PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Boas maneiras são importantes, pois mostram que você é educado e cortês com os outros. Ter uma boa etiqueta social pode ajudá-lo a desenvolver melhores relacionamentos e ser uma pessoa mais agradável de se ter por perto, já que é importante ter bons modos à mesa para demonstrar seu respeito pelos presentes. Apesar de parecer que não, a etiqueta também é necessária na internet, e vamos falar um pouco sobre isso abaixo. Vamos lá?

Método 1
Método 1 de 4:

Tendo uma boa etiqueta em conversas

PDF download Baixe em PDF
  1. 1
    Use "por favor" e "obrigado" ao pedir as coisas. Sempre que fizer um pedido para alguém, comece com "por favor". Assim, você não parece estar exigindo nada do outro. Quando a pessoa fizer o que pediu, responda agradecendo para que ela saiba que você fica grato. [1]
    • Por exemplo, você poderia dizer "Pode me passar aquele livro, por favor?". Quando a pessoa o fizer, diga "Obrigado".
    • Diga "obrigado" sempre que alguém o ajudar de uma forma pequena, como auxiliá-lo em uma loja ou anotar um pedido em um restaurante.
    • Caso alguém diga "obrigado" para você, responda com "por nada".
  2. Apresente-se por nome ao encontrar alguém pela primeira vez. Se vai a um evento com uma pessoa que não conhece, apresente-se por nome e pergunte o nome do outro. Quando receber a resposta, repita o nome da pessoa em voz alta para não esquecê-lo. Ofereça um aperto de mão firme, mas sem exagerar na força. [2]
    • Por exemplo: "Oi, sou o Marcos. Como se chama?".
    • Cada cultura e país tem sua própria etiqueta para apresentações, portanto, conheça os costumes do local onde está.
    • Quando estiver acompanhado e encontrar alguém que conhece, apresente-os se eles não se conhecerem. Por exemplo: "Oi Luiz, essa é a Melissa. Melissa, esse é o Luiz".
  3. Ouça aos outros sem interrompê-los. Quando outra pessoa começar a falar, olhe nos olhos dela e preste atenção no que for dito para manter o papo. Evite falar por cima do outro ou cortá-lo, pois isso pode ser considerado grosseiro. Quando a pessoa terminar, responda ao que ela disse para mostrar que estava ouvindo mesmo. [3]
    • Caso vocês falem ao mesmo tempo, pare e peça que ela fale primeiro, mostrando que valoriza o que o outro tem a dizer.
  4. 4
    Evite linguajar de baixo calão . Um linguajar inadequado pode ser considerado mal-educado, principalmente em conversas em ambientes públicos. Faça o possível para eliminar os palavrões do seu vocabulário. Ao invés de dizer um xingamento, procure uma palavra mais adequada ou faça uma pausa para reorganizar seus pensamentos e planejar o que dizer. [4]
    • Por exemplo, você pode dizer "pomba" ou "eita, poxa" ao invés de um palavrão pior.
    • Existem também adjetivos descritivos que podem substituir palavrões. Por exemplo, ao invés de "legal pra p***a", você pode dizer "muito legal".

    Dica: coloque um elástico no punho e puxe-o sempre que se pegar xingando ou pensando em um xingamento. Assim, você vai associar o palavreado chulo à dor e vai parar de usá-lo.

    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Mostrando respeito aos outros

PDF download Baixe em PDF
  1. Se o pedido de ajuda for razoável e não for atrapalhá-lo, separe um tempo para auxiliar as pessoas. Seja segurar uma porta aberta ou ajudar alguém a carregar uma bolsa pesada, dê o seu melhor. [5]
    • Por exemplo, você pode chegar na pessoa e dizer: "Quer ajuda para carregar isso?".
    • Nem sempre você precisa perguntar se alguém precisa de ajuda. Ao ver uma pessoa vindo atrás de você, ofereça-se para segurar a porta para ela. Ao ver alguém com uma sacola muito pesada no transporte público, pergunte se ela quer sentar no seu lugar.
  2. 2
    Respeite o espaço pessoal do outro. As pessoas não gostam de ser tocadas inesperadamente, e isso pode criar uma situação desconfortável. Tome cuidado para não se aproximar demais e sempre observe a expressão facial e a linguagem corporal da pessoa para ver se não a está incomodando. Se ela não parecer confortável, dê mais espaço e peça desculpa. [6]
    • Caso trombe acidentalmente com alguém, diga algo como "Com licença, perdão".
  3. É muito importante respeitar os outros e reconhecer o sucesso deles. Se um amigo ganhar algo ou for promovido, parabenize-o para mostrar que se importa. [7]
    • Não tente fazer a situação girar ao seu redor. Por exemplo, se alguém ganhar um jogo de você, não diga que você cometeu alguns deslizes. Elogie o outro sem tentar aumentar seu papel na vitória dele.
  4. Além do agradecimento cara a cara, é bom enviar um bilhete ou uma carta para a pessoa alguns dias depois. Diga o quanto é grato pelo que ela fez e reforce como isso o afeta. Encerre o bilhete com sua assinatura e uma frase como "Abraços carinhosos". [8]
    • Por exemplo: "Querida Luana, obrigado pelo diário que me deu no meu aniversário. Mal posso esperar para escrever nele e levá-lo comigo todos os dias. Muito obrigado mesmo. Um grande abraço; Luiz".
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Tendo bons modos à mesa

PDF download Baixe em PDF
  1. 1
    Não deixe eletrônicos sobre a mesa para não se distrair. Quando estiver comendo com outras pessoas, nada de deixar o celular na mesa. Coloque-o no silencioso e deixe-o no bolso na calça ou na sua bolsa durante a refeição. Só atenda se for uma emergência. [9]
    • Se precisa responder uma mensagem ou atender o telefone, peça licença primeiro e retire-se da mesa: "Com licença, mas preciso atender essa ligação. Já volto".
  2. 2
    Espere todo mundo se servir para começar a comer. Não coma assim que sentar na mesa, pois isso é falta de educação. Tenha paciência e espere todos se servirem e sentarem antes de dar a primeira garfada. Assim, todos podem comer ao mesmo tempo, saboreando a refeição juntos.
    • Isso vale tanto para quando for comer em casa quanto para quando for comer fora.
  3. Segure os talheres corretamente. Segure o garfo e a faca como faz com um lápis. Quando precisar cortar algo, use a faca na mão direita e o garfo na esquerda. Depois de cortar, use o garfo com qualquer mão e apoie a faca sobre a mesa.
    • É importante usar os utensílios da mesa corretamente. Se tiver pares de garfos e facas, use sempre os das extremidades primeiro.
  4. Comer e falar ao mesmo tempo é considerado grosseiro, já que ninguém quer ver a comida dentro da sua boca. Pegue garfadas pequenas e mastigue completamente antes de engolir ou falar. Se alguém falar com você enquanto estiver comendo, espere engolir para responder. [10]
    • Corte seus alimentos em pedaços pequenos para não ficar com a boca muito cheia e poder mastigar com facilidade.
  5. Nada de se levantar e se esticar todo sobre a mesa para pegar o sal. Olhe para a pessoa mais próxima do objeto que deseja e peça para ela pegar para você. Depois de receber o item, agradeça com educação.
    • Por exemplo, você poderia dizer: "Júlia, pode me passar a manteiga, por favor?".
    • Se não tiver espaço por perto para dispor o item depois de usá-lo, peça para a pessoa colocá-lo de volta onde estava: "Marcos, pode colocar a bacia de salada de volta pra mim? Obrigado!".
  6. Tudo bem apoiar os braços antes e depois da refeição, enquanto estiver conversando. Depois de pegar a comida, entretanto, deixe as mãos no colo quando não as estiver usando, para não apoiar os cotovelos na mesa.

    Dica: cada cultura tem regras de etiqueta diferentes sobre os cotovelos na mesa. Pesquise os bons modos da região em que está para não fazer nada desrespeitoso.

  7. 7
    Cubra a boca caso queira tirar alguma coisa dos dentes. Se alguma coisa ficar presa nos seus dentes, cubra a boca com um guardanapo ou as suas mãos para que ninguém veja. Seja discreto ao limpar os dentes, sem chamar atenção dos outros. Depois, descarte a sujeira junto do guardanapo.
    • Se não conseguir tirar a comida dos dentes em poucos segundos, peça licença e vá para o banheiro resolver o problema.
  8. Se, a qualquer momento durante a refeição você precisar se levantar, conferir o telefone ou sair, diga "Com licença" antes de sair. Não é preciso explicar seus motivos, desde que vá voltar. Se precisa ir embora por conta de alguma emergência, é melhor explicar brevemente o que aconteceu. [11]
    • Por exemplo, você pode simplesmente dizer "Com licença, eu já volto" ao se levantar da mesa.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Sendo respeitoso na internet

PDF download Baixe em PDF
  1. 1
    Não diga coisas negativas ou ofensivas nas redes sociais. Antes de postar coisas na internet, tire alguns minutos e veja se diria aquilo pessoalmente para alguém. Se não for o caso, não poste nas redes, ou você pode soar negativo ou ofensivo para os outros. [12]
    • Se preferir, escreva os posts nervosos ou negativos em um documento de texto, em vez das redes sociais. Assim, você pode reler depois e ver se quer realmente postar na internet.
    • Fale diretamente com a pessoa em vez de fazer um status ofensivo sobre ela. Assim, vocês podem resolver os problemas diretamente, sem envolver os outros.

    Dica: Muitas empresas conferem as redes sociais antes de contratar um funcionário, portanto, não poste nada que possa afetar suas chances de conseguir um emprego.

  2. 2
    Evite postar fotos e marcar os outros sem permissão. Pode ser engraçado postar uma foto vergonhosa de um amigo e marcá-lo, mas você pode acabar magoando ele. Converse diretamente com a pessoa antes de postar qualquer coisa para ver se não vai cometer nenhum erro. Envie a foto que gostaria de postar para deixar o outro ciente e, se ele pedir que não poste, respeite a decisão dele. [13]
    • As fotos marcadas normalmente aparecem em destaque nos perfis da pessoa. Os amigos dela podem ver e julgá-la desnecessariamente por conta de uma publicação sua.
    • Pense se gostaria que um amigo postasse uma foto sua em uma situação parecida. Você provavelmente não iria querer que essa imagem fosse divulgada online, então se coloque no lugar do outro.
  3. 3
    Não compartilhe informações pessoais demais nas redes sociais. O excesso de compartilhamento pode ser na forma de postagens com informações particulares ou muitas postagens no decorrer do dia. Avalie se o que está compartilhando deve mesmo ser publicado antes de cada postagem. [14]
    • Várias postagens por dia em redes como o Twitter são mais aceitas do que várias postagens no Facebook ou no LinkedIn.
    • Nunca compartilhe informações pessoais como endereços, telefones ou senhas, pois isso pode comprometer sua segurança.
  4. 4
    Escreva os seus posts em frases concisas e coesas. Quem decide escrever as postagens sem pontuação e apenas com letras maiúsculas parece não saber escrever corretamente. Use letras maiúsculas, pontuação e acentos corretamente, sem abreviações. Assim, todos vão conseguir entender o que deseja dizer em um tom de voz comum. [15]
    • Por exemplo, é melhor escrever "Por favor, leiam meu novo post" do que "PFVR LEIAM O MEU NOVO POST!!!".
  5. 5
    Não envie mensagens ou imagens sem solicitação. É tentador conversar ou mandar fotos para pessoas desconhecidas, mas saiba que isso pode gerar uma situação embaraçosa. Use os mesmos modos que utilizaria na vida real para não ser considerado grosseiro Se não conhece a pessoa, apresente-se e aguarde uma resposta. Caso ela não responda, deixe para lá. Nem todo mundo vai querer falar com você. [16]
    • Confira as configurações do seu perfil para limitar quem pode enviar mensagens para você caso não queira receber coisas de estranhos.
    Publicidade

Dicas

  • Trate todos como gostaria de ser tratado, mantendo o respeito e a amizade.
  • Leia livros e guias de etiqueta para aprender a se comportar melhor em diversas situações sociais.
Publicidade

Avisos

  • Nunca compartilhe informações pessoais na internet.
  • Cada país tem modos e etiquetas diferentes, portanto, sempre confira o que é aceitável na região em que estiver.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 175 093 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade