Baixe em PDF Baixe em PDF

A pessoa com quem você está se relacionando não é quem diz ser na internet? Ser vítima de “catfish” (falsidade ideológica pela internet) em um relacionamento é uma experiência muito ruim (e até traumática), mas a boa notícia é que você pode sair dessa. Aqui você encontra um guia completo para ajudá-lo a cortar os laços com a pessoa tóxica que o enganou.

1

Confirme sua suspeita de que a pessoa está enganando você.

Baixe em PDF
  1. Não deixe espaço nenhum para dúvidas ou mal-entendidos antes de terminar. Quem pratica catfish, muitas vezes, usa os mesmos truques e mentiras para manipular suas vítimas, como usar fotos falsas (boas demais para serem verdade) em seus perfis nos aplicativos de relacionamento. Fazer uma pesquisa por imagem tirará a dúvida se as fotos são originais ou foram copiadas de algum lugar na Internet. [1] Veja abaixo outros sinais de alerta que indicam que a pessoa com quem você está se relacionando está mentindo:
    • Ela quer que a relação evolua rápido demais. [2]
    • O perfil dela parece bom demais para ser verdade. [3]
    • Ela nunca quer fazer chamada de vídeo ou marcar um encontro pessoalmente. [4]
    • Ela parece que não existe na Internet quando você tenta pesquisá-la. [5]
    • Ela pede para conversar em um lugar mais privado, como por e-mail ou WhatsApp. [6]
    • Ela pede dinheiro emprestado. [7]
    Publicidade
2

Confronte-a para terminar diretamente.

Baixe em PDF
  1. Diga que descobriu a mentira dela e que tudo está terminado entre vocês. Explique que está magoado e confuso com o comportamento dela. Dê a ela uma chance de falar a verdade. Mesmo que ela se recuse a deixar a máscara cair, deixe bem claro que você não quer mais nada com ela. [8] Você pode dizer:
    • “Eu fiz uma pesquisa reversa com as suas fotos e descobri que elas vieram de bancos de imagens. Eu sei que você está me enganando e acabou tudo, mas quero te dar a chance de explicar por qual motivo mentiu e me enganou este tempo todo.”
    • “Já chega de enganação, Fulano. Eu sei que é catfish. Está tudo acabado entre a gente, mas vou te dar a chance de falar a verdade e se explicar.”
    • Colocar a pessoa contra a parede fica a seu critério e você não tem obrigação nenhuma de ter essa conversa se não quiser. Lembre-se de que ela já desperdiçou muito do seu tempo e você não deve nada a ela!
3

Dê a notícia para os outros contatos dela.

Baixe em PDF
  1. Antes de bloquear a pessoa que enganou você em todas as redes sociais, dê uma olhada na lista de amigos e seguidores dela para ver se encontra algum contato mútuo. Se sim, mandar uma mensagem de aviso é uma boa ideia. Assim, seu contato saberá que a “amiga” dela não é quem diz ser. [9]
    • “Oi, Carina! Vi que você está seguindo a conta “itzjamie123xoxo” no Instagram. Eu descobri que ele pratica catfish. Só queria te avisar para você não cair na conversa dele.”
    • “Oi, João! Desculpa te mandar uma mensagem assim do nada, mas vi que você está seguindo a @katie0157543 no Twitter. Só queria avisar que ela é catfish, então melhor não dar bola para ela.”
    • Não perca seu tempo mandando mensagens para amigos que você conheceu por meio da pessoa que pratica catfish. É bem capaz que eles também façam parte do esquema.
    Publicidade
4

Bloqueie o número e as redes sociais dela.

Baixe em PDF
  1. Pense em todas os lugares onde conversou com a pessoa nas últimas semanas ou meses. Vocês só trocaram mensagens ou começaram a seguir um ao outro nas redes sociais? Seja como for, bloqueie o número dela e todas as contas de redes sociais que souber que ela tenha, para impedir que ela entre em contato com você. [10] Bloqueie a mentirosa no:
    • Facebook.
    • Twitter.
    • Snapchat.
    • WhatsApp.
    • TikTok.
5

Bloqueie e denuncie o perfil dela no aplicativo de relacionamento.

Baixe em PDF
  1. Procure o perfil da pessoa no seu histórico de matches no aplicativo de relacionamento onde se conheceram. [11] Depois, use os recursos de segurança do aplicativo para bloquear e denunciar o perfil em questão. Veja como:
    • Bloquear alguém no Tinder.
    • O processo no Bumble é bem parecido.
    • Quando são descobertos, estelionatários experientes costumam apagar seus perfis nos aplicativos de relacionamento imediatamente. Se não conseguir achar o perfil da pessoa, é porque ela já deve ter apagado.
    Publicidade
6

Troque de e-mail.

Baixe em PDF
  1. Muitas vezes, quem pratica catfish prefere conversar em plataformas mais privadas, como por e-mail. [12] Se você e ela conversaram bastante por e-mail, talvez seja melhor apagar essa conta e criar outra para que ela não tenha como procurar você.
    • Você também pode bloquear o endereço de e-mail dela se não quiser apagar uma conta que já tem há muitos anos. Só não se esqueça de que ela pode tentar entrar em contato usando outros endereços de e-mail.
7

Denuncie a pessoa para a polícia.

Baixe em PDF
  1. Geralmente, a pessoa se passa por alguma outra pessoa, que não faz a mínima ideia de nada, para que suas mentiras fiquem mais convincentes. Já em outras, ela tentará extorquir as pessoas com quem se relaciona pela Internet. Talvez o melhor a se fazer seja levar as provas que você tem até a delegacia mais próxima e pedir a orientação dos policiais. [13]
    • Levar o caso à polícia fica a seu critério. Não se sinta obrigado a fazer a denúncia se não quiser!
    Publicidade
8

Apague seus perfis nos aplicativos de relacionamento.

Baixe em PDF
  1. Ser vítima de catfish é uma experiência dolorida e traumática. Em vez de voltar a procurar alguém logo de cara, dê um tempo para se recuperar deste relacionamento tóxico apagando o seu perfil.
9

Não seja duro consigo mesmo.

Baixe em PDF
  1. Relembre-se de que você apenas foi vítima de catfish ou estelionato, ou seja, não fez nada de errado e não tem nada do que se envergonhar. É normal ficar chateado, com raiva ou com vergonha depois de descobrir que alguém o enganou na Internet. Tudo o que você está sentindo é válido e compreensível. Só não se esqueça de que você não é ingênuo ou menos inteligente por querer conhecer pessoas pela Internet para namorar. No fim das contas, a culpa é de quem mentiu e enganou, e não sua que acreditou ter conhecido alguém legal.
    Publicidade
10

Pratique o autocuidado.

Baixe em PDF
  1. Faça uma refeição saudável e gostosa para jantar, ouça as músicas que você mais gosta, compre alguma coisa que estava de olho há muito tempo ou faça alguma outra atividade que o deixe mais alegre e satisfeito. [14] O autocuidado é uma ótima forma de se lembrar de que você é importante e que o seu valor não se define pelos outros. Você pode:
    • Ficar abraçado com o seu cachorro.
    • Fazer um bate e volta na praia ou planejar uma viagem para o final de semana.
    • Dar uma volta na rua.
    • Ter uma boa noite de sono. [15]
11

Desabafe com seus amigos e pessoas queridas.

Baixe em PDF
  1. Talvez você esteja morrendo de raiva da pessoa que o enganou porque confiou nela ou está triste porque foi manipulado sem pudor algum. Seja o que for, seus amigos e familiares podem dar conselhos e fazer você ver que não está sozinho. [16]
    Publicidade
12

Consulte um psicólogo se estiver mal.

Baixe em PDF
  1. Não há nada de errado ou vergonha alguma em procurar a ajuda de um psicólogo. Na verdade, o atendimento psicológico é uma ótima forma de processar o que está sentindo e se curar. A terapia também pode ajudar você a: [17]
    • Desabafar tudo que está sentindo de uma forma saudável.
    • Lidar com as suas experiências em um ambiente seguro.
    • Se sentir confortável e acolhido.
    • Adquirir um senso de independência e autonomia sobre a sua vida.

Dicas

  • Dependendo das circunstâncias, você pode processar a pessoa por fraude ou danos emocionais. Consulte um advogado para saber como entrar na justiça contra ela. [18]
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 528 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade