Baixe em PDF Baixe em PDF

Você foi atingida pela flecha do cupido novamente, mas as coisas parecem diferentes desta vez. Essa diferença pode parecer emocionante e assustadora ao mesmo tempo, mas é provável que você esteja se perguntando se a pessoa com quem está saindo é a certa. Para encontrar a resposta à sua pergunta, você precisa refletir sobre si e seu relacionamento.

Método 1
Método 1 de 3:

Examine-se

Baixe em PDF
  1. Pergunte a si mesma se você está feliz com seu relacionamento como ele é ou se você está pensando "As coisas seriam perfeitas se..." Se as coisas precisarem mudar em seu relacionamento para ele ser feliz, pode haver algo errado. [1]
    • Todos os relacionamentos vêm com seu próprio conjunto de dificuldades. Mesmo quando um problema é resolvido, outro virá para substituí-lo, mais cedo ou mais tarde.
    • Encontrar a pessoa "certa" não significa encontrar um relacionamento sem problemas. Em vez disso, significa encontrar um relacionamento com o qual você se sente completamente feliz, apesar dos problemas.
  2. Permita que seu parceiro veja quem você realmente é, e nunca apresente um lado falso. O seu parceiro precisa aceitá-la como é para o relacionamento dar certo. [2]
    • Parte dessa exigência depende de seu parceiro também. Você deve estar com alguém que a ame de verdade e que não exija grandes mudanças.
    • Da mesma forma, você também precisa amar o seu parceiro por quem ele realmente é.
  3. Um bom sinal de que o relacionamento vai dar certo é quando os parceiros priorizam a felicidade um do outro. Tudo tem limite, mas, em geral, você deve ser capaz de gastar tempo e energia para garantir a felicidade dele sem alardes. [3]
    • Além de simplesmente querer fazer o seu parceiro feliz, você já deve ter uma ideia de como alegrá-lo. Pense em coisas pequenas, como os alimentos e atividades que podem alegrar a pessoa após um longo dia. Também pense em coisas grandes, como ser capaz de fazer com que o seu parceiro se abra com relação a preocupações e sonhos.
    • Como na maioria das coisas, o seu parceiro deve ser capaz de demonstrar o mesmo interesse na sua felicidade que você na dele.
  4. Considere se qualquer uma das suas prioridades mudou desde que você começou o seu relacionamento. Buscas egoístas devem parecer menos importantes do que as questões que afetam o seu relacionamento. [4]
    • Por exemplo, considere a sua opinião sobre a monogamia. Se você antes não tinha interesse em se casar, mas agora espera fazer isso com seu atual parceiro, ele deve ser especial ou importante o suficiente para alterar naturalmente tais crenças.
  5. É um bom sinal quando você se importa o suficiente com o seu parceiro a ponto de esforçar-se um pouco com relação à sua aparência, mas ainda se sente confortável permitindo que ele a veja com calças de moletom e cabelo sujo.
    • Aparências têm mais a ver com a atração do que amor, mas, quando realmente se ama o parceiro, você naturalmente vai querer parecer desejável aos olhos dele.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Examinando o relacionamento internamente

Baixe em PDF
  1. Todo mundo discute com pessoas próximas. As relações mais fortes envolvem parceiros que discutem, mas fazem isso com uma resolução em mente. Se vocês nunca discutem, é um mau sinal. Se até mesmo as brigas mais simples se transformam em um drama de uma semana, também é um mau sinal.
    • Quando os casais não brigam, isso normalmente significa que uma ou ambas as pessoas não estão sendo totalmente honestas. Quando as necessidades, os desejos e as dificuldades não são exteriorizados, eles não são abordados, e o relacionamento permanece enfraquecido.
    • Discussões saudáveis são livres da violência em todas as suas formas: verbal e física. As brigas são justas e ninguém tenta manipular a outra parte.
  2. Vocês dois devem ser capazes de rir um com o outro e um do outro. Deve haver espaço para a seriedade em um relacionamento sério, é claro, mas você também precisa equilibrar isso com uma boa dose de humor.
    • No entanto, a provocação que acontece entre vocês dois deve ser gentil e brincalhona. Se um dos dois cai rotineiramente nas lágrimas, vocês estão fazendo algo errado.
  3. Se vocês dois precisam de conversas e entusiasmo constantemente para fazer o seu relacionamento funcionar, pode ser um sinal de que seu relacionamento não vai funcionar, ou pode apenas significar que o seu relacionamento ainda é muito novo para prever o futuro.
    • Apreciar o mundano significa querer aprender os pequenos detalhes sobre a vida passada e presente do seu parceiro.
    • Aproveitar o comum também significa sentir-se contente de sentar e passar uma noite tranquila juntos. É natural querer emoção de vez em quando, mas você precisa ser capaz de desfrutar da presença de seu parceiro durante os momentos sem emoção também.
  4. Vocês dois devem se conectar de pequenas e grandes formas. Procure por interesses comuns e peculiaridades semelhantes. Também pergunte a si mesma se vocês compartilham as mesmas prioridades e objetivos.
    • Se vocês dois têm objetivos diferentes, suas vidas vão naturalmente se mover em direções diferentes. Por exemplo, se você quer ficar em um lugar, casar e ter filhos, mas o seu parceiro quer explorar o mundo e não tem interesse em criar filhos, as coisas que vocês querem da vida podem ser impedir que o relacionamento dê certo.
    • Hobbies e interesses cotidianos são menos importantes que objetivos, mas ainda valem a atenção. Um ou dois interesses em comum tornarão o seu tempo juntos mais fácil. Quanto mais incomuns ou obscuros esses interesses forem, melhor.
  5. Um forte relacionamento é construído em torno do respeito e do compromisso. Você precisa ser capaz de respeitar o seu parceiro, mas você também precisa de um parceiro que vá respeitá-la igualmente. [5]
    • O respeito leva a tudo mais que um relacionamento saudável requer: comprometimento, confiança, comunicação e satisfação geral. Sem respeito, nenhuma dessas outras qualidades pode enraizar.
  6. Pense em conversas passadas que vocês dois tiveram em relação ao futuro. Quando o assunto vier à tona, ambos deverão se sentir à vontade para discutir isso e ser capazes de imaginar o outro como uma parte de seu próprio futuro.
    • Suas conversas sobre o futuro nem sempre precisam ser sérias. Se ainda estiverem no início do relacionamento, vocês podem casualmente falar sobre as coisas que devem fazer juntos "no próximo mês" ou "ano que vem". No entanto, conforme seu compromisso cresce, os dois devem ser capazes de falar sobre o seu futuro em longo prazo e para o resto de suas vidas.
  7. Seu parceiro deve ser a pessoa com quem você quer compartilhar tudo. "Tudo" significa quase tudo — novidades emocionantes, medos, aquela cafeteria nova ótima que você encontrou, e assim por diante.
    • Pergunte a si mesma quantas vezes você se depara com coisas interessantes que deseja compartilhar com seu parceiro mais tarde. Quanto mais isso acontecer, mais profundamente enraizada a pessoa estará em sua mente. Uma conexão profunda significa um nível mais profundo de compromisso.
    • Mais significativamente, a honestidade precisa ser natural para ambos. Se você estiver guardando segredos ou souber que seu parceiro esconde rotineiramente informações de você, isso é um mau sinal. [6]
  8. Embora um relacionamento comprometido definitivamente seja mais profundo do que uma mera atração física, boa química também é importante. Fogos de artifício não precisam explodir cada vez que seus olhos se encontrarem, mas deve haver pelo menos uma faísca ocasional.
    • A intimidade física e emocional estão intimamente relacionadas. Vocês precisam de ambas para equilibrar um relacionamento romântico.
  9. Ambos devem ter um maior interesse em trabalhar as coisas juntos do que trabalhá-las separadamente. Você pode precisar colocar o bem-estar da relação acima de seus próprios desejos individuais de vez em quando, e ambos devem concordar com isso quando a situação realmente exigir. [7]
    • Os primeiros pensamentos em "nós" são geralmente positivos. A mente muda de "o que vou fazer neste fim de semana?" para "o que vamos fazer neste fim de semana?"
    • Porém, de vez em quando os seus pensamentos em "nós" precisam abordar assuntos mais sérios. Por exemplo, se oferecerem a você um novo emprego em um local diferente, você deve estar interessado em como isso afetará o seu futuro como um casal, em vez de só pensar em como isso afetará o seu futuro como um indivíduo.
  10. Pergunte a si mesma quanto tempo vocês gastam estando juntos e quanto tempo passam falando sobre como as coisas estão ou como deveriam ser. Ser capaz de viver no "agora" é importante se vocês quiserem ficar juntos no futuro.
    • É claro, vocês precisam ser capazes de resolver problemas e desejos que vão aparecendo. No entanto, se esses problemas a preocupam frequentemente, é um sinal de que as coisas não fluem naturalmente entre vocês dois.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Examinando o relacionamento externamente

Baixe em PDF
  1. Pergunte aos seus amigos e familiares o que eles pensam sobre o seu relacionamento. Lembre-se: nem todo mundo vai ver as coisas claramente. No entanto, como um todo, as pessoas mais próximas de você devem ser capazes de aprovar o seu relacionamento. Elas têm uma perspectiva mais objetiva do que você ou seu parceiro, por isso, até certo ponto, elas podem ver as coisas como realmente são.
    • Se alguém da sua confiança estiver alertando para sair de um relacionamento, você pode querer levar esses fundamentos a sério.
    • Por outro lado, você também precisa considerar a origem das queixas. Alguém que ama o drama ou é possessivo pode não ser o melhor juiz. No entanto, alguém que quer que você seja feliz e nunca tenha causado problemas sem motivo geralmente pode ser confiável.
  2. Você não precisa amar todos os amigos ou familiares do seu parceiro, nem precisa passar tempo com os amigos dele. No entanto, as pessoas que um indivíduo escolhe para ter perto dele são um reflexo dele como um indivíduo. Se você absolutamente não consegue tolerar a grande maioria do círculo social do seu parceiro, você pode precisar reexaminar o seu parceiro e descobrir o que tais amigos dizem sobre ele. [8]
    • Por exemplo, se você acha que todos os amigos de seu parceiro são baderneiros, você pode querer perguntar a si mesma se o seu parceiro é realmente o anjinho que ele parece ser na sua frente.
  3. Ambos devem querer passar tanto tempo juntos quanto possível, sem desabar completamente quando o outro não estiver lá.
    • Passem alguns dias ou semanas separados e avaliem como vocês se sentem. Se vocês forem completamente incapazes de funcionar, isso pode ser um mau sinal. Se vocês conseguirem funcionar, mas aguardarem ansiosamente o dia em que poderão se encontrar de novo, isso geralmente é um bom sinal.
    • Vocês devem ser capazes de ter amigos e interesses distintos. Porém, se você se sentir mais feliz perseguindo essas coisas do que quando está com o seu parceiro, o seu relacionamento começou mal.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 27 991 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade