Baixe em PDF Baixe em PDF

Sentir nervoso quando está com seu namorado pode ser uma experiência confusa. Afinal de contas, o seu namorado não deveria ser a pessoa com quem você se sente mais confortável? Por mais incrível que seja o relacionamento de vocês, existem vários motivos bem comuns que podem fazer você sentir estranheza ou ansiedade quando está com ele. Este artigo está aqui para ajudar você a entender o que pode estar causando essa sensação. Nós também trouxemos algumas dicas para lidar com esses sentimentos diretamente para que você possa voltar a sentir tranquilidade em relação a você e ao seu relacionamento.

1

Vocês acabaram de começar a namorar.

Baixe em PDF
  1. Se faz só algumas semanas ou meses que vocês começaram a namorar, vocês ainda estão nos primeiros estágios, quando ainda estão se conhecendo. Mesmo que isso seja empolgante, você pode sentir um pouco de nervoso ou desconforto. Leve esses momentos meio vergonhosos na boa. Conforme vocês forem se conhecendo melhor, você vai se sentir mais e mais confortável.
    • Faça o melhor que puder para ser você mesmo quando estiver com seu namorado. Tenha sinceridade ao dizer o que gosta e o que não gosta. Não tenha medo de mostrar as suas manias, como comer sorvete com batata frita ou assistir aquela série que todo mundo acha ruim.
    • Se vocês acabaram de começar a namorar, você pode sentir nervoso só de pensar em ficar doente na presença dele, demonstrar cansaço, ficar sem maquiagem ou até usar o banheiro na casa dele. Não se esqueça de que você é um ser humano e, em um relacionamento, as pessoas compartilham as coisas.
    Publicidade
2

Você se sente vulnerável quando está com ele.

Baixe em PDF
  1. Mesmo que você adore seu namorado, dá um pouco de medo demonstrar vulnerabilidade. Se o seu relacionamento está ficando mais sério, você pode sentir desconforto ou estranheza. Esses sentimentos são normais, até mesmo em relacionamentos saudáveis. [1]
    • Ser vulnerável assusta, mas é necessário para construir um relacionamento forte. Tente falar com seu namorado sobre o que você está sentindo para aliviar essa estranheza e ficar mais confortável.
    • Você pode dizer algo como "Esse relacionamento está me fazendo muito bem, mas não tenho o costume de me abrir com alguém desse jeito. E você, o que está sentindo?".
3

Você precisa de mais tempo para si mesmo.

Baixe em PDF
  1. Se você e seu namorado estão se vendo o tempo inteiro, você pode ficar desconfortável com ele e precisar de um espaço. Tirar um tempo para si mesmo pode ajudar a manter a sua identidade como pessoa intacta e dar a vocês mais coisas para conversar quando forem se ver. [2]
    • Cansou um pouco de ficar o tempo todo com seu namorado? Marque de sair com seus amigos ou familiares e dedique um tempo aos seus objetivos e passatempos.
    • Para dizer que precisa de um tempo só sem magoar os sentimentos dele, você pode dizer "Eu adoro ficar juntinho com você, mas precisa de um tempo para mim, para recarregar as baterias".
    Publicidade
4

Ele faz coisas que irritam você.

Baixe em PDF
  1. É muito fácil não perceber essas coisas no começo do relacionamento, mas depois de um tempo de namoro, elas ficarão mais evidentes. Se você está começando a notar alguns hábitos que não gosta muito e está se incomodando com isso, saiba que isso não é sinal de que você não o ama mais. O que aconteceu é que você começou a enxergá-lo como ele realmente é: uma pessoa com defeitos, igual a todo mundo. [3]
    • Faça o melhor que puder para ter paciência e não julgar as manias do seu namorado. Isto vai ajudar você a se sentir mais confortável na presença dele, mesmo quando ele estiver fazendo algo irritante.
    • Na próxima vez que seu namorado largar roupa suja no chão do apartamento dele, por exemplo, você pode pensar "Ele faz mais bagunça do que eu faço no meu quarto, mas se funciona para ele, tudo certo".
5

É nervoso sobre o futuro de vocês como casal.

Baixe em PDF
  1. Conforme vocês forem conversando sobre coisas como ir morar junto, se casar ou começar uma família, você pode sentir nervoso ou desconforto. Você pode até começar a duvidar se vocês tem futuro como casal, mesmo que goste muito dele. Tente pegar leve consigo mesmo e lembre-se de que sentir essas coisas é normal, afinal, são grandes passos em um relacionamento. Não ter certeza sobre o que você quer, às vezes, é normal e saudável.
    • Tem preocupações sobre essas coisas? Converse com seu namorado. Você pode dizer "A ideia de irmos morar juntos me deixa contente, mas acho que seria melhor se conversássemos mais sobre como as coisas vão funcionar na casa que vamos compartilhar". [4]
    • Você pode estar desconfortável porque não sabe direito o que quer. Experimente escrever um diário para entender melhor o que está sentindo.
    Publicidade
6

Você está deixando de gostar dele.

Baixe em PDF
  1. Talvez você amava bastante seu namorado, mas, agora, não sente mais o mesmo. Às vezes, as pessoas se afastam ou percebem que têm diferenças que as tornam incompatíveis. Se você está se sentindo dessa forma ultimamente, pode estar sentindo desconforto quando está com ele e tem vontade de ficar menos e menos tempo na companhia dele. [5]
    • Se já faz algumas semanas ou até meses que você está sentindo isso, chegou a hora de reconsiderar o relacionamento. Terminar agora pode até doer, mas vai ajudar vocês a encontrarem o que realmente querem no futuro.
    • Pegue um papel e escreva o que está sentindo ou converse com um amigo ou familiar de confiança se não souber direito o que fazer. Desabafar ajudará a entender o que você realmente quer.
7

Você não confia nele.

Baixe em PDF
  1. Se você não sente que pode confiar nele, tente descobrir porque se sente dessa forma. Seu namorado pode ter traído sua confiança no passado ou talvez você tenha sofrido com a infidelidade de outro parceiro no passado. É possível superar problemas de confiança e fortalecer o relacionamento de vocês no processo, mas, às vezes, ele causará estranheza e desconforto. [6]
    • Outros motivos pelos quais você pode ter dificuldade de confiar no seu namorado é por ver ele mentindo ou agindo mau com outras pessoas na vida dele. Se perceber essas características, saiba que é natural ter medo de confiar nele.
    • Tente abordar o assunto com ele. Use frases que começam com “eu” para dar destaque ao que você sente, em vez de acusá-lo de alguma coisa e deixá-lo na defensiva. Você pode dizer "Eu me chateio quando você diz que vai me buscar no trabalho e aí esquece de ir. Às vezes, isso me dá a impressão de que não posso contar com você".
    Publicidade
8

Você está com ciúmes.

Baixe em PDF
  1. Um pouco de ciúme pode até ser saudável, pois mostra que você se importa com seu namorado e não quer perdê-lo. Se o seu ciúme estiver deixando você desconfortável, incomodando muito ou fazendo você ter atitudes ruins, então pode fazer mal a você e ao seu relacionamento. Para manter o ciúme controlado, tente reconhecer o que sente e entender o motivo pelo qual se sente assim.
    • Talvez seu namorado tenha uma amizade um pouco estranha com alguém no trabalho e isso deixa você de orelha em pé. Tente falar o que sente de uma forma calma e respeitosa. Talvez ele não faça a menor ideia de que o que ele está fazendo está magoando você. Diga, por exemplo: "Eu compreendo que é uma amizade, mas, às vezes, quando eu vejo vocês trocando mensagens à noite, fico desconfortável e imaginando coisas".
    • Se você está com ciúme porque seu namorado está passando muito tempo com os amigos ultimamente, tente se lembrar de que é saudável cada um nutrir as próprias amizades e ter uma vida separada um do outro. [7]
9

Você está escondendo algo dele.

Baixe em PDF
  1. Se você está escondendo alguma coisa do seu namorado, seja algo que viveu no passado ou alguma coisa que fez pelas costas dele, então sentirá desconforto quando estiver com ele. Mesmo que seja muito difícil, prefira a sinceridade. Na hora de falar, será ruim, mas você vai se sentir melhor quando a verdade vier à tona. [8]
    • Leve os sentimentos do seu parceiro em consideração quando for contar a verdade, principalmente se for algo que dói ao ouvir. Comece as frases com “eu” para dar ênfase nas suas atitudes e dê espaço para ele reagir e dizer o que sente também.
    • Você pode dizer "Eu sinto muito, mas preciso dizer que não falei a verdade sobre onde eu estava semana passada. Eu fui almoçar com uma pessoa com quem já fiquei e estava com medo de contar isso para você. Agora eu percebi que agir errado e deveria ter contado".
    Publicidade
10

Ele pressiona você ou ignora os limites que você impõe.

Baixe em PDF
  1. Se o seu namorado pressiona você a ter relações sexuais ou fazer qualquer outro tipo de coisa que você não gosta, é normal sentir desconforto. Para ter um relacionamento saudável, os dois precisam respeitar os limites um do outro em todos os níveis! [9]
    • Tente falar sobre os seus limites com o seu namorado, caso não tenha feito isso ainda. Você pode dizer algo como "Eu não gosto disso" ou "Eu não consigo fazer tal coisa. Espero que você entenda".
    • Lembre-se de que não é não. Se o seu namorado não respeita o seu “não” ou está sempre tentando convencer você a fazer coisas que você não quer fazer, reconsidere esse relacionamento. A pessoa certa vai respeitar você e os seus limites. [10]
11

Ele faz você se sentir como um objeto.

Baixe em PDF
  1. Mesmo que seja normal e saudável que seu parceiro expresse o quanto se sente atraído por você, ele não deve fazer isso de uma forma que cause desconforto. Se você está sempre se sentindo mal pela forma como seu namorado olha para você ou fala com você, chegou a hora de ter uma conversa com ele sobre esse comportamento. [11]
    • Você pode sentir desconforto se o seu namorado só quer saber da sua aparência e não parece notar nenhuma outra qualidade em você, como o seu senso de humor, inteligência ou ambição na vida.
    • Para fazer sobre isso, diga, por exemplo "Eu acho ótimo que você me ache tão atraente assim, mas espero que você não ignore minhas outras qualidades também".
    • Se ele não quiser entender o quanto isso é importante e nem mudar a forma como ele fala com você, talvez seja melhor terminar o namoro. É ruim, nós sabemos, mas lembre-se de que você merece amor e respeito, e não só desejo.
    Publicidade
12

Você tem medo dele.

Baixe em PDF
  1. Se você se sente mal pela forma como seu namorado trata você, sentimos dizer, mas esse relacionamento pode ser tóxico ou abusivo. Se for um dos dois, a única saída é ir embora. Leia com atenção os sinais de um relacionamento abusivo (físico ou emocional): [12]
    • Ele sempre coloca você para baixo ou faz insultos (seja em público ou quando estão a sós).
    • Ele tente isolar você dos seus amigos e familiares.
    • Ele tenta controlar o seu dinheiro.
    • Ele pressiona você para ter relações sexuais mesmo quando você dizer que não quer.
    • Ele faz ameaças de agressão física ou de qualquer outro tipo.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 11 829 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade