Baixe em PDF Baixe em PDF

Você pode estar se perguntando se já tem idade suficiente para ter um namorado ou começar a se relacionar. Não existe uma resposta fácil que seja adequada para todo mundo, pois você pode ter pais mais rígidos ou uma educação cultural ou religiosa diferente. É necessário fazer algumas perguntas para si mesma e pedir conselhos de pessoas em quem confia para decidir quando é a hora certa de ter um namorado.

Método 1
Método 1 de 3:

Perguntando-se se está pronta

Baixe em PDF
  1. Independentemente da sua idade, saber o motivo de querer algo, como um namorado, é um bom começo. Não é recomendado mergulhar em um relacionamento ou dizer sim para namorar um rapaz sem pensar ou só porque você acha que é divertido. Um namoro requer maturidade e trabalho, portanto, pense bem em que você está se envolvendo.
    • Existem motivos bons e ruins para querer um namorado. [1]
    • A companhia e um parceiro para compartilhar a vida são bons motivos para querer namorar seriamente uma pessoa específica.
    • Se você se sentir infeliz ou incompleta, lembre-se de que uma pessoa não pode satisfazer essas necessidades para você.
    • Um namorado pode ser uma cura temporária para o tédio ou solidão, mas esperar que ele seja perfeito e que esteja sempre disponível não é algo muito realista, pois ele é tão imperfeito quanto você.
  2. Se, um dia, você quiser se estabelecer e casar com alguém especial, ter um namorado é uma boa forma de aprender a estar em um relacionamento sério. Mas se quiser apenas se divertir conhecendo um monte de garotos, então ter uma relação exclusiva com apenas um pode não ser a melhor ideia.
    • Suas ideias sobre namoro afetarão a forma com que você trata um namorado.
    • Se quiser se casar, você esperará mais lealdade e planos em longo prazo de um namorado do que se apenas quiser namorar vários rapazes e não estiver preocupada em um compromisso mais sério. [2]
  3. É necessário dedicar bastante tempo para uma relação. Honestamente, você deve estar muito ocupada com a escola, amigos, esportes, clubes e hobbies ou até mesmo em dormir o suficiente para acrescentar mais uma coisa na sua vida.
    • Será necessário dedicar uma média de algumas horas ou dias da semana em ficar com um namorado. [3]
    • Não negligencie suas amizades ou a família. O namoro pode exigir bastante do seu tempo e você não deve ser aquele tipo de pessoa que desaparece quando está namorando e ressurge apenas quando termina. [4]
    • No entanto, a tecnologia facilita para ter um namorado e ainda ter uma vida além do namoro. Você pode mandar mensagem, ligar ou fazer uma chamada de vídeo se não tiver tempo de passar um tempo pessoalmente com o rapaz.
  4. Como indivíduo, você provavelmente tem vários planos para a sua vida. Por exemplo, você pode querer uma carreira ou casar e ter filhos. Um namorado pode ajudá-la a alcançar esses objetivos ou pode prejudicá-la, só é necessário decidir como o namoro afetará esses planos. [5]
    • Lembre-se de que você tem bastante tempo para resolver essas coisas. Você nunca estará velha demais para começar a namorar ou para descobrir o que quer fazer da vida. [6]
    • Não se preocupe em não ter tempo suficiente. Haverá muitos garotos para namorar; logo, você não precisa ficar desesperada achando que ficará sozinha ou que é a única garota do grupo que não tem namorado.
  5. Ser pressionada por um garoto para namorá-lo ou por um grupo de amigas não é um bom motivo para começar um relacionamento. Não abra mão dos seus próprios limites e do seu conforto só porque todo mundo está namorando. Sua segurança e saúde mental são mais importantes do que ter uma relação não saudável.
    • Não deixe ninguém fazê-la se sentir culpada em não ter um namorado.
    • Um simples “Não, obrigada” ou “Não estou interessada em namorar agora” pode deter alguém que quer namorá-la se você ainda não se sentir pronta.
    • Se estiver sendo pressionada por um rapaz ou por um namorado, principalmente em relação ao sexo, você tem o direito de se afastar do relacionamento e dizer não.
  6. Se houver um garoto que quer namorá-la, pense se realmente gosta dele ou se apenas se sente lisonjeada com a atenção. No entanto, os sentimentos calorosos e o frio na barriga podem ser o início de um namoro se você sentir uma conexão forte. Se for o caso, o relacionamento é uma oportunidade para conhecer mais o rapaz individualmente. [7]
    • Você sempre terá a oportunidade de sair com o garoto em um grupo de amigos para aliviar a pressão. Sair sozinhos pode ser assustador e também pode causar tentações físicas, portanto, comece tendo encontros com ele junto com outros amigos e amigas.
    • Tenha cuidado para não aceitar sair com rapazes ou iniciar namoros só por pena. Você acabará se machucando e decepcionando o garoto no final.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Buscando conselhos de outras pessoas

Baixe em PDF
  1. Antes de decidir completamente se terá um namorado, pergunte aos seus pais quais são as regras deles em relação ao namoro. Eles podem sugerir que você espere entrar no ensino médio ou até mesmo depois de se formar. Talvez você não tenha a capacidade de decidir se pode ter um namorado agora, ainda mais se eles quiserem que você foque na escola e em outras coisas. [8]
    • Ao conversar com seus pais, pergunte sobre a hora de chegar em casa, se pode sair de carro com seu namorado, se primeiro deve sair com ele em grupo ou se eles têm outras regras específicas para você. [9]
    • Boas perguntas incluem “Quando vocês começaram a namorar?” e “Vocês acham que deveriam ter esperado mais para começar?”.
    • Seus pais sempre querem o melhor para você, portanto, tente respeitar o desejo deles mesmo se não concordar.
    • Para convencê-los a deixá-la namorar certo rapaz, leve-o na sua casa para conhecê-los.
    • Seus pais devem ter uma ideia melhor do seu nível de maturidade do que você. Portanto, ouvi-los e respeitá-los é uma ótima forma de mostrar que você é madura o suficiente para tomar decisões de adultos. [10]
  2. Pode ser fácil se evolver na empolgação dos namoros da escola, ouvir sobre os namoros das amigas e acabar querendo um também. Apenas lembre-se de que não é só porque todo mundo está fazendo uma coisa que é a melhor opção para você.
    • Se suas amigas ainda não estiverem namorando por causa das regras dos pais delas ou se todo mundo estiver saindo junto em grupos, talvez ainda não seja a hora de ser diferente e ter um tempo sozinha com um rapaz.
    • Pergunte às suas amigas se pode sair com elas e os respectivos namorados para ter uma ideia de como é namorar na sua idade.
    • Mas se elas estiverem felizes e bem estabelecidas com os namorados, talvez você tenha o mesmo nível de maturidade que elas e possa ter um namorado também. [11]
    • Apenas lembre-se de que, qualquer que seja a sua decisão, tome-a por si própria e não por causa das suas amigas.
    • Tenha cuidado. Só porque suas amigas todas têm namorados, não significa que você também tenha que ter um. Você pode até ter a idade certa, mas não se sinta pressionada para aceitar o pedido de namoro de qualquer rapaz só por querer ter um namorado.
  3. Encontre um casal mais velho que já seja casado ou que esteja namorando há um bom tempo. Pergunte sobre a história de amor deles e como se conheceram. Ouvir a experiência de outras pessoas pode ajudá-la a decidir se quer esperar para ter um namorado ou se já está pronta. [12]
    • Talvez você acabe decidindo que quer esperar para namorar alguém especial ou talvez já tenha encontrado essa pessoa.
    • Os casais mais velhos terão mais experiência em relacionamentos. Eles darão melhores conselhos do que a sua amiga que troca de namorado toda semana.
    • Faça perguntas como “Quando você conheceu seu marido?” ou “Você acha que o cortejo é melhor do que o namoro?” ou “Que tipo de namoro você teve?”.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Considerando educação cultura ou religiosa

Baixe em PDF
  1. Você pode vir de uma cultura familiar em que todas as garotas casaram com os namorados da época do ensino médio. Ou talvez, na sua cultura, não se deve ter vários namorados, apenas um cortejo com a intenção de casar com alguém. Leve em consideração a sua própria educação quando for decidir se é a hora de ter um relacionamento sério com um garoto.
    • A sua religião ou cultura pode ter opiniões específicas sobre coisas como sexo ou uso de métodos contraceptivos. Pode parecer divertido ser rebelde e ir contra o sistema, mas lembre-se de que as regras que você conhece podem estar em vigor para mantê-la mais segura.
    • Você tem a sua própria individualidade e também pode ter suas próprias ideias e opiniões.
    • No entanto, a melhor opção ainda pode ser respeitar as regras e a sua cultura.
    • Se você escolher seguir todas as regras ou decidir sozinha o que quer fazer, entenda que as suas escolhas ainda causam um impacto nos outros.
  2. Sua própria cidade ou escola podem ter ideias diferentes sobre namoro ou quando é melhor para uma garota ter um relacionamento sério. Você pode decidir aderir a essas práticas se desejar, mas é importante lembrar que só porque todo mundo está fazendo a mesma coisa, não significa que é a melhor opção para você.
    • Por exemplo, se todos os garotos do seu grupo da igreja não namoram até a hora de casar, a melhor escolha é esperar que eles a peçam em namoro em vez de tentar forçar um relacionamento.
  3. Alguém como um pastor, um padre ou uma terapeuta podem ser ótimas opções para conversar se você estiver em uma situação difícil. Às vezes, é melhor esperar um pouco mais para ter um namorado se o casamento for o foco da cultura da sua família ou da sua religião.
    • Algumas organizações ou até mesmo escolas às vezes têm regras sobre namoros. É importante respeitá-las para não ter nenhum problema. [13]
    • Pode parecer divertido ser rebelde e ousada, mas ter um namorado só para quebrar as regras ou provar que pode não é nada saudável.
    Publicidade

Dicas

  • Ter confiança é muito importante quando você começar a namorar. É preciso haver confiança entre os seus pais e o seu namorado.
  • É essencial que seus pais ou responsáveis saibam do seu relacionamento. Namorar escondido é a melhor forma de quebrar a confiança das pessoas.
  • Coloque o seu próprio desenvolvimento mental e emocional acima da necessidade de se envolver com outra pessoa.
Publicidade

Avisos

  • Se não estiver pronta, confie na sua intuição. Não há necessidade alguma de forçar as coisas e ter um namorado.
  • Em alguns casos, existem leis sobre a idade de namoro, geralmente sem o envolvimento de atividades sexuais.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 38 449 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade