Baixe em PDF Baixe em PDF

Quando você tem que fazer as mesmas coisas dia após dia, é fácil cair na rotina e perder aquela sensação de animação perante a vida, assim como a intimidade com seu parceiro romântico. Quando se trata da delícia de se conectar de verdade com quem ama, você descobrirá que ir mais além é bem mais fácil do que parece. Coloque em prática as dicas de relacionamento baseadas em estudos científicos que trouxemos para poder aproveitar momentos sentimentais intensos regularmente. Confira abaixo um guia completo sobre como se conectar com seu parceiro em um nível mais profundo!

1

Faça perguntas abertas.

Baixe em PDF
  1. Pense em perguntas que farão seu parceiro parar para pensar. Faça uma que o force a ir mais fundo e não possa ser respondida com um simples “sim” ou “não”. Por exemplo, pergunte sobre o que ele valoriza, o passado, as crenças ou os sonhos dele. [1]
    • Quem foi seu herói na infância? Por que você acha que o admirava tanto?
    • Qual é a melhor parte do seu dia agora? Por quê?
    • Quais objetivos você tem para o nosso relacionamento?
    • Faça várias perguntas , uma de cada vez, enquanto ficam de mãos dadas ou se abraçam no sofá.
    • Só perguntar não é o suficiente. Você precisa ouvir de verdade as respostas e engajar-se na conversa.
    Publicidade
2

Fale sobre suas vulnerabilidades.

Baixe em PDF
  1. Compartilhe suas vulnerabilidades refletindo sobre como se sente, traduzindo os sentimentos em palavras e, por fim, tendo a coragem de compartilhá-los com seu parceiro. Por exemplo, se algo estiver incomodando, diga. Se há medos ou sentimentos que estão afetando seu relacionamento, converse abertamente com seu parceiro. [2]
    • Se você fingir que é forte o tempo todo, criará uma distância no relacionamento.
3

Aceite o que seu parceiro pensa e sente.

Baixe em PDF
  1. Se a sinceridade não encontrar compreensão, compartilhar o que sente pode se tornar difícil para os dois, criando uma barreira no relacionamento. Quando seu parceiro se abrir, reaja com gentileza. Se ele disser algo confuso ou que cause chateação, respire fundo. Pense direito no que vai dizer para reagir com empatia, e não com raiva. [3]
    • Imagine que seu parceiro diga algo chato de ouvir, como: “Preciso ser sincero com você. Sinto que você não tem mais tempo para mim.”
    • Você pode sentir uma mudança de clima repentina e ficar chateado ( Eu sempre arrumo tempo para ele! ). Em vez de começar uma discussão, acalme-se, respire fundo e reflita:
    • "Eu estou tentando arrumar tempo, mas também estou bem ocupado. Vai ver é por isso que ele está se sentindo sozinho, mesmo que eu esteja me esforçando."
    • Agora que você viu a situação por um novo ângulo, responda com gentileza e comece um diálogo: "Eu sinto muito. Não quero que você se sinta assim. Vamos conversar sobre isso."
    Publicidade
4

Ouça ativamente.

Baixe em PDF
  1. Quando ele estiver falando, deixe o celular no bolso e mantenha contato visual. Pratique a escuta ativa no seu relacionamento. Tente não o interromper e mostre que está ouvindo por meio da linguagem corporal. Acene com a cabeça, expresse o que sente com seu rosto e faça contato visual. [4]
    • Faça boas perguntas em resposta, como “Nossa, ele disse isso? E o que você sentiu?”.
    • Quando você (ou seu parceiro) se abre e tem a sensação de que está falando com as paredes, as chances de se abrir de novo serão menores, o que cria uma distância.
    • Desenvolva sua habilidade de ouvir, se precisar. Técnicas como a escuta reflexiva farão seu parceiro se sentir ouvido e serão úteis durante brigas.
5

Mostre "reações emocionais".

Baixe em PDF
  1. Nos relacionamentos românticos, ouvir de verdade é muito importante, mas se você reagir ao que seu parceiro sente com boas palavras e ações é ainda melhor. Preste atenção quando ele estiver falando. Ele parece triste, cansado ou bravo? Pare e pense como você pode apoiá-lo . Depois, coloque sua ideia em prática. [5]
    • Seja prestativo: “Você teve que cobrir duas pessoas no trabalho? Nossa, deve estar muito cansado. Que tal você ir tomar um banho para descansar e eu faço o jantar?”
    • Demonstre empatia: “Sinto muito que o Nícolas esteja internado. É uma situação muito difícil. Se precisar conversar, eu estou aqui, OK?"
    • Vale para coisas boas também. Digamos que seu parceiro finalmente conseguiu fazer seu filho comer vegetais: “Você é incrível! Vamos pedir alguma coisa para comemorar. O que você quer?"
    Publicidade
6

Arrume tempo para ficar a sós toda semana.

Baixe em PDF
  1. Planeje uma noite só para vocês dois toda semana ou escolha um horário do dia para vocês descansarem e ficarem juntos. Se a agenda estiver cheia, seja criativo! Mesmo se estiver no trabalho, planeje um encontro por Facetime na hora do almoço. [6]
    • Quando há muitos compromissos e toda hora aparece um problema diferente, é fácil deixar o relacionamento de lado.
    • É normal deixar a peteca cair de vez em quando, mas não deixe a intimidade em último plano. Manter a conexão entre o casal dá trabalho, mas trará benefícios para o relacionamento.
7

Veja o melhor no seu parceiro.

Baixe em PDF
  1. Você ama seu parceiro e, provavelmente, acha que ele é uma ótima pessoa, não é? Procure se lembrar disso sempre que possível. Sempre que puder, veja o comportamento dele da melhor forma possível. Seja paciente e compreensivo quando ele errar. E quando ele fizer algo bom, comemore com carinho! [7]
    • Digamos que ele esqueceu de tirar o lixo depois de você pedir. Você pode pensar o pior ( "Ele fez de propósito" ) ou optar por enxergar a situação da melhor forma: "Eu sei que ele é muito distraído, então não foi de propósito!"
    • Quando ele for carinhoso ou fizer algo bem-feito, não deixe passar em branco. Tire um momentinho para pensar no quanto o ama: "Uau. Ele nunca para de me surpreender. Meu marido é incrível!"
    Publicidade
8

Mostre sua apreciação todos os dias.

Baixe em PDF
  1. Quando foi a última vez que seu parceiro fez algo fofo, mas você não agradeceu? Em vez de só pensar, fale. Elogie as qualidades que você sabe que ele mais se orgulha. Quando ele fizer algo legal, diga como o que ele fez melhora as coisas para você. [8]
    • Pequenos gestos românticos podem fazer uma grande diferença no relacionamento! A chave para o sucesso é saber o que seu parceiro acha que é romântico.
    • Escreva uma carta de agradecimento se você sabe que ele adora palavras de afirmação: "Vi que você lavou toda a louça. Obrigado, amor. Ajuda bastante :)"
    • Se vocês têm filhos, envolva-os! Faça um café da manhã legal para o seu parceiro e peça para as crianças levarem na cama para ele.
    • Quando você mostra sua gratidão, seu parceiro terá mais chances de fazer o mesmo. Assim, você terá um relacionamento cheio de alegria, gentileza e com uma conexão profunda.
9

Veja os desafios como obstáculos, e não motivos para desistir.

Baixe em PDF
  1. Muitas relações felizes e de sucesso têm uma coisa em comum: resiliência quando se trata de encarar mudanças. Se puder, seja mais flexível sobre o que você não toleraria em um relacionamento. Depois, tente ver as brigas de outra forma. Lembre-se que vocês dois estão no mesmo time, trabalhando juntos para atingir um objetivo em comum. [9]
    • Digamos que seu parceiro esqueça o aniversário de casamento. Em vez de chegar a uma conclusão precipitada ( "Não posso ficar com uma pessoa que esquece algo tão importante" ), pense melhor.
    • Eu consigo resolver o problema? Eu quero resolver o problema? "Eu sei que ele me ama e tem dificuldade de lembrar de datas comemorativas. Vale a pena continuar. Eu vou dizer que me chateei e tentarei perdoá-lo."
    • É algo difícil de fazer, mas pense que, se vocês conseguirem trazer a flexibilidade para o relacionamento, serão recompensados com mais intimidade.
    • O conselho não vale para relacionamentos abusivos. Você merece se sentir seguro. Se achar que está em um relacionamento abusivo , vá embora imediatamente e busque ajuda .
    Publicidade
10

Mude a rotina.

Baixe em PDF
  1. Vocês têm uma rotina, certo? Mas quando saem dela, as novas experiências podem trazer sentimentos profundos à tona. Crie momentos únicos entre vocês diariamente. Viajem, façam aulas ou mudem a rotina diária. Quando você inova, dá mais espaço para a intimidade. [10]
    • Surpreenda seu parceiro. Faça o prato preferido dele, recite um poema ou sugira trocar as tarefas domésticas por um dia.
    • Comecem novas atividades juntos regularmente. Entrem para um clube do livro, façam aulas de dança, aprendam um novo idioma ou façam aulas de teatro.
    • Mude o cenário. Planejem viagens aos finais de semana, mesmo que seja para a cidade vizinha. Você pode até surpreender seu parceiro !
    • É difícil de fazer? Sim, principalmente se vocês tiver filhos, mas, acredite, vale a pena! Se vocês se dedicarem, podem melhorar muito a conexão do casal.
11

Mantenha a intimidade física.

Baixe em PDF
  1. Procure tornar os abraços, beijos, sexo e experimentar coisas novas uma constante no relacionamento. Seja flexível sobre a questão também. Intimidade não precisa focar só em orgasmos ou experiências sexuais diferentes. Foque apenas em criar uma conexão física de uma forma mutualmente gratificante. É isso que conta! [11]
    • Converse sobre o que você quer . Com que frequência você quer transar? O que precisa para se sentir satisfeito?
    • Priorize a intimidade física. Planeje encontros sensuais, procure uma conexão constante e não espere que o outro sempre inicie as coisas.
    • Realizem os sonhos um do outro. A noite perfeita para ele seria receber uma massagem longa e cafuné? Faça isso!
    Publicidade
12

Compartilhe a responsabilidade emocional.

Baixe em PDF
  1. Diga para ele que a conexão emocional é importante para você. Depois, relembre que, se vocês conseguirem, o relacionamento ficará melhor para os dois. Se quiserem desenvolver a intimidade, mas não souberem ao certo como, procurem terapia para casais . [12]
    • Que bom que você encontrou este artigo e está querendo criar uma conexão mais profunda no relacionamento. Você tem o poder de mudar seu relacionamento para melhor!
    • Ao mesmo tempo, o ideal é que o casal compartilhe a responsabilidade.
    • Se quiser ajuda psicológica pela internet, experimente o BetterHelp .

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 5 214 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade