Baixe em PDF Baixe em PDF

Apesar de ser muito empolgante ter um crush, isso também pode ser bem angustiante. Dar o primeiro passo é assustador às vezes, mas é sempre bom lembrar que muita gente pode gostar de você sem que saiba. E é analisando a situação, refletindo sobre os sinais, e flertando com a pessoa que gosta, que se descobre se o sentimento é mútuo.

Parte 1
Parte 1 de 4:

Procurando por sinais sociais

Baixe em PDF
  1. Por exemplo, se nunca se falaram, isso pode ser potencialmente vantajoso ou problemático, dependendo da situação. Caso sejam amigos ou se conheçam em qualquer nível de intimidade, pode ser mais fácil se aproximar — e mais arriscado. Quanto mais ciente estiver da situação em que se encontram, mais capacitado você estará para desenvolver uma aproximação bem sucedida.
    • Em um cenário em que ele esteja em uma relação amorosa, você deverá respeitar isso e não iniciar qualquer ligação romântica.
    • Serem apenas conhecidos oferece um risco pequeno, mas também abre portas para muitas dúvidas, já que não tem como saber se ele gosta de você. Avalie as atitudes dele e siga em frente se achar que tem uma chance ou se sentir que é importante expressar os seus sentimentos (mas você também deverá ser bom em lidar com situações de rejeição, e não levar nada para o lado pessoal antes de abraçar esse risco).
    • Se são amigos, significa que já se conhecem, mas confessar-se pode estragar a amizade. Pense se mudar a relação atual vale a pena e qual a possibilidade de continuarem amigos caso ele não tenha um interesse romântico recíproco.
  2. Seus amigos, principalmente aqueles que conhecem a pessoa que gosta, serão capazes de avaliar a situação e dizer se tem uma chance com ele ou não. Pense em quais serão honestos com você — alguns podem ter medo de magoar seus sentimentos e o incentivarão, mesmo que achem que não terá sucesso. Peça a opinião daqueles que já possuem um histórico de serem honestos, mesmo em situações difíceis, e peça a ajuda deles sobre se deve ou não dar o primeiro passo.
    • Na próxima vez em que estiverem juntos perto do seu crush, peça a eles para prestarem atenção na situação e dar um feedback depois.
  3. Sair em grupo é um excelente meio de analisar o nível de interesse do boy de um jeito não-invasivo. Convide o seu crush e alguns amigos em comum para uma noite do boliche, um cinema ou um simples passeio no shopping. Essa é uma ótima maneira de interagir com ele em uma ocasião mais tranquila, e tendo os amigos por perto para o caso de as coisas começarem a ficar estranhas ou ficar nervoso. Se ele procurar ficar mais perto de você do que os outros, é um sinal de que pode ter uma chance.
    • Esse passeio também é uma oportunidade de mostrar como você é quando está se divertindo, o que pode fazer com que ele crie interesse em você.
  4. Grande parte das vezes, quando alguém tem um crush, eles costumam falar sobre isso com os amigos, e isso pode transparecer. Veja se os amigos fazem piadas ou insinuam algum tipo de relação entre vocês quando estiver por perto do boy. Se encorajarem algum contato físico, como dar as mãos, isso também pode ser um sinal. [1]
  5. Veja se ele postou algo recentemente sobre estar gostando ou interessado em alguém. No entanto, não procure muito a fundo sobre a vida dele. Prefira apenas ter uma noção de que tipo de coisas ele anda postando nas últimas semanas. Nunca se sabe, algum dos status ou tweets pode ser sobre você!
    • Posts como “Tive um dia incrível com uma pessoa mais ainda!” e você não o viu o dia inteiro, pode indicar que tem mais uma pessoa nesse jogo, e que ele possa ter um crush nela.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 4:

Reflita sobre suas interações

Baixe em PDF
  1. Caso ele se afaste quando chega perto, isso pode mostrar um desinteresse. Se ele não se afasta — ou, melhor ainda, se move na sua direção —, sinal de que ele se sente bem ao seu redor. Quando se tem um interesse em uma pessoa, na maioria das vezes, você quererá se manter próximo dela. [2]
    • Veja se ele faz um avanço e inicia contato. Ele dá high fives, abraços, ou faz cócegas em você? Isso pode indicar que ele nutra sentimentos também.
  2. Um dos sinais mais decisivos que pode dizer se alguém gosta ou não de você é o esforço que a pessoa para estar por perto. Se não se conhecem muito, essa informação pode ser irrelevante, mas caso sejam amigos, ou colegas de sala, isso pode ser facilmente analisado. [3]
    • Sinais positivos incluem querer passar tempo a sós com você.
    • Tentar ser sua dupla em um projeto da aula ou sentar do seu lado na hora do intervalo também é um bom sinal.
    • Considere também quantas mensagens ou ligações ele faz com você, e a frequência com que comenta ou curte suas postagens.
    • Caso a relação atual seja apenas de conhecidos, veja a importância que ele dá para as conversas quando se cruzam na rua ou na escola.
  3. Uma maneira infalível de descobrir se ele gosta de você é avaliar qual o tipo e a qualidade das interações que possuem. Tipicamente, quando alguém tem interesse em você, tentará saber mais sobre a sua personalidade e opinião, frequentemente fazendo perguntas. Ele tenderá a reparar em pequenos detalhes que normalmente ninguém perceberia, ou lembrar de algo que disse a algum tempo atrás. Nesses casos, esse é um sinal verde. [4]
    • Veja o tipo de pergunta que ele faz. Quanto mais profundas as perguntas, mais provável é ele gostar de você.
  4. Além de tentar se aproximar, pense em outras maneiras que as pessoas mostram interesse por meio da linguagem corporal. Fazer contato visual frequente enquanto conversam pode ser o sinal que está procurando. [5]
    • Analise como ele se comporta com as outras pessoas. Se ele toca livremente os outros, mas não você, talvez signifique que se sinta desconfortável ou não tenha interesse. Isso também pode indicar que ele se sente nervoso ao seu redor e tem medo de ser invasivo demais. Como a linguagem corporal se torna confusa nessas situações, considere outros fatores também.
    • Observe se ele mantém o corpo voltado na sua direção quando estão no meio da multidão, fica por perto ou prefere sentar-se ao seu lado.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 4:

Flerte com ele

Baixe em PDF
  1. Tente tocá-lo no braço durante uma conversa, veja o quanto ele ri e faz você rir, ou apoie a cabeça no ombro dele se estiverem confortáveis perto um do outro e forem amigos. Caso ele não se sinta da mesma forma, ficará tenso e essa será a deixa para interromper o toque. Contudo, caso ele permita que essa interação continue, comportando-se normalmente ou até mais animado, retribuirá o toque! [6]
    • Experimente tocá-lo por um ou dois segundos enquanto fala, ou cutucar com o cotovelo ao fazer uma piada.
    • A maneira mais segura de tocá-lo é copiar os movimentos. Você pode dar um leve empurrão no ombro ou abraçá-lo, caso ele faça isso com frequência, sem que necessariamente ele tenha que iniciar o contato.
  2. Um flerte ou demonstração afeição diz muito mais do que palavras. Seu corpo também consegue expressar seus sentimentos, então faça movimentos que indiquem seu interesse! [7]
    • Incline-se na direção dele.
    • Olhe nos olhos com sutileza enquanto fala.
    • Dê um sorriso animado quando se encontrarem ou ele disser algo fofo.
    • Ria das piadas.
    • Coloque sua mão brevemente no ombro quando conversarem, ou no joelho ao se sentarem lado a lado.
    • Abrace-o quando forem se cumprimentar ou despedir.
  3. Essa é uma ótima maneira de mostrar que gosta da pessoa, sem dizer diretamente. A maioria das pessoas gosta de receber elogios, e o seu crush não é exceção. Diga o quão atraente ele está naquele dia, ou o quanto você admira a inteligência e o trabalho ético nos projetos escolares ou no serviço. [8] Caso sinta que é ousado demais, fale algo genuíno como “Gosto muito de conversar com você.”
    • Evite excessos. Muito de algo bom, se torna ruim, portanto procure fazer esse passo uma ou duas vezes na semana.
  4. Ser um bom ouvinte é frequentemente tido com uma qualidade atraente, e mostra que você está interessado na vida, em opiniões e interesses dele. Quando ele estiver falando, faça perguntas que o instigue a expor os pensamentos e faça contato visual para mostrar que está prestando atenção. Tente lembrar de pontos chave na conversa e traga-os à tona depois.
    • Por exemplo, se ele estiver falando sobre a banda favorita, quando for para casa, pesquise sobre o assunto e escute algumas músicas. Próxima vez que se encontrarem, poderá dizer “Ei, eu pesquisei sobre aquela banda que comentou!”
    • Se ele disser o quão nervoso está com os resultados de uma prova importante, pergunte como foi.
  5. Independentemente do interesse dele em você, sempre mantenha o respeito. As pessoas respondem mais positivamente ao serem respeitadas e bem tratadas, e com ele não será diferente. Estejam vocês começando um relacionamento ou se afastando, nunca fale maldades sobre ela e respeite seus limites pessoais. [9]
    • Além de dizer apenas coisas boas, respeite os desejos do outro. Caso ele peça para que maneire no flerte, você deverá fazê-lo. Dê o espaço que precisa.
  6. Ao ter certeza de que tem uma chance com seu crush, pequena ou grande, não deixe a oportunidade escapar. Reserve um tempo para conversar com ele em pessoa e diga como se sente. Prefira um lugar mais silencioso, como um parque, para que os barulhos não atrapalhem. Uma conversa cara a cara é a melhor escolha, mas se não conseguir, escreva uma mensagem ou ligue. Boa sorte!
    • Lembre-se de que caso ele não esteja interessado em namorar com você, isso não é algo pessoal. Apenas significa que ele não é a pessoa certa. Você merece estar com alguém que esteja na mesma sintonia, para que não acabe gastando tempo com quem não está afim.
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 4:

Avalie a situação

Baixe em PDF
  1. Antes de tomar a decisão de investir nele, pense racional e cuidadosamente sobre o porquê de seus sentimentos por ela, e do motivo de querer construir um relacionamento. Às vezes, as pessoas constroem uma falsa atração a outras porque são populares, ou porque outros gostam dela. Tome alguns momentos para ponderar sobre aquilo que realmente acha atraente e intrigante. Veja se um relacionamento vale mesmo a pena. [10]
    • Por exemplo, um relacionamento baseado na aparência, não seria uma boa ideia.
    • Contudo, se o seu coração para por um segundo sempre que o vê, ou fica com ciúmes quando ele sai com outras pessoas, esse pode ser um sentimento a ser explorado.
  2. Depois de pensar sobre pessoa que gosta e do porquê desse sentimento, escreva-os em um papel ou diário. Muitas pessoas processam melhor aquilo que pensam depois de anotar, e pode ajudar a reparar em pensamentos e sentimentos que você não tinha percebido.
    • Faça uma lista de prós e contras de investir no seu crush.
  3. Muitas vezes, se envolver demais com alguém faz com que a lógica seja deixada de lado. Mesmo que ter alguém para gostar torne a vida mais colorida, também é o momento em que as pessoas tomam decisões bobas. Certamente você deve seguir seu coração, mas certifique-se de que sua cabeça também esteja envolvida no processo. [11]
    • Veja se os valores que ela carrega são os mesmos que os seus. Caso você seja uma pessoa religiosa e a outra parte não, isso pode se tornar um problema no futuro, portanto não ignore.
    • Não conhecer bem a pessoa também significa não saber os valores. Você pode, contudo, procurar por sinais vermelhos. Como, em uma situação em que tenha ouvido dizer que essa pessoa sempre é chamada na sala do diretor por mal comportamento ou tenha problemas na justiça, por mais fofo e misterioso que ele pareça ser, esses podem ser sinais de que você não deva namorar com ele.
  4. Apesar de amigos serem boas fontes de conselhos, ainda sim podem não conseguir competir com uma orientação de uma mãe ou pai. Com certeza eles sofreram com muitos crushs ao longo da vida, inclusive mais até do que seus amigos, e serão capazes de dar bons conselhos sobre como e se deve proceder.
    • Diga algo como “Ei mãe, eu estava pensando, você já teve uma queda por alguém mas não sabia se tinha uma chance com ele? Eu queria um conselho.”
  5. Supere sua timidez . Talvez você seja uma pessoa reservada e quieta, e pode achar difícil e estressante fazer amigos e interagir com outras pessoas. Ao invés de pensar que está nervoso, considere-se como animado. Às vezes, o sentimento que essas emoções trazem são muito parecidos, e cabe a você controlar sua mente e ser mestre do próprio futuro. Fique calmo e respire fundo, lidando com a situação com confiança e animação.
    • Faça uma lista dos seus pontos fortes para aumentar a autoestima.
    • Procure planejar o que vai dizer para o seu crush, e pratique de frente para o espelho. Imagine o cenário se desenrolando da melhor maneira possível.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 22 022 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade