Este artigo foi coescrito por Lena Dicken, Psy.D
. A Dra. Lena Dicken é Psicóloga Clínica em Santa Monica, California. Com mais de oito anos de experiência, a Dra. Dicken é especialista em terapias para tratar ansiedade, depressão, períodos de transição na vida e dificuldades de relacionamento. Utiliza uma abordagem integrada que combina Psicodinâmica, Terapia Cognitivo Comportamental e técnicas de Mindfulness. A Dra. Dicken é formada em Medicina Integrada pela University of Hawaii em Manoa, é Mestra em Psicologia Terapêutica pela Argosy University Los Angeles e é Doutora em Psicologia Clínica pela Chicago School of Professional Psychology em Westwood. O trabalho da Dra. Dicken já foi destaque em GOOP, The Chalkboard Magazine e em inúmeros artigos e podcasts. É Psicóloga Licenciada no estado da Califórnia.
Há 10 referências
neste artigo. Você pode encontrá-las ao final da página.
Este artigo foi visualizado 2 458 vezes.
Nem todos os relacionamentos são perfeitos, mas alguns podem ser mais problemáticos do que outros. Você está se perguntando se alguém é tóxico depois de ouvir um comentário do seu amigo, parceiro ou parente? Compreender os sinais desse tipo de comportamento pode ser o primeiro passo para entender as razões e os meios que possibilitam com que essa nocividade predomine em uma relação. Leia este artigo para saber os sete principais sinais de uma pessoa tóxica para identificar se um conhecido é tóxico.
O que você precisa saber
- Indivíduos tóxicos são comunicadores ruins, de maneira que as vítimas se sintam inseguras com si próprias.
- Quem é nocivo sabe muito bem como abusar psicologicamente dos outros, de modo que as vítimas sempre duvidem de suas próprias ações ou atitudes, ainda que saibam que estão certas.
- Os tóxicos costumam jogar a culpa nas pessoas, de forma que aparentem ser melhores do que todos.
Passos
-
A comunicação não é o ponto forte de um indivíduo pernicioso. É bem capaz que, após conversar com ele, você acabe se sentindo pior do que antes, já que são elementos que adotam uma passividade agressiva, que “anulam” suas emoções ficando em silencio ou gritando de modo desnecessário.
- Quem é tóxico pode levantar a voz e deixar as necessidades da vítima de lado porque deseja estar em uma posição de poder sobre ela. São sujeitos que desejam ter o controle do relacionamento, mesmo que isso significa sacrificar a comunicação.
- Tente não reagir ao silêncio com irritação ou sendo passivo-agressivo. O ideal é se acalmar e instigar uma conversa civilizando para deixar claro por que o comportamento dele está deixando você magoado.
Publicidade
-
Um indivíduo abusivo costuma jogar a culpa nos outros por suas ações erradas. Eles consideram que estão sempre certos e distorcem argumentos e situações para que aparentem que são inocentes, mesmo quando não são. É a maneira que usam para ganhar controle sobre o companheiro: da a impressão de que são “melhores” porque, na verdade, são bastante inseguros. [1] X Fonte de pesquisa
- Durante uma discussão, a pessoa poderá falar “Você não está me ouvindo e isso está me magoando!”, mesmo que a briga tenha começado porque ela feriu seus sentimentos.
- Sempre formule frases se referindo a si próprio, quando estiverem conversando para deixar bem evidente como uma situação está fazendo você se sentir.
-
Uma pessoa tóxica faz com que você tenha dúvida sobre si próprio. O “gaslighting”, que designa abuso psicológico, é um indício definitivo de que o sujeito é tóxico; ele mentirá, enganará e invalidará suas opiniões e experiências para controlar você de acordo com o que considera conveniente. Essa manipulação pode causar confusão, frustração e maior suscetibilidade a esses métodos coercivos. [2] X Fonte de pesquisa
- Um abusador psicológico vai falar, por exemplo:
- “Isso nunca aconteceu!”
- “Eu fiz isso porque eu amo você.”
- "Você está sendo irracional."
- “Não, você está errado.”
- “Você não está sendo razoável.”
- “Você é louco!”
- “Ah, não é tão ruim assim. Você está exagerando.”
- Responda a um “gaslighter” se recusando a discutir. Em vez disso, aborde a situação de forma calma e lembre-se de que pode confiar em suas próprias opiniões.
Publicidade - Um abusador psicológico vai falar, por exemplo:
-
É fácil para um sujeito nocivo mentir, principalmente se for conveniente para ele. O “drama” parece seguir insistentemente alguém que é tóxico, mas a verdade é que esses elementos gostam de “mexer no vespeiro”. Desde mentirinhas inocentes até pedidos de desculpas irrelevantes, é difícil saber quando eles estão, de fato, sendo verdadeiros. [3] X Fonte de pesquisa
- Pense do seguinte modo: para um manipulador, ele é o personagem principal em sua própria história e nas histórias das outras pessoas . Para que as coisas saiam como deseja, ele fará o possível e o impossível.
- Pegue o mentiroso no flagra observando se ele parece inquieto, desvia o olhar ou muda de humor de uma hora para outra.
-
Você acaba acreditando que está errado quando fica próximo de alguém tóxico. Quem é assim costuma usar o poder no relacionamento para exercer esse controle, seja você um amigo, parente ou cônjuge. Esse indivíduo fará tudo que estiver ao seu alcance, mesmo que se aproveite da sua compaixão, para seu próprio benefício. [4] X Fonte Confiável Cleveland Clinic Ir à fonte
- É uma tática muito utilizada quando alguém tenta falar com você, que está trabalhando e ocupado. Devido à demora para responder, o manipulador diz “Você nunca tem tempo de conversar comigo!”.
- Recomenda-se definir limites para tais elementos, principalmente se for para o seu bem-estar (e mesmo que alguém tóxico não entenda isso).
Publicidade
-
Uma pessoa abusiva costuma julgar quando não precisa. Em outras palavras, é alguém de “duas caras”; espalhar fofocas, rumores, compartilhar segredos e fazer comentários ofensivos são as coisas que elas mais gostam em situações sociais. Tudo para que pareçam ser melhores do que realmente são. [5] X Fonte de pesquisa
- Eles poderão, por exemplo, dizer a alguém “Fiquei contente que você veio, ainda mais com esse vestido, amei a cor dele!” e logo em seguida virar e sussurrar “Essa cor ficou horrível. Era melhor ela ter ficado em casa”.
- Não faça perguntas sobre fofocas e rumores ou a situação nunca vai ser acalmada. Em vez disso, ignore o comentário e mude de assunto.
-
Indivíduos perniciosos costumam fazer elogios e dar afeto para ganhar a confiança dos outros. No início da relação, provavelmente o parceiro era muito atencioso, estava sempre disponível emocionalmente e fisicamente, até dando a impressão de ter pulado etapas. No entanto, o carinho cessa tão rápido quanto começa. [6] X Fonte de pesquisa
- Com essa tática de manipulação, a pessoa tóxica faz com que você se importe com ela para que se torne alguém muito mais influenciável depois.
- Aprenda a se distanciar daqueles que, superficialmente, se mostram charmosos e afetuosos. Assim, você se protege de “love bombing”, ou seja, de demonstrações excessivas de afeto, uma técnica muito usada para manipular.
Publicidade
-
Distancie-se deles se você se sente mal sobre suas próprias ações. Um verdadeiro amigo ou parceiro o colocará para cima, não vai desanimá-lo ainda mais. Se você suspeita que alguém é tóxico, confronte-o sobre o comportamento prejudicial; caso ele continue minimizando suas necessidades, pode ser hora de se distanciar dele. Veja algumas outras maneiras de lidar com indivíduos tóxicos:
- Ao notar que está envolvido em conversas nocivas e que está sendo julgado, diga, por exemplo, “Não estou gostando do rumo que isso tomou”.
- Defina limites para si próprio para que saiba a hora certa de abandonar essa relação. [7] X Fonte Confiável Cleveland Clinic Ir à fonte
- Talvez seja melhor cortar todo o contato se as ações do elemento continuam a prejudicar ou controlar sua vida.
Dicas
- Por definição, o comportamento tóxico se caracteriza quando alguém é nocivo e causa danos, psicológicos ou físicos, intencionais ou não, e coloca as próprias necessidades acima das do próximo para se beneficiar. [8] X Fonte de pesquisa
- Caso precise falar com alguém sobre um amigo, parente ou parceiro tóxico, consulte um bom psicólogo ou terapeuta, mesmo que seja em uma plataforma on-line.
WikiHows Relacionados
Referências
- ↑ https://www.forbes.com/sites/travisbradberry/2015/11/10/10-toxic-people-you-should-avoid-at-all-costs/?sh=1144599261db
- ↑ https://smartcouples.ifas.ufl.edu/married/domestic-violence-and-abuse/what-is-gaslighting/
- ↑ https://www.thesource.org/post/10-signs-youre-in-a-toxic-friendship
- ↑ https://health.clevelandclinic.org/toxic-parenting-traits/
- ↑ https://www.thesource.org/post/10-signs-youre-in-a-toxic-friendship
- ↑ https://mhanational.org/eliminating-toxic-influences
- ↑ https://health.clevelandclinic.org/toxic-parenting-traits/
- ↑ https://time.com/5274206/toxic-relationship-signs-help/
Sobre este guia wikiHow
Este artigo foi útil?
Artigos Relacionados
Inscreva-se na Newsletter Gratuita do wikiHow!
Receba tutoriais úteis em seu email semanalmente!
Inscreva-me!