PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

A escola, principalmente no fim do ensino fundamental e no começo do ensino médio, é o momento em que começamos a nos entender como indivíduos. É natural, portanto, querer parecer uma pessoa legal nesse momento. Antes de mais nada, aceite o que o torna único e entenda que você já é legal . Em seguida, dedique um tempinho todos os dias para cuidar da aparência, cultivar boas amizades e se envolver nas atividades da escola. Vamos lá?

Método 1
Método 1 de 3:

Cuidando do visual

PDF download Baixe em PDF
  1. Se quer ser descolado, é importante ficar atento ao visual e ao cheiro. Para estar sempre limpinho e cheiroso, escove os dentes e lave o rosto de manhã e à noite, tome banho todos os dias e passe desodorante ou antitranspirante depois de se secar.
    • O antitranspirante reduz o suor, ao passo que o desodorante evita a formação de mau cheiro nas axilas.
    • Lave o cabelo a cada dois dias, ou com mais frequência, se ele tende a ficar oleoso rápido.
    • Além de escovar os dentes duas vezes ao dia, passe fio dental todos os dias antes de dormir, removendo a placa que pode causar mau hálito e cáries.
  2. Um corte de cabelo bonito vai fazer com que você pareça legal, mas isso é apenas metade do trabalho. Todos os dias, ao se arrumar, passe um tempinho cuidando das madeixas, penteando, passando pomada ou fazendo algum penteado diferente. [1]
    • Você pode utilizar produtos como gel, mousse ou um spray de sal, mas lembre-se de não exagerar, ou você vai ficar com o cabelo oleoso.
    • Se você tem uma chapinha ou um modelador de cachos, tudo bem usar, mas lembre-se de que o calor pode danificar os fios. É melhor deixar esses utensílios para usar de vez em quando.
    • Quando for ao cabeleireiro, peça ao profissional por um corte que combine com o formato do seu rosto. Lembre-se de pedir que ele o ensine a arrumar o novo penteado!
  3. Não importa se usa uniforme ou pode usar suas roupas na escola, é importante que as peças sejam limpas e passadas. Para valorizar seu corpo, escolha um tamanho que não fique nem apertado, nem solto demais. [2]
    • Roupas sujas ficam fedidas, e roupas amassadas demonstram desleixo.
    • Se não precisa usar uniforme na escola, opte por roupas mais casuais, como camiseta e calça jeans. No frio, use um moletom para ficar quentinho. Não use nada muito chamativo.
    • Se quer se arrumar para uma apresentação de trabalho ou outro evento parecido, use uma camisa social e uma calça cáqui. Se é menina, tudo bem usar um vestido nesses momentos!

    Dica: não tente se parecer com um adulto. É tentador se vestir como se fosse mais velho, mas aceite a sua idade. Você vai parecer muito mais legal ao usar roupas adequadas para sua faixa etária, portanto, aproveite sua adolescência!!

  4. Os acessórios são uma ótima forma de se parecer mais descolado, portanto, quando for às compras, procure por peças que vão refletir bem sua personalidade. Na hora de se arrumar para a escola, escolha um ou dois acessórios que combinem com o resto do modelito. [3]
    • Que tal usar um cinto de lona e um tênis legal para dar destaque a uma roupa básica como camiseta e calça jeans?
    • Se você usa uniforme, demonstre seu estilo com uma pulseira, um relógio, um lenço, um cinto ou com meias coloridas. Só tome cuidado para não violar o código de vestimenta da escola.
    • Confira fotos das suas celebridades preferidas para ter uma ideia de quais acessórios comprar.
  5. É normal começar a experimentar um pouco com a maquiagem ainda na escola, mas tome cuidado para não exagerar. Se está a fim de se maquiar, passe corretivo, pó e blush para suavizar sua pele e destacá-la. Se quer destacar os olhos, passe um delineador leve e um pouco de sombra , finalizando com rímel.
    • Lembre-se sempre: pelo menos na escola, quanto mais natural o visual, melhor.
    • Se parecer que está tentando mudar demais sua aparência, você não vai ser vista como uma pessoa confiante. Se a ideia é parecer legal, é preciso acreditar que você é legal .
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Fazendo amizades

PDF download Baixe em PDF
  1. Pode parecer que a única forma de ser legal e descolado é ficar com a turminha popular, mas isso não é bem verdade. Para ser uma pessoa legal mesmo, é preciso ser amigo de diferentes tipos de pessoas. Conheça a fundo todo mundo que encontrar, independentemente do grupo que essa pessoa se encaixa, e faça amizade com aqueles de quem mais gostar. [4]
    • Ser legal e descolado vai muito além de popularidade. A sua popularidade pode mudar de um dia para o outro, dependendo da opinião dos outros, enquanto o "ser legal" significa que você é você mesmo, independentemente de quem o cerca.

    Dica: Na escola, as amizades podem mudar rapidamente e é normal se distanciar de amigos antigos. Lembre-se, entretanto, de que eles o conhecem melhor e faça um esforço para incluí-los em seus planos.

  2. Não faça fofocas e nem compartilhe segredos. Se alguém começar a falar mal de outra pessoa na sua presença, peça para parar, ignore a conversa ou vá embora. Você vai parecer mais legal e descolado se não se envolver nos dramas, acredite. [5]
    • Tome cuidado com o que diz sobre outras pessoas também, para não criar nenhum boato. Por exemplo, se um amigo confia em você e diz que os pais dele estão se divorciando, não fale sobre isso com mais ninguém.
  3. Infelizmente, a escola é repleta de pessoas maldosas. Se você se sente mal depois de ficar por perto de alguém, tente evitar essa pessoa. Tente passar mais tempo com amigos que o aceitem e fazem com que se sinta bem consigo mesmo. [6]
    • Se você é alvo constante de provocações ou agressões físicas, fale com um adulto de confiança e cerque-se de outros alunos tanto quanto possível, para se proteger. Se necessário, encontre alguém que está sozinho e diga algo como: "Aqueles meninos não param de me provocar. Tudo bem se eu sentar com você por um tempinho, para que me deixem em paz?"
  4. Muitas pessoas acreditam que provocar os outros fará com que pareçam descoladas, mas isso está longe da verdade. Mesmo que você também seja vítima, evite descontar suas frustrações em outras pessoas. Seja gentil com todos para ser visto com bons olhos. [7]
    • Caso veja alguém sofrendo bullying na sua escola, imponha-se, olhe nos olhos do valentão e diga para ele parar. Se tem medo de que isso possa causar problemas para você, denuncie o ocorrido para um professor ou outro adulto responsável.
  5. Tenha senso de humor . Se quer que o vejam como alguém legal, tente ser engraçado. Saiba rir de si próprio ao cometer erros e ria com seus amigos quando eles fizerem graça. Não se esqueça de compartilhar memes e piadas engraçadas!
    • Por exemplo, se derramar algo na sua camiseta no intervalo, não se irrite! Dê uma risada! Todo mundo vai rir com você, o que é muito melhor do que rir de você.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Construindo uma boa reputação

PDF download Baixe em PDF
  1. Se quer mesmo ter uma boa reputação, preste atenção nas aulas e vá bem nas provas de todas as matérias, mesmo que tenha dificuldade. Faça as tarefas de casa e entregue todos os trabalhos. Nada de ficar "viajando" nas aulas. [8]
    • Ser uma pessoa legal não tem a ver com matar aula e tirar nota vermelha nas provas, apesar de não ser necessário ser o melhor aluno da turma também. Ao se acostumar a burlar as regras, entretanto, você vai ter uma reputação negativa e de baderneiro, o que não é muito bom.
    • Como bônus, prestar atenção na aula vai facilitar sua vida nas atividades extracurriculares, sobrando mais tempo para passar com seus amigos.
  2. As pessoas mais divertidas são aquelas que entendem bem quem são. Pense no que o torna uma pessoa diferente — seja o seu senso de moda, um talento artístico ou uma habilidade física. Depois, procure por algumas formas de expressar essas qualidades. [9]
    • Por exemplo, você pode usar roupas únicas e diferentes se curte moda, pode fazer ilustrações para exibições na escola se ama arte ou juntar-se ao time de corrida da escola se é habilidoso nisso.
  3. Como provavelmente está começando a usar a internet com mais afinco agora, tome cuidado para não compartilhar demais a sua vida. Lembre-se de que, depois de postada, a informação está disponível para sempre. Se não quer espalhar algo, não poste na internet. Nada de divulgar fotos vergonhosas por aí! [10]
    • Também não faça comentários negativos sobre os outros, principalmente se não teria coragem de fazê-lo na cara da pessoa. O bullying virtual é bastante nocivo e não vai fazer com que você pareça mais legal.
    • Caso veja alguém praticando bullying digital contra você, não responda, mas denuncie o comportamento na internet ou para seus pais.
  4. Conhecer as tendências dos adolescentes vai ajudá-lo a saber o que está na moda. Portanto, quando ver algo legal na TV, na internet ou na escola, não tenha vergonha de experimentar! Obviamente, não é uma boa ideia seguir todas as modas que encontrar, pois isso vai matar sua originalidade.
    • Por exemplo, se a sua celebridade preferida estiver usando um óculos de sol legal, procure por um óculos parecido quando for às compras.
    • Se grande parte dos seus amigos usa calças jeans largas, procure por um modelo parecido. Uma coisa a se pensar, entretanto: ir contra as modas também é legal. Se preferir, foque nos jeans skinny, para se destacar na multidão.
  5. Se possível, tente encontrar um grupo ou atividade que combinem com seus interesses pessoais e hobbies. Envolver-se em atividades extracurriculares é uma ótima forma de se expandir seu círculo social. Além do mais, se estiver ocupada, você vai parecer mais descolado do que se fosse para casa direto, sem falar com ninguém. [11]
    • Por exemplo, se é atlético, que tal se juntar ao time de futebol ou à equipe de dança da escola? Ama música? Entre para uma banda ou para um clube de coral! Se é bom em matemática ou ciências, junte-se ao grupo das Olimpíadas Estudantis!
    • Não participe de um clube só para pagar de descolado . Por exemplo, se não curte esportes, você vai ser infeliz ao entrar para o time de futebol da escola.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 5 600 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade