Este artigo foi coescrito por Allison Broennimann, PhD
. A Dra. Allison Broennimann é Psicóloga que possui clínica particular em San Francisco, oferecendo serviços de psicoterapia e neuropsicologia. Com mais de uma década de experiência, a Dra. Broennimann é especialista em psicoterapia, oferecendo tratamentos para ansiedade, depressão, problemas conjugais, estresse traumático, luto e transições entre as fases da vida. Como parte de seu prática médica, ela combina psicoterapia e reabilitação cognitiva para pessoas tratando lesões cerebrais. A Dra. Broennimann é formada em Psicologia pela University of California, Santa Cruz, e é Mestra e Doutora em Psicologia Clínica pela Palo Alto University. É licenciada pela California Board of Psychology e é membra da American Psychological Association.
Este artigo foi visualizado 27 492 vezes.
Você tem dificuldade em se abrir para o mundo ao seu redor? Se for esse o caso, não há com o que se preocupar. Na verdade, é preciso muita coragem para ser uma pessoa aberta, sincera e vulnerável com aqueles que estão em sua vida, quer se trate de um amigo, um ente querido, um par romântico ou um conhecido. Não se preocupe. Aqui estão alguns truques, dicas e sugestões que podem deixar mais fácil a tarefa de se abrir na próxima conversa.
Passos
-
A abertura consiste em aprender a se sentir confortável com quem você é. Tente identificar pensamentos negativos que surgirem em sua mente ao longo do dia. Em vez de pensar nas fraquezas e inseguranças, concentre-se no que você é bom e no que o torna a pessoa que é. Abraçar pontos positivos é um passo importante na direção de conquistar as próprias inseguranças e o ajuda a se sentir confortável e confiante em se abrir. [1] X Fonte de pesquisa
- Você talvez admire quão bonito é o seu sorriso, por exemplo, ou na facilidade que tem em fazer as pessoas sorrirem.
Publicidade
-
Vença o seu medo de julgamentos e rejeição em passos pequenos. É preciso dar um salto de fé para realmente se mostrar vulnerável e se abrir — mas não é preciso fazer tudo de uma só vez! Experimente ser mais aberto e vulnerável nas redes sociais para ajudar a desenvolver a sua confiança. Postagens rápidas e sinceras são uma ótima forma de abraçar o seu eu verdadeiro enquanto pratica a abertura. [2] X Fonte de pesquisa
- Você poderia, por exemplo, escrever um tuíte sobre como teve um dia difícil no trabalho. Caso esteja lidando com uma doença crônica, por exemplo, uma possibilidade seria explanar um pouco as suas experiências diárias.
-
Aumente a sua autoconfiança praticando o autocuidado. Separe tempo diariamente para se mimar e cuidar de si mesmo, mesmo que por alguns poucos minutos. O autocuidado pode envolver algo simples como escolher uma roupa, agendar uma consulta médica ou dar um pulo no chuveiro. Quanto melhor se sentir a respeito de si mesmo, mais confiante e confortável estará para se abrir. [3] X Fonte de pesquisaPublicidade
-
Essas semelhanças tornam fácil o início de um diálogo. Inscreva-se para fazer parte de um curso ou clube ou passe tempo com amigos e conhecidos com interesses parecidos aos seus. Use esse ponto em comum como início de conversa e veja onde o assunto chega. Além disso, é muito mais fácil conversar com pessoas que gostam do mesmo que você. [4] X Fonte de pesquisa
- Se estiver inscrito em uma aula de culinária, por exemplo, você poderia dizer: " Adoro ficar fazendo testes com ingredientes novos na cozinha. Quais são algumas das suas receitas favoritas? "
- Ao entrar em um grupo de ciclismo, por exemplo, você poderia começar com algo como: " Pedalar é praticamente uma terapia para mim. Depois de um longo dia, fazer uma trilha sempre me deixa melhor. "
-
Fazer perguntas facilita a abertura em uma conversa. Com frequência, as pessoas gostam de compartilhar e conversar sobre suas próprias vidas. Use isso a seu favor e faça uma pergunta amigável para dar início ao diálogo. Ao longo da conversa, inclua alguns comentários sobre as suas experiências. [5] X Fonte de pesquisa
- Você pode perguntar a alguém como passou o fim de semana. Depois de ter compartilhado sua história, entre no assunto e descreva o que você fez no seu.
- Fazer perguntas é uma ótima forma de descobrir o que você tem em comum com outras pessoas. É provável que, quanto mais perguntas fizer, mais confortável se sentirá em se abrir no futuro.
Publicidade
-
Mudar a linguagem corporal pode fazê-lo se sentir mais confiante e acessível. Quando se sentir nervoso e vulnerável, você talvez encurve os ombros, cruze os braços ou acabe evitando o contato visual. Em vez disso, experimente ficar em pé, ficar de braços abertos e manter contato visual. Esses pequenos hábitos podem ajudar a fortalecer a sua confiança e tornam mais fácil abrir-se com outros. [6] X Fonte de pesquisa
-
A comunicação sincera e aberta facilita a sua abertura. Tente evitar rodeios ao conversar. Em vez disso, diga exatamente o que tem em mente para que a outra pessoa possa responder de forma adequada. Quando se mostra vulnerável, você se abre a um diálogo mais sincero, genuíno e produtivo. [7] X Fonte de pesquisa
- Se estiver conversando com a pessoa amada, você pode dizer " Sinto que não estamos passando muito tempo de qualidade juntos " em vez de " Você passa tempo demais no trabalho ".
- Se estiver conversando com um amigo, você poderia dizer " Sinto que a nossa amizade não é uma prioridade para você " em vez de " Você nunca responde os meus textos ".
Publicidade
-
Afirmações de primeira pessoa ajudam a transformar pensamentos e sentimentos em palavras. Se estiver se sentindo vulnerável, você pode falar em termos da segunda pessoa ou depender dela para manter o fluxo do diálogo. Sem problemas! Na próxima conversa, tente rotular os seus próprios pensamentos e sentimentos com a palavra "eu". [8] X Fonte de pesquisa
- Diga, por exemplo, algo como " Estou tão feliz que pudemos nos encontrar para almoçar " em vez de " Você está feliz por estar aqui? "
- Afirmações como " Sempre adoro o tempo que passamos juntos ", " Adorei conversar com você " e " Espero que possamos voltar a sair juntos em breve " são outras como essa que você pode experimentar.
-
Crie pequenos objetivos para si mesmo na rotina diária. Você pode visitar uma boate e conversar com uma nova pessoa ou ter uma conversa profunda ao telefone com um amigo ou ente querido. Defina objetivos pequenos e possíveis para si mesmo a serem conquistados em seu próprio ritmo. [9] X Fonte de pesquisa
- Em vez de conversar com um amigo sobre a escola ou a sua série favorita, por exemplo, você pode abrir diálogo sobre algo que tem trazido muito estresse.
Publicidade
-
Abrir-se é assustador e requer de você que se mostre vulnerável. Se estiver com dificuldade em dar esse salto de fé, pense no que o tem puxado para trás. Você talvez esteja preocupado com a possibilidade da pessoa poder abandoná-lo no futuro ou julgá-lo pelo que tem a dizer. [10] X Fonte de pesquisa Assim que determinar a raiz do problema, você achará mais fácil tomar controle dos próprios pensamentos e sentimentos.
- Se um amigo próximo traiu a sua confiança e compartilhou um segredo, por exemplo, você talvez tenha dificuldade em confiar em outras pessoas.
-
O psicólogo, ou conselheiro, poderá ajudá-lo a lidar com o medo de se abrir. Agende uma consulta assim que possível e compartilhe alguns de seus desafios. Ele poderá ajudá-lo a chegar na raiz de seus medos e dar dicas sobre como se abrir e se conectar com outros. [11] X Fonte de pesquisa
- Não se preocupe — há muitas opções auxiliares à saúde mental à sua disposição mesmo que não possa custear a terapia no momento.
Publicidade
WikiHows Relacionados
Referências
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/click-here-happiness/201810/how-be-yourself-in-five-simple-steps
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/click-here-happiness/201810/how-be-yourself-in-five-simple-steps
- ↑ https://www.betterhelp.com/advice/anxiety/how-to-open-up-to-people-when-its-not-easy/
- ↑ https://www.betterhelp.com/advice/how-to/learning-how-to-open-up-to-people/
- ↑ https://www.betterhelp.com/advice/how-to/learning-how-to-open-up-to-people/
- ↑ https://www.betterhelp.com/advice/anxiety/how-to-open-up-to-people-when-its-not-easy/
- ↑ https://www.psychalive.org/embracing-vulnerability-strengthens-connections/
- ↑ https://www.healthyplace.com/relationships/healthy-relationships/how-to-open-up-and-reveal-yourself-to-others
- ↑ https://www.betterhelp.com/advice/anxiety/how-to-open-up-to-people-when-its-not-easy/
Sobre este guia wikiHow
Este artigo foi útil?
Artigos Relacionados
Inscreva-se na Newsletter Gratuita do wikiHow!
Receba tutoriais úteis em seu email semanalmente!
Inscreva-me!