós, passe a fita embaixo dos seios e ao redor das costas. Segure-a com firmeza, mas sem apertar. Anote a medida em centímetros. Você precisará dela e da medida do busto para saber que tamanho de sutiã usar.
    • Para o tamanho do bojo, passe a fita com firmeza ao redor do corpo, na parte mais cheia dos seios. Anote a medida em centímetros e verifique na tabela da marca que está pensando em comprar qual o tamanho correspondente. É assim que se determina o tamanho do sutiã. Infelizmente, como essas medidas não são padronizadas no Brasil, você terá de procurar pela tabela de cada marca de lingerie para poder comprar as peças.
    • Algumas marcas também usam letras junto com os números para determinar o tamanho da taça do sutiã, permitindo assim um ajuste mais adequado. Por exemplo, uma mulher com 65 cm de tórax e 74 cm de busto estaria no tamanho 40A, enquanto uma com a mesma medida de tórax e 79 cm de busto estaria no 40B. Peça ajuda à vendedora se tiver dúvidas. [13]
  3. Não fique com vergonha se tiver de dizer à sua mãe que não sabe como usar sutiã. Muitas meninas precisam de instrução para isso, e tudo bem perguntar.
    • Para vestir o sutiã, passe os braços pelas alças e incline-se para frente, de modo que os seios entrem no bojo. Feche no gancho do meio. Os tops não precisam ser fechados, e também por isso são ótimos para quem está começando a usar.
    • Ajuste as alças se necessário e prenda em um gancho diferente para mudar o tamanho.
    • Você pode pedir para sua mãe levar você a uma loja de lingerie para tirar medidas e saber qual o tamanho certo para seu primeiro sutiã. [14] Algumas mães tentam tornar esse um dia divertido entre mãe e filha.

Dicas

  • Se você for mãe, cuide da privacidade da sua filha. Ela provavelmente não quer que ninguém saiba que ela está usando sutiã. Se ela contar para alguém, aja como se não fosse nada demais.
  • Lembre-se de que cada menina é diferente. Não se preocupe se você demorar mais para se desenvolver do que as outras.
  • Não tenha vergonha de falar com sua mãe sobre isso. Lembre-se de que ela teve de lidar com a mesma coisa em algum momento da vida.
  • Caso não se sinta à vontade para falar sobre esse assunto com sua mãe, deixe um bilhete num lugar onde só ela possa achar .
  • Você pode chamar sua mãe até seu quarto ou até o quarto dela para conversar sobre isso com mais privacidade, de modo que ninguém possa zoar de você por falar sobre esse assunto.
  • Caso esteja com medo de contar a seus pais, conte para sua irmã mais velha, pois ela já passou por isso e fará com que tudo pareça bem. Ela também pode ajudar você a contar para seus pais.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 71 656 vezes.

Este artigo foi útil?