PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Tanto o amor quanto a atração sexual podem causar reações fortes, mas, às vezes, é difícil saber do que se trata. Pode ser que um lado esteja apaixonado e o outro só sinta desejo. Entender a diferença pode ajudá-lo a decidir os rumos de relacionamento com a outra pessoa.

Método 1
Método 1 de 4:

Distinguindo o amor da atração sexual

PDF download Baixe em PDF
  1. Alguns sinais de atração física incluem valorizar a aparência do outro, focar no sexo e ter pouco interesse em conversar e conhecer o outro de verdade. Uma relação baseada somente na atração sexual pode funcionar por um tempo, mas as coisas podem se complicar se uma das partes se apaixonar. [1]
  2. O amor costuma vir junto com a atração sexual, mas vai muito além. O casal tem conversas longas e profundas para se conhecer e valoriza a felicidade um do outro? Pense se você quer fazer parte da vida da pessoa ao conhecer os amigos e familiares dela e se sente uma ligação romântica com ela. Os dois têm valores e interesses em comum? Você sente uma conexão grande com o seu par? [2] Algumas qualidades a se encontrar em um bom parceiro são:
    • O compromisso com o crescimento pessoal e em se tornar uma pessoa melhor.
    • A consciência da bagagem emocional e dos próprios defeitos.
    • Disposição a se abrir.
    • Responsabilidade e respeito.
    • Integridade — a pessoa é honesta com você, consigo própria e com os outros.
    • Estar em um relacionamento porque a pessoa se sente bem consigo mesma e não para se sentir bem.
  3. O desejo e o amor romântico são em parte efeitos de reações químicas complexas que acontecem no cérebro, o que ajuda a explicar comportamentos humanos universais em relação à reprodução. A atração sexual, o amor romântico e sentimentos duradouros de apego desempenham papéis relevantes em proporções diferentes em uma relação. [3]
  4. Tente encontrar coisas que ambos gostem de fazer. Se for fácil achar atividades prazerosas juntos, o casal pode estar no caminho certo para o amor. Porém, se encontrar algo que não envolva sexo ou a promessa de sexo for uma tarefa difícil, é bem provável que vocês só sintam desejo mesmo. [4]
Método 2
Método 2 de 4:

Conversando sobre expectativas

PDF download Baixe em PDF
  1. Caso ela só mencione a sua aparência ou fale sobre a vida sexual do casal, é bem óbvio que se trata mais de desejo do que de amor. Talvez você sinta algo além, mas é preciso levar em conta os sentimentos do outro lado, assim como o que a pessoa pensa a respeito da conexão entre vocês. Esse tipo de conversa pode ser desconfortável, mas também pode ajudar a esclarecer os sentimentos do casal.
    • "Eu adoro sair com você e espero que você também goste. Qual é a sua atividade preferida a dois?"
    • "Não quero ter uma DR; só queria saber se você prefere manter as coisas entre a gente como elas estão ou se tem pensado em algo além."
    • "Sei que ainda não definimos as coisas, e não tem problema, mas queria saber como você vê a nossa relação."
  2. Às vezes, o desejo pode até virar amor romântico, mas geralmente é só atração sexual e não vai muito além. Por mais que você queira ter um relacionamento mais profundo com o outro, não há como ter a conexão esperada se ele não o corresponder. [5]
  3. Muitas vezes, os dois lados precisam de um tempo para pensar no que querem de verdade. Se cada um tiver uma expectativa sobre o futuro da relação, é difícil conciliar e encontrar um meio-termo. Caso o casal consiga entrar em acordo a respeito dos rumos do relacionamento, ótimo! Porém, às vezes isso é difícil, ou até impossível, se os dois tiverem visões muito diferentes e até opostas. Sendo assim, o jeito é pedir um tempo ou terminar. [6]
Método 3
Método 3 de 4:

Conversando sobre o relacionamento com o outro

PDF download Baixe em PDF
  1. Seja honesto com o outro. Se quiser um relacionamento monogâmico, seja claro. Se quiser uma relação baseada em sexo na qual os dois tenham liberdade para sair com outras pessoas, fale com clareza da mesma forma. Não presuma que o outro tem como saber o que você quer. A única forma de expor o que pensa é pelo diálogo. [7]
    • "Quero continuar com você, mas acho que daqui para frente seria melhor ter uma relação exclusiva. Gosto mesmo de você e quero ver se podemos ir além."
    • "Nós temos uma química incrível e não quero abrir mão disso, mas no momento não estou em busca de nada sério. Tudo bem para você?"
    • "Não sei aonde o nosso relacionamento vai dar, mas acho que o que há entre nós é muito especial e quero explorar melhor essa conexão. O que você acha de esperarmos um pouco mais antes de termos uma relação sexual?"
  2. Se ela estiver disposta, descubram juntos quais são as expectativas de cada um. Qualquer forma de relacionamento é legítima — seja só baseada em sexo, só no amor romântico ou em algo entre os extremos. Pense em como é possível atingir esses objetivos se o casal quiser a mesma coisa. Ambos só sentem desejo sexual? Que tipo de parâmetros pretendem estabelecer para o tempo que passam juntos? Caso ambos estejam apaixonados, quais são os próximos passos em direção a um compromisso que querer dar juntos?
    • "Acho legal que a gente saia em casal, mas também gostaria muito que você conhecesse os meus amigos. Eles também querem conhecê-lo. O que acha de ir comigo a na próxima festa?"
    • "Sei que nós dois temos uma rotina cheia e quero levar as coisas na boa. Por que não combinamos de entrar em contato só quando quisermos fazer sexo?"
    • "Você quer namorar comigo? Sei que ainda não conversamos muito sobre isso, mas acho que seria legal dar esse passo e deixar as coisas mais oficiais."
  3. Talvez você perceba que as suas ideias e objetivos mudem com o tempo. Talvez descubra que o amor que pensava sentir antes era mais uma paixão momentânea e que prefere continuar a ter um relacionamento meramente físico com o outro. Quem sabe até a conexão que o sexo proporciona possa se aprofundar e dar início a sentimentos mais fortes e românticos!
    • "Nós conversamos sobre os rumos da nossa relação e creio estar satisfeito com a sua amizade e com o sexo casual. Vamos manter as coisas assim?"
    • "É muito bom ter essa intimidade com você e sinto a nossa conexão aumentar. Que tal sairmos de vez em quando sem fazer sexo e ver onde vai dar?"
    • "Estou confuso. Pensei que queria um relacionamento aberto (ou fechado) com você, mas agora não tenho mais certeza. Acho que quero o contrário. O que você pensa a respeito?"
  4. Você deixou claro o que queria do relacionamento, agora precisa garantir que o outro entendeu exatamente quais são as suas necessidades. Nas primeiras fases de uma relação, é fácil deixar tudo rolar, mas assim você pode ter problemas mais tarde. Comunique o que quer e precisa. [8]
    • "Gosto de sair com você para beber, mas será que a gente podia fazer algo diferente esse fim de semana para variar?"
    • "Parece que você sempre quer passar o domingo com a sua família. Por mim, tudo bem que seja assim de vez em quando, mas também quero fazer outras coisas. Você acha ruim ir sozinho dessa vez?"
    • "Não gosto dessa rotina de fazer sexo e ver TV depois. Será que podemos pensar em coisas diferentes para fazer de vez em quando?"
Método 4
Método 4 de 4:

Terminando um relacionamento

PDF download Baixe em PDF
  1. [9] Talvez isso aconteça logo no início, quando os dois estiverem se conhecendo, ou mais tarde, quando o relacionamento já tiver o seu próprio ritmo. Por mais que você queira que as coisas deem certo, não há o que fazer se o outro lado discordar dos seus parâmetros. A ideia de dar tempo ao tempo pode parecer boa, mas em geral só dificulta as coisas depois, pois o término fica mais dolorido.
    • "Acho que não queremos as mesmas coisas e que nunca chegaremos a um acordo. É melhor pararmos por aqui."
    • "Foi muito divertido estar com você, mas preciso seguir em frente. Quero algo diferente de você."
    • "Eu amo você, mas você não me ama. É duro estar em uma relação sabendo disso. Não posso mais te ver."
  2. Pode ser tentador voltar para a pista e encontrar outra pessoa, mas você estará vulnerável emocionalmente. Passe um tempo com amigos e familiares, reconecte-se com os seus interesses e reflita sobre o que aprendeu com o relacionamento que chegou ao fim. Recarregue as suas energias antes de tentar achar alguém. [10]
  3. Está procurando amor romântico ou uma relação mais física? As suas respostas podem mudar com base na fase atual da sua vida. Pense em onde e como encontrar as pessoas certas para sair. Seja on-line ou pessoalmente, há muitas possibilidades para encontrar o seu novo par.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 83 959 vezes.

Este artigo foi útil?