Baixe em PDF Baixe em PDF

Menstruar e ter que lidar com isso na escola pode ser complicado, ainda mais com as cólicas e a dificuldade em ir ao banheiro nos momentos certos. Mas não tema, garota; tudo o que você precisa para passar por isso com garbo e tranquilidade é ter um bom plano, que inclua um estoque de suprimentos à mão, além de sentir-se confortável para ir ao banheiro quando necessário. Assim, você nunca mais terá que temer aqueles dias – lembre-se de que menstruar é natural, saudável e você não deve se envergonhar.

Parte 1
Parte 1 de 4:

Preparando-se

Baixe em PDF
  1. [1] Ter protetores diários de calcinha e absorventes do tipo que preferir prontos para o ano inteiro é o primeiro passo para ter uma menstruação tranquila em qualquer lugar; assim, você estará sempre preparada para o momento de uma surpresa desagradável e para ajudar amigas nessa situação também.
    • Outra opção é usar um coletor menstrual. Ele é inserido na vagina e o sangue fica dentro da taça, podendo ser trocado a cada 10 horas. Você não sentirá nada e eles são tão seguros quanto (ou até mais) do qualquer outro tipo de absorvente. Eles ainda não são tão divulgados ou vendidos quanto os produtos comuns, mas são uma boa opção.
    • Para ficar mais tranquila, deixe um absorvente e um protetor diário de calcinha na mochila se acha que pode descer hoje. Fique de olho em seu ciclo menstrual para saber se ele é regulado e se já é possível antecipar o dia em que a menstruação vem.
  2. Não é vergonha nenhuma menstruar, e você não deveria ter medo de que os outros vejam seus absorventes. No entanto, se você se sente assim, pode deixá-los em lugares estratégicos para sacá-los discreta e rapidamente na hora em que precisar. A primeira opção é deixá-los na bolsa, mas se você não pode ou não quer carregá-la pelos corredores da escola, pode deixar um absorvente no seu estojo, nos envelopes do fichário e até deixar um absorvente interno dentro da bota. Ter esses lugares planejados com antecedência a deixará mais calma na hora H. [2]
    • Se a sua escola fornece armários para os alunos, use o seu para isso. Esse é um lugar acessível durante todo o ano, e você não precisará carregar os absorventes com você ou se preocupar se os esqueceu em casa.
  3. Vazamentos não são tão comuns assim, mas uma mulher prevenida vale por duas; ter um par de calças e uma calcinha reservadas para o caso de um acidente a deixará muito mais tranquila. Só de saber que você não precisará passar por uma saia-justa com um vazamento já é um grande passo.
    • Outra ideia é ter um blusão para amarrar na cintura se isso acontecer.
  4. Durante a TPM ou menstruação, adicionar um chocolate à dieta pode fazer maravilhas. Além de ser delicioso, ele é ótimo para combater os sintomas desagradáveis e trazer uma alegria a mais, estabilizando seu lado emocional.
  5. Se você tem cólicas, inchaço abdominal, enjoo ou qualquer outro sintoma comum à menstruação, tenha sempre os remédios necessários para reverter a situação. Informe-se se a escola permite isso e compre Tylenol, Advil, Atroveran ou outro remédio que não precise de receita médica. Você não precisa tomar remédios só por estar menstruada, mas na hora em que a cólica surgir, ficará muito aliviada de tê-los à mão.
    • Converse com seus pais e com um médico antes de tomar qualquer remédio. Eles sabem o que é melhor para você.
  6. É possível que ela ainda não esteja regulada, mas ter uma noção desde já é de grande ajuda. Assim, será mais difícil ser pega desprevenida na escola, e você terá mais controle para se precaver, como usar protetores diários na semana em que ela pode vir. Se você ainda não menstruou, mas está na idade, é uma boa ideia tomar medidas para que o incidente não seja nada demais se ocorrer na escola.
    • O ciclo menstrual comum tem 28 dias, mas ele varia entre 21 e 45 dias para adolescentes e jovens adultas. Marque o primeiro dia da menstruação em um calendário ou aplicativo de celular, como o Ovuview, o LoveCycles ou o Glow. [3]
  7. Existem efeitos clássicos que indicam sua chegada, como cólicas, inchaço, acne e sensibilidade nos seios. Quando perceber que está sentindo um ou mais desses sintomas, é porque está prestes a menstruar. [4]
    • Essa é a hora para verificar seu estoque de suprimentos. Veja se os absorventes de emergência estão distribuídos nos devidos lugares e se ainda tem remédio para cólica.
    • Use roupas escuras durante esse período. Assim, ninguém verá se o sangramento começar de uma hora para a outra.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 4:

Agindo quando a menstruação desce

Baixe em PDF
  1. Para avaliar a situação e colocar o absorvente, peça ao professor para ir ao banheiro discretamente.
    • Aborde a situação quando a classe inteira estiver ocupada. Você pode ser clara e objetiva se quiser, ou simplesmente dizer: “Estou com um problema feminino e preciso ir ao banheiro” se não se sentir confortável para falar o que está acontecendo. [5]
  2. Não é incomum menstruar sem absorventes à mão, e as amigas estão aí para isso mesmo. Pergunte se alguém tem um absorvente e, se ninguém tiver um, peça para uma professora. Tenha em mente que mulheres com mais de 40 anos provavelmente estão passando pela menopausa e não terão um absorvente – prefira falar com as professoras mais jovens.
    • Outra opção é ir à secretaria e pedir ajuda para as funcionárias ou ligar para sua mãe, se a situação estiver realmente complicada. Essa é uma emergência e, novamente, você não precisa sentir vergonha, ainda mais se não conseguiu ajuda em nenhum outro lugar.
    • Se a sua escola tiver uma enfermaria, dê um pulo lá e converse com a enfermeira. Além de poder ajudar com absorventes e talvez até uma muda de roupa, ela pode explicar detalhes sobre a menstruação se essa for a sua primeira vez. [6]
  3. Quando tudo o mais falhar e você estiver desesperada no banheiro, sua melhor opção é fazer um absorvente de emergência. Basta enrolar bastante papel higiênico em uma mão, até que esteja grosso o suficiente. Coloque-o na calcinha (no sentido do comprimento) e, com outro pedaço longo de papel, enrole-o ao redor do “absorvente” e da calcinha com oito ou 10 voltas, até que fique bem preso; mais ou menos como se fossem as abas. É claro que isso não chega nem perto de um absorvente real, mas quebra um galho. [7]
    • Se o seu fluxo for leve, dá até para fazer um protetor diário de calcinha. Pegue uma quantidade de papel similar ao tamanho do fundo da sua calcinha, dobre-o longitudinalmente duas ou três vezes e coloque-o nela.
  4. Use um blusão, uma camiseta, uma jaqueta, ou qualquer outra roupa que possa ser amarrada e esteja à mão. Isso a ajudará se a menstruação vazar pela roupa, e as pessoas não verão o que aconteceu até que você possa se trocar.
    • Tenha em mente que a primeira menstruação não costuma ser muito intensa, e talvez você consiga detectá-la antes de sujar as roupas. Cuide do problema assim que ele surgir, para evitar que um vazamento constrangedor ocorra (ou limitar seus danos). [8]
    • Caso o sangue manche suas roupas, troque de calças ou peça ajuda para os funcionários da escola. Veja se alguém tem uma muda de roupas para emprestar. Não se preocupe se seus colegas notarem que você se trocou; se alguém perguntar, diga que derrubou suco nas calças e acabou o assunto.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 4:

Tomando as atitudes certas

Baixe em PDF
  1. Ao contrário do que parece, beber bastante água evita a retenção de líquidos, tão comum nesse período. Tenha uma garrafa d'água consigo o tempo todo e encha-a no bebedouro sempre que puder. Tente beber ao menos 2 l de água ao longo do dia. Durante o período de aulas, pode ser um pouco mais difícil; nesse caso, tente beber água antes e depois de ir à escola. [9]
    • Outra opção é comer alimentos ricos em água, pois eles nutrem e hidratam. Alguns exemplos são melancia, morangos, aipo, alface e pepino.
    • Tome menos café, pegue leve no refrigerante e evite chás. Bebidas com cafeína desidratam e pioram as cólicas.
  2. Para minimizar o desconforto durante a menstruação, evite pratos que causam retenção de líquidos e estufamento. Os maiores vilões nesses dias são os alimentos gordurosos e gasosos – ou seja, nada de batatas fritas, hambúrguer e refrigerante. Prefira sanduíches naturais, saladas e carnes magras, como peito de peru. Já as melhores bebidas são água, chás descafeinados e sem açúcar e sucos naturais. [10]
    • A gordura faz com que o corpo retenha líquidos, contribuindo para o inchaço.
    • Além disso, alimentos que causam gases também devem ser evitados, como os grãos integrais, feijão, lentilhas, repolho e couve-flor. [11]
  3. A menstruação causa uma indisposição que pode fazê-la renegar atividades físicas a todo custo, mas você se sentirá mais bem-disposta no fim. De acordo com pesquisas, exercícios aeróbicos intensificam a circulação sanguínea e liberam endorfinas, que combatem os efeitos das prostaglandinas, amenizando a dor. Não fique sentada com cara de má vontade; mexa-se!
    • É claro que você deve respeitar seus limites e, se estiver se sentindo realmente mal, dar um tempo dos exercícios pode ser uma ideia melhor. No entanto, você ficará surpresa com os benefícios da atividade física.
    • Faltar à educação física a deixará de fora das atividades que seus colegas estão participando e que poderiam tirar sua mente da dor e do desconforto – sem contar que isso chamará a atenção para você.
  4. Antes de ir para a escola, planeje-se para fazer intervalos a cada duas ou três horas para ir ao banheiro e trocar de absorventes, principalmente se o seu fluxo é intenso. Toda garota teme o famigerado vazamento, e confirmar que a situação está sob controle a ajudará a se manter tranquila. Para quem tem fluxo intenso, o ideal é trocar o absorvente a cada quatro horas, mas se ele não for tão forte, a cada cinco ou seis horas é o suficiente. No entanto, ficar todo esse tempo com um absorvente interno não é recomendado por causa da Síndrome do Choque Tóxico, que pode levar a complicações bastante severas. Uma boa maneira de evitá-la é usando absorventes com o mínimo de absorção – você terá que ir mais vezes ao banheiro, mas sua saúde agradece.
    • Além de tudo isso, fazer xixi a cada duas ou três horas também é uma maneira de aliviar as cólicas, pois sua bexiga ficará vazia e não fará tanto volume. [12]
  5. Quando estiver na escola (em qualquer lugar, na realidade), seja higiênica e jogue o absorvente usado no lixo. Nunca o jogue na privada e dê a descarga, pois isso certamente entupirá o vaso e causará uma inundação de dejetos. Todo banheiro tem uma lixeira, portanto enrole o absorvente usado em papel higiênico ou na embalagem do absorvente novo (para que ele não grude nas paredes da lixeira) e jogue-o lá dentro.
    • Se por qualquer motivo não houver lixeira dentro da cabine, enrole o absorvente normalmente e jogue-o na lixeira próxima às pias. Não fique encabulada, todas as garotas passam por isso.
    • Sempre lave as mãos depois de trocar o absorvente.
  6. Você provavelmente não sofrerá um vazamento, mas usar calças ou saias escuras antes e durante a menstruação a deixará muito mais segura. Assim, não será necessário ficar verificando a parte de trás das roupas o tempo todo, nem ficar perguntando para suas amigas se dá para ver alguma coisa. Planeje usar peças bonitas e discretas com antecedência, se quiser.
    • Não se furte de usar suas roupas favoritas durante a menstruação. Se você estiver com vontade de usar peças em tons pastéis, vá em frente! Tente não se preocupar e use o que quiser.
  7. Lembre-se de tratá-los como gostaria de ser tratado. Se eles forem rudes, não há motivo para que você reaja da mesma forma. Se o comportamento continuar, fale com um adulto. Enquanto isso, tente usar algumas destas respostas:
    • "Não estou de bom humor. Poderia parar com isso?"
    • É melhor parar. Gostaria de ficar sozinha, não brigando."
  8. Se estiver na aula, terá que explicar ao professor e pedir para se ausentar. Eis alguns exemplos.
    • "Estou tendo um 'problema feminino'. Posso ir ao banheiro?"
    • "Estou com uma emergência feminina. Sabe como é. Posso sair um pouco?"
    • "Minha menstruação chegou em hora errada. Posso me ausentar um momento?"
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 4:

Mantendo uma postura positiva e saudável

Baixe em PDF
  1. Seja você a primeira ou a última garota da classe a menstruar, não importa – todas as garotas menstruam. Essa é uma parte natural do desenvolvimento feminino e significa que você está amadurecendo, tanto mental quanto fisicamente, e você deveria ficar orgulhosa. A sua menstruação é sinal de saúde e fertilidade, não há motivos para se envergonhar. Não se abata pela tiração de sarro dos garotos e não leve a sério nenhum comentário maldoso que alguém possa fazer.
    • Converse com suas amigas sobre isso. Você verá que não está sozinha, e isso pode apaziguar a angústia.
  2. Toda garota fica encanada com o cheiro que a menstruação tem, se as pessoas conseguem senti-lo, etc. No entanto, saiba que esse odor vem do absorvente sendo saturado pelo sangue, e não do sangue em si. Para não esquentar a cabeça, vá ao banheiro e troque o absorvente a cada duas ou três horas. Algumas garotas preferem produtos com perfume, mas isso pode irritar a mucosa vaginal e até piorar o odor. Ainda assim, quem deve tomar essa decisão é você.
    • Antes de decidir, use os absorventes com perfume em casa, para descobrir como o cheiro se manifesta.
  3. A sua menstruação não deve ser um segredo; é normal ficar apreensiva com o assunto, mas é importante falar com sua mãe ou seu pai sobre isso assim que a menstruação descer pela primeira vez. Sua mãe ou outra figura feminina de sua família pode ajudá-la a escolher absorventes, fazê-la sentir-se segura e perceber que não precisa ficar escondendo a menstruação. É importante lembrar que você é uma garota e isso é normal, portanto fale com seus pais a respeito e você se sentirá bem melhor.
    • Seus pais certamente ficarão orgulhosos de sua confiança neles. É provável até que sua mãe dê uma chorada básica.
    • Caso você viva só com seu pai, essa pode ser uma situação mais delicada para ambos. No entanto, confiar e conversar abertamente com ele facilitará muito sua vida e ele ficará grato, para dizer o mínimo.
  4. Mesmo que o professor seja homem ou que os garotos a ouçam, pedir para ir ao banheiro não representa nada que qualquer humano não faça. Se ficar encabulada mesmo assim, diga que precisa muito fazer xixi ou qualquer coisa que a deixe mais à vontade para dizer. Caso seja hora de trocar o absorvente ou se uma emergência ocorrer, lembre-se de não sentir vergonha por uma função corpórea natural. Ir para a escola com uma atitude positiva sobre sua nova rotina íntima a deixará muito mais empolgada ao longo do dia. Dirija-se à mesa do professor com confiança; se quiser ser ousada, converse com ele em particular antes da aula começar, para que ele saiba de antemão que você realmente precisa ir ao banheiro e ficar mais tranquila quanto a isso. [13]
    • Seus professores e os outros funcionários da escola certamente estão preparados para lidar com esse tipo de situação e ajudar com eventuais problemas. Nunca se esqueça de que você não é a primeira garota que menstrua na escola e certamente não será a última.
    Publicidade

Dicas

  • Como você passará muito tempo sentada, é prudente ficar confortável e segura de que não há vazamentos.
  • Algumas garotas ficam realmente doentes durante a menstruação. Se esse é o seu caso, ligue para sua mãe, diga que não se sente bem e volte para casa. Há dias em que ficar na escola com todos os sintomas da menstruação é muito difícil.
  • Evite bebidas geladas, pois elas podem piorar as cólicas.
  • Se você tem um fluxo muito intenso ou se ainda não sabe como ele é, prefira os absorventes com mais capacidade de absorção.
  • Caso você não tenha uma calça escura, pode usar uma saia ou shorts por cima de uma legging .
  • Quando usar um absorvente interno, use também um protetor diário de calcinha para prevenir manchas.
  • Vá ao banheiro durante o intervalo se estiver encanada com a menstruação. Ninguém achará isso estranho.
  • Para fluxos mais intensos, pode ser uma boa ideia usar um absorvente interno e um externo ao mesmo tempo.
  • Use uma bermuda ciclista para fazer educação física durante a menstruação. Isso evitará que acidentes aconteçam.
  • Caso sua escola use uniforme e você não possa usar uma calça escura, vista uma legging por baixo.
  • Coma bananas. Elas são ótimas para aliviar o estresse e amenizar a dor.
Publicidade

Avisos

  • Nunca, jamais, em hipótese alguma passe perfume nos absorventes. Além disso, nunca passe perfume ou desodorante na região da vagina, pois isso pode irritá-la.
  • Seja higiênica. Quando sair do banheiro, lave bem as mãos e não deixe nenhuma bagunça para trás.
  • Troque o absorvente a cada quatro horas – os absorventes internos devem ser trocados com mais frequência do que os externos.
  • Use shorts por baixo da calça, principalmente se você tiver o fluxo intenso e tiver medo de vazamentos.
  • Deixar o absorvente interno por muito tempo pode causar a Síndrome do Choque Tóxico, que pode ser fatal se não for tratada. Leia as instruções na embalagem do absorvente para saber mais.
  • Antes de levar remédios para a escola, pergunte para os funcionários se isso é permitido. Algumas instituições não permitem que os alunos portem qualquer tipo de substância nas dependências da escola.
  • Tome banho diariamente para se manter fresca e limpa. Não é necessário usar perfume se não quiser, mas o banho é fundamental.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Calcinha apropriada
  • Absorventes internos e externos
  • Tylenol/Advil/Atroveran
  • Dinheiro, caso tenha que passar em uma farmácia e comprar absorventes antes da aula
  • Uma calcinha e uma calça a mais

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 207 533 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade