Baixe em PDF Baixe em PDF

Se desconcentrar parece ruim, mas tem seus benefícios. Desconcentrar-se ajuda você a resolver um problema criativo, alivia o tédio e ajuda a resolver problemas. Para colher os benefícios de se desconcentrar, você precisa fazer isso da forma correta. Pratique focar seus pensamentos em outra coisa de várias formas, como devanear ou deixar os raciocínios correrem soltos. Escolha situações onde você pode se desconcentrar com segurança, como quando estiver fazendo tarefas simples. Use a desconcentração para beneficiar sua mente. Se estiver trabalhando em algo criativo, por exemplo, tente se desconcentrar por uma hora ou mais e volte para fazer o trabalho. A sua mente vai estar refrescada e pronta para mergulhar no seu projeto.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Direcionando os pensamentos para outra coisa

Baixe em PDF
  1. Um dos jeitos mais eficazes de se desconcentrar do que está acontecendo agora é pensar em planos para o futuro. Se você estiver estressado ou frustrado por conta de uma situação, pense no seu futuro. [1]
    • Quando estiver fazendo uma tarefa simples no trabalho, pense no futuro. O que quer fazer hoje à noite? O que gostaria de fazer daqui a um ano? Como você quer que a sua vida siga? Devaneie sobre um futuro feliz para si mesmo.
    • Alguns estudos indicam que se desconcentrar e pensar no futuro tem benefícios evolucionários. Nos ajuda a saber claramente o que queremos, permitindo que façamos planos sérios para atingi estes objetivos. Os pesquisadores também descobriram que pessoas que se desconcentram para pensar no futuro têm memórias de trabalho melhores.
  2. Devanear pode ser uma ótima forma de reduzir o tédio em uma situação. Devanear enquanto espera pelo ônibus ou na fila da farmácia permite que você escape do tédio inerente à situação. Só faça isso em situações onde a sua atenção não for necessária. [2]
    • Devaneie sobre coisas realistas. Estudos mostram que pessoas que devaneiam sobre coisas impossíveis costumam ser mais infelizes. Foque seus devaneios no seu relacionamento atual e em coisas que podem acontecer no futuro próximo. Por exemplo, devaneie em sair para comer com seus amigos mais próximos.
    • Devanear ajuda a melhorar a sua memória se você focar o devaneio na situação atual. Devanear sobre lugares que ficam muito longe ou fantasias pode prejudicar a memória. Porém, você pode focar os seus devaneios em lugares e pessoas que estão ao seu redor. Isso ajuda a deixar a memória afiada, já que você imaginará rostos e imagens familiares.
  3. Uma das grandes vantagens de se desconcentrar é que você faz uma conexão quando faz isso. Se estiver pensando intelectualmente quando se desconcentrar, você pode fazer conexões inesperadas entre coisas desiguais. [3]
    • Deixe sua mente explorar devaneios intelectuais. Se estiver tentando ler um livro, por exemplo, você pode se lembrar de outro título de repente, formando uma conexão literária entre os dois.
    • Em vez de cortar esta linha de raciocínio, deixe a sua mente explorar o pensamento. Se desconcentrar ao ler pode permitir que você faça uma conexão que, em situações normais, você perderia.
  4. Mesmo que, geralmente, você deva devanear sobre coisas realistas, não tem problema tirar férias mentais de vez em quando, quando estiver muito entediado. Você pode, por exemplo, começar a pensar em um mundo de fantasia de um livro ou imaginar como seria habitar este espaço. Você pode ler sobre um lugar na Rússia e imaginar como seria viajar para lá. Se estiver muito entediado e não tiver nenhum trabalho para fazer, tirar férias mentais pode ajudar, de vez em quando. Isso também é útil se você estiver estressado, porque cria uma escapatória que ajuda você a sair um pouco do mundo externo. [4]
    • Entretanto, lembre-se de que os devaneios devem ser realistas por natureza. Limite suas férias mentais fantasiosas apenas a momentos de estresse ou tédio extremo.
    • Se quiser manter o cérebro focado no que é real, tire férias mentais pensando em um lugar para onde você já foi. Visite um lugar para onde você ia de férias quando era criança, por exemplo.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Se desconcentrando nos momentos certos

Baixe em PDF
  1. Se desconcentrar não é uma boa ideia em todas as situações. É melhor ter certeza de que você conseguirá focar quando precisar e que não está usando a desconcentração como desculpa para fugir das suas responsabilidades. [5]
    • Não desconcentre quando for necessário ter concentração. Desconcentrar-se durante as aulas ou o trabalho ou ao fazer uma prova é uma péssima ideia. Você também não deve se desconcentrar quando estiver conversando com alguém, porque isso é considerado falta de educação.
    • Evite se desconcentrar ao fazer tarefas como dirigir. Isso pode causar situações perigosas.
  2. Se estiver com tédio, desconcentrar pode ajudar bastante. Às vezes, no trabalho, na escola ou nas tarefas diárias, você vai encontrar momentos onde a sua mente não precisa se manter ocupada. Se uma tarefa não anima você e nem requer foco, deixar os pensamentos voarem faz o tempo passar mais rápido. [6]
    • Há tarefas pequenas que temos que fazer todos os dias que acabam sendo chatas. Enquanto estiver picando cebola para fazer o jantar, não tem problema se desconcentrar por alguns segundos.
    • A vida é cheia de momentos sem graça que podem ficar melhores com a desconcentração. Por exemplo, se você tiver um tempo livre no trabalho toda quarta-feira, esse é um bom momento para deixar a mente divagar.
  3. Se desconcentrar pode ser uma excelente forma de aliviar o estresse e o tédio. Se estiver batendo a cabeça com uma tarefa, pode ficar bem frustrado de não estar fazendo nada de útil. Tente fazer uma pausa e se desconcentre por meia hora. Depois, volte para a tarefa com a cabeça fresca e veja se a sua performance melhora.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Colhendo os benefícios da desconcentração

Baixe em PDF
  1. Trabalhos criativos tendem a se beneficiar com a desconcentração. Se você estiver quebrando a cabeça em uma tarefa criativa, como escrever uma redação ou um poema, se desconcentrar pode ser muito benéfico. Estudos mostram que pessoas criativas se beneficiam da desconcentração por conta dos pensamentos inconscientes. Mesmo quando um problema ou tarefa não estiver diretamente na sua cabeça, ela fica no plano de fundo. Os pensamentos aleatórios que você tem ao se desconcentrar podem ajudar você a encontrar a inspiração necessária para terminar alguma coisa.
    • Se está com dificuldade em um projeto criativo, pare. Distancie-se um pouco dele. Faça uma atividade que permita a você se desconcentrar. Vá fazer uma caminhada. Tome um banho. Deite no sofá e feche os olhos por um minuto.
    • Você terá vários pensamentos aleatórios quando se desconcentrar que podem se conectar com a tarefa em questão. Mesmo que você não veja as conexões acontecendo diretamente, pode ter mais facilidade de se concentrar quando voltar ao trabalho. Você poderá completar projetos com mais tranquilidade, porque verá conexões no trabalho que não tinha visto antes.
  2. Existem várias tarefas simples que temos que fazer ao longo do dia. Coisas como lavar louça, botar roupa para lavar, tomar banho e outras não requerem toda a nossa atenção. Essas são excelentes oportunidades de se desconcentrar de uma forma que estimule a solução de problemas. [7]
    • Se estiver com um problema, pense nele ao se desconcentrar quando estiver fazendo tarefas simples. Você não precisa se concentrar para lavar louça, já que é algo que, provavelmente, você faz todo dia. Prefira usar esse momento para voltar a sua atenção para os problemas que estão preocupando você.
    • Digamos que você está tendo um conflito com um colega de trabalho. Quando se desconcentrar, pense em formas de resolver o problema. Imagine boas interações com esta pessoa. Tente colocar-se no lugar dela. Você pode descobrir que se desconcentrar em momentos oportunos ajuda você a enxergar soluções que não viu antes.
  3. Você não deve se desconcentrar o tempo inteiro. Mesmo que se desconcentrar às vezes possa reduzir o estresse e melhorar a memória, ficar sempre saindo da concentração do real e presente tende a deixar as pessoas infelizes. Muitas pessoas ficam mais felizes quando estão focadas na maior parte do tempo e se desconcentram com moderação.
    • Se você andou se desconcentrando em boa parte do dia, tente encontrar formas de focar a sua atenção no presente. Você pode, por exemplo, observar seus arredores usando todos os seus sentidos. Você também pode ler um livro, fazer palavras cruzadas ou alguma outra tarefa que exija raciocínio.
    Publicidade

Dicas

  • O lugar onde você está pode afetar isso. Por exemplo, é difícil se desconcentrar em uma festa de aniversário cheia de gente.
  • Use músicas apenas se isso funcionar para você. Algumas pessoas dizem que elas ajudam a se desconcentrar, mas outras acabam focando na letra ou na melodia.
Publicidade

Avisos

  • Nunca se desconcentre quando estiver dirigindo ou operando máquinas pesadas.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 1 839 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade