Baixe em PDF Baixe em PDF

Confúcio certa vez disse que há três caminhos para aprender a sabedoria: “Primeiro, pela reflexão, que é o mais nobre; segundo, pela imitação, que é o mais fácil; terceiro, pela experiência, que é o mais implacável”. Ganhar sabedoria, a virtude mais almejada em quase todas as culturas, é um exercício em aprendizagem sobre a vida, análise cuidadosa e em ações pensadas.

Método 1
Método 1 de 3:

Ganhando experiência

Baixe em PDF
  1. Você se lembra da primeira vez que viu os ossos de um dinossauro? Ou a primeira vez em que você comeu um pêssego realmente bom? Seu mundo se expandiu nessa fração de momento e você se tornou um pouco mais sábio. O conceito Budista de “mente do iniciante” se refere à abordagem de uma pessoa que está apenas começando, maravilhada com o novo aprendizado, sentindo-se sempre desafiada. É esse estado mental receptivo que é tão caro ao sábio.
    • Em vez de prejulgar situações, aprenda a manter sua mente aberta e diga a si: “Eu não sei o que esperar”. Esse pensamento permitirá que você aprenda e ganhe sabedoria. Quando você deixa de ter uma ideia fixa em relação aos outros e às situações que lhe cercam, seu ser ganha mais sabedoria ao admirar mudanças e ideias novas e ao não colocar pessoa alguma acima ou abaixo de si próprio. [1]
  2. O aprendizado não para após você ter se formado numa faculdade, ou quando você tem filhos e possui muitas experiências a passar a elas. Mesmo se você seja um professor de nível mais alto, ou um expert em seu campo, seu aprendizado ainda não acabou. O sábio questiona as próprias motivações, questiona o conhecimento amplamente aceito e aprende a amar fazer perguntas em momentos de ignorância – o sábio sabe quando é hora de aprender.
    • Anais Nin explicou bem essa necessidade de aprendizado contínuo: “A vida é um processo de se tornar uma combinação de estados de espírito pelos quais passamos. As pessoas falham em eleger um estado e permanecer nele. Isso é um tipo de morte”.
  3. Desacelere . Pare ao menos uma vez por dia para encontrar tempo para descansar e parar de fazer parte da apressada loucura do mundo. Permanecer constantemente ocupado e incessantemente preocupado com possíveis inadequações pode ser uma das maiores virtudes num ambiente de trabalho, mas não o torna mais sábio. Pare. Relaxe. Veja o que uma perspectiva pouco apressada traz.
    • Preencha seu tempo com contemplação. Preencha seu tempo livre com aprendizado, evitando distrações. Se você estiver preenchendo seu tempo livre com televisão ou videogames, tente substituir uma hora de televisão por uma hora de leitura, ou escolha assistir a um documentário interessante. Melhor ainda, saia de casa e vá trilhar pela floresta.

  4. Pense primeiro e fale depois . Nem sempre é importante apresentar sua opinião em um grupo, ou contribuir com algo só por poder. Pessoas sábias nem sempre precisam provar seus conhecimentos. Se sua opinião for necessária, ceda-a. Há um velho adágio que diz: “O melhor samurai permite que sua espada enferruje na bainha”.
    • Isso não significa que você deve se isolar socialmente, ou jamais falar. EM vez disso, seja receptivo aos outros e torne-se um bom ouvinte. Não espere sua vez para falar por achar que é mais sábio que todos os outros no ambiente. Isso não é sabedoria – é egoísmo.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Imitando a sabedoria

Baixe em PDF
  1. Encontre pessoas que você respeite e que imitam os valores e ideais que representam a sabedoria. Procure por pessoas que façam coisas que você ache interessantes e importantes. Faça perguntas a essas pessoas. Escute com grande atenção o que eles têm a dizer, pois assim você aprenderá muito com a experiência e a reflexão deles. [2] Quando tiver dúvidas, peça conselhos e orientações aos seus mentores – ainda que você não precise necessariamente concordar com o que eles disserem, isso certamente alimentará seu pensamento.
    • Mentores não precisam ser pessoas de sucesso, ou pessoas que você quer “imitar”. O sábio que você conhece pode ser um barman, e não um professor de matemática. Aprenda a reconhecer a sabedoria em todos.
  2. Leia os escritos de filósofos e de comentaristas sociais. Leia quadrinhos. Leia os romances de aventura de Lee Child. Leia online ou em aparelhos móveis. Cadastre-se em uma biblioteca. Leia poesia Irlandesa contemporânea. Leia Melville. Leia como se sua vida dependesse disso, e forme opiniões sobre as coisas lidas. Comente com outros o seu material de leitura.
    • Leia especialmente sobre seus campos de interesse em particular, seja de seu emprego ou de seu hobby. Leia sobre as experiências dos outros e aprenda como eles lidaram com situações que você provavelmente encarará.
  3. É um engano pensar que os sábios estão acima de nós todos. Jamais incomodados por suas emoções, pessoas sábias flutuam acima do resto de nós numa bolha insensível toda própria. Isso não é verdadeiro.
    • Quando você se sentir frustrado ou desapontado por algo, é natural querer discutir isso com alguém que o compreenda. Cerque-se com pessoas sábias receptivas e dispostas que lhe deem bons conselhos. Abra-se com esses sábios e eles se abrirão com você.
  4. Pratique a humildade . É sábio se vender? O mundo dos negócios e do marketing nos convenceu de que a autopromoção é uma necessidade, pois nós nos tornamos em comodidades e necessitamos de um bom preço de venda – a linguagem dos negócios frequentemente reflete isso. Porém, há uma grande diferença entre indicar a si e aos outros que você é bom em fazer algo e exagerar uma variedade de habilidades que fogem de sua zona de conforto apenas para acompanhar a competição.
    • Ser humilde não significa abandonar sua autovalorização; em vez disso, significa ser realista e enfatizar apenas as coisas que você é capaz de fazer. Em retorno, pessoas saberão que podem depender de você quando precisarem dessas características.
    • Ser humilde é sábio pois permite que seu verdadeiro “eu” brilhe. A humildade também garante que você respeite as habilidades dos outros em vez de temê-las; a sabedoria de aceitar suas próprias limitações e conectá-las com os pontos fortes dos outros para aumentar a própria capacidade é infinita.
  5. Pessoa sábias não precisam viver em cavernas, cultivando barbas gigantescas como eremitas. Troque sabedoria com outros para ajudar a guiá-los. Como mentor e professor, você pode ajudar outros a aprenderem sobre o pensamento crítico, abraçando sentimentos, amando o aprendizado eterno e confiando em si mesmos .
    • Evite a tentação de usar o aprendizado como uma barreira contra outros. O conhecimento é para ser compartilhado, e a sabedoria crescerá quando exposta às ideias de todos (independentemente do tipo de confronto que possa haver).
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Refletindo

Baixe em PDF
  1. A jornada mais difícil normalmente é aquela que exige que você olhe para si mesmo e seja honesto com seus sentimentos. Tente descobrir quais crenças, opiniões e preconceitos você possui. A não ser que você esteja disposto a se conhecer bem e a amar tanto suas forças quanto fraquezas, será difícil ser sábio. Conhecer-se fornece-lhe o espaço necessário para crescer e se perdoar na estrada de sua vida.
    • Esteja atento a qualquer conselho de crescimento que afirme ter “segredos”. O único “segredo” que o crescimento possui é aquele que exige trabalho duro e constância. Além disso, você pode até perder tempo com isso (algo provado pelo sucesso massivo da indústria de autoajuda), mas é impossível mudar a realidade: é preciso fazer um trabalho de introspecção pessoal e refletir sobre o mundo por conta própria.
  2. As pessoas mais sábias foram aquelas que compreenderam que sabiam muito pouco, normalmente após décadas de aprendizado e reflexão. Quanto mais você pensa sobre pessoas, coisas e eventos, mais se torna claro de que sempre há mais para se aprender – tudo o que você sabe é apenas uma pontinha de todo o conhecimento. Aceitar as limitações do próprio conhecimento é o segredo da sabedoria.
    • Não confunda competência com sabedoria. A competência se refere a um nível alto de conhecimento em um campo distinto, enquanto que a sabedoria se refere à noção mais ampla de conhecimento. O sábio garante calmamente que suas decisões e ações são iluminadas pelo seu próprio conhecimento.
  3. Apenas você sabe quem você é e se responsabiliza pelas suas escolhas. Caso tenha passado anos fazendo o que era certo de acordo com os padrões de outra pessoa, você não está sendo responsável por si. Saia de um trabalho onde ninguém reconheça seus talentos e encontre um onde você possa despertar seu tigre interior. Vá a um lugar confortável. Encontre um jeito de ganhar a vida que não comprometa sua compaixão, cuidado e interesses. A autorresponsabilidade, incluindo aprender aceitar as consequências de suas próprias decisões, aumenta a sabedoria.
  4. . Para muitas pessoas, um senso de significado na vida é “criado” quando o ser busca se ocupar excessivamente e complicar tudo o que vê – do trabalho ao amor. A complexidade pode fazer a pessoa se sentir importante e desejada, mas não é sabedoria. Em vez disso, é uma forma de distração, que priva a pessoa de lidar com questões vitais que realmente importam – como questionar qual seu propósito no mundo e qual o sentido da vida. Complicar regras fora de reflexão deixa você vulnerável ao misticismo da competência, podendo dificultar ainda mais as coisas. Mantenha a simplicidade e a sabedoria florescerá.
    Publicidade

Dicas

  • Se você usa a lógica para tomar decisões, considere isto: quando tiver muita dúvida em suas reflexões, será difícil tomar qualquer decisão.
  • Você duvidará de algumas de suas decisões, pois elas são tão válidas quanto sua reflexão – que, por sua vez, você pode achar que não é válida. Porém, sem decisões, você não poderá conquistar as coisas que deseja. Nenhum artigo pode aconselhar como equilibrar essas necessidades – isso é com você.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 102 295 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade